Compras / Contratações




Este cronograma é uma ferramenta para planejar a compra e utilização dos insumos da obra. No planejamento de compras, o cálculo das quantidades, valores e percentuais, assim como as datas de inicio e término são baseadas no cronograma físico/econômico, além dos parâmetros de compras.


Dados

Exportar Dados: Permite realizar a exportação da tela para os formatos HTML, XML, Texto e XLS.

Registros: Esta opção possibilita a manipulação da seleção dos registros através das opções:

  • Marcar todos: Todos os registros serão selecionados.
  • Desmarcar todos: Todos os registros selecionados serão desmarcados;
  • Inverter seleção: Ao selecionar esta opção o sistema irá inverter a seleção, ou seja, os itens selecionados serão desmarcados e os itens desmarcados serão selecionados.
  • Itens com a geração pendente: Ao selecionar esta opção o sistema irá marcar apenas os itens que estão com a geração de informações pendentes.




Visualização

Colunas: Permite exibir ou ocultar colunas com dados referentes ao período do planejamento, como quantidades, valores, percentuais e datas de compra.

Exibir Inf.Complem.: Permite exibir ou ocultar informações adicionais na grade de dados do cronograma.

Fixar Colunas: Ao selecionar esta opção, o sistema permite fixar algumas colunas específicas na grade de dados.


Processos

Zerar Períodos: Esta opção permite zerar os valores ou períodos da linha selecionada ou de todos os registros selecionados do cronograma.

Filtro Localizar Período: Realiza a busca e seleciona automaticamente o período (mês) informado no filtro.

Filtros Rápidos: Através desta opção é possível determinar o nível de exibição na grade de dados. Este nível pode ser delimitado por Fases, Serviços e Insumos.

Legendas: Esta opção possibilita a edição das cores e texturas que diferenciam as informações da grid.

Localizar: Permite realizar a localização das informações do cronograma de forma ágil.

Para a correta funcionalidade do planejamento de compras, é necessário que os seguintes parâmetros estejam definidos:

  • Requisição(+): Tempo necessário para iniciar o processo de solicitação, até a aprovação da mesma, para que ela fique disponível para cotação de preços.
  • Compra(+): Tempo que o departamento de suprimentos da empresa, necessita para realizar o processo de compra, a partir da solicitação aprovada, até encerramento do pedido de compra com o fornecedor.
  • Despacho(+): Tempo em que o fornecedor leva, para produzir ou preparar a mercadoria solicitada, e despachar a nota fiscal junto com o produto.
  • Entrega(+): Tempo que o fornecedor demora, desde o despacho até entregar a mercadoria na obra.
  • Total(=): Contém o resultado da soma simples das colunas: Requisição + Compra + Despacho + Entrega. Os valores são mostrados em cor vermelha quando for maior que o valor da coluna Prazo Limite.
  • Prazo Limite: Contém o resultado da soma simples das colunas: Requisição + Compra + Despacho + Entrega. Os valores são mostrados em cor vermelha quando for maior que o valor da coluna Prazo Limite.
  • Acumula Compra: Este parâmetro definirá, se a compra será totalmente acumulada no primeiro período apurado de acordo com o cronograma físico/econômico.


Exemplo: 

Se considerarmos um serviço com quatro meses de planejamento físico e a somatória dos parâmetros acima totalizam em 45 dias (não acumulando compra), para atender a necessidade de execução física do serviço, o sistema irá retroagir em 45 dias cada um dos períodos físicos. Caso o parâmetro de acumula compras estivesse marcado, o sistema calcularia cem por cento da compra no primeiro período gerado, ou seja, 45 dias antes do primeiro período de execução física.

Assim como no cronograma Físico/Econômico, os percentuais e data podem ser alterados, porém, caso algum período de compra não atenda a necessidade física, o sistema deixa a linha do insumo sublinhada para que o usuário possa verificar estes valores. É necessário, sempre planejar 100% dos insumos, para que o sistema disponibilize corretamente os itens para o processo de compras. No replanejamento de Compras será possível definir como realizado as quantidades apropriadas até a data de corte através do Encomendado de Compras. Com o parâmetro para gerar os cronogramas separadamente marcado, ao disparar qualquer processo para montar o cronograma (geração inicial), apenas o cronograma físico será gerado. Após a geração do cronograma apenas o cronograma físico foi calculado, e as pastas dos cronogramas de compras e financeiro não estão habilitadas. Ao gerar o crompras, o financeiro continuará inabilitado, ou seja, não pode ser aberto até que seja gerado através do seu respectivo menu. Com o parâmetro para gerar os cronogramas separadamente marcado, para que as alterações realizadas no cronograma físico sejam replicadas para o cronograma de compras (mesmo após a geração), é necessário que o compras seja recalculado.Quando o cronograma de compras for calculado em real atualizado será possível visualizar as informações atualizadas, conforme descritas abaixo:







O será possível visualizar na banda 'Valores do Orçamento' os valores nominais e atualizado. Quando o cronograma não for calculado em real atualizado, os valores serão apresentado apenas de forma nominal na banda Estrutura Orçamentária.

Para os períodos de realizado apropriado no cronograma de compras (períodos antes da data de corte) as quantidades e valores serão apresentados da seguinte forma:

  • Para itens com unidade de medida diferente de VB, será apresentada a mesma quantidade realizada no período porém o valor será obtido através da quantidade realizada vezes o custo orçado atualizado;
  • Para itens com unidade de medida igual a VB, serão atualizados os valores para cada período de acordo com o índice do item no orçamento e data do documento realizado atualizando este valor para a data de início de replanejamento. O campo quantidade receberá o mesmo valor do campo valor, mantendo o custo unitário de um real.
  • A banda “Acumulado até” representará a soma das colunas de Realizado Apropriado.


Na banda “Encomendado Acum.” as quantidades dos insumos representam as quantidades vinculadas no processo de Encomendado de Compras, porém, os valores são apresentados de acordo com o custo unitário atualizado. Apesar do valor do encomendado no cronograma de compras ser apresentado de acordo com a quantidade do encomendado vezes o custo atualizado, no cronograma financeiro, serão apresentados os valores reais do encomendado. Este cálculo foi necessário para se obter corretamente saldo de compras.

As colunas da banda “Saldo a Comprar” são calculadas de acordo com a seguinte fórmula:

“Saldo a Comprar” = “Orçado Atualizado” – “Acumulado até” – “Encomendado Acum.”

Os períodos calculados após a data de corte serão gerados de acordo com os valores do orçamento em real atualizado, e consequentemente o cronograma financeiro irá apresentar o fluxo de desembolso para a origem S – Saldo de Compras em valores também atualizados.