Atualizar as Informações da NFS-e


Ao acessar o botão Manutenção de NFS-e, a tela apresentada possui duas colunas, onde:

  • A primeira coluna “RPS/Nota Fiscal” realiza o filtro das notas emitidas no Mega;
  • A segunda coluna “NFS-e(s) Emitida(s) pelo Site” é responsável pelo tratamento das informações que serão retiradas do arquivo XML.


Somente 1 (um) usuário por Filial poderá realizar a Manutenção de NFS-e, se outro usuário acessar a funcionalidade na mesma filial, será exibida uma mensagem de bloqueio informando que já existe um usuário utilizando a Manutenção de NFS-e.


A primeira etapa será inserir as informações na coluna “RPS/Nota Fiscal” e clicar no botão Filtrar, onde serão exibidas as notas que foram emitidas no Mega ERP que estão com a situação “Aguardando Gerar Lote”. Quando o campo "Exibir notas processadas manualmente" estiver marcado, serão exibidas também as notas que já foram realizadas a manutenção.

A segunda etapa será selecionar o arquivo XML com as notas emitidas pelo site da prefeitura.
Na coluna “NFS-e(s) Emitida(s) pelo Site” clicar no botão Botão Pesquisae será apresentada a tela de seleção do arquivo XML.
Após a seleção do arquivo, clicar no botão Carregar XML, onde será realizado o tratamento das informações que estão no XML. 

Quando o campo "Vínculo manual" estiver marcado, será possível selecionar um RPS e uma nota fiscal constante no arquivo XML para fazer o relacionamento, independente de sua numeração.

Com todos os dados preenchidos, o usuário pode conferir o número da Nota Fiscal e/ou o nome do Agente Tomador, das NFS-e emitidas pelo Mega e emitidas pelo Site.

Após conferir os dados, o usuário deve clicar no botão Atualizar Informações. Esse processo irá atualizar os dados das Notas Fiscais emitidas no Mega com os dados das Notas Fiscais emitidas pelo Site.

Os dados que serão atualizados são: Número da NFS-e, Data de Emissão da NFS-e e Código de Verificação.

Se no processo não houver nenhum erro, as Notas Fiscais ficarão na cor verde informando que o processo foi realizado com sucesso.

Para a consulta das informações que foram atualizadas, acesse a tela de Ações e Consultas da NFS-e.


Todas as notas estarão com a Situação NFSe Processada Manualmente.

No processo de cancelamento de uma NFS-e que foi processada manualmente, o XML de cancelamento não será enviado para o WebService, pois o RPS não existe na base de dados do município. Dessa forma, assim que o cancelamento for realizado pelo módulo Distribuição, a NFS-e ficará com o status de Aguardando Efetivar o Cancelamento.