Índices Financeiros- Cadastros Gerais

No módulo Global > Cadastros > Índices Financeiros é possível localizar o cadastro que registra todas as moedas e indicadores financeiros que a organização utiliza, de forma a permitir a conversão de dados financeiros e contábeis da moeda corrente para qualquer outro índice desejado. Além disso, esses índices serão utilizados pelos demais módulos do Mega Empresarial. Por exemplo, o módulo de Patrimônio pode utilizar a UFIR (Unidade de Referência Fiscal) para atualização e depreciação do Imobilizado (observando que atualmente não existe mais correção monetária para ativo imobilizado). Um indicador financeiro pode ser um índice ou um fator. Um exemplo de índice é o Dólar. O IGP-M é um exemplo de fator.



Além de outros períodos de atualização, existem índices com cotação diária e outros com cotações apenas em dias úteis. Ao cadastrar um índice com a opção de cotação somente em dias úteis, o sistema liberará para atualização apenas os dias úteis, o que pode ser feito através do botão Cotações, existente na tela desse cadastro.
As cotações de índices financeiros podem ser reais ou somente previsões feitas pelo usuário. É comum fazer uma projeção de um índice para permitir a conversão de valores futuros, utilizando um determinado indicador financeiro.



1. Correção (Mensal ou Diária): Indicar se o índice faz a correção mensal ou diária;
2. Federal, Estadual ou Municipal: Podem existir índices utilizados somente em determinados Estados ou Municípios, como por exemplo: UFESP (Unidade Fiscal do Estado de SP);
3. Índice Mensal com Cotação Diária: Esta opção é utilizada para identificar se o índice é do tipo Poupança. Esta opção é utilizada no sub módulo Aplicações Financeiras;
4. Modo (Antes e Depois): O sistema definirá se o índice utilizado nos sábados, domingos ou feriados, quando considerado apenas os dias úteis, será o índice informado na sexta-feira (Antes) ou o da segunda-feira (Depois). 

Para isso, clique em Cotações > botão Projetar e o sistema exibirá a tela a seguir. Nela o usuário informa o período do índice e o percentual para a projeção, sendo que, se o percentual for 0 (zero), o sistema repetirá para todos os dias o mesmo valor informado no campo valor inicial. Deverá ser informado também se o modo de projeção é Mensal ou Diário.



É possível visualizar as informações da pasta Geral  e na aba Gráficos: