Emissão de Relatórios

A tela Relatórios/Listagens tem a função de visualizar e imprimir os relatórios, além de exibir a documentação e as opções de cadastro. Nesta tela os relatórios são divididos em duas abas, Ativo e Inativo. Esta classificação tem o objetivo de separar os relatórios mais usados daqueles que nunca ou eventualmente são emitidos. 


Os relatórios são identificados pelo campo Origem, que podem ser relatórios do cliente e padronizados.

Os relatórios padronizados não podem ser alterados, no entanto, se existir a necessidade de customizá-lo, o usuário poderá criar uma cópia do relatório padrão através do botão Duplicar Relatórios na tela de Edição de Relatório, e esta cópia será automaticamente identificada como sendo do Cliente. Dessa forma, o usuário poderá modificá-lo conforme suas necessidades.



Através do botão Importar é possível cadastrar um relatório a partir de um arquivo *.MGR (arquivo de pacote de relatório). Esse tipo de arquivo é disponibilizado pela Mega para uma atualização avulsa.

A tela Edição de Relatórios possui os campos para a inclusão ou alteração das informações do relatório. Através dos botões Editar Formato e Editar Parâmetros o usuário poderá editar o layout e os parâmetros do relatório. 

Ao clicar no botão Cadastro Formato / MNU, é aberta a tela Conjunto de Relatórios, onde é cadastrado o conjunto denominado Formato/MNU, que possui as informações do layout e dos parâmetros do relatório. Uma vez cadastrado esse conjunto, ao ser selecionado no campo Cód. sequencial, os campos Formato do Crystal e Nome do MNU são preenchidos automaticamente.

A tela Conjunto do Relatório tem a função principal de cadastrar os arquivos físicos de relatório: layout (*.RPT), arquivo de parâmetros (*.MNU) e a documentação (*.PDF), além do Menu de acesso e a Descrição. O botão Carregar possibilita selecionar um arquivo do computador para o banco de dados ou selecionar um arquivo já existente no banco de dados.