Executar Encerramento

Na tela de encerramento ao clicar no botão Executar o processo de encerramento do exercício contábil é acionado e deve ser informada a data do encerramento do exercício contábil. Automaticamente será sugerido o último dia do mês corrente da bandeja do sistema.


Qualquer data pode ser selecionada, permitindo que o encerramento contábil possa ser realizado diversas vezes dentro de um mesmo mês.


Lembrando que ao selecionar uma data anterior à data do último encerramento do exercício contábil, o processo de encerramento será bloqueado, solicitando que os encerramentos posteriores sejam apagados.
O processo de encerramento também será bloqueado se a data informada for anterior à data de encerramento do sistema.
Após a seleção da data para encerramento e a seleção do lote contábil a ser encerrado, será exibida uma mensagem para confirmação do encerramento na data escolhida.

Iniciado o processo de encerramento, será aberta a tela para acompanhamento do encerramento, que contém as seguintes abas:

Aba Geral: Exibe mensagens informando o processo atual do encerramento, e as barras de progresso informando as organizações, contas e lançamentos processados;

Aba Log: Exibe o log do processo de encerramento. 


Terminado o processo de encerramento, os lançamentos de encerramento realizados poderão ser visualizados através da tela de Movimentações.
Na tela de Consultar Saldos, é possível consultar os saldos antes e depois do encerramento, permitindo saber o saldo exato independente se o encerramento do exercício contábil foi realizado.