Gerenciador de Relatórios

O Gerenciador de Relatórios é uma funcionalidade para manutenção e atualização de relatórios no sistema, onde serão exibidos todos os conjuntos de relatórios existentes no banco de dados, independentemente de estarem ou não disponíveis em algum menu do sistema. Além do cadastro do conjunto, possui outras opções como: visualizar a documentação, importar um arquivo *.MGR para cadastro automático do conjunto e atualização online de relatórios.


Para a atualização online dos relatórios, é necessário que o servidor de aplicação tenha acesso à internet. 


O usuário deverá clicar no botão Atualização e realizar os seguintes procedimentos: 

  • Verificar atualizações disponíveis: Clicar no botão Verificar Online para buscar as atualizações disponíveis, será solicitado para confirmar o CNPJ da empresa que deve ser o mesmo do registro do sistema.
  • Selecionar e baixar os relatórios: Se existir alguma atualização disponível, os conjuntos dos relatórios serão listados na tela de atualização. Neste momento, o usuário poderá selecionar e baixar as atualizações clicando no botão Baixar Selecionados. Além disso, é possível visualizar a documentação dos relatórios antes de baixá-los, através do duplo clique sobre o nome do arquivo na coluna Documentação.
  • Atualizar imediatamente ou salvar em arquivo: Depois de baixar a atualização, o usuário poderá atualizar imediatamente ou salvar em arquivo .XML para posterior atualização. 
    • Para aplicar a atualização o usuário deverá clicar no botão Atualizar Relatórios, será apresentada a tela que mostra a posição atual e os detalhes da atualização no sistema.
    • Para gravar um arquivo com as atualizações selecionadas, clicar no botão Salvar em Arquivo e será exibida uma tela para escolher o local e o nome do arquivo. Esse arquivo poderá ser carregado posteriormente pelo botão Carregar Arquivo da tela de atualização. 


Após a atualização, a tela de Atualização de Relatórios voltará para as opções de Verificar Online ou Carregar Arquivo e a tela principal do Gerenciador de Relatórios será atualizada com os novos relatórios atualizados.