Histogramas - Planejamento




Para que seja possível visualizar a planilha de Histograma, será necessário definir alguns parâmetros, conforme descrito abaixo:

Orç. Ativo: Será exibido o código e a descrição do orçamento selecionado anteriormente.

Cronograma: O sistema traz como sugestão o cronograma ativo vinculado ao orçamento selecionado.

Histograma: Deve ser selecionado se deseja visualizar um histograma de utilização de equipamentos ou do efetivo de mão-de-obra.

Demanda: Define a forma de cálculo da demanda Real (Considera a data de início e fim do serviço no cronograma) ou Ideal (Considera o período inteiro ignorando a data de início e fim do serviço ao qual pertence o insumo). 
Exemplo: 

Serviço começando em 12/05/2006 e terminando em 30/05/2006 (Cronograma mensal). Com a opção Real a demanda é calculada do dia 12/05/2006 até o dia 30/05/2006. Com a opção ideal a demanda é calculada do dia 01/05/2006 até o dia 31/05/2006, ou seja, o período inteiro que neste caso é do tipo mensal. Esta opção influencia nas informações geradas pela opção de Zoom, a ser detalhada mais adiante. Quando a demanda for do tipo Real, a quantidade prevista será sempre a maior dentre as quantidades diárias listadas na opção de Zoom. Quando a demanda for do tipo Ideal, o valor previsto será a quantidade total do item disponível no período, pela quantidade total de horas adotadas na jornada do cronograma.

Realizado: Definir qual a origem do realizado entre Medido (processo de medição física) ou Apropriado (processo de solicitação).

Data Base: Data limite para consideração do realizado, o sistema só irá considerar o que foi realizado até esta data.

Gerar: Ao clicar neste botão é possível gerar a planilha do Histograma, conforme apresentado abaixo:

É importante salientar que será possível gerar um histograma apenas após gerar produtividade e jornada para o cronograma selecionado, visto que assim teremos todos os dados necessários para a geração de um histograma para a montagem do movimento previsto. Para a montagem da movimentação realizada, torna-se necessário realizar ou uma medição, ou uma apropriação.






A utilização do Histograma possibilita visualização do fluxo com as demandas previstas e realizadas para cada insumo.

Serão apresentadas as seguintes informações na parte superior da tela:

Orçamento: Será exibido o código e a descrição do orçamento selecionado.

Cronograma: Será apresentado o código e a descrição do cronograma ativo.

Dt. Replanej.: Será apresentada a data de corte do replanejamento.

Histograma: Será apresentada a opção selecionada na tela anterior, permitindo alteração, ou seja, será possível selecionar um histograma de utilização de equipamentos ou do efetivo de mão-de-obra.

Demanda: Será apresentada a opção selecionada na tela anterior, permitindo alteração, ou seja, será possível selecionar a forma de cálculo da demanda Real (considera a data de início e fim do serviço no cronograma) ou Ideal (considera o período inteiro ignorando a data de início e fim do serviço ao qual pertence o insumo).

Realizado: Será apresentada a opção selecionada na tela anterior, permitindo alteração, ou seja, será possível definir qual a origem do realizado entre Medido (processo de medição física) ou Apropriado (processo de solicitação).

Data Base : Será apresentada a data base selecionada na tela anterior, permitindo alteração. Esta é a data limite para consideração do realizado, o sistema só irá considerar o que foi realizado até esta data.

Após definir ou alterar os parâmetros do Histograma é necessário selecionar este botão para que o sistema assuma as alterações e atualize os valores na grid.

Ao gerar o Histograma são apresentadas as seguintes informações:

Função: Serão apresentados os dados do item como: código, código alternativo, descrição e característica.

Períodos: O número de colunas que contém as informações dos períodos são dinâmicas, ou seja, serão apresentadas de acordo com cada cronograma.

Zoom: Nos casos em que a forma escolhida para calcular é a demanda real, o botão zoom será habilitado permitindo uma visão diária de utilização do recurso selecionado no período selecionado.

Inteiro: Quando esta opção estiver selecionada, serão apresentados apenas números inteiros nos dados do Histograma.

Na barra lateral da tela (disponível através do atalho F9), estão disponíveis as seguintes opções:

Exportação: Permite realizar a exportação da tela para os formatos HTML, XML, Texto e XLS.

Excel: Permite realizar a exportação da tela para Excel.

Gráficos: Permite visualizar alguns gráficos do histograma.

1ª Coluna Fixa: Permite fixar a primeira coluna da tela, sendo que os campos que ficarão fixos poderão ser alterados de acordo com a necessidade do usuário.

Vale ressaltar que tanto no movimento Previsto, quanto no Realizado, existe uma diferença na hora do cálculo de horas conforme o tipo de unidade em questão. Na movimentação prevista, caso o tipo da unidade seja UN ou MES, a quantidade é obtida através da quantidade total do insumo disponível para o período. Senão, a quantidade é obtida através da soma de todos os valores existentes para o insumo no período. Na movimentação realizada, caso a unidade seja do tipo UN ou MES, o total é obtido diretamente da quantidade apropriada do insumo. Caso contrário, o valor será obtido através de 4 diferentes verificações, listadas abaixo:

  • Se o início do período da data inicial do serviço, for igual ao início do período da data final do serviço, o valor será obtido através da divisão da quantidade de horas pela quantidade de dias úteis disponíveis (obtidos através das datas de início e fim do serviço) do período, multiplicado pela quantidade de dias.
  • Se o início do período da data inicial do serviço, for igual à data de início do período de movimentação, o valor será obtido através da divisão da quantidade de horas pela quantidade de dias úteis disponíveis (obtidos através das datas de início do serviço e tomando como data final o fim do período da data de movimentação) do período, multiplicado pela quantidade de dias.
  • Se o início do período da data final do serviço, for igual à data de início do período de movimentação o valor será obtido através da divisão da quantidade de horas pela quantidade de dias úteis disponíveis (obtidos através das datas de início da movimentação e da data final do serviço) do período, multiplicado pela quantidade de dias.



Caso a situação não se aplique a nenhuma das regras acima, existirá ainda uma quarta verificação, onde o valor será obtido através da divisão da quantidade de horas pela quantidade de dias úteis disponíveis (obtidos através das datas de início do período da movimentação e da data final do período da movimentação) do período, multiplicado pela quantidade de dias