Skip to end of metadata
Go to start of metadata

You are viewing an old version of this page. View the current version.

Compare with Current View Page History

« Previous Version 3 Next »

A rotina de segurança permite definir os direitos de acesso sobre todas as opções do sistema, incluindo menus, botões e pastas. É possível por exemplo, definir os direitos sobre a inclusão, deleção, edição e consulta sobre um determinado cadastro. 


Nível de Acesso


Em Configurações > Nível de Acesso, o sistema traz como sugestão alguns níveis de acesso cadastrados, como podemos observar na imagem a seguir. Com o nível de acesso, será possível determinar que o usuário tenha acesso a determinados Códigos de Ação ou Relatórios:



Os níveis de acesso padrões do sistema são configurados da seguinte forma:

  • Administrador do Sistema: O usuário pode acessar irrestritamente todos módulos, janelas e operações do sistema;
  • Administrador do Módulo: Acesso liberado para todas as janelas, cadastros/processos, configuração e parametrização do módulo;
  • Operador do Módulo: Acesso somente aos cadastros e processos operacionais do módulo;
  • Digitador do Módulo: O usuário pode incluir, alterar e editar os cadastros básicos do módulo;
  • Gerencial: Acesso restrito à emissão de relatórios do módulo.


Hierarquia Operacional


A definição de uma Hierarquia Operacional se torna muito importante no sistema quando há necessidade de restrição de acesso, já que a mesma permite a visualização ou não de determinadas operações feitas no sistema de acordo com o nível hierárquico que o usuário possui. Para acessar esta parametrização acesse Configuração > Hierarquia Operacional:



Para visualizar as hierarquias de cada módulo, deve-se selecionar o módulo na primeira pasta e clicar em Hierarquia Operacional.


Perfil do usuário


O perfil do usuário configura os direitos de acesso sobre os módulos e seus menus, tabelas, pastas e botões. O sistema permite que o usuário cadastre um Grupo de Perfis e abaixo dele todos os perfis. 
O conceito de perfil é muito útil quando vários usuários devem ter os mesmos direitos e configurações de acesso. Para localizar este processo acesse Configurações > Perfil do Usuário.



1. Perfil do Usuário: Nesta pasta será cadastrado o perfil. Para isto, clique no botão Inserir:



Nome: Definir um nome para o perfil;
Tipo (Grupo ou Perfil): Se o mesmo for definido como perfil, o sistema solicitará que seja informado o grupo ao que o mesmo pertence;
Copiar Perfil de: Copiar um perfil anteriormente criado, para isso deve-se informar qual é o perfil desejado para a cópia.

2. Módulos: É nesta pasta que serão atribuídos quais módulos o perfil de usuário terá direito de acesso. Para incluir os módulos, clique em Inserir:




Nome Módulo: Selecionar o módulo para acesso;
Nível de Acesso: Vincular qual será o nível de acesso;
Movimentos: Definir período de acesso ao módulo, se necessário.

3. Cadastro/Processos: Após definir quais módulos estarão liberados para o Perfil do Usuário, nesta aba serão configuradas as pastas e botões que o usuário terá acesso, além de determinar as limitações referentes a inclusão, alteração, exclusão e edição de cada cadastro do sistema.



4. Menu: O menu do sistema pode ser personalizado por Perfil de Usuário.


 Caso o módulo não seja inserido nesta pasta, o sistema automaticamente inibirá o botão e os menus de acesso ao mesmo.


Quando a opção Permite Acesso a este Cadastro/Processo, estiver desmarcada, os processos não estarão visíveis.


Grupos e Usuários


Após definição dos perfis, acesse Configurações > Grupos e Usuários, para que sejam cadastrados os Grupos e os Usuários do sistema:



Inclusão de Grupos e Usuários


Geral



1. Nome: Nome do usuário a ser utilizado para o login no sistema;
2. Grupo/Usuário: Determinar se Grupo ou Usuário. Se for marcada a opção usuário, é necessário vincular o grupo ao qual o mesmo pertence;
3. Copia as Configurações do Grupo: Esta opção permite que se copie as configurações feitas para o grupo no qual o usuário está amarrado, podendo ser utilizada ou não, pois pode-se ter um usuário no mesmo grupo, porém com direitos diferentes;
4. Validade da Senha: Há três opções disponíveis: nunca expira; desativá-la após ultrapassar a data informada no campo Válido até; solicitação ao usuário na troca da senha na data do campo Válido até; pode-se determinar por quantos dias a senha será válida, sendo necessário informar o número de dias no campo Renovar por;
5. Status: Se Inativo, o usuário não terá mais direito de acessar o sistema. Essa opção é interessante quando o colaborador não faz mais parte da organização, já que devido à integridade referencial dos dados, é impossível excluir um usuário.
6. Usuário Administrador: Se esta opção estiver marcada, o usuário terá direitos de utilizar o MegaERPAdmin e também de marcar ou desmarcar esta opção em outros usuários.
7. Usuário do Mega Integrador: Quando esta opção está marcada indica que esse usuário somente será utilizado para integrações entre sistemas através do Módulo Integrador, não devendo ser utilizado para outros fins.


Perfil por Organização


É nesta pasta que serão atribuídos por organização, os perfis do usuário. É possível determinar perfis diferentes por organizações.



Caso o usuário que está sendo cadastrado seja uma exceção a todos os perfis já definidos, é necessário criar um novo perfil e atribuí-lo ao usuário.


 Caso não seja atribuído nenhum perfil para algumas organizações para determinado usuário, elas não aparecerão na tela de inicialização do sistema. 


Para incluir uma nova organização, deve-se clicar em Inserir e, em seguida, selecionar uma organização e vincular um perfil a ela:



Hierarquia Operacional


É nesta pasta que informaremos qual é a hierarquia operacional em que este usuário estará vinculado a cada módulo do sistema.



Para inserir um novo módulo ao Grupo ou Usuário, clicar em Inserir:



Selecionar o módulo e vincular o Nível Hierárquico (1 – Master). 


Trocar Senha


Em Configurações > Trocar Senha, é possível que o usuário realize a troca da sua senha de acesso ao sistema, sem necessidade de acessar os Grupos e Usuários. Para isto é necessário informar a senha utilizada, uma nova senha e realizar a confirmação:



Configuração


É possível configurar as tentativas de login permitidas ao usuário; caso o número de tentativas seja excedido, o Usuário ficará com status Bloqueado, necessitando de liberação de acesso. Esta parametrização está disponível em Configurações > Configurar Senha:



Caso a opção Utilizar Senha Avançada, seja habilitada, é possível definir quantidade mínima de caracteres para senha e, ainda, se é permitido, não permitido ou obrigatório o uso de símbolos, caracteres ou números.


Cópia de Usuário


Em Configurações > Cópia de Usuário, é possível realizar a cópia da segurança, igualando ou removendo as configurações de um usuário para outro:



Para isso, informe o usuário de Origem e usuário de Destino, aplicando em seguida as definições.

Após clicar em Confirmar, o sistema exibirá uma mensagem de confirmação de cópia.


  • No labels