Os movimentos são ordenados pelo Low Level Code do item, em seguida pela Sequência fixa de Critérios, em seguida pela data da movimentação e em seguida pela sua Sequência de Lançamento.
O custo médio do item é calculado durante todo o período, ou seja, todas as entradas do período são processadas e em seguida todas as saídas são valorizadas usando o custo calculado:
Low Level Code (Diário)
Os movimentos são ordenados pela data da movimentação, em seguida pelo Low Level Code, em seguida pela Sequência fixa de Critérios e em seguida pela sua Sequência de Lançamento.
O custo médio do item é calculado a cada dia, ou seja, todas as entradas do dia são processadas e em seguida todas as saídas são valorizadas usando o custo calculado:
Customizado
Todas as opções de ordenação existentes ficam disponíveis para escolher de qual forma os movimentos serão processados:
Critérios de Valorização
Os critérios atuais existentes no sistema são:
Sequência Fixa de Critérios
O MegaERP possui internamente uma sequência fixa para processar cada um dos critérios de valorização apresentados anteriormente:
- Saídas por Transferência entre Grupos (Critério 24);
- Entradas por Transferência entre Grupos (Critério 25);
- Entradas de Sub-Produto (Critério 21);
- Entradas por Frete, Compras ou Produção (Critérios 3, 7, 12, 28, 29, 30);
- Saídas por Devolução de Compra (Critério 8);
- Saídas por Transferência Interna entre Almoxarifados (Critério 23);
- Entradas por Transferência Interna entre Almoxarifados (Critério 20);
- Outras Entradas (Critérios 1, 5, 9, 16 e 18);
- Entradas por Devolução de Venda (Critério 22);
- Saídas (Critérios 2, 4, 6, 10, 11, 13, 14, 15, 17 e 19);
Consulta da Valorização
Após realizar o processo de fechamento será possível consultar a valorização da transferência nas telas Movimentos e Saldos do módulo Custo Contábil. Conforme imagens a seguir:
Contabilização do custo do item pelo valor do Custo Contábil
O módulo Custo Contábil disponibiliza variáveis de contabilização para os movimentos que passaram pelo processo de Fechamento.
Essas variáveis permitem que os valores calculados possam ser utilizados para o processo de contabilização.
Configuração
Criação / Alteração da definição de contabilização
No módulo Global, acessar o menu Configurações / Contabilização / Definição e selecionar o tipo de ação desejado, na aba Contabilização selecionar uma sequência (Seq.) ou adicionar uma nova, e clicar no botão Itens.
Na tela Itens de Contabilização, preencher o campo Valor com a variável desejada, é ela quem definirá como o sistema irá contabilizar o valor do documento.
Código de Ação
No módulo Global em Configurações / Códigos de Ação, adicionar ou alterar um código de ação do tipo da variável criada / alterada, marcar para integrar com a Contabilidade. Na pasta Contabilidade, vincular a definição da contabilização criada / alterada no campo "Código".
Para códigos de ação do tipo "Estoque - ESTOQ" é necessário vincular na aba "Recebimento / Movimentação" o tipo de movimento que será utilizado na movimentação de estoque.
Transferência de Valores do Custo Contábil para o Kardex
No módulo de Custo Contábil, em Opções / Processos / Transferência de Valores Kardex, informar o período contábil e clicar no botão Aplicar. Selecionar os movimentos e clicar no botão Transferir Kardex.
Consultar Saldo Contábil
Para consultar o saldo do item, no módulo Custo Contábil, acessar o menu Opções / Custo Contábil / Saldos, filtrar o item e clicar no botão Zoom.
Verificar o valor destacado nas abas "Unitário MC" e "Unitário MA" (MC - Moeda Corrente / MA - Moeda Alternativa).
O valor que será considerado é o do campo "Total" que está no grupo "Final".
Realizar a Contabilização
Acessar a Agenda de Contabilidade (Contabilidade / Opções / Utilidades / Integração / Configuração da Agenda) e executá-la no período que compreenda os movimentos de integração na data do documento e tipos de ações desejadas.