Funcionamento - Processos Customizados

O processo customizado é executado da seguinte forma: a package responsável pelo processo customizado chama a package de funções globais (owner MGGLO) passando os parâmetros que identificam o registro do processo customizado na tabela MGGLO.GLO_PROCESSOCUSTOMIZADO, e também os parâmetros necessários para a função específica. A função global dos processos customizados verifica se há uma função específica para customização e se o processo customizado está ativo, em caso positivo, será executada a função específica que preencherá as tabelas para gerar as informações.


A função específica que retornará os dados customizados deverá ser criada com as mesmas características existentes na função de exemplo.Dentre as características mais importantes a serem utilizadas para a criação desta função, estão: 

  • Sempre deverá ser uma função (Function), ou seja, não poderá ser um procedimento (Procedure);
  • A função criada sempre deverá receber um parâmetro do tipo Varchar2;
  • Deverá ser criada uma variável do tipo “sys_refcursor”;
  • Deverá ser criada uma variável do tipo “xmltype”;
  • A variável do tipo “xmltype” deverá ser utilizada conforme exemplo, dentro do bloco “Extraindo XML dos parâmetros”;
  • O retorno da função obrigatoriamente deverá ser a variável do tipo sys_refcursor.


Caso ocorra algum erro no processo customizado, como por exemplo, erro de implementação na função específica, o sistema não acusará nenhum erro. Ele simplesmente não irá gerar os registros customizados como se não houvesse processo customizado. Por isso, é importante fazer todos os tratamentos de erros necessários para garantir que a implementação funcione corretamente.

 Recomendamos a criação do objeto no owner MGCUSTOM.