Importação e Agenda de arquivo XML/NF-e

Importação Manual
Nas telas de Recebimento e Aviso de Recebimento, no botão Procurar, é possível realizar a importação manual de arquivos XML/NF-e. 


Agenda (*)

No módulo Administração de Materiais acessar o menu Opções / Utilidades / Agenda de Processos NF-e e selecionar os Tipos de Ação conforme descrito a seguir:


RECEBNFE - Recebimento de NF-e

Para configurar a importação dos arquivos XML/NF-e recebidos por e-mail, o tipo de ação RECEBNFE - Recebimento de NF-e deve estar selecionado.
O sistema irá verificar a caixa de e-mail configurada no cadastro do agente, e caso esta não esteja configurada, será verificada a caixa de e-mail configurada no módulo Global. Em caso de dúvidas sobre as configurações de e-mail, ver o tópico Cadastros / Configurações Iniciais.

DOWNLOADNFE - Download de NF-e

Através do tipo de ação DOWNLOADNFE é possível receber arquivos XML/NF-e através da SEFAZ automaticamente. Para isso, é necessário que o campo "WebService UF" dos parâmetros NF-e esteja configurado para a "SEFAZ.AN" (SEFAZ Ambiente Nacional). 
O processo de download funcionará somente quando configurado para a SEFAZ Ambiente Nacional. Para mais detalhes, consultar Cadastros / Configurações Iniciais / Parâmetros NF-e.
O evento de Ciência da Operação será automaticamente enviado para que os arquivos XML/NF-e sejam disponibilizados para download. Para mais detalhes, consultar Gerenciamento NF-e / Manifesto / Ciência da Operação.

 (*) A funcionalidade de agenda para configurar a importação de arquivos XML/NF-e é comercializada separadamente.


Importação


Durante a leitura do arquivo XML/NF-e serão realizadas as seguintes validações:

  1. Organização (destinatário da NF-e): Será extraído o CNPJ do destinatário no XML e através dele será verificado se a organização (Matriz/Filiais) é válida no sistema. Se o XML/NF-e não pertencer a alguma organização válida, o mesmo será descartado. Caso existam várias organizações com o mesmo CNPJ o arquivo será validado com aviso e será vinculado à primeira organização encontrada.
  2. Fornecedor (emitente da NF-e): Será extraído o CNPJ do emitente no XML/NF-e e através dele será verificado se este fornecedor existe e está válido, ou seja, se o fornecedor não está inativo no sistema. Se o XML/NF-e não pertencer a um fornecedor válido será descartado. Caso existam vários fornecedores com o mesmo CNPJ o arquivo será validado com aviso e será vinculado ao primeiro fornecedor encontrado.
  3. Chave XML: Será verificada a chave XML do arquivo, caso já tenha sido importado, o arquivo será descartado e será gerada uma ocorrência de duplicidade que poderá ser visualizada na tela de follow-up.

Se o arquivo XML/NF-e passar por estas validações, será gravado para validação junto a SEFAZ e posteriormente efetivado (Aviso de Recebimento e/ou Recebimento) conforme detalhado no tópico "Validação de NF-e na SEFAZ". Para realizar a importação, é necessário selecionar a opção "RECEBNFE – Recebimento de NF-e" na pasta Tipos de Ação da Agenda de Processos de NF-e.


 É recomendado que após a importação dos arquivos XML, os mesmos sejam removidos ou excluídos da caixa de entrada, pois toda vez que a agenda for ativada, o sistema irá fazer a leitura de todos os e-mails da caixa de entrada novamente, podendo causar lentidão no processo.