O campo de conta financeira prevista informa a conta financeira que será usada na cobrança do título. Para os documentos de contas a receber, a atualização deste campo será influenciada pela Forma de Cobrança selecionada para o título.
Se a Forma de Cobrança não for bancária, durante o lançamento do documento o sistema irá preencher automaticamente a conta prevista com o agente definido nos parâmetros do módulo Financeiro, e poderá ser alterado para uma conta financeira diferente.
Se a Forma de Cobrança for bancária, a conta financeira prevista ficará desabilitada e será preenchido com a conta vinculada à Forma de Cobrança. Nesse caso, sempre que a Forma de Cobrança for alterada, manualmente ou por processos do Office Banking (como no processamento de arquivos de retorno ou através da tela “Alterar Forma de Cobrança”), a conta financeira prevista será atualizada automaticamente pelo sistema para acompanhar a conta vinculada à Forma de Cobrança.
Se a Forma de Cobrança do documento for alterada de uma do tipo bancária para outra do tipo carteira, o campo conta financeira prevista será habilitado, mas continuará preenchido com a conta financeira da Forma de Cobrança anterior; e o usuário poderá alterar para uma conta financeira diferente.
A conta financeira prevista para cobrança pode ser alterada no lançamento de contas a receber, na tela de alterar conta financeira prevista, ou pelo serviço de importação 306 e importações via texto.
Além da tela de lançamento, a conta prevista poderá ser visualizada na grade da tela de baixas de contas a receber, e na grade da tela de consulta de contas a receber ao executar o filtro na tela de lançamento.
As telas de filtro de contas a receber possuem o campo de conta prevista, para que o filtro considere somente os documentos do contas a receber com a conta financeira prevista selecionada.