Módulo Distribuição

Na tela de Emissão NF, ao clicar sobre o botão Cancelar Doc será solicitado a confirmação do usuário se realmente deseja executar o cancelamento.

Após confirmar, será solicitado ao usuário informar a justificativa, que é obrigatória para gerar o cancelamento eletrônico. 

O XML de Envio de Cancelamento será enviado ao Município e no Mega Empresarial a Nota Fiscal ficará com o status “Aguardando Autorizar Cancelamento”.

Com o cancelamento efetuado com sucesso no Município, o status da Nota Fiscal no Distribuição será “Aguardando Efetivar o Cancelamento”.

O próximo passo é efetivar o cancelamento no Mega Empresarial, para isso o usuário deve clicar no botão Efetivar Canc. na tela de Emissão de NF no módulo Distribuição.

Será solicitado a confirmação do usuário se realmente deseja Efetivar o Cancelamento e após confirmar o Cancelamento da NFS-e será efetivado no Mega Empresarial.

Importante: Para o Município de Goiânia não existe o cancelamento da NFS-e via WebService, portando o processo de cancelamento será da seguinte forma:

  • Ao cancelar a nota fiscal de serviço pela tela de Emissão NF, a situação ficará como “Aguardando Efetivar o Cancelamento”.
  • Após cancelar a Nota e efetivar o cancelamento, a situação da NFS-e na tela de Emissão NF ficará como “Cancelada” e na tela Ações e Consultas do módulo NFS-e, a situação da NFS-e ficará como “NFSe Cancelada Manualmente”.


Substituição da NFSe


Este processo consiste em realizar a substituição de uma NFSe por outra NFSe. 


Esta funcionalidade está disponível para os municípios do layout ABRASF.


Substituir NFSe


Para substituir uma NFSe o usuário deverá acessar a tela de Ações e Consultas, selecionar uma NFSe com a situação "Processada", clicar no botão Ação e escolher a opção Substituir NFSe. O sistema gerará uma nova NFSe (Substituta) com os mesmos dados da NFSe Substituída. 

O usuário então deverá alterar os dados da NFSe Substituta e enviá-la para processamento.

Após a NFSe Substituta ser processada, o sistema automaticamente cancela a NFSe Substituída.


Erro ao Cancelar a NFSe Substituída


No caso de ocorrência de erro ao cancelar a NFS-e Substituída automaticamente, o usuário poderá executar o cancelamento manualmente.

O usuário deverá acessar a tela de Ações e Consultas, selecionar a NFS-e com a situação "Erro ao Cancelar a NFS-e Substituída", clicar no botão Ação e escolher a opção Cancelar NFS-e Substituída.