Através da tela de parâmetros, será possível configurar a ação do sistema em diversos processos do módulo.
Parâmetros
A pasta de "Parâmetros" é dividida em duas outras pastas que possibilitam a configuração da utilização dos processos como: produtividade, orçamento, solicitação, folha de pagamento, calendário, curva ABC e padrões de serviços.
Produtividade e Orçamento
Produtividade
Considera insumos do tipo serviço para cálculo de produtividade?: Caso este campo esteja marcado, o sistema irá considerar insumos do tipo “serviço” para cálculos de produtividade. Caso contrário, somente serão considerados no cálculo da produtividade os insumos do tipo “mão-de-obra”.
Orçamento
Bloqueia alteração de dados das composições na planilha de orçamento?: Ao selecionar esta opção, o sistema não irá permitir que as composições dos serviços sejam alteradas na planilha orçamentária.
Sincroniza Ficha de Equipamento?: Este parâmetro irá definir se será executada a sincronização da ficha de equipamento nos tipos de obra e nos orçamentos da filial. A sincronização da ficha de equipamento em um tipo de obra ou orçamento, respeitará as seguintes regras:
- Será sincronizado a ficha de equipamento de todos os equipamentos deste orçamento ou tipo de obra, que possuírem o mesmo código do equipamento em questão.
- Ao editar uma ficha de equipamento, as demais fichas de equipamento que serão sincronizadas receberão esta mesma alteração.
- Ao inserir um novo equipamento, a ficha de equipamento que foi inserido recebe as informações de uma ficha de equipamento equivalente do mesmo orçamento ou tipo de obra.
Permite repetir serviços auxiliares em composições de serviços?: Quando este parâmetro estiver desmarcado, não será possível cadastrar um serviço mais de uma vez para a mesma composição de um serviço auxiliar. Este controle será realizado na planilha de grupo, apresentando uma mensagem quando houver a tentativa da repetição nas composições auxiliares.
Nível do Grupo: Define o nível de grupo de insumos que será realizado o controle no processo de distribuição de verbas do orçamento. Este parâmetro é carregado como padrão para novos orçamentos, ou seja, não gera nenhum impacto em orçamentos existentes. Para cada orçamento, pode-se definir um nível de grupo diferente para controlar as verbas do orçamento. Este parâmetro possui o valor padrão “Nível 7”, sendo o nível mais analítico. Neste caso, o controle de distribuição de verbas será realizado no último nível da estrutura dos grupos, mesmo que a estrutura de grupo tenha menos níveis.
Unidade de cálculo da Produtividade: Será utilizado para O cálculo de produtividade para a Ficha PEM (Produção da Equipe Mecânica) podendo ser em Dias ou em Horas.
Valorização
Inverter Verba: Serve como indicador de valor default na inserção do orçamento, ou seja, com este parâmetro marcado a edição do campo 'custo unitário' nos insumos com unidade verba só estará disponível nos casos em que o custo raso do insumo esteja diferente de 1 (um). A alteração deste campo obrigatoriamente será para o valor 1(um). Ao inserir um insumo com unidade verba no orçamento, o campo custo unitário poderá ser preenchido apenas com valor 1 (um). Na valorização do insumo com unidade verba, a quantidade do insumo receberá o resultado da multiplicação entre a quantidade do insumo no orçamento e o custo informado na planilha de valorização. O novo custo receberá o valor 1 (um).
Calendário, Curva ABC e Padrão de Serviços
Calendário
Cód. Calendário: Definir um calendário que será utilizado como padrão para os orçamentos da organização.
Horas/Dia: Será apresentado o número de horas por dia, vinculada ao calendário selecionado.
Curva ABC
Considerar início do percentual acumulado na classificação da Curva ABC?: Caso este campo esteja marcado, será considerado para as faixas ABC o início do percentual acumulado na classificação da Curva ABC, caso contrário será considerado para esta classificação o final do percentual.
Exemplo:
Se a faixa A definida variar de 0,00% a 50,00%, a faixa B variar de 50,01% a 70,00% e a faixa C de 70,01% a 100%, com este parâmetro desmarcado, e o primeiro item a ser classificado representar um percentual acumulado de 52,00% ele será classificado como sendo membro da faixa B, uma vez que o valor final do percentual acumulado do item (52,00%) está acima do limite da faixa A e dentro do limite da faixa B. Se o segundo item a ser classificado tiver um percentual acumulado de 75,00% ele será classificado como membro da faixa C. Caso o parâmetro esteja marcado, para os itens a serem classificados (52,00% e 75,00%), teríamos o primeiro item como membro da Faixa A, uma vez que o início do valor do percentual acumulado do item que é 0,00% está dentro da variação definida para a faixa A e o segundo item seria classificado como membro da faixa B, considerando que o valor inicial do percentual acumulado do item 52,01% está dentro da faixa de variação da faixa B.
Mostrar registros com valor total igual a zero?: Caso este campo seja selecionado, não serão exibidos nem considerados para classificação da Curva ABC os valores iguais a zero.
Padrão de Serviços
Cód. Padrão: Informar um código de padrão de serviços para ser utilizado como padrão na inserção de orçamento (será possível alterar o padrão se necessário).
Copiar automaticamente o código extenso para o código alternativo na inserção de um novo serviço?: Ao selecionar esta opção, ao inserir um novo serviço, o código extenso será replicado para o código alternativo, padronizando a visualização dos códigos.
Caso a filial esteja com o parâmetro marcado, deve buscar o detalhe técnico cadastrado no item no Módulo de Materiais e copiado para o campo especificação do item na solicitação.
Permite apenas complementar a descrição genérica: Ao selecionar este parâmetro, o sistema irá permitir que seja possível apenas complementar a descrição do item, ou seja, não será possível excluir ou alterar a descrição original do insumo, mas sim complementar a mesma. É importante observar que este parâmetro irá impactar apenas em itens genéricos.
Almoxarifado Central (Encomendado)
Almoxarifado: Através deste campo será possível selecionar um almoxarifado central para que seja possível diferenciar este tipo de almoxarifado dos demais, isto se faz necessário pois o projeto vinculado ao almoxarifado central não deverá estar vinculado a nenhum empreendimento e desta forma, não será levado ao encomendado de compras.
Folha de Pagamento
Folha de Pagamento Geral
Permitir apontamentos para orçamentos de outra organização?: Ao selecionar este campo, será permitido que se realize apontamentos de mão-de-obra própria de colaboradores de uma Organização para orçamentos de outra Organização. Caso este campo seja marcado, o Sistema emitirá uma mensagem informativa avisando sobre a não integridade do cálculo de custo entre o realizado do Orçamento e as apropriações pela Integração Contábil. É necessário avaliar a adoção deste procedimento com a área de Controladoria da Empresa.
Permite troca de insumo no apontamento?: Ao selecionar esta opção será possível realizar a troca de insumos nos apontamentos.
Fechamento da Folha: Deve ser selecionado o dia do mês em que a folha de pagamento é fechada.
Média de horas/dias: Indica a quantidade média de horas trabalhadas por dia.
Média de dias/mês: Indica a quantidade média de dias trabalhados por mês.
Folha de Pagamento Geral
Integra com folha de pagamento de sistema externo?: Para realizar a integração entre o sistema de folha de pagamento externo com o Módulo Administração de Obras do Mega, será necessário realizar algumas configurações, cadastros e vínculos, permitindo que os dados da folha externa possam integrar com o ADO.
Para utilizar a integração com sistema externo de Folha de Pagamento, será necessário primeiramente configurar na tela de parâmetros conforme tela acima com a opção: 'Integrar com folha de pagamento de Sistema Externo?'.
Ao marcar este parâmetro, apenas as configurações exibidas dentro do grupo de parâmetros: 'Folha de Pagamento Geral', poderá vir a ter alguma influência no funcionamento da integração e procedimentos da Folha. As configurações contidas dentro do grupo de parâmetros: 'Folha de Pagamento Mega', não terá qualquer influência sobre as rotinas.
Maiores informações quanto aos cadastros básicos poderão ser verificadas no menu cadastros/folha de pagamento.
Medições
As informações desta tela serão utilizadas para o acompanhamento do andamento físico da obra.
Controle de Medições
Serviço: Ao selecionar esta opção, indica que o processo de Medição Física será realizado a nível de serviços, ou seja, as quantidades/percentuais medidos serão gravas nos serviços e as quantidades/percentuais dos insumos serão calculadas pelo sistema.
Insumo: Ao selecionar esta opção, indica que o processo de Medição Física será realizado a nível de insumos, ou seja, as quantidades/percentuais medidos serão gravas nos insumos e as quantidades/percentuais dos serviços serão calculadas pelo sistema.
Visualização
Mostra Insumos: Informar se os insumos devem ou não ser apresentados na tela da medição física. Quando o controle de medições por por insumo, esta opção estará sempre selecionada.
Aponta produtividade real na medição?: Este parâmetro tem a funcionalidade de controlar a visualização dos campos e botões necessários para realizar o apontamento da produtividade na medição física, desta forma, quando este parâmetro estiver selecionado, na tela de Medições o botão "Produtividade" estará habilitado.
Níveis para aprovação de medições: Selecionar os níveis para a aprovação das Medições. Será possível selecionar de um (01) a três (03) níveis de aprovação, sendo que será exigida a aprovação da medição para todos os níveis que estiverem selecionados.
Inserir: Clicar neste botão para inserir um novo usuário. Após selecionar o usuário é preciso marcar também quais os níveis que este usuário irá aprovar.
Usuários de Aprovação: Esta tela é responsável pelo controle dos usuários que irão aprovar em cada nível a medição, sendo que, um mesmo usuário poderá realizar a aprovação em vários níveis.
Exibe Valor da Verba na Medição: Este parâmetro irá exibir ou não um novo campo na tela de medição física dos serviços, que será responsável por mostrar o valor da medição atual. O campo com o valor total da medição só será exibido quando o serviço inserido na medição for do tipo verba (VB).
Inverter Seleção: Ao selecionar esta opção, o sistema irá marcar os itens desmarcados e desmarcar os itens marcados, de acordo com o nível selecionado.
Marcar Todos: Ao selecionar esta opção, o sistema irá marcar todos os itens.
Desmarcar Todos: Ao selecionar esta opção, o sistema irá desmarcar todos os itens.
Copia Parâmetros: Permite que sejam copiados os parâmetros já definidos em outra filial.
O controle de medição selecionado nesta tela define apenas o padrão ao cadastrar um novo orçamento, visto que existe a mesma opção nos parâmetros de cada planilha orçamentária.
Após já terem sido lançadas medições não há possibilidade de se alterar os níveis de aprovação.
DNIT
Ficha de Equipamentos
Separa Encargos Sociais?: Caso esta opção seja selecionada, serão separados os Encargos Sociais nas despesas de mão-de-obra na ficha de equipamento.
Apropriação de Insumos
Nesta guia será possível escolher quais datas serão consideradas no realizado dos orçamentos da filial.
Estas datas poderão ser escolhidas entre: Data de Emissão, Data de Entrada, Data de Competência e Data de Saída dos seguintes processos:
- Recebimento de Materiais - Administração de Materiais
- Movimento (saída) de Estoque - Administração de Materiais
- Documento - Administração de Obras
- Nota Fiscal - Gestão de Empreiteiros
- Nota Fiscal - Vendas / Distribuição
Integração de documentos com origem Empreiteiros e/ou Materiais:
Bloqueia apropriação parcial de movimentos?: Como padrão este parâmetro é apresentado desabilitado, ou seja, o bloqueio de apropriações parciais não é realizado. Quando o parâmetro for selecionado, as apropriações parciais (diferente de 0% ou 100%) passarão a ser bloqueadas.
Bloqueia Lançamentos de Movimentos sem Apropriação?: Como padrão este parâmetro é apresentado desabilitado, ou seja, será permitido realizar movimentações menores que 100% da quantidade disponível. Quando selecionado, os movimentos sem as apropriações ou com apropriações igual a 0 passarão a ser bloqueadas.
- Os dois parâmetros acima só serão validados quando as operações forem realizadas nas telas de Integrações (Módulo Materiais e Gestão de Empreiteiros). Sendo que só será válido quando a opção de segurança da tela “Apropriação de Insumos – Geral” estiver permitindo acesso à tela de edição da apropriação.
Parâmetros Gerais de Apropriação
Conversão de apropriação quando itens de mesma unidade não são similares: Se for inserido como “valor” será mantida a regra existente e ao alterar para “quantidade”, o sistema passará a considerar que itens que possuem unidades iguais são similares, ou seja, ao realizar esta apropriação a quantidade, custo unitário e valor total da apropriação serão iguais aos valores do movimento.
Este parâmetro pode ser alterado a qualquer momento, porém não irá alterar as apropriações realizadas anteriormente.
As definições de similaridade sobrepõem este parâmetro, ou seja, mesmo que este parâmetro esteja configurado para realizar conversão por quantidade, se a similaridade de um item estiver configurada para converter por valor, esta última valerá.
Segue abaixo dois exemplos de conversão de apropriação de um recebimento do item A no item B, ambos em Kg:
Exemplo 1 – Conversão por valor:
Neste caso (Exemplo 1), como a apropriação foi de 100%, o valor total de apropriação ficou igual ao valor total do movimento (R$878,50). O custo unitário foi utilizado o do orçamento (R$3,25) referente ao Aço, pois a conversão é por valor. Já a quantidade é obtida através da divisão do valor apropriado (R$878,50) pelo custo unitário orçado do Aço (R$3,25), obtendo-se um quantidade representativa de 270,2976 KG.
Exemplo 2 – Conversão por quantidade:
Observa-se nesta situação (Exemplo 2), onde o parâmetro está definido para que a conversão seja por quantidade, que para os campos de quantidade, custo unitário e valor total os valores foram mantidos iguais.
Sincroniza
Nesta tela será feita a parametrização do processo de sincronização do Administração de Obras.
Sincroniza
Copiar alterações na composição de um serviço para outros serviços iguais?: Esta opção habilita o processo de sincronização entre serviços que possuam o mesmo código reduzido no orçamento.
Serviço Padrão de Sincronização
Serviço novo recebe serviço do Orçamento: Esta opção indica que os serviços inseridos posteriormente receberão as novas informações dos serviços já existentes no orçamento.
Serviço do orçamento recebe serviço novo: Caso esta opção esteja marcada, o sistema irá sincronizar os serviços já existentes com os novos que serão inseridos no orçamento.
Cliente escolhe o serviço padrão ao inserir um serviço: Esta opção indica que, ao inserir um novo serviço no orçamento, haverá a possibilidade de optar por qual destes serviços será o padrão de sincronização.
Tipo de Sincronização
Manual: Esta opção indicará que, antes de realizar a sincronização dos serviços, o sistema exibirá uma mensagem confirmando o processo.
Automática: Esta opção define que a sincronização será automática, isto é, o sistema realizará a confirmação através da mensagem.
Planejamento
Nesta tela serão configurados os parâmetros referentes ao processo de Planejamento e Replanejamento e Solicitação de insumos via orçamento.
Cronograma
Nesta tela serão configurados os parâmetros do Cronograma referentes ao processo de Planejamento e Replanejamento.
Planejamento/Replanejamento
Planejamento por: Neste campo deve ser definido se o cronograma será realizado por Insumos ou serviços.
Gera parcela de caução para origem Saldo (S) no cronograma de caixa?: Esta opção definirá se as parcelas de caução incidirão sobre a origem do tipo saldo.
Permite alterar um cronograma de compra para um item 100% medido?: Esta opção indicará se poderá haver compra de um insumo após ser realizado 100% da previsão inicial do cronograma.
Projeta saldo caso a data de início do replanejamento seja superior a data de término do insumo: Se marcada esta opção irá permitir que no cálculo do cronograma físico seja projetado o saldo a ser executado integralmente no primeiro período após a data de início de replanejamento, caso a data de término do insumo/serviço seja inferior a data de início do replanejamento.
Exemplo:
Um determinado serviço foi previsto no planejamento de origem para iniciar em 01/02/2012 e finalizar em 31/05/2012, sendo que, este serviço foi medido 50% até 31/05/2012. Ao criar um replanejamento com data de início em 01/07/2012, caso o parâmetro esteja marcado, será criado no período do mês de julho uma previsão de 50% de saldo do serviço. Sendo importante considerar que de qualquer forma, será necessária uma intervenção manual para ajustar a data de término e o percentual replanejado em cada período.
Esta implementação no cálculo do cronograma físico vale para as opções de recálculo inicial do replanejamento e no menu do cronograma físico, exceto a opção de recálculo baseado nos prazos dos serviços.
Integração Microsoft Project
Caminho dos Arquivos: Neste campo deve-se definir um caminho padrão para o arquivamento dos Planejamentos/Replanejamentos exportados para o Microsoft Project.
Nível de integração com o Ms Project: Este parâmetro disponibiliza as opções de parametrização de níveis de Integração com Microsoft Project podendo configurar 3 níveis de integração.
- Insumo: Ao marcar esta opção serão enviados as composições do serviço para o MS Project estivesse marcado.
- Serviço: Ao marcar esta opção não serão enviados as composições do serviço para o MS Project.
- Fase: Ao marcar esta opção serão enviadas somente as fases do orçamento para o MS Project, replicando as alterações para serviços e insumos na importação.
Envia o período dos serviços/insumos para o MS Project? Com este parâmetro poderá definir se os períodos dos serviços e insumos (caso o parâmetro acima esteja marcado) serão exportados para o Project.
Exige intervenção do usuário para confirmar o reajuste de datas no cronograma físico?: Ao desmarcar este parâmetro, ao alterar as datas de início e término de um cronograma físico possibilita a replicação das datas seja realizada sem a necessidade de confirmações por parte do usuário.
Gera os cronogramas físico, compras e financeiro separadamente?: Com este parâmetro marcado, ao gerar ou recalcular um tipo de cronograma o sistema não irá gerar automaticamente o cronograma subsequente, ou seja, ao término de todos ajustes do cronograma físico, o usuário deverá disparar a geração do cronograma de compras e ao concluir o compras deve gerar o cronograma financeiro. Deve ser observado que qualquer alteração no cronograma físico não irá refletir no cronograma de compras e caixa até que estes sejam gerados novamente.
Calcula cronograma de Compras em Real Atualizado?: Indica se o cronograma de compras terá seus valores calculados de acordo com índice cadastrado no orçamento e na planilha de valorização de insumos.
Atualiza cronograma de compras em Real atualizado por qual data:
Dt. Atualização do Insumo: Esta opção deverá ser selecionada quando a atualização dos valores for feita através da data de atualização vinculada a cada insumo do Orçamento.
Dt. Atualização Orçamento: Esta opção deverá ser selecionada quando a atualização dos valores for feita através da data de atualização do orçamento (disponível nos parâmetros globais do Orçamento).
Dt. Atualização Referência: Esta opção deverá ser selecionada quando a atualização dos valores for feita através da data de referência do orçamento (disponível nos parâmetros globais do Orçamento).
Solicitação/Geral
Nesta tela serão configurados os parâmetros da Solicitação referentes ao processo de Solicitação.
Solicitações
Utilizar valor indexado para o controle de saldo por valor?: Para composição do saldo em valor para validação a cada solicitação, o sistema utilizará o valor indexado através de índice financeiro, se esta opção estiver assinalada. O índice a ser aplicado na composição do saldo deverá estar devidamente preenchido nos cadastros básicos do orçamento, sendo que o valor previsto será indexado de acordo com o parâmetro “Indexa os valores do previsto por qual data?”. Para descontar do valor previsto, todos os movimentos em andamento que estiverem apropriando no orçamento, também serão indexados (solicitações, pedidos, contratos, reserva de estoque).
Exibe insumos do tipo equipamento na tela de solicitação?: Esse parâmetro é utilizado para permitir que não seja possível realizar solicitação de equipamentos próprios caso não esteja assinalado. O mesmo deve ser marcado se os equipamentos presentes no orçamento forem comprados durante a obra. Exemplo: no orçamento existe o insumo “betoneira” porém a mesma não será comprada pois já faz parte do patrimônio da empresa, sendo assim não será solicitada, então o parâmetro deve estar desmarcado. Caso a “betoneira” seja comprada durante a obra o parâmetro deverá ser assinalado. É importante lembrar que são considerados equipamentos insumos do tipo “EQ” e que se o equipamento for “locado” no cadastro de insumos ele deve estar definido com “SE”, pois locação trata-se de serviço e não de equipamento, desta forma, não será afetado neste parâmetro.
Exibe na solicitação insumos com custo zerado no orçamento?: Este parâmetro indica se itens sem valor do orçamento devem ou não ser apresentados no processo de solicitação. É importante lembrar que insumos sem custo não poderão ser solicitados.
Não permitir solicitação para serviços concluídos: Quando o parâmetro estiver marcado, a cada tentativa de realizar uma solicitação para determinado item, o sistema irá verificar as medições vinculadas ao item em questão: sendo que:
- Se o item estiver com uma quantidade medida inferior a 100% ou não possuir medição, a solicitação poderá ser realizada normalmente.
- Se o item estiver com uma quantidade medida de 100%, a solicitação será barrada e será exibida uma mensagem, conforme imagem abaixo:
Efetuar solicitações somente com cronograma ativo?: Este parâmetro quando marcado, efetua a verificação da existência de um cronograma ativo, e assim definir a possibilidade de lançamento de uma nova solicitação.
No cadastro de solicitações, ao inserir uma nova solicitação em um orçamento que não possui um cronograma ativo e que o novo parâmetro esteja marcado, a mensagem da (figura abaixo) será apresentada, impedindo que a solicitação seja cadastrada:
Bloquear edição de solicitações aprovadas: Caso este parâmetro estiver marcado, não será possível editar as solicitações aprovadas em último nível de aprovação.
O procedimento atual permite que mesmo que um item esteja aprovado em último nível na solicitação, a mesma poderá ser alterada, novos itens poderão ser inclusos, bem como o próprio item aprovado pode ser manipulado, passando novamente pelo processo de aprovação em todos os níveis necessários. Esta funcionalidade atual continuará a existir e funcionar caso o parâmetro citado anteriormente, esteja desmarcado.
Com a opção marcada, o novo processo de bloqueio passa a ser considerado, obtendo as seguintes regras:
Solicitação com item aprovado em último nível:
- Não poderão ser inclusos novos itens na solicitação.
- Não será possível alterar qualquer dado na solicitação.
- Será possível apenas alterar itens que ainda não foram aprovados em último nível.
Solicitação sem itens aprovados em último nível:
- Permitido manipular todos os dados e itens da solicitação.
Indexa os valores do previsto por qual data?: Caso o parâmetro “Utilizar valor indexado para o controle de saldo por valor?” estiver assinalado, deve ser definido qual será a data base para conversão através desse parâmetro, que podem ser:
Custo Atual do Item: considera que a atualização do custo de cada item é referente ao campo “Dt. Custo Atual” apresentada na Wizard de Valorização de Insumos.
Atualização do Orçamento: considera que a atualização do custo de todos os itens do orçamento são referentes a data de atualização do orçamento.
Referência do Orçamento: considera que a atualização do custo de todos os itens do orçamento são referentes a data de referência do orçamento.
Origem da solicitação padrão: Esse parâmetro define que tipo de solicitação será integrado para o Módulo de Administração de Materiais, podendo ser: “Manual - Consumo”, este tipo de solicitação se destina a controlar as requisições de materiais destinados ao consumo, pode ser empregado tanto para itens que controlam estoque (neste caso irá gerar reserva de estoque quando houver saldo disponível para atender a quantidade solicitada ou irão gerar necessidade de compra + reserva de estoque quando não houver quantidade no estoque suficiente para atender ao que foi solicitado) ou não controlam estoque (neste caso sempre irá gerar necessidade de compra) e “Estoque – Reposição”, este tipo de solicitação se destina a controlar as requisições de materiais destinadas à compra de novos itens para fins de reposição de estoque, neste caso sempre é gerada a necessidade de compra.
Tipo de Custo (Item Estoque): Este parâmetro permitirá escolher qual o tipo de custo usado nos cálculos do custo do produto, será aplicado nos itens de estoque, podendo ser: “C.M.D (Default)”, “C.M.M” e “Preço Médio”.
Data de Necessidade: Este parâmetro é responsável por informar de onde será obtida a informação sobre os tempos, podendo ser 'Cronograma', 'Orçamento', 'Especificação de Grupos/Itens'. Caso não exista informação sobre os tempos no local escolhido, a sequência para verificação será respeita a sequência, cronograma, orçamento e especificação de itens, pois podem existir situações onde, a troca de itens por exemplo, o item pode não existir no cronograma e existir no orçamento e com isso será possível calcular a Data de Necessidade conforme definido no orçamento. As informações sobre os tempos são extraídas:
Cronograma de Compras: nas colunas 'Tempo Compra', 'Tempo Despacho', 'Pz. Entrega', 'Tempo Requisição'.
Orçamento: Na planilha de valorização de Insumos, nos campos 'Prazo Entrega', 'Tempo Compra' , 'Tempo Despacho', 'Tempo Requisição' .
Especificação de Grupos/Itens: Na edição do insumo, os campos 'Prazo Entrega', 'Tempo Despacho', 'Tempo de Compra', 'Tempo de Requisição'.
Implementação realizada para permitir que o sistema calcule e faça a sugestão da Data de Necessidade do item que está sendo solicitado. Sendo que a Data de Necessidade é calculada com base nos tempos de: 'Tempo de Compra', 'Tempo de Despacho', 'Prazo de Entrega', 'Tempo de Requisição', e estas informações são extraídas do cronograma de compras, do orçamento ou do cadastro de insumos.
Permitir reduzir a data de necessidade calculada?: Quando desmarcado, é possível alterar a Data de Necessidade sem que a mesma seja menor que a data calculada, porém ao ser informado uma data inferior a data apresentada, será apresentada mensagem em tela afirmando que não é possível realizar esta ação. Mas se o mesmo for marcado, é possível alterar a Data de Necessidade sem restrição.
Permite editar valor base para troca de itens?: O processo de solicitação necessita obrigatoriamente estar vinculado a um valor base para que o sistema possa realizar a validação prévia do valor que a solicitação representará, e assim validar se a mesma irá ultrapassar o valor orçado ou não. Para solicitações em que o item solicitado é o item orçado, o valor de referência será por padrão o valor orçado. Para solicitações de itens que não estão presentes na composição do serviço (troca de itens), o sistema irá executar uma busca do valor base seguindo o seguinte critério: se o item a ser trocado, estiver presente no orçamento em outra composição, o valor base será o orçado, caso o item não esteja presente no orçamento, o sistema ira checar se o mesmo está vinculado a tabela de preços relacionado ao orçamento nos cadastros básicos do mesmo, e se estiver o sistema irá utilizar o preço da tabela. Se o item não tiver referência de preço em nenhuma das opções o sistema irá trazer o preço de referência zerado e a solicitação não poderá ser concluída. Esse parâmetro é utilizado para indicar, quando o valor base poderá ser alterado pelo usuário que estiver realizando a troca de itens na solicitação, sendo as opções:
Não permite: Ao selecionar esta opção não será possível alterar o custo unitário do item na troca de itens.
Sempre permite: Ao selecionar esta opção sempre será possível alterar o custo unitário do item na troca de itens. Através desta opção será habilitada também a alteração do preço unitário de todos os itens solicitados na aba "Itens Solicitados".
Permite somente quando zerado: Ao selecionar esta opção, será possível alterar o custo unitário do item na troca de itens apenas quando o mesmo estiver zerado.
Para facilitar a busca pelas informações de medição na tela de solicitação, foi incluído na tela de “Quadro Informativo” uma nova aba chamada “Medição”, que permitirá a visualização do percentual de medição de um determinado item, conforme imagens abaixo:
Aprovação
Na pasta de aprovações, serão definidos quantos níveis de aprovação, serão necessários para que a solicitação seja liberada para o processo de compras. Após definir a quantidade de níveis, indicar através do botão “inserir”, quem serão os usuários e quais níveis os mesmos poderão aprovar.
Sempre será obrigatório pelo menos um nível de aprovação de solicitação. Além disto, dependendo das configurações de controle de saldo dos itens, poderá ser necessária a aprovação de estouro.
Nessa tela também será indicado qual usuário irá realizar as autorizações de “estouro”. É valido ressaltar que a opção de “estouro” sempre precisará ser definida quando as solicitações passarem por validação de quantidade e/ou valor, sendo que as aprovações necessárias serão a quantidade de níveis de aprovação definidas mais o “estouro”.
Níveis para Aprovação da Solicitação: Selecionar os níveis para a aprovação das Solicitações. Será possível selecionar de 01 a 03 níveis de aprovação, sendo que será exigida a aprovação da solicitação para todos os níveis que estiverem selecionados.
Usuários de Aprovação: Define quais usuários estão habilitados a aprovar solicitações.
Inserir: É utilizado para cadastrar um novo usuário de aprovação.
Apagar: É utilizado para apagar um usuário de aprovação.
Usuário: Deve ser cadastrado o usuário que irá realizar a liberação, bem como a definição de suas permissões bastando marcar as caixas de verificação correspondente a cada um dos níveis existentes na planilha de usuários de aprovação.
Inverter Seleção: Ao selecionar esta opção, o sistema irá marcar os itens desmarcados e desmarcar os itens marcados, de acordo com o nível selecionado.
Marcar Todos: Ao selecionar esta opção, o sistema irá marcar todos os itens.
Desmarcar Todos: Ao selecionar esta opção, o sistema irá desmarcar todos os itens.
Copiar Parâmetros: Permite que sejam copiados os parâmetros já definidos em outra filial.