Executar a Conciliação Manual

No processo de Conciliação Manual é o usuário quem indica quais movimentos devedores deverão ser conciliados, bem como os movimentos contábeis credores correspondentes. 

Antes de executar a Conciliação Manual é necessário exibir os movimentos conforme os critérios desejados, selecionando o status Pendente. 


 Para facilitar o processo de Conciliação Manual o usuário poderá definir o período desejado, que limitará os Movimentos exibidos na tela. 


Para realizar a Conciliação Manual o usuário deverá selecionar os Movimentos Devedores a serem conciliados e o(s) Movimento(s) Credor(es) correspondentes, nas respectivas grades, e clicar no botão Conc. Manual.

Há algumas regras que devem ser seguidas ao selecionar os movimentos:

  • Deve ser selecionado pelo menos um lançamento de natureza devedora e um de natureza credora;
  • Caso a organização esteja enquadrada e parametrizada na Lei 11.638, os movimentos selecionados deverão ter o mesmo tipo de Contabilização;
  • Se a somatória dos Movimentos Devedores selecionados não for igual ao valor dos Movimentos Credores selecionados, será realizada a conciliação parcial dos movimentos. Isso pode ser conferido através dos campos Totais Itens Selecionados.  .

O sistema exibirá uma mensagem de confirmação para efetivar a Conciliação.
Ao fim do processo, o sistema exibe uma mensagem mostrando quantos Movimentos Contábeis foram ser conciliados.