Versions Compared

Key

  • This line was added.
  • This line was removed.
  • Formatting was changed.

Redespacho


O redespacho é caracterizado quando a transportadora contratada opta por fazer somente parte do transporte e repassa à outra transportadora ou transportador autônomo o cumprimento do trajeto até seu destino final. O processo de redespacho e os documentos a serem cumpridos pelo seu transportador (contratante e contratado) podem ser encontrados no artigo 206 do RICMS/SP, aprovado pelo D.45.490/00. 

Para utilizar o processo de redespacho será necessário executar os passos descritos nos tópicos a seguir.


Preparar a Nota Fiscal


Ao inserir ou editar uma Nota Fiscal, o usuário deverá acessar o menu Opções / Operações / Notas Fiscais, selecionar um documento para editar ou inserir um novo. Clicar na guia Outras Inf., escolher um agente transportador para o campo Redespacho e alterar o campo Redespacho por conta do Remetente:


Redespacho na Nota Fiscal


Após conferir, a nota fiscal está pronta para ser calculada.


Preparar o Grupo de  Notas Fiscais e gerar CTRC


Através do menu Opções / Operações / Grupo de Notas, o usuário deverá inserir um novo grupo de notas fiscais e na aba Geral informar a transportadora que pretende agrupar as notas fiscais, como um filtro:


Informar Transportadora no Grupo de Notas


Na aba Notas Fiscais serão apresentadas as notas disponíveis e já selecionadas neste grupo. Selecionar a nota fiscal, clicar no botão adicionar e gravar o grupo de notas:


Notas fiscais selecionadas


Selecionar o grupo de notas e clicar em Calcular. Após concluir será apresentado o resultado do cálculo, conforme imagem a seguir:


Resultados do cálculo do grupo de notas


No zoom da tela podem ser visualizados os números dos CTRCs gerados. No exemplo da imagem a seguir a nota fiscal de redespacho gerou dois CTRCs, um para o primeiro trecho da viagem (do local de coleta até o redespacho) e o segundo trecho da viagem (do redespacho até o local de destino):


Zoom com as informações dos documentos gerados


CTRC do primeiro trecho da viagem


Através do menu Opções / Operações / Conhecimento, o conhecimento pode ser inserido no sistema de duas maneiras:

  • Através de importação de EDI: O CTRC será vinculado ao Pré-CTRC automaticamente caso a nota fiscal esteja informada no arquivo.

  • Manualmente: O usuário deverá vincular a nota fiscal de redespacho em cada um dos CTRCs, para que o vínculo entre CTRC e o Pré-CTRC seja estabelecido.


Ocorrência Finalizadora


Para que a nota fiscal do primeiro trecho seja liberada para o uso no segundo trecho da viagem, será necessário incluir uma ocorrência finalizadora na nota fiscal. Para isso, o usuário deverá acessar o menu Opções / Operações / Ocorrências / Nota fiscal, selecionar a nota e a ocorrência e finalizar.


Liberar o CTRC


Após lançar a ocorrência finalizadora, a mesma nota fiscal poderá ser utilizada mais de uma vez para CTRCs de redespacho do segundo trecho da viagem.
Após o vínculo da nota fiscal no CTRC, o mesmo estará disponível para liberação.


CTRC do segundo trecho da viagem


O CTRC do segundo trecho deve seguir os mesmos passos dos tópicos: CTRC do primeiro trecho da viagem, Ocorrência Finalizadora e Liberar  Ocorrência Finalizadora e Liberar o CTRC.


Grupo de Notas


O grupo de notas é um agrupador de notas fiscais que após ser calculado irá gerar um ou mais Pré-CTRCs.


Processo Customizado


Para customizar regras próprias no Cálculo de Grupo de Notas existem dois pontos que poderão ser desenvolvidas regras e alterados os valores dos Pré-CTRCs gerados.
Para gerar os dados customizados da nota fiscal utilizar o objeto "MGCTT.CTT_P_PreCalculoPreCTRC" e para gerar os dados customizados do conhecimento utilizar o objeto "MGCTT.CTT_P_PosCalculoPreCTRC".
Para mais informações consulte Processos Customizados


CTRC


Conferência


No processo de conferência é comparado o valor cobrado pela transportadora no CTRC, com os valores calculados no Pré-CTRC.
Se não houver divergência nos valores o status do CTRC será alterado para "Entregando".
Em caso de divergência de valores o CTRC pode ser conferido automaticamente através da inclusão de privilégio de usuário e informando um limite de aprovação de "Discrepância de CTRC", através do menu Opções / Cadastros / Privilégio de usuários.
Se o privilégio de "Discrepância de CTRC" não estiver cadastrado ou o valor discrepante exceder o limite estipulado, o status do CTRC somente será alterado pelo processo de Liberação de CTRC.


Liberação


No processo de liberação o usuário pode autorizar as discrepâncias de valores encontradas no processo de conferência de valores do CTRC.
Para dar inicio ao processo de liberação é necessário que o usuário possua um privilégio de aprovação de "CTRC" cadastrado.
Essa operação pode ocorrer de duas formas, manual, pelo botão Liberar da Tela de CTRC ou automática, durante o processo de conferência do CTRC.
Para liberação automática será necessário habilitar o parâmetro "Libera CTRC após a conferência", nos parâmetros da filial no Embarcador através do menu Opções / Cadastros / Parâmetros / Embarcador.


EDI (Electronic Data Interchange)


O EDI, ou Electronic Data Interchange, permite o intercâmbio de documentos normalizados entre os sistemas informáticos dos que participam em uma relação comercial.


Envio de Dados


Para possibilitar a geração de arquivos EDI, o usuário deverá realizar primeiramente o cadastro dos Tipos de EDI e Padrões para cada cliente que desejar.


Cadastro de Exportação


Para cadastrar um padrão de EDI acesse o menu Embarcador / Opções / Utilitários / EDI / Envio de Dados / Cadastro de Exportação.


Envio de EDI por e-mail


Para o envio automático por e-mail, o usuário deverá realizar as seguintes configurações:

  • Configurar a caixa de e-mail selecionando o tipo "EDI-Electronic Data Interchange" para o envio de e-mail, para isso o usuário deverá acessar o menu Embarcador / Opções / Utilitários / Configuração de E-mail. Maiores informações de como efetuar o cadastro acesse o tópico Configuração de E-mail;
  • No cadastro de exportação de EDI, preencha os campos "E-mail" e "Envia e-mail automático ao gerar o arquivo".


Após realizar as configurações descritas acima, basta seguir o processo de geração de EDI de Nota Fiscal ou Pré-Fatura.

Na visualização do log de exportação quando o tipo de EDI estiver configurado para enviar e-mail, serão apresentadas as informações do envio, podendo ser de erro ou de sucesso. 


Importante: Esta funcionalidade está disponível para os seguintes padrões: 

  • Nota Fiscal - 302NF:
    • Proceda V30A Nota Fiscal;
    • Proceda V31 Nota Fiscal;
    • Proceda V50 Nota Fiscal.
  • Pré-Fatura - 302PREFAT:
    • Proceda V10 Pré-Fatura.


Notas Fiscais


Para gerar um arquivo EDI de Nota Fiscal o usuário deve acessar o menu Embarcador / Opções / Utilitários / EDI / Envio de Dados / Nota Fiscal, preencher os dados de filtro que desejar e clicar no botão OK.


Pré-Fatura


Para gerar um arquivo EDI de Nota Fiscal o usuário deve acessar o menu Embarcador / Opções / Utilitários / EDI / Envio de Dados / Pré-Fatura, preencher os dados de filtro que desejar e clicar no botão OK.


Nota Fiscal de Devolução


Notas fiscais de devolução importadas pelas integrações com os módulos de Distribuição e Materiais, terão tratativa diferente do que uma nota de devolução gerada pelo processo de instrução de Notas.
Elas entraram no sistema diretamente com o tipo de operação de devolução e as notas fiscais vinculadas nela, nos outros módulos, poderão ser visualizadas no zoom "Notas Fiscais vinculadas" da tela de digitação de notas.
No cálculo do grupo de notas será utilizada a regra de devolução no contrato, mas os dados de inicio e término do transporte serão os mesmos informados na nota fiscal.
Essas notas não poderão receber ocorrências finalizadoras do tipo "Não entrega".