Skip to end of metadata
Go to start of metadata

You are viewing an old version of this page. View the current version.

Compare with Current View Page History

Version 1 Next »



O Projeto MDF-e (Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais) tem como objetivo a implantação de um modelo nacional de documento fiscal eletrônico para substituir a sistemática atual de emissão do documento em papel, com validade jurídica garantida pela assinatura digital do emitente, simplificando as obrigações acessórias dos contribuintes e permitindo o acompanhamento em tempo real das operações comercias pelo Fisco.

Para maiores esclarecimentos acessar o portal do Manifesto Eletrônico (https://mdfe-portal.sefaz.rs.gov.br/)

O processo de Manifesto Eletrônico no módulo Fretes, contempla a legislação vigente do MDF-e, através do Ajuste SINIEF 21/2010 e NT2013.004.


Configurações do MDF-e


Para utilizar o Manifesto Eletrônico o usuário deve realizar as configurações descritas nos tópicos a seguir.


Configuração da Transportadora


O usuário deverá acessar o cadastro de Agentes e selecionar a Filial Emitente do MDF-e e realizar as configurações a seguir, para isso o usuário deverá acessar no módulo Global / Cadastros / Agentes.

  • Adicionar o tipo de Agente Transportadora caso o mesmo não esteja marcado.
  • Na aba Transportadora o usuário deverá informar duas informações importantes o campo RNTRC e TAC (Transportador Autônomo de Carga).


O que é o TAC ?


De acordo com a lei nº 11.442 de 5 de janeiro de 2007, a definição de TAC é:

"Art. 4o - O contrato a ser celebrado entre a ETC e o TAC ou entre o dono ou embarcador da carga e o TAC definirá a forma de prestação de serviço desse último, como agregado ou independente.
§ 1o Denomina-se TAC-agregado aquele que coloca veículo de sua propriedade ou de sua posse, a ser dirigido por ele próprio ou por preposto seu, a serviço do contratante, com exclusividade, mediante remuneração certa.
§ 2o Denomina-se TAC-independente aquele que presta os serviços de transporte de carga de que trata esta Lei em caráter eventual e sem exclusividade, mediante frete ajustado a cada viagem."


Para agentes do tipo Pessoa Jurídica este campo estará pré-definido com a opção Outros e para os agentes do tipo Pessoa Física será possível escolher uma das opções que são: Outros, TAC-agregado e TAC-Independente.


Parâmetros da Filial


Para operar utilizando o MDF-e, o usuário deverá acessar o menu Opções / Cadastros / Parâmetros / Frete, aba CT-e / MDF-e, marcar a opção "Filial opera com  MDF-e".


Os campos de UF Emitente, Estado em horário de Verão e Certificado são válidos para operação de MDF-e e de CT-e.




Para filiais que operam com o MDF-e será habilitada a aba MDF-e, onde o usuário deverá configurar os campos destacados na imagem a seguir:



    

Para configurar a versão do MDF-e, selecionar a versão desejada, conforme imagem acima. 


Nesta tela também ficam disponíveis as URLs dos status de serviço do MDF-e.


Código Sefaz x Categoria do Veículo


Acessar o menu MDF-e / Cadastros / Categoria Veículo x Sefaz, para cadastrar as Categorias de Veículo.
Esse cadastro tem como objetivo configurar o código válido da Sefaz para as categorias de veículos, conforme definido do Manual do Contribuinte do Manifesto Eletrônico.  
Nos campos Tipo rodado e Tipo carroceria devem ser informados os códigos definidos no Manual do Contribuinte do MDF-e.


A Categoria de Veículo é cadastrada no Módulo de Frotas e cada categoria é permitida apenas uma configuração.


Definição de Manifesto Eletrônico


Na tela de digitação de Manifestos que é acessada através do menu Opções / Operações / Manifestos / Digitação, existe o checkbox Eletrônico que define se o documento é eletrônico ou não.


Tipo Talão


Para a emissão do MDF-e é necessário ter cadastrado o talão de impressão, que será responsável por definir a numeração eletrônica do Manifesto Eletrônico.

Para cadastrar o talão, o usuário deverá acessar o menu Opções / Cadastros / Impressão / Talão. 
São campos obrigatórios: Num. Inicial, Num. Final e Série, assim como o Tipo (que define o tipo de talão que será utilizado: "MDF-e(Contingência)", "MDF-e(Homologação)" e "MDF-e (Produção)").


Para o Manifesto Eletrônico é obrigatório que a Série seja numérica.


Tipo Impressora


Para imprimir o MDF-e é necessário ter o cadastro de uma impressora, com o Tipo "DAMDFe Produção" e com o formato padrão DAMDFe.rpt no campo Nome RPT.

Para cadastrar a impressora, o usuário deverá acessar o menu Opções / Cadastros / Impressão / Impressoras.


Tipo de Transporte


Para a emissão do MDF-e é necessário configurar no Tipo de Transporte o campo Emissão de Manifesto com o valor "MDF-e", para isso o usuário deverá acessar o menu Opções / Cadastros / Tipo de Transporte.


Serviços MDF-e


Na tela de Serviços MDF-e o usuário poderá executar a situação do serviço do Sefaz para o MDF-e e também iniciar e encerrar a contingência da filial.


Status do Serviço


Ao iniciar o uso de MDF-e no sistema, a Consulta de Status deverá ser realizada para viabilizar a comunicação com o SEFAZ.
Ela define o Status do Serviço no ambiente em que se está parametrizado (Homologação/Produção) e este Status de Serviço é requerido para realizar as operações e transações de MDF-e. 

O processo de validação da comunicação ocorre em duas fases. Primeiro é validada a conexão do Mega Empresarial com a Internet e em seguida, a consulta de status é enviada para o Sefaz.

Para executar este procedimento clique no botão "Consultar", conforme a imagem a seguir:






Para identificar que o Sefaz está em operação, será apresentada a mensagem de Status "Validado Sefaz.RS", como mostra a imagem a seguir:




Em caso de erro em alguma etapa do processo de validação, a etapa seguinte não será executada.



Contingência


A operação de contingência do MDF-e é iniciada quando o Sefaz apresenta problemas técnicos, como por exemplo, uma atualização do sistema. 

Importante:

  • Antes de entrar em contingência a empresa também deverá verificar o status operacional de sua rede interna.

  • Se em decorrência de problemas técnicos não for possível a emissão do MDF-e, o emitente do MDF-e deve imprimir o DAMDFE em papel comum. Observar que o documento foi emitido em contingência, sendo que nesse documento obrigatoriamente conterá a chave de acesso dos documentos eletrônicos que o manifesto agrega ou informações pertinentes aos documentos em papel.

  • A transmissão para o Ambiente Autorizador deverá ser feita logo que esteja cessada a contingência, atentando-se ao prazo limite de sete dias a partir da emissão do documento.


Iniciando a contingência


Para iniciar a operação de contingência, antes o usuário deverá ter realizado o teste de comunicação com o Sefaz. Após realizar o teste, navegue até a aba "Contingência" e clique no botão "Iniciar".



Será apresentada uma mensagem solicitando a confirmação para iniciar o processo de contingência para a filial. Após o usuário confirmar, será apresentada a tela para informar a justificativa da contingência conforme a imagem a seguir.




Exemplo da contingência iniciada.



Encerrando a contingência


Para encerrar a operação de contingência o usuário deverá realizar o teste de comunicação com o Sefaz e receber o status "Validado Sefaz.RS".
Após validado o Sefaz o usuário deverá navegar até a aba "Contingência" e clicar o botão "Encerrar" conforme apresentado na imagem a seguir:



Ao clicar no botão "Encerrar" será apresentada uma mensagem solicitando a confirmação de encerramento da contingência para a filial.


Ações e Consultas do MDF-e


Na tela de Ações e Consulta do MDF-e o usuário poderá gerenciar todo o processo pertinente ao MDF-e tais como: Envio de MDF-e, Inclusão de Condutor, Cancelamento e Encerramento.


A opção de menu MDF-e somente será habilitada quando a Filial estiver configurada para operar com MDF-e.


Envio de MDF-e


Na tela de Ações e Consultas do MDF-e, que é acessada através do botão MDF-e / Processamento, o usuário poderá enviar o documento eletrônico para o Sefaz.

Antes de executar o processo, o sistema deverá estar devidamente parametrizado para operar com MDF-e.
O manifesto deve estar cadastrado com os campos preenchidos conforme o tópico MDF-e Digitação de Manifesto


O usuário deverá selecionar o(s) MDF-e(s) com Status "Não enviado" e clicar no botão Ação ou clicar com o botão direito do mouse sobre o MDF-e selecionado. Serão exibidas as opções conforme a imagem a seguir:



O usuário deverá clicar na opção Enviar e aguardar o processamento do documento.

Para acompanhar e conferir se o MDF-e foi autorizado ou rejeitado pelo Sefaz, basta clicar no botão Zoom e será apresentado todo o log do processamento, inclusive se existir inconsistências nos cadastros.

O usuário também tem a opção de visualizar o log na aba "MDF-e" na tela de digitação de manifesto conforme o tópico MDF-e - Visualizando processamento.





Caso o MDF-e não seja autorizado pelo Sefaz, o usuário poderá efetuar os acertos no documento após retirar o mesmo do lote de envio. Para mais informações consulte o tópico Transferência/Remoção de lote MDF-e.


Transferência/Remoção de lote MDF-e


Na tela de Ações e Consultas do MDF-e, que é acessada através do botão MDF-e, opção Processamento, o usuário terá as opções de Transferência ou Remoção de Lote MDF-e quando o mesmo estiver com Status Rejeitado ou Erro.

Antes de retirar o MDF-e do lote, o usuário deverá clicar no botão Zoom para visualizar o(s) motivo(s) da rejeição para que possa ser corrigido pontualmente o cadastro.

Para isso o usuário deverá selecionar o MDF-e com Status Rejeitado ou Erro:



Após selecionar o(s) MDF-e, o usuário deverá clicar no botão Ação ou clicar com o botão direito do mouse sobre o MDF-e selecionado. Serão exibidas as opções conforme a imagem a seguir:



O usuário deverá clicar na opção Remover do lote. Ao concluir a remoção, realizar os acertos necessários e envie novamente o MDF-e para o Sefaz.

 A opção "Transferir para um novo lote" deve ser utilizada quando o motivo da rejeição não for referente a cadastros realizados no sistema. Por exemplo, motivo da rejeição: "Existe MDF-e não encerrado para esta placa, UF carregamento e UF descarregamento em data de emissão diferente".

Neste caso, pode-se utilizar a opção "Transferir para um novo lote" e o MDF-e será reenviado ao Sefaz, sendo autorizado somente se o MDF-e que está pendente de Encerramento ou Cancelamento estiver autorizado.


Eventos de MDF-e


Na tela de Ações e Consultas do MDF-e, que é acessada através do botão MDF-e / Processamento, além das ações e consultas do MDF-e também serão registrados os Eventos do MDF-e.


"O Sistema de Registro de Eventos do MDF-e – SRE é o modelo genérico que permite o registro de evento de interesse do MDF-e originado a partir do próprio contribuinte ou da administração tributária.
Um evento é o registro de um fato relacionado com o documento fiscal eletrônico, esse evento pode ou não modificar a situação do documento (por exemplo: cancelamento e encerramento) ou simplesmente dar ciência sobre o trânsito deste documento (por exemplo: registro de passagem)."


Para mais informações acessar o portal do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (https://MDF-e-portal.sefaz.rs.gov.br).

De acordo com este conceito, existe um único leiaute para o evento do MDF-e e um dos campos será um XML especifico para cada evento. Como o XML especifico para o cancelamento, encerramento ou inclusão de condutor do MDF-e.

Considerações:

  • Para registrar quaisquer Eventos para o MDF-e, o mesmo deverá estar com Status Autorizado no Sefaz.

  • Os Eventos de Encerramento ou Cancelamento devem sempre ser executados de maneira distinta a fim de que o motorista e o veículo sejam liberados para utilização em uma nova operação. Ou seja, o MDF-e sempre terá no mínimo um Evento de Encerramento ou um Evento de Cancelamento.

  • O Evento de Inclusão de Condutor poderá ter até noventa e nove ocorrências para o MDF-e


Inclusão de Condutor


O Evento de Inclusão de Condutor no MDF-e é realizado através da Ação "Adicionar condutor" na tela de Ações e Consultas do MDF-e.
Para isso, o usuário deverá filtrar o MDF-e autorizado para o qual se deseja incluir um novo condutor:



Após selecionar o MDF-e, o usuário deverá clicar no botão Ação ou clicar com o botão direito do mouse sobre o MDF-e selecionado. Serão exibidas as opções conforme imagem a seguir: 



O usuário deverá clicar na opção "Adicionar condutor" e será apresentada a tela de Inclusão de Condutor para selecionar um novo Condutor:



Após o preenchimento do novo condutor, é necessário clicar no botão OK. Nesse momento o Mega ERP enviará o evento para que seja registrado e vinculado ao MDF-e no Sefaz.

Para visualizar ou exportar o XML contendo o envio e o retorno do Sefaz, o usuário deverá navegar no evento desejado e clicar no icone conforme a imagem a seguir.



 Os registros que não possuir os ícones de Visualizar e Exportar indica que o condutor foi enviado juntamente com o MDF-e.


Encerramento de MDF-e


O Evento de Encerramento do MDF-e é realizado através da Ação "Encerrar" na tela de Ações e Consultas do MDF-e.

Antes de executar o envio do Encerramento do MDF-e o usuário deverá incluir uma Ocorrência Finalizadora para o Manifesto de forma que seus documentos sejam finalizados. Para mais informações consulte o tópico Ocorrência de Documentos.


Para isso, o usuário deverá filtrar o MDF-e autorizado que se deseja encerrar:



Após selecionar o MDF-e, o usuário deverá clicar no botão Ação ou clicar com o botão direito do mouse sobre o MDF-e selecionado. Serão exibidas as opções conforme imagem a seguir:



O usuário deverá clicar na opção "Encerrar" e será apresentada a tela de Encerramento onde deverá preencher as informações de UF, Município e Data conforme a imagem a seguir.



Após o preenchimento das informações de encerramento, é necessário clicar no botão OK, nesse momento o Mega ERP enviará o evento para que seja registrado e vinculado ao MDF-e no Sefaz.
Ao processar o retorno do Sefaz e o mesmo for autorizado, então o MDF-e passará para "Encerrado" e seu Manifesto para "Finalizado".


Cancelamento de MDF-e


O Evento de Cancelamento do MDF-e é realizado através da Ação "Cancelar" na tela de Ações e Consultas do MDF-e.
Para isso, o usuário deverá filtrar o MDF-e autorizado que se deseja cancelar:



Após selecionar o MDF-e, o usuário deverá clicar no botão Ação ou clicar com o botão direito do mouse sobre o MDF-e selecionado. Serão exibidas as opções conforme imagem a seguir:



O usuário deverá clicar na opção "Cancelar" e será apresentada a tela de Cancelamento onde deverá preencher o motivo do cancelamento, conforme a imagem a seguir.



Após o preenchimento do motivo de cancelamento, é necessário clicar no botão OK, nesse momento o Mega ERP enviará o evento para que seja registrado e vinculado ao MDF-e no Sefaz.
Ao processar o retorno do Sefaz e o mesmo for autorizado, então o MDF-e e o Manifesto passarão para o Status "Cancelado" e seus documentos serão retirados do Manifesto. Ou seja, os documentos ficarão disponíveis para serem incluídos em um novo Manifesto.



Para realizar o cadastro de motivos de cancelamento, o usuário deverá acessar o menu Opções / Contratos / Motivo, clicar no botão "Inserir", preencher as informações e no campo "Tipo" deve ser informado o valor "Manifesto".


Impressão de MDF-e


Na tela de impressão de MDF-e, que é acessada através do botão MDF-e / Impressão de MDF-e,  é possível visualizar os manifestos eletrônicos a serem impressos manualmente ou configurar a impressão automatica do MDF-e.

Considerações:

  • Para essa funcionalidade é necessário que usuário tenha configurado o Tipo Impressora.

  • Possuir manifestos eletrônicos que tenham sido autorizados pela Sefaz.


Impressão manual

Para realizar a impressão manual, o usuário deverá selecionar os documentos desejados na tela e clicar no botão "Imprimir".


Impressão automática

Para realizar a impressão automática o usuário deverá preencher os filtros desejados. 

Para configurar o intervalo de tempo clicar na seta ao lado do botão "Impressão Automática" e para executar a impressão clicar no botão.


Somente serão selecionados documentos não impressos.



O usuário terá opção de minimizar a tela e o processo de impressão continuará em execução, o usuário poderá  finalizar o processo de impressão clicando com o botão direito do mouse sobre o ícone de impressão localizado na bandeja, conforme a imagem a seguir.




Ocorrência de Documentos


Permite finalizar documentos tais como: Manifesto, Coleta e Conhecimentos.


Ocorrência Manifesto


Possibilita o usuário finalizar o Manifesto e seus documentos relacionados.

Acessar o botão Ocorrência MCD / Manifesto, selecionar e incluir a Ocorrência conforme imagem a seguir:



Ao concluir e clicar no botão OK, o Manifesto e seus respectivos documentos serão finalizados. 


Ao finalizar um Manifesto que possui definição do tipo de transporte igual a MDFe, o usuário deverá entrar na tela de Ações e solicitar o encerramento.
Não é permitido cancelar a Ocorrência de um Manifesto que possui definição do tipo de transporte igual a MDFe e o Encerramento esteja autorizado pelo Sefaz.


Integrações


Escrituração Fiscal de Frete


Este processo tem por objetivo realizar a integração dos Conhecimentos de Frete com o módulo Tributação Fiscal.

Pré-requisitos:

  • Ter Código de Ação do tipo "CFRET - Conhecimento de Frete" configurado para integrar com o módulo Tributação Fiscal.
  • Ter o o módulo Tributação Fiscal devidamente configurado.
  • Cadastrar as informações de Produtos e Integração fiscal  nos parâmetros da Filial no módulo de Fretes.


Somente serão integrados conhecimentos com as situações: Em trânsito, Finalizado ou Cancelado.



Escrituração Manual de Conhecimento de Frete


Essa funcionalidade tem o objetivo de integrar de maneira manual os Conhecimentos de Frete, basta o usuário executar o filtro desejado, selecioná-los e clicar no botão "Integrar", conforme imagem a seguir:


Escrituração Fiscal de Frete via Agenda


Esta funcionalidade tem o objetivo de integrar os Conhecimentos de Frete automaticamente através da Agenda de Processos.

Pré-requisitos:

  • Na agenda de integração do módulo Fretes, acessar o menu Opções / Utilitários / Agendamento de Processos, aba Tipos de Ação e selecionar o serviço "TRAEF - Escrituração fiscal de frete". Mais informações de como efetuar a configuração da agenda de processos acesse o tópico Agendamento de Processos:


Integração com a Repom 


Realiza a emissão de contratos pelo sistema da Repom, providenciar o pagamento dos pedágios e do frete terceiro aos motoristas contratados.
Para habilitar a integração deve se entrar em contato com a Repom, dados no site:  http://www.repom.com.br/.

Pré-Requisitos:

  • Ter instalado na estação o Microsoft .NET Framework versão 3.5 ou superior;
  • DLL necessária para comunicação com o sistema da Repom  registrada no server  SrvMegaCaFrete. 


Parametrização


Acessar o módulo Fretes / Manifesto / Gerenciamento  de Frete / Repom / Parâmetros
Definir Código de filial, Código de usuário e Assinatura Digital  fornecidas pela Repom.


Cadastro de Rotas/Trajetos


Acessar o módulo Fretes / Cadastro / Trajetos.


Para a integração do Repom, a rota pode conter apenas um trajeto, já que a Repom necessita de uma cidade de origem e destino fixa para a emissão do contrato. 


Cadastro de Trajeto


Ao clicar no botão “Buscar Roteiro” o sistema realiza uma busca no sistema da Repom com base nos códigos de IBGE das cidades de origem e destino do trajeto. Se localizado, as informações serão exibidas para seleção do roteiro Repom. 
Caso não seja encontrado nenhum roteiro, será necessário solicitar um novo roteiro, para isso é necessário preencher os campos “Tipo Processo Transporte” e “Vias de Passagem”. 


O Cadastro do Roteiro é de responsabilidade da Repom e a solicitação de novo roteiro pode levar até 20 minutos, após o cadastro será necessário realizar a busca novamente.


Movimentação


Acessar o módulo Fretes / Manifesto / Gerenciamento  de Frete / Repom / Movimentação .
Permite realizar as  ações de integração com o sistema da Repom e visualizar as transações de envio e seus logs.


Enviar Contrato


Esse processo está divido em 3 etapas, validação dos cadastrais,  validação de abertura de contrato e emissão do contrato.

Validação dos cadastrais
:  Realiza  uma conferência dos dados de do proprietário do veículo, motorista, veículo (tração) e carreta, antes da emissão do contrato e cria uma transação  com o método "IntegraDadosCadastroNacional";
   Obs.:  Para o veículo o veículo e carreta devem ser informadas especificações no cadastro de equipamento no módulo de Frotas  de 'COR' e 'CIDADE', pois não existem as informações diretamente na tela.

Validação de abertura de contrato: 
Realiza uma validação nos dados de emissão do contrato, para isso será  uma tela para o preenchimento das seguintes informações:

  • Nº Cartão – Cartão fornecido pela Repom;
  • Operação – Lista de operações cadastradas no site da Repom, que define os documentos que são obrigatórios no final da viagem. Caso deseje atualizar a lista de operações selecione o botão Botão Atualiza Operações;
  • Valor Frete motorista – Valor do Frete Terceiro a ser enviado ao motorista;
  • Valor Pedágio - O valor do pedágio é obtido através de uma consulta no sistema da Repom;
  • Repasse de Pedágio – Selecione este parâmetro para descontar o valor do pedágio do Valor do Frete Motorista;
  • Vlr. Frete Mot. Final – Valor com o desconto de pedágio. O valor do adiantamento deve seguir a mesma regra do valor máximo do adiantamento do manifesto, configurado nos parâmetros da filial;
  • Cond. Pagamento – Condição que define o valor da primeira parcela do Frete Terceiro (adiantamento), que será enviado a Repom.

Emissão de contrato: É enviado um XML com base nas informações do manifesto e dos documentos vinculados a ele, para isso é gerada uma transação de com o método "EmiteContrato",  com os dados da validação de abertura e emissão de contrato.


Cancela Contrato


Solicita o cancelamento do contrato enviado incorretamente para a Repom.

Obs.: 
Só podem ser cancelados os contratos que estejam com situação de envio  "Enviado" e não tenha sido realizada nenhuma movimentação no cartão.


Quita Contrato


Envia a solicitação de finalização de um contrato no sistema Repom e gera uma transação de com o método "QuitaContrato"
Obs:
Dependendo da configuração do ambiente da Repom, ainda é necessário realizar a autorização de pagamento, para que o contrato conte como Quitado.


Autoriza Pagamento


Realiza a autorização de pagamento de um contrato caso o sistema da Repom esteja configurado para não aprovar automáticamente.


Integração Financeira


Acessar o módulo Fretes / Utilitários / Agenda de Processos.

Após a quitação dos contratos, as informações serão disponibilizadas para realizar a integração financeira.
Para que isso ocorra automaticamente, deve ser configurado o serviço "TRAFR - Integração CtPag de Frete Motorista Repom".
O serviço consultará os valores de abastecimentos e adiantamentos no sistema da Repom e adicionará no manifesto, para realizar a integração financeira.


Processamento Faturamento


Processo de criação de faturas agrupadas, em Utilitários / Integração / Processamento Faturamento.

Para geração de faturas do frete, o usuário pode informar os dados que deseja filtrar e baseado nesta seleção o sistema irá gerar a(s) fatura(s) dos CTRCs que estão pendentes para integração com o contas a receber.   
Ao clicar no botão OK será executado o processo de geração de faturas respeitando o agrupamento pré-determinado, que são os campos pagador e condição de pagamento:


Processamento Faturamento


Após a geração das faturas será exibido uma tela de log, com as seguintes informações: número da fatura, valor, quantidade de faturas geradas e valor total:


Processamento Faturamento Log


Ajuste de Nota Fiscal Manual


Funcionalidade que permite alterar informações de notas fiscais que estejam na situação "Instruída" e que foram incluídas manualmente no sistema, para serem utilizadas no cálculo de CTRCs de reentrega e devolução.

Os ajustes devem ser cadastrados através do menu Opções / Operações / Notas Fiscais / Ajuste NF Manual, e somente serão utilizados no cálculo após confirmados.

Somente o último ajuste confirmado será utilizado no cálculo.

Será adicionado um item no log de cálculo do grupo de notas caso o ajuste seja utilizado.


Agentes padrão para download de CT-e e MDF-e 


Nos parâmetros da filial, no menu Opções > Cadastros > Parâmetros > Frete, aba CT-e / MDF-e, existe a possibilidade de cadastrar os agentes que devem ser sempre autorizados a fazer o download de CT-e e MDF-e.



Além de selecionar o agente, deve-se informar também quais os documentos que ele será autorizado a realizar o download:




Caso o agente esteja autorizado a realizar o download de CT-e, ele será inserido automaticamente quando um novo conhecimento  for calculado ou inserido manualmente nas filiais em que ele estiver configurado.

Caso o agente esteja autorizado a realizar o download de MDF-e, ele será inserido automaticamente quando um novo manifesto for gerado automaticamente ou inserido manualmente nas filiais em que ele estiver configurado.


  • No labels