Dados Adicionais - Parcelas
As informações exibidas nesta aba somente poderão ser alteradas através da função “Alterar” na barra de ferramentas localizada ao lado direito da grid de parcelas. Maiores detalhes desta função são explicados mais adiante.
Pró-rata na baixa - Sim: define a correção da parcela em questão como pró-rata.
Pró-rata na baixa - Não: define a correção da parcela em questão como não pró-rata.
Pró-rata na baixa - Contrato: a parcela usará a definição de pró-rata checada no cadastro do contrato.
Corrige até Vencimento?: para este campo estar disponível para marcação deve-se marcar o parâmetro 'Calcula Juros até o Vencimento da Parcela?' na edição do contrato guia 'Parâmetros / Gerais' e a data de baixa deverá ser menor que a data de vencimento da parcela.
Vlr. Correção Adicional: Exibe os valores de correção cobrados a mais em relação a correção que seria cobrado até a data da baixa.
Vlr. Juros Adicional: Exibe os valores de juros de correção cobrados a mais em relação ao juros de correção que seriam cobrados até a data da baixa.
Motivo: Campo de preenchimento obrigatório, destinado à explicação do motivo do procedimento adotado como também dos valores adicionais gerados no procedimento de corrigir até a data de vencimento. Este campo somente estará habilitado caso o campo “Corrige até Vencimento” esteja checado.
Contabilidade - Altera na Origem? : Campo utilizado para ajustes contábeis da parcela. Como padrão, o check box sempre virá desmarcado. Este campo deve ser utilizado com cautela e por usuários experientes no processo de contabilização da carteira, pois há grandes implicações caso seja marcado incorretamente.Quando se realiza qualquer alteração em uma parcela, é gerado um histórico registrando esta alteração.
Exemplo:
Altera-se uma parcela, excluindo-se a correção desta em 30/03/2005. Até então, a contabilização desta parcela decorria normalmente considerando a correção. Quando da alteração, caso seja marcada a opção Contabilidade, Altera na Origem, na tela Dados Adicionais, ao gerar planilha novamente digamos de janeiro de 2005 em diante, o histórico não é gerado informando a alteração da parcela , ou seja é alterado na origem . O sistema entende que a parcela nunca teve a correção em se tratando da contabilização.
Realização da Baixa: Campo que indica a data de realização da baixa, para que se possa ter a informação exata sobre em que dia foi realizada a baixa da parcela. Essa informação também pode ser utilizada em relatórios que mostram a movimentação das parcelas.
Exemplo: uma parcela é baixada no dia 05/06/2004 com um cheque pré-datado para 25/06/2004, o sistema irá gravar na data de baixa da parcela o dia 25/06/2004 e data de realização da baixa irá conter o dia 05/06/2004.
Centro de Custo por Parcela: No módulo Comercial, ao criar uma proposta, é possível inserir investidores (centro de custos) para cada série criada. A inserção de centro de custos nas séries de parcelas irão ratear os valores entre estes investidores.
No momento da geração do contrato, será verificado se a proposta foi gerada pelo módulo Comercial e se existem centro de custos cadastrados nas séries. Se sim, será efetuado os cálculos de participação de cada investidor sobre o valor do contrato. Esses dados serão inseridos automaticamente no relatório DIMOB, podendo ser alterado posteriormente. Esses dados também serão disponibilizados na edição da parcela, guia Centro de Custo.
Caso não haja centro de custo na parcela e seja necessário inserir, basta alterar a parcela, habilitar o parâmetro "Possui C. Custo próprio", preencher os valores base e terreneiro, se necessário.
Será habilitada a guia Centro de Custo. Nesta guia, é possível selecionar os centros de custos e percentuais para que na movimentação haja rateio na parcela.