Geral - Cronograma
Nesta tela é feita a definição dos parâmetros necessários para a elaboração do cronograma referente ao orçamento selecionado.
Orçamento
Cód. Orçamento: É exibido o código do orçamento selecionado.
Seqüência: Apresentada a sequência do orçamento selecionado.
Descrição: Será apresentada a descrição do orçamento.
Obra/Projeto: Será apresentado o código e a descrição da obra/projeto vinculada ao orçamento.
Dt. Atualização: É exibida a data da última atualização do Orçamento.
Tipo de Cronograma: Neste campo será definido se o cronograma será do tipo Planejamento ou Replanejamento.
Parâmetros
Envia as composições para o MS Project?: Este parâmetro definirá se as composições dos serviços do cronograma serão exportadas para o Project.
Envia o período dos serviços/insumos para o MS Project?: Este parâmetro define se os períodos dos serviços e insumos serão exportados para o Project.
Calcula cronograma de Compras em Real Atualizado?: Indica se o cronograma de compras terá seus valores calculados de acordo com índice cadastrado no orçamento e na planilha de valorização de insumos.O cronograma de compras somente poderá ser visualizado de acordo com o tipo de parâmetro que foi calculado, ou seja, se foi calculado em real atualizado será apresentado em real atualizado, se calculado em valores nominais será apresentado em valores nominais. Estes parâmetros podem ser alterados a qualquer momento, inclusive em cronogramas já existentes antes deste processo, porém o sistema marcará todos serviços do cronograma de compras como pendente de recálculo, destacando-os em itálico.
Ao realizar uma integração com o Project onde os parâmetros “Envia as composições para o MS Project?” e “Envia os períodos dos serviços/insumos para o MS Project?” estiverem desmarcados, o % de Trabalho Concluído também é enviado.Devido a melhoria realizada, é possível fazer a alteração de datas de início e término no Project sem que haja a distorção de percentuais, pois o % concluído (único campo enviado anteriormente) do Project é recalculado a cada alteração de data.Para as demais parametrizações, de envio para o Project o sistema já calculava corretamente os percentuais.
Tela do Project:
Atualiza cronograma de compras em Real atualizado por qual data
Dt. Atualização do Insumo: Esta opção deverá ser selecionada quando a atualização dos valores for feita através da data de atualização vinculada a cada insumo do Orçamento.
Dt. Atualização Orçamento: Esta opção deverá ser selecionada quando a atualização dos valores for feita através da data de atualização do orçamento (disponível nos parâmetros globais do Orçamento).
Dt. Atualização Referência: Esta opção deverá ser selecionada quando a atualização dos valores for feita através da data de referência do orçamento (disponível nos parâmetros globais do Orçamento).
Considerar períodos zerados como editados: Este parâmetro indica que, nos recálculos dos cronogramas, os serviços que não foram atualizados ou alterados o sistema irá gerar registros com o valor zerado.
Gera parcela caução para origem Saldo (S)?: Esta opção definirá se as parcelas de caução incidirão sobre a origem do tipo Saldo.
Utiliza filtro de seleção por fase?: Quando este parâmetro estiver selecionado ao acessar as abas do planejamento, será possível indicar através de um filtro quais fases deverão ser apresentadas (carregadas na tela).
Visualizar à partir de: Poderá ser vinculada uma data inicial para visualização dos períodos no cronograma.
Períodos para Visualização: Este campo indica o número de períodos que estarão disponíveis para visualização nas abas do planejamento.
Data Limite para Solicitações: Este campo define que quando o saldo de solicitação do orçamento for controlado pelo cronograma de compras, serão considerados as quantidades e valores previstos até esta data.
Quando o cronograma for do tipo planejamento, será sugerido esta data com o último dia do período do início do cronograma. Já quando for do tipo replanejamento, será sugerido com o último dia do período do início do replanejamento.
Projeta saldo caso a data de início do replanejamento seja superior a data de término do insumo: Se marcada esta opção irá permitir que no cálculo do cronograma físico seja projetado o saldo a ser executado integralmente no primeiro período após a data de início de replanejamento, caso a data de término do insumo/serviço seja inferior a data de início do replanejamento.
Exemplo:
Um determinado serviço foi previsto no planejamento de origem para iniciar em 01/02/2012 e finalizar em 31/05/2012, sendo que, este serviço foi medido 50% até 31/05/2012. Ao criar um replanejamento com data de início em 01/07/2012, caso o parâmetro esteja marcado, será criado no período do mês de julho uma previsão de 50% de saldo do serviço. Sendo importante considerar que de qualquer forma, será necessária uma intervenção manual para ajustar a data de término e o percentual replanejado em cada período. Esta implementação no cálculo do cronograma físico vale para as opções de recálculo inicial do replanejamento e no menu do cronograma físico, exceto a opção de recálculo baseado nos prazos dos serviços.
Verificar déficit entre físico e compras?: Este campo serve para executar ou não o cálculo automático de déficit que pode ser gerado entre os cronogramas físico e compras. Por padrão, este parâmetro será apresentado desmarcado, ou seja, não executará o cálculo automático de déficit entre os cronogramas.
"Nenhum tópico encontrado"
Centro de Custo de Visualização: Permitido escolher o Centro de Custo que será visualizado o cronograma. Para os planejamentos serão apresentados apenas os Centros de Custos vinculados ao empreendimento ou bloco do Orçamento e para os replanejamentos serão apresentados também os centros de custos vinculados ao comprometido do cronograma de caixa.
Planejamento
Cód. Planejamento: Este campo é preenchido automaticamente pelo sistema, gerando um número sequencial que identificará o código do Planejamento.
Ativo?: Este campo indica se o planejamento selecionado é o planejamento ativo do orçamento.
Descrição: Neste campo deve ser cadastrada uma descrição/nome para o cronograma.
Dt. Status: Será apresentada a data de status do orçamento.
Tipo de Período: Este campo é responsável pela definição de como será realizado o controle do cronograma, podendo ser mensal, quinzenal, semanal ou diário.
Data de Referência: Deve ser informada a data de referência do cronograma.
Calendário: Esta opção definirá a contagem de dias de trabalho do período a fim de realizar a distribuição dos percentuais nos cronogramas.
Posição da Obra: Este campo informa qual é a posição da obra: A executar, Concluída, em Andamento ou Paralisada.
Dt. Início: Deve ser informada a data de início da obra. Esta data também servirá de referência para o cálculo inicial do cronograma.
Prazo (Dias): Informar a duração total da obra (em dias) em que a obra será planejada. Através desta informação, o sistema calculará a Data de Término do cronograma levando em consideração a opção definida no campo Calendário.
Dt. Término: Deve ser informada a data de término da Obra. Quando este campo é informado manualmente, o sistema atualizará automaticamente o Prazo(Dias).
Num. Períodos: Este campo é calculado automaticamente pelo sistema levando em consideração a Data de Início e Fim do cronograma.
Dt. Moeda: Informar a data de referência da moeda para conversão de valores.
Planejamento por: Informar se as planilhas do planejamento serão exibidas a nível de Serviços ou Insumos.
% Atraso limite: Informar o percentual de atraso limite para os serviços. Este percentual também poderá ser alterado e definido para cada serviço dentro do Planejamento Físico.
Planejamento pela Planilha: Selecionar se o planejamento será gerado com base na planilha de grupo ou módulo.
Nos casos em que o tipo de cronograma selecionado for replanejamento, os seguintes campos ficarão visíveis na tela:
Replanejamento
Planejamento Origem: Deverá ser selecionada a origem do replanejamento que está sendo cadastrado, podendo ser um planejamento ou um replanejamento.
Dt. Início Replan: Neste campo deverá ser preenchida a data de corte, ou seja, a data de início deste novo planejamento.
Para gerar o planejamento ou replanejamento é necessário primeiramente montar a estrutura através do menu cronograma. Basicamente a diferença entre um cronograma de planejamento e um replanejamento, está na data de corte (data de início do replanejamento), sendo que para todos os cronogramas o sistema irá considerar os valores realizados no sistema anteriores a essa data, para fixar os percentuais, possibilitando apenas redistribuir nos períodos posteriores os saldos. Caso a opção de módulo seja selecionada, apenas o cronograma físico irá utilizar como base a planilha de módulo, os cronogramas de compras e financeiro serão baseados na planilha de grupos. É importante salientar também que quando a opção de módulos for selecionada as medições físicas também devem ser realizadas com base na planilha de módulos. Com o parâmetro para gerar os cronogramas separadamente marcado, ao disparar qualquer processo para montar o cronograma(geração inicial), apenas o cronograma físico será gerado. Caso parâmetro "Verificar déficit entre físico e compras" em questão seja marcado após a geração inicial do cronograma, será necessário reabrir a planilha para que o mesmo seja considerado. Quando a verificação de déficit não for realizada devido parâmetro estar desmarcado, no cronograma será informado que não existe déficit entre físico e compras, porém isto pode não ser compatível com a realidade. Apenas marcando o parâmetro e reabrindo o cronograma será possível obter as informações reais de déficit. Caso o saldo da solicitação for controlado pelo cronograma de compras e não exista cronograma ativo definido, para todas solicitações realizadas será necessário realizar aprovação de estouro.Na tela de solicitação, quando o controle de saldo for por cronograma, ao invés de consultar os valores no orçamento, serão apresentadas as somas de quantidades e valores do cronograma de compras considerando as previsões até a data limite de solicitação definida no cronograma ativo.Devido materiais de consumo não serem explicitamente planejados no cronograma de compras, pois o planejamento é do equipamento, o previsto do material de consumo é calculado de acordo com a quantidade planejada do equipamento, multiplicando-a pelo coeficiente do material de consumo.Visualmente, as planilhas que apresentam a composição do saldo não sofreram alterações, apenas a quantidades e valores previstos são consultados no orçamento ou cronograma de compras de acordo com parâmetro.
Quando inserir um replanejamento e o cronograma de origem possuir um arquivo .mpp(exportação realizada), ao realizar a exportação para o MS Project o sistema apresentara um diálogo avisando que não foi possível achar o arquivo do MS Project e apresentando um check mostrando a opção de reutilizar o arquivo do cronograma de origem. Se marcado e clicar no botão 'Sim' o sistema criará uma cópia do .Mpp do cronograma de origem renomeando para a nomenclatura do replanejamento, assim realizando a exportação em cima do arquivo já configurado.
A pergunta 'Reutiliza mesmo arquivo do cronograma de origem' só será visível em replanejamentos que ainda não possuem arquivos .mpp(não exportado).