Itens Solicitados




Após confirmar as solicitações dos itens e as trocas de itens, os itens serão levados para a aba de “Itens Solicitados”.

Na pasta “Itens solicitados”, serão apresentados como registro principal os itens solicitados anteriormente, e ao expandir o item (opção “+”), será possível verificar suas apropriações. Neste momento, é possível alterar a quantidade solicitada, data de necessidade, rateio da apropriação, classe, aplicação, centro de custo, projeto e localização. Não será possível alterar os itens da apropriação e nem o item solicitado.

Nesta tela pode-se informar também os detalhes de cada insumo (que também serão levados para Módulo de Administração de Materiais), como:

Descrição Genérica: Caso o item seja genérico, será apresentada a descrição genérica selecionada anteriormente, permitindo alteração.

Motivo: Através deste campo será possível cadastrar um motivo para a solicitação do insumo selecionado.

Especificação:Através deste campo será possível cadastrar uma especificação para a solicitação do insumo selecionado. Caso a filial esteja com o parâmetro 'Copiar automaticamente o Detalhe Técnico do item para Especificação do Item na Solicitação? ', dos parâmetros do Materias, esteja marcado o sitema busca o detalhe técnico cadastrado no item no 'Módulo de Materiais' e copiado para o campo especificação do item na solicitação. 

No cadastro do produto, a informação de detalhe técnico está dentro da aba Técnico. Caso esta aba não esteja visível, é necessário configurá-la no grupo que o item está vinculado.

Apagar: Através desta opção será possível excluir o item da solicitação.

Anexos: Esta opção permite que sejam anexados arquivos/imagens em itens da solicitação e estes poderem ser também visualizados e editados nas seguintes telas: Follow-up de Solicitações (Adm. Projetos), Aprovação de Solicitações (Adm. Projetos), Solicitação (Adm. Materiais) e Cotação (Adm. Materiais). Ao fazer alterações em anexos em qualquer uma destas telas irá refletir a alteração automaticamente nas demais.

Na tela de anexos é possível realizar as seguintes operações:

  • Importar arquivos: Utilizado para que seja localizado o arquivo desejado. Após a seleção o arquivo é gravado em banco de dados, ou seja, mesmo que o arquivo seja apagado do diretório continuará acessível no sistema.
  • Abrir: Abre o arquivo gravado no banco de dados.
  • Salvar: Salva o arquivo gravado no banco de dados em outro diretório definido pelo usuário.
  • Apagar: Exclui o anexo selecionado.



Na grid da tela de anexos, deve ser informado pelo usuário a Descrição e se o anexo é público. O campo público indica se o anexo poderá ser alterado na outras tela que este pode ser visualizado, ou seja, se um anexo for incluído na tela de solicitação com o campo público desmarcado, este anexo não poderá ser editado ou excluído na tela de aprovação de solicitação.

Cancelar Aprovação:  Será possível cancelar aprovação de apenas um item, ou de todos ao mesmo tempo.

Devido o bloqueio da edição das solicitações aprovadas em último nível,  a aprovação dos itens só poderá ser cancelada a partir das novas opções disponíveis na tela da solicitação: 'Cancela Aprovação do Item' ou 'Cancela Aprovação de Todos os Itens'. Ambas as opções encontram-se no botão 'Cancelar Aprovação', este botão estará disponível para manipulação conforme configurações de segurança.



O procedimento de cancelamento de aprovação seguirá os seguintes passos:

  • Ao cancelar aprovação de um ou todos os itens, a solicitação será gravada.
  • Para que ocorra o cancelamento será necessário registrar o motivo do cancelamento.
  • Após cancelar a aprovação, uma ocorrência será gerada para registrar o cancelamento.
  • Itens com cotação não poderão ter sua aprovação cancelada.
  • Itens com reserva de estoque baixada, não poderão ter sua aprovação cancelada.
  • Os itens que não poderão ser cancelados serão listados com explicações do motivo.


Caso todos os itens sejam cancelados a solicitação será liberada para manipulações.

Exportar Dados: Através desta opção será possível realizar a exportação dos registros para: HTML, Texto, XLS e XML. É importante observar que quando for realizada a exportação para Excel, os detalhes dos insumos não serão exportados, e para as demais opções serão exportados apenas os detalhes abertos em tela.

Para finalizar o processo e gravar a solicitação basta clicar em “OK”.


Os itens poderão ser editados e excluídos nesta tela desde que não tenha sido realizada nenhuma das seguintes ações: cancelamento da solicitação, baixa de reservas ou cotações. Lembrando que quando qualquer alteração é realizada, mesmo quando o item já foi aprovado, o status retorna para aprovação de 1º Nível e é desfeita a integração da solicitação com o Módulo de Administração de Materiais. É importante salientar que para que a solicitação seja integrada com o Módulo de Materiais é necessário primeiramente que ela seja aprovada. Nesta tela também será validada a configuração do grupo em relação ao usuário (Materiais/Cadastros/Usuários do Módulo), ou seja, sempre será realizado o controle de acordo com a parametrização atual do item, também não podendo ser realizadas edições caso o grupo do item não esteja vinculado ao usuário. Ao devolver uma solicitação no processo de Cotação, todas as informações da solicitação no Materiais serão apagadas, ou seja, a integração estará sendo desfeita, porém, o motivo o usuário e a data da devolução serão gravadas na ocorrência da solicitação no módulo do ADO. Esse item será exibido na solicitação do ADO com o status 'Devolvido'. Para que esse item possa ser liberado novamente para aprovação basta que o solicitante faça qualquer alteração no item na aba Itens Solicitados, que o status do mesmo volta para aprovação de 1º nível, permitindo assim uma nova integração com o módulo do ADM. O item quando estiver com o status devolvido será considerado para fins de saldo de solicitação, porém no Follow-up ele deverá estar na coluna 'Em Aprovação'. Ao devolver uma quantidade da solicitação no processo de Cotação, o usuário irá informar uma nova quantidade da solicitação (obrigatoriamente menor do que a quantidade atual) e a origem da nova solicitação (manual consumo ou estoque reposição). Após a confirmação do processo o sistema irá alterar a quantidade da solicitação original e criará uma nova solicitação no módulo do Adm. Projetos, onde essas solicitações será integrada com o Materiais automaticamente, ou seja, o código da solicitação no ADO será o número da RM no Materiais. A ocorrência de inclusão da nova solicitação no ADO constará que foi realizado através do processo de alterar a quantidade, também gravará o código da solicitação original e o motivo preenchido no Materiais. Na solicitação original será gravada uma ocorrência com a quantidade antes da alteração e depois da alteração e o código da nova solicitação gerada. As informações entre a solicitação original e a nova solicitação deverão ser iguais, inclusive com relação as aprovações realizadas, alterando apenas o código das solicitações e os campos relacionados a quantidades.

O preço unitário poderá ser alterado apenas quando o parâmetro 'Permite editar custo unitário para troca de itens e itens solicitados?' estiver configurado como "Sempre Permite".




Foi implementado o bloqueio da manipulação de solicitações que já possuam itens aprovados em último nível, quando o parâmetro do ADO "Bloquear edição de solicitações aprovadas", estiver marcado.