Integração de Movimentos

Toda e qualquer movimentação realizada no Mega, que envolva a integração entre módulos, é gravada em uma tabela onde o registro obtém um ID (um número único) que o identificará no sistema. Para ter acesso a este cadastro acesse Utilidades > Integração de Movimento.




Os lançamentos que estiverem rasurados na tela, foram excluídos do sistema, portanto, se for selecionado e o usuário clicar em Doc.Original o sistema apresentará a mensagem informativa: "Não é possível visualizar documento original de movimentos excluídos!"


Nesta tabela, é possível fazer consultas ao documento nos módulos de origem.
A busca pode ser feita pelo valor, número e data de emissão do documento, ou ainda, pelo tipo de ação, ou seja, pelo módulo de origem que pode ser:

  • CPAG – Contas a Pagar;
  • CREC – Contas a Receber;
  • EMPAD – Empreiteiros (adiantamentos);
  • EMPDC – Empreiteiros (entrada notas);
  • ESTOQ – Movimentação de Estoque;
  • MVFIN – Movimento Financeiro;
  • PDCOM – Pedido de Compra;
  • RECEB – Administração de Materiais (entrada notas).

Marque o documento que deseja consultar e clique no botão Doc. Original. Para alterar as informações do documento, clique em Editar:



Na tela principal, ao clicar no botão Editar são mostradas as movimentações do documento.


Movimento Atual 

Nesta aba são demonstradas as seguintes informações sobre o lançamento: organização, valor, datas e usuário de inserção, alteração e exclusão, se for o caso.



No momento da integração contábil ou da escrituração fiscal, os módulos de Contabilidade e Tributação Fiscal sempre acessam esta tabela, ou seja, mesmo que o registro tenha sido excluído ele permanece na tabela, já que o sistema verifica, a partir dela, que é necessário desfazer a contabilização e/ou escrituração fiscal.
Além disso, o Mega guarda histórico de todos os lançamentos realizados, mesmo que tenham sido excluídos.


Código de Ação

Nesta tela é possível saber o qual código de ação utilizado, com quais módulos houve integração e se o lançamento refere-se a entrada ou saída.



Financeiro

Valor do documento integrado ao financeiro.



Contabilidade e Tributos

Através destas abas, é possível saber se houve integração com os respectivos módulos.
É possível Recontabilizar e Re-Setar a Escrituração dos módulos Contábil e tributos respectivamente, ou seja, o sistema desconsiderará o lançamento já integrado e escriturado e reprocessará.