Prepara Contabilização


O processo Prepara Contabilização permite ao usuário especificar um período para o sistema processar os lançamentos que deverão ser contabilizados. 


Ao cadastrar um período, o sistema pode exibir 5 status: 

  • Aguardando Preparação: Indica que o período foi cadastrado, porém não foi solicitado a preparação dos lançamentos que deverão ser contabilizados. Para preparar os lançamentos, basta clicar no botão Preparar. Durante esse processo, o sistema verificará o Tipo de Contabilização no cadastro do grupo para agrupar os valores.
  • Aguardando Contabilização: Indica que a contabilização foi preparada, porém ainda não foi feita a integração dos tipos de ação IMOBD e IMOBG a partir do botão Opção/Utilidades/Integração no módulo Contabilidade.
  • Aguardando Remoção: Quando o usuário tenta desfazer um período que está com o Status Contabilização Total e a integração contábil não está ativada (é ela que irá desfazer os lançamentos), o sistema exibirá o status Aguardando Remoção.
  • Contabilização Total: Indica que os lançamentos do Patrimônio estão contabilizados no módulo de Contabilidade. Caso o usuário necessite recalcular os valores do sistema por ter esquecido de lançar uma aquisição, por exemplo, será necessário clicar no botão Desfazer, efetuar o cálculo e preparar a contabilização novamente.
  • Contabilização Parcial: Indica que a contabilização foi preparada, mas nem todos os lançamentos do Patrimônio foram contabilizados no período, restando lançamentos preparados para serem contabilizados. Caso o usuário necessite recalcular os valores destes lançamentos não contabilizados, será necessário clicar no botão Desfazer, e efetuar as alterações nos lançamentos e preparar a contabilização novamente.



Efetuando a Integração


Para que os lançamentos do Patrimônio sejam contabilizados no módulo de Contabilidade, é necessário agendar essa tarefa na Agenda de Integração do módulo Contabilidade. 

Para isso, acessar a tela Configuração de Agenda, localizada no módulo Contabilidade, a partir do botão Opção/Utilidades/Integração/Configuração da Agenda. 


Pasta Geral


Dentre as informações desta pasta, uma das mais importantes, é informar o nome do computador que ficará responsável pelo Processo de Integração (somente um computador pode executar tal tarefa).

Na frequência da Integração, o usuário pode determinar que esta será: 

  • On-Line (a cada 5 segundos, a cada 1 minuto,  a cada 15 minutos,  a cada 30 minutos, a cada uma hora, a cada duas horas, a cada quatro horas ou a cada oito horas);
  • Diária (todo dia em determinada hora, ou especificar um determinado dia da semana e horário);
  • Mensal (especificar o dia do mês e horário, ou todo último dia do mês);
  • Agendada (o próprio usuário determina a data e horário para a integração).


Em Movimentos para Integração, o usuário pode definir o período para integração, ou serão todos os registros pendentes de integração.



Pasta Tipos de Ação


Nessa pasta, o usuário selecionará os Tipos de Ação que deverão ser contabilizados (IMOBG e IMOBD).


Pasta Filiais


Nessa pasta, será possível selecionar quais filiais/organizações deverão ser contabilizadas. O sistema também permite ao usuário selecionar todas as filiais de uma só vez. 


Pasta Log


Nessa pasta, o usuário poderá visualizar qual o Status atual da integração (pode ser On Line, Inativa, ou estar determinado o dia e horário da próxima integração), qual o período será considerado e quais mensagens deverão aparecer na Integração (o default é mostrar todas as integrações que não estiverem OK, porém o usuário poderá selecionar para visualizar Todas as Mensagens, Somente Erros, Somente Avisos e Somente OK). 

Como essa pasta obtém as mensagens do Servidor de Aplicação da Contabilidade localizado no Computador definido na Pasta Geral, e dependendo do tamanho da movimentação, o usuário poderá escolher de quanto em quanto tempo o sistema verificará as mensagens no Servidor de Aplicação. Para isso, basta selecionar no campo Verificar Log a cada, o tempo desejado de atualização. 

Após definir as informações citadas nas pastas anteriores, clique novamente na pasta Geral, e em seguida no Status da Tarefa, selecione Ativa. O sistema estará pronto para iniciar a Integração de acordo com a Agenda, após o usuário clicar no botão Aplicar.


Pesquisa Contábil


A tela de pesquisa contábil permite uma melhor rastreabilidade entre os movimentos de patrimônio e lançamentos contábeis, sendo disponibilizados os seguintes itens:

  • Movimentos de patrimônio contabilizados e seus itens;
  • Lançamentos não preparados;
  • Movimentos preparados não contabilizados.

Nesta tela também está disponível a aba cubo, que oferece uma forma prática de realizar o cruzamento de informações dos itens acima mencionados.


Prepara Contabilização


Ao abrir a tela de "Prepara contabilização" no patrimônio estará disponível o botão Detalhes. Este botão tem como finalidade abrir a tela de pesquisa contábil referente ao período contábil selecionado.
Ao clicarmos no botão Detalhes, é carregada a tela de pesquisa contábil com as seguintes funcionalidades:

Aba Mov. contabilizados

Exibe os lançamentos patrimoniais que já foram contabilizados e exibe os dados contábeis. Ao clicar no sinal de mais (+) no canto esquerdo da tela, é carregado um grid com os itens do patrimônio referentes ao lançamento.

Aba Lançamentos não preparados

Exibe os lançamentos patrimoniais que ainda não foram preparados.

Aba Mov. preparado não contabilizado

Exibe os movimentos patrimoniais que foram preparados, porém ainda não contabilizados.

Aba Cubo

A aba Cubo serve como uma forma diferente de visualização dos dados das demais abas, nesta aba é possível informar quais dados serão carregados (referente à determinada aba) e agrupá-los de forma dinâmica na tela. A mesma utiliza o conceito de cubo, onde é possível gerar totalizadores e cruzar informações de uma maneira rápida e prática.
Ao informar de qual aba serão carregados os dados, automaticamente são carregados os respectivos campos e disponibilizados em uma visão inicial, que pode ser alterada conforme desejado.