Aprovação por Alçada

Tanto no Mega Desktop quanto no Portal de Vendas há o controle na aprovação de propostas com desconto, ou seja, propostas com parâmetros do comparativo reprovados. Para aprovação destes descontos é possível configurar os usuários que terão permissão e nivelar qual o desconto máximo que cada um poderá aprovar. 

A configuração da Aprovação por Alçada é realizada tanto no Mega Desktop quanto no Portal de Vendas, conforme detalhes abaixo:

Mega Desktop

A ativação e o cadastro da Aprovação por Alçada é gerenciada diretamente no Mega Desktop, replicando as configurações para o Portal de Vendas. 

Para ativação é necessário realizar as seguintes configurações:

  • O parâmetro Somente por usuários administradores dos Parâmetros do Construção Civil deve estar Marcado.
  • No cadastro de Usuários Administradores do Global do Construção Civil é realizada a definição dos parâmetros do comparativo que o usuário Administrador Mega poderá aprovar.
  • No cadastro de Classificação dos Comissionados do Gestão Comercial é realizada a definição dos percentuais de desconto para cada um dos parâmetros do Comparativo.
  • No cadastro de Alçada de Aprovação do Gestão Comercial, a Classificação de Comissionado será associada a um Usuário do Mega, indicando qual a regra dos percentuais de desconto que este usuário terá.

Portal de Vendas

Assim como no Mega Desktop, a Aprovação por Alçada no Portal respeitará a configuração dos usuários no Mega conforme definições nos cadastros de Usuários Administradores e Aprovações de Alçada. 

A associação de uma determinada configuração de alçada com os usuários do Portal de Vendas é realizada através do Usuário Mega selecionado no seu cadastro no Portal de Vendas, conforme destacado abaixo. Assim, o Portal automaticamente identifica qual são as configurações de sua a alçada através das configurações de seu usuário no Mega Desktop: 

 
Imagem 01: Escolha do usuário Mega para leitura da configuração de alçada. 


Além disto, a Aprovação por Alçada no Portal segue o ciclo abaixo para determinar os usuários com permissão de aprovar propostas com desconto, sendo que este ciclo é realizado para cada um dos parâmetros reprovados na proposta. 

 
Imagem 02: Ciclo da avaliação dos parâmetros reprovados para localizar os usuários aprovadores. 

  • Caso o Usuário que está tentando aprovar avançe até a situação destacada em verde, a aprovação da proposta poderá ser realizada por ele mesmo, somente solicitando o parecer de aprovação.
  • Caso o Usuário que está tentando aprovar avançe até a situação destacada em vermelha, a aprovação da proposta estará bloqueada, sendo buscados os usuários com permissão de aprová-la.
  • Se não forem localizados usuários com permissão de aprová-la, o usuário será notificado que não há usuários que tal permissão.
  • Se forem localizados usuários com permissão, estes serão listados já solicitando o usuário e senha de um dos aprovadores e o motivo da aprovação, assim não exigindo que o usuário aprovador esteja efetivamente conectado ao Portal. 

     
    Imagem 2: Aprovação da proposta pela autenticação de um usuário aprovador. 


    • Se não localizado usuários aprovadores, o usuário receberá uma notificação de que não foram localizados usuários com permissão de aprovação do desconto.
    • A coluna Alçada é exibida de acordo com a configuração do parâmetro de proposta "Exibir a configuração das alçadas dos usuários na Aprovação por Alçada", configurado pelo Administrador.