Perfil do usuário - Segurança

O perfil do usuário configura os direitos de acesso sobre os módulos e seus menus, tabelas, pastas e botões. O sistema permite que o usuário cadastre um Grupo de Perfis e abaixo dele todos os perfis. 

O conceito de perfil é muito útil quando vários usuários devem ter os mesmos direitos e configurações de acesso. Para localizar este processo acesse Configurações > Perfil do Usuário.



1. Perfil do Usuário: Nesta pasta será cadastrado o perfil. Para isto, clique no botão Inserir:



Nome: Definir um nome para o perfil;
Tipo (Grupo ou Perfil): Se o mesmo for definido como perfil, o sistema solicitará que seja informado o grupo ao que o mesmo pertence;
Copiar Perfil de: Copiar um perfil anteriormente criado, para isso deve-se informar qual é o perfil desejado para a cópia.

2. Módulos: É nesta pasta que serão atribuídos quais módulos o perfil de usuário terá direito de acesso. Para incluir os módulos, clique em Inserir:




Nome Módulo: Selecionar o módulo para acesso;
Nível de Acesso: Vincular qual será o nível de acesso;
Movimentos: Definir período de acesso ao módulo, se necessário.

3. Cadastro/Processos: Após definir quais módulos estarão liberados para o Perfil do Usuário, nesta aba serão configuradas as pastas e botões que o usuário terá acesso, além de determinar as limitações referentes a inclusão, alteração, exclusão e edição de cada cadastro do sistema.



4. Menu: O menu do sistema pode ser personalizado por Perfil de Usuário.


Caso o módulo não seja inserido nesta pasta, o sistema automaticamente inibirá o botão e os menus de acesso ao mesmo.


Quando a opção Permite Acesso a este Cadastro/Processo, estiver desmarcada, os processos não estarão visíveis.