MS-Project




Este menu possibilita realizar ações visando a integração do Mega com o Microsoft Project.

Abrir arquivo exportado: Caso o cronograma já tenha sido exportado anteriormente para o Microsoft Project®, ao selecionar esta opção o sistema abrirá o documento em questão.


Exportar Cronograma

Com restrição de data: Ao selecionar esta opção, as datas de início exportadas para o MS-Project® serão exatamente iguais as datas cadastradas no Mega para cada um dos serviços (as datas de término serão calculadas de acordo com as horas de trabalho do serviço). Esta opção geralmente é selecionada quando o usuário realiza alterações nas datas no Mega, visto que estas alterações serão levadas para visualização e alteração no MS-Project®.

Sem restrição de data: Ao selecionar esta opção, as datas de início e término exportadas para o MS-Project® não serão as mesmas datas cadastradas no Mega, mas sim a data mais breve possível (data de início do projeto). Esta opção geralmente é selecionada quando o usuário não realiza alterações nas datas no Mega, visto que estas alterações não serão levadas para visualização e alteração no MS-Project®.

Por Fase: Na exportação para o MS Project o sistema enviará apenas as fases, permitindo fazer um planejamento mais sintético. 

Por serviço: A exportação deve ser realizada com o parâmetro 'Nível de integração com o Ms Project' estivesse desmarcado. Realizando um planejamento por serviços sem as informações de insumos e mão de obra.

Por Insumo: A exportação deve ser realizada com o parâmetro 'Nível de integração com o Ms Project' estivesse marcado. Realizando um planejamento de datas por Serviço e de trabalho por serviço e insumo.


Importar Cronograma

Ao selecionar esta opção, o sistema irá importar e atualizar o cronograma do Mega com o arquivo do Project® já alterado.

Por Fase: Ao realizar uma importação do arquivo editado no MS Project o sistema deve realizar as alterações de período nas fases editadas e replicar para seus serviços e insumos a mesma data de início e fim e períodos. 
  
Por serviço: A importação deve ser realizada com o parâmetro 'Nível de integração com o Ms Project' estivesse desmarcado. Exportando as datas e períodos para fases, serviços e replicando a datas dos períodos para os insumos. 
  
Por Insumo: A importação deve ser realizada com o parâmetro 'Nível de integração com o Ms Project' estivesse marcado. Exportando as datas e períodos para Fases, serviços e insumos. 



Além dos dados da fase, serviço ou insumo, serão exportados também os dados do calendário vinculado ao serviço: 'Hora de início padrão', 'Hora de término padrão', 'Horas por dia', 'Horas por semana' e 'Dias por mês'. Houve a necessidade de exportar esses campos pois o cálculo da duração das tarefas no project considera as 'Horas por dia', portanto esse campo poderia conter um horário que não fosse o mesmo do calendário do cronograma, fazendo com que a duração dos serviços e fases no project ficassem diferentes do Mega. O cálculo da duração dos serviços é feita da seguinte maneira: Duração = A * B / C (A = Prazo em dias do serviço no Mega; B = Horas do calendário do serviço; C = Horas do calendário do cronograma). O cálculo da duração das tarefas de resumo (Fases) é realizada pelo próprio project conforme explicação abaixo, retirada do help do project.



Foi disponibilizada a integração do Mega ERP com o Project 2013, onde estava disponível apenas para a versão 2007. A CWBPRJ.dll não será mais utilizada, ou seja, não será mais necessária a realização do registro da mesma. Sendo que toda estação que possuir o Project instalado juntamente com o Mega ERP, estará apto a realizar integrações. Este processo funcionará tanto para o Project 2013 quanto para Project 2007.



Os serviços e fases exportados para o MS Project, que haja a necessidade de serem excluir no Mega, ao realizar novamente a exportação, os registros que foram excluídos no Mega não serão mais apresentados no MS Project.



Quando for alterada a estrutura/ordem dos serviços nas predecessoras, será também atualizado no Project estas informações após realizada nova exportação.



Será apresentada a seguinte mensagem apresentada em tela, quando não houver caminho específico para exportação do MS Project na filial utilizada: Necessário que a filial esteja parametrizada com o caminho do project.