Na tela de parâmetros do módulo Custo Contábil, na aba Tipo na aba Tipo de Fechamento, possibilita é possível definir em linhas gerais como é feito o fechamento de custo na organização.
A ordenação que os movimentos são processados pode ser realizada de quatro formas:
Transferência de Valores do Custo Contábil para o Kardex
No módulo de Custo Contábil, em Opções / Processos / Transferência de Valores Kardex, informar o período contábil e clicar no botão Aplicar. Selecionar os movimentos e clicar no botão Transferir Kardex.
Consultar Saldo Contábil
Para consultar o saldo do item, no módulo Custo Contábil, acessar o menu Opções / Custo Contábil / Saldos, filtrar o item e clicar no botão Zoom.
Verificar o valor destacado nas abas "Unitário MC" e "Unitário MA" (MC - Moeda Corrente / MA - Moeda Alternativa).
O valor que será considerado é o do campo "Total" que está no grupo "Final".
Realizar a Contabilização
Acessar a Agenda de Contabilidade (Contabilidade / Opções / Utilidades / Integração / Configuração da Agenda) e executá-la no período que compreenda os movimentos de integração na data do documento e tipos de ações desejadas.
Consultar Lançamentos
Low Level Code (Período)
Os movimentos são ordenados pelo Low Level Code do item, em seguida pela Sequência fixa de Critérios, em seguida pela data da movimentação e em seguida pela sua Sequência de Lançamento.
O custo médio do item é calculado durante todo o período, ou seja, todas as entradas do período são processadas e em seguida todas as saídas são valorizadas usando o custo calculado:
Low Level Code (Diário)
Os movimentos são ordenados pela data da movimentação, em seguida pelo Low Level Code, em seguida pela Sequência fixa de Critérios e em seguida pela sua Sequência de Lançamento.
O custo médio do item é calculado a cada dia, ou seja, todas as entradas do dia são processadas e em seguida todas as saídas são valorizadas usando o custo calculado:
Customizado
Todas as opções de ordenação existentes ficam disponíveis para escolher de qual forma os movimentos serão processados:
Critérios de Valorização
Os critérios atuais existentes no sistema são:
Sequência Fixa de Critérios
O MegaERP possui internamente uma sequência fixa para processar cada um dos critérios de valorização apresentados anteriormente:
- Saídas por Transferência entre Grupos (Critério 24);
- Entradas por Transferência entre Grupos (Critério 25);
- Entradas de Sub-Produto (Critério 21);
- Entradas por Frete, Compras ou Produção (Critérios 3, 7, 12, 28, 29, 30);
- Saídas por Devolução de Compra (Critério 8);
- Saídas por Transferência Interna entre Almoxarifados (Critério 23);
- Entradas por Transferência Interna entre Almoxarifados (Critério 20);
- Outras Entradas (Critérios 1, 5, 9, 16 e 18);
- Entradas por Devolução de Venda (Critério 22);
- Saídas (Critérios 2, 4, 6, 10, 11, 13, 14, 15, 17 e 19);
Consulta da Valorização
Após realizar o processo de fechamento será possível consultar a valorização da transferência nas telas Movimentos e Saldos do módulo Custo Contábil. Conforme imagens a seguir:
Contabilização do custo do item pelo valor do Custo Contábil
O módulo Custo Contábil disponibiliza variáveis de contabilização para os movimentos que passaram pelo processo de Fechamento.
Essas variáveis permitem que os valores calculados possam ser utilizados para o processo de contabilização.
Configuração
Criação / Alteração da definição de contabilização
No módulo Global, acessar o menu Configurações / Contabilização / Definição e selecionar o tipo de ação desejado, na aba Contabilização selecionar uma sequência (Seq.) ou adicionar uma nova, e clicar no botão Itens.
Na tela Itens de Contabilização, preencher o campo Valor com a variável desejada, é ela quem definirá como o sistema irá contabilizar o valor do documento.
Código de Ação
No módulo Global em Configurações / Códigos de Ação, adicionar ou alterar um código de ação do tipo da variável criada / alterada, marcar para integrar com a Contabilidade. Na pasta Contabilidade, vincular a definição da contabilização criada / alterada no campo "Código".
Para códigos de ação do tipo "Estoque - ESTOQ" é necessário vincular na aba "Recebimento / Movimentação" o tipo de movimento que será utilizado na movimentação de estoque.