Custo Horário de Equipamento - Construção Pesadas


O relatório de Custo Horário de Equipamentos possibilita o acompanhamento do previsto e realizado de obras no padrão DNIT.

Neste relatório são exibidas as informações previstas provenientes da Ficha de Equipamento onde são informadas as Despesas de Locação, os Custos de Propriedade, a Manutenção/Mão de Obra, o Material de Consumo e o Combustível. Essas informações aliadas ao planejamento físico geram a linha de previsão de gastos com equipamento no relatório.

Quanto as informações da linha de realizado, estas são resultado de apontamentos realizados no módulo de Frota do Mega. A exceção são as colunas de despesas com propriedade que dependem não só das horas apontadas mas também do cadastro dessas despesas feita na ficha do equipamento, outra exceção é a coluna de despesas de locação, que é originada no realizado do item com origem no módulo de Gestão de Empreiteiros.

Conforme citado anteriormente este relatório apresenta linhas de previsto e realizado identificadas através da coluna “P/R”. As colunas de previsto sempre apresentarão um resumo do que foi previsto para um determinado equipamento independente de serviço ou fase, por exemplo, se temos o equipamento “Retroescavadeira” em serviços da fase 01 e da fase 02 o resultado mostrado no relatório será a média ponderada dos custos com o equipamento das duas fases. É feito desta forma, pois não há vínculo no orçamento do módulo de Administração de Obras entre os insumos do tipo equipamento e o módulo de patrimônio, desta forma não é possível individualizar os custos neste relatório. Como as linhas de realizado vem do módulo de Frota que possui vinculo direto com o módulo de patrimônio, é possível mostrar os resultados tanto de forma analítica como sintética.

Ainda sobre as colunas de despesa com propriedade, é importante verificar que as despesas cadastradas devem ter o campo “Participa Relatório?” marcado para que constem no relatório específico.


Orçamento

Orçamento: Informar o código do orçamento (DNIT) para o qual o relatório será emitido.

Cronograma: Selecionar um cronograma para emissão do relatório.

Tipo Período: Será apresentado o tipo de período do cronograma selecionado.

Dt. Início: Será apresentada a data de início do cronograma selecionado.

Dt. Término: Será apresentada a data de término do cronograma selecionado.

Obra/Projeto: Será apresentado o código e a descrição do empreendimento vinculado ao orçamento.


Período de Visualização

Dt. Início: Indicar qual a data de início para a visualização das informações no relatório.

Dt. Término: Indicar qual a data de término para a visualização das informações no relatório.

Atualizar: Ao informar ou alterar os parâmetros para a emissão do relatório este botão deverá ser selecionado para que o mesmo seja gerado.

A seguir serão apresentadas as colunas de valores do relatório e seus respectivos cálculos.

Horas Trabalhadas: Soma do realizado das horas trabalhadas


Previsto

(Coef. Produtivo do equip. 1 * Qtd. Planej. Físico do equip. 1) + (Coef. Produtivo do equip. 2 * Qtd. Planej. Físico do equip. 2)


Realizado

Horas produtivas do equipamento provenientes do Módulo de Frota

Horas Improdutivas: Soma do realizado das horas improdutivas.


Previsto

(Coef. Improdutivo do equip. 1 * Qtd. Planej. Físico do equip. 1) + (Coef. Improdutivo do equip. 2 * Qtd. Planej. Físico do equip. 2)


Realizado

Horas improdutivas do equipamento provenientes do Módulo de Frota.



 Os Coeficientes Produtivos e Improdutivos podem ser cadastrados na Ficha Pem ou na Planilha de Valorização do Equipamento e são exibidas na composição do serviço. A quantidade do planejamento físico considerada no cálculo é a quantidade total do equipamento.




Despesas de Locação



(Despesa de Locação do equip. 1 + Despesa de Locação do equip. 2) / (Horas Trab. + Horas Improd.)


Previsto

(((Despesa de Locação do equip. 1 * Qtd. Planej. Físico do equip. 1) + (Despesa de Locação do equip. 2 * Qtd. Planej. Físico do equip. 2) ) / (Qtd. Planej. Físico do equip. 1 + Qtd. Planej. Físico do equip. 2)) *

(Horas Trab. + Horas Improd.)


Realizado

Despesa de Locação do equip. 1 / (Horas Trab. + Horas Improd.)


 O cadastro da Despesa de Locação para realizar o cálculo do previsto é feito na ficha de equipamento na aba Dados do Equipamento. Esse valor indica uma despesa de locação do equipamento em questão e não de um cadastro geral do equipamento, ou seja, os valores de despesa de locação deverão ser tratados individualmente, cada ficha terá o seu. Na aba Custos Horários, será possível incluir nas fórmulas o valor de Despesa de Locação cadastrado. Para isso, o usuário deverá referir-se a este valor, obrigatoriamente (uma vez que não existe cadastro para ele) através da sigla 'DL' (Despesa de Locação). Por exemplo, caso seja necessário incluir em uma fórmula o valor dobrado da despesa de locação, a mesma poderá ser montada conforme o exemplo: fD+fCom+fLub+fOp+(2 * DL). Para realizar o cálculo do realizado o valor da Despesa de Locação é originado no realizado do item com origem no módulo de Gestão de Empreiteiros.




Custo de Propriedade: No relatório as despesas com propriedade aparecerão de forma aberta, ou seja, para cada despesa haverá uma coluna que terá o seu valor calculado. (Custo Parcial do equip. 1 + Custo Parcial do equip.2 ) / (Horas Trab. + Horas Improd.)


Previsto

(( (Custo Parcial do equip. 1 * Qtd. Planej. Físico do equip. 1) + (Custo Parcial do equip. 2 * Qtd. Planej. Físico do equip. 2) ) / (Planej. Físico do equip. 1 + Qtd. Planej. Físico do equip. 2)) * (Horas Trab. + Horas Improd.)


Realizado

Custo Parcial do equip. / (Horas Trab. + Horas Improd.)

 As informações das despesas com propriedades são cadastradas na ficha de equipamento na aba Despesas com Propriedade. A coluna Total é a soma de todas as despesas com propriedades.



Mão de Obra Operacional: (Vlr. Operação no Frota do equip. 1 + Vlr. Operação no Frota do equip. 2) / (Horas Trab. + Horas Improd.)


Previsto

(((Coef. Despesas de MO do equip. 1 * Custo Unit. do equip. 1 * Qtd. Planej. Físico do equip. 1) + (Coef. Despesas de MO do equip. 2 * Custo Unit. do equip. 2 * Qtd. Planej. Físico do equip. 2)) /

( Qtd. Planej. Físico do equip. 1 + Qtd. Planej. Físico do equip. 2)) * (Horas Trab. + Horas Improd.)


Realizado

Vlr. Operação no Frota / (Horas Trab. + Horas Improd.)

Mão de Obra Manutenção: (Vlr. Manutenção no Frota do equip. 1 + Vlr. Manutenção no Frota do equip. 2) / (Horas Trab. + Horas Improd.)


Previsto

(((Coef. Despesas de MAN do equip. 1 * Custo Unit. do equip. 1 * Qtd. Planej. Físico do equip. 1) + (Coef. Despesas de MAN do equip. 2 * Custo Unit. do equip. 2 * Qtd. Planej. Físico do equip. 2)) /

( Qtd. Planej. Físico do equip. 1 + Qtd. Planej. Físico do equip. 2)) * (Horas Trab. + Horas Improd.)


Realizado

Vlr. Manutenção no Frota / (Horas Trab. + Horas Improd.)

 Essas informações são cadastradas na aba Manutenção/Mão de Obra da ficha de equipamento na grid despesas de Mão de Obra, podendo variar na coluna 'Tipo MO'.



Material/Serviços Manutenção: (Vlr. de Material de Manutenção no Frota do equip. 1 + Vlr. de Material de Manutenção no Frota do equip. 2) / (Horas Trab. + Horas Improd.)


Previsto

(((Custo Parcial de Manutenção do equip.1*Custo Unit. do equip.1 * Qtd. Planej. Físico do equip.1) + (Custo Parcial de Manutenção do equip.2*Custo Unit. do equip.2 * Qtd. Planej. Físico do equip.2)) / ( Qtd. Planej. Físico do equip. 1 + Qtd. Planej. Físico do equip. 2)) * (Horas Trab. + Horas Improd.)


Realizado

Vlr. de Material de Manutenção no Frota / (Horas Trab. + Horas Improd.)

 O custo parcial de manutenção do equipamento é cadastrado na ficha de equipamento na aba Manutenção/Mão de Obra na grid Manutenção, onde através de uma fórmula a ser cadastrada é feita a definição das despesas com material para manutenção.



Material/Serviços Combustível

(((Vlr. do Combustível no Frota do equip. 1 * Qtde. do Combustível no Frota do equip. 1) * (Horas Trab. do equip. 1+ Horas Improd. do equip. 1)) + ((Vlr. do Combustível no Frota do equip. 2 * Qtde. do Combustível no Frota do equip. 2) * (Horas Trab. do equip. 2 + Horas Improd. do equip. 2))) / (Horas Trab. + Horas Improd.)


Previsto

(((Coef. Material de Consumo do equip.1*Custo Unit. do equip.1 * Qtd. Planej. Físico do equip.1) +

(Coef. Material de Consumo do equip.2*Custo Unit. do equip.2 * Qtd. Planej. Físico do equip.2)) / ( Qtd. Planej. Físico do equip. 1 + Qtd. Planej. Físico do equip. 2)) *

(Horas Trab. + Horas Improd.)


Realizado

Vlr. do Combustível no Frota * Qtde. do Combustível no Frota


 As despesas com combustíveis devem ser cadastradas na aba Despesas Material de Consumo na ficha de equipamento. Importante lembrar que além de cadastrar a despesa, deve ser marcada a coluna “Combustível?”, somente desta forma o sistema irá considerar o lançamento como sendo uma despesa de combustível. O valor Total do Material/Serviço é a soma dos valores de Manutenção e Combustível.




Consumo Horário: (((Qtde. do Combustível no Frota do equip. 1 / Horas Prod. do equip. 1) * (Horas Trab. do equip. 1+ Horas Improd. do equip. 1)) + ((Qtde. do Combustível no Frota do equip. 2 / Horas Prod. do equip. 2) * (Horas Trab. do equip. 2 + Horas Improd. do equip. 2))) / (Horas Trab. + Horas Improd.)


Previsto

(((Coef. Material de Consumo do equip. 1 * Qtd. Planej. Físico do equip.1) + (Coef. Material de Consumo do equip. 2 * Qtd. Planej. Físico do equip.2)) / ( Qtd. Planej. Físico do equip. 1 + Qtd. Planej. Físico do equip. 2)) * (Horas Trab. + Horas Improd.)


Realizado

Qtde. do Combustível no Frota / Horas Prod.


 O Coeficiente do Material de Consumo utilizado para o cálculo do Consumo Horário é cadastrado na aba Despesas de Material Consumo.




Custo Horário - R$/H


Produtivo

É a soma das colunas Despesas de Locação, Total do Custo de Propriedade, Mão de Obra Operacional, Mão de Obra Manutenção e Total do Material/Serviço, essa soma aplica-se tanto para a linha do previsto, como do realizado e do resumo.


Improdutivo

É a soma das colunas Total do Custo de Propriedade, Mão de Obra Operacional e Mão de Obra Manutenção, essa soma aplica-se tanto para a linha do previsto, como do realizado e do resumo.


Efetivo

((Custo Horário Produtivo * Horas Trabalhadas) + (Custo Horário Improdutivo * Horas Improdutivas)) *
Horas Trabalhadas, esse cálculo aplica-se tanto para a linha do previsto, como do realizado e do resumo.

O relatório possui ainda as seguintes opções:

Exportação: Permite a exportação do relatório para os formatos HTML, XML, Texto e XLS.

1ª Coluna Fixa: Permite fixar a primeira coluna do relatório.