Skip to end of metadata
Go to start of metadata

You are viewing an old version of this page. View the current version.

Compare with Current View Page History

Version 1 Current »

Inclusão de Saldo Inicial Fiscal


Ao clicar nesse menu, será aberto um Assistente para inclusão do saldo inicial do processo Apropriação Fiscal, com algumas instruções sobre como proceder na geração dos processos no qual é possível implantar o saldo inicial dos empreendimentos que já possuem vendas no mês base de implantação.



Nessa aba, aparecerão todos os empreendimentos que estiverem vinculados na aba Apropriação Imobiliária do cadastro de estruturas o tipo do Fiscal sendo Analítico ou Sintético e nela podemos selecionar o empreendimento desejado, o mês e Ano da implantação base.


 Podem ser escolhidos vários empreendimentos de uma única vez, desde que para todos os empreendimentos, o mês de implantação de saldos seja o mesmo, ou seja, o mês selecionado na parte superior da tela.


Na próxima tela será exibido uma planilha da Apropriação Fiscal com todas as unidades e garagens do empreendimento, sendo que as planilhas são geradas após a seleção do empreendimento escolhido.



A coluna Custo Adicional na planilha dos assistentes para inclusão do saldo inicial terá a sua célula habilitada para edição conforme a parametrização da sua respectiva unidade e terá o seu valor definido para a sua unidade.

Para calcular a planilha da Apropriação Fiscal, basta informar os valores para inclusão do saldo inicial e pressionar o botão Calcular.


 Na planilha da Apropriação Fiscal existe  a opção de calcular o custo diferido. Como padrão o parâmetro inicia como marcado para que o sistema calcule automaticamente e quando desmarcado as colunas do diferido podem ser preenchida manualmente.


 Para finalizar o processo implantado, basta pressionar o botão “Finalizar”. Já para apenas gravar a planilha e iniciar a implantação do saldo inicial de outro empreendimento listado na combo, basta pressionar o botão “Gravar”. Estas duas operações “Finalizar” e “Gravar” gravam as informações das duas planilhas, porém se clicar no Gravar e não tiver mais empreendimentos a serem implantados, basta fechar no X da tela.


Ambas as planilhas podem ser exportadas para os formatos HTML, XML, Texto e XLS basta pressionar o botão “Exportar Dados” no menu lateral direito da planilha. Para fixar a banda da planilha pressione o botão “1º Coluna Fixa” no mesmo menu.

Para que os saldos iniciais Fiscal sejam implantados, temos que ter as Frações cadastradas no sistema. Também temos que possuir o agendamento de planilha atualizado, para que o sistema consiga pegar o % de recebimento, para cálculo do Diferido.

Os valores de custos específicos são considerados sem fracionar como os valores do empreendimento, ou seja, os valores informados como específicos para a unidade são considerados integralmente sem considerar a fração da unidade. Portanto o custo acumulado específico será somado com o custo acumulado da unidade, o qual é obtido do empreendimento utilizando o cálculo “Custo Acumulado do empreendimento * (Fração da Unidade / 100)”.


As frações consideradas na planilha Apropriação Fiscal são as frações “Fração Fiscal” e “Fração Fiscal Terreno”  do cadastro das unidades/garagens.


  • No labels