Conta financeira prevista
O campo de conta financeira prevista informa a conta financeira que será usada na cobrança do título. Para os documentos de contas a receber, a atualização deste campo será influenciada pela Forma de Cobrança selecionada para o título.
Se a Forma de Cobrança não for bancária, durante o lançamento do documento o sistema irá preencher automaticamente a conta prevista com o agente definido nos parâmetros do módulo Financeiro, e poderá ser alterado para uma conta financeira diferente.
Se a Forma de Cobrança for bancária, a conta financeira prevista ficará desabilitada e será preenchido com a conta vinculada à Forma de Cobrança. Nesse caso, sempre que a Forma de Cobrança for alterada, manualmente ou por processos do Office Banking (como no processamento de arquivos de retorno ou através da tela “Alterar Forma de Cobrança”), a conta financeira prevista será atualizada automaticamente pelo sistema para acompanhar a conta vinculada à Forma de Cobrança.
Se a Forma de Cobrança do documento for alterada de uma do tipo bancária para outra do tipo carteira, o campo conta financeira prevista será habilitado, mas continuará preenchido com a conta financeira da Forma de Cobrança anterior; e o usuário poderá alterar para uma conta financeira diferente.
A conta financeira prevista para cobrança pode ser alterada no lançamento de contas a receber, na tela de alterar conta financeira prevista, ou pelo serviço de importação 306 e importações via texto.
Além da tela de lançamento, a conta prevista poderá ser visualizada na grade da tela de baixas de contas a receber, e na grade da tela de consulta de contas a receber ao executar o filtro na tela de lançamento.
As telas de filtro de contas a receber possuem o campo de conta prevista, para que o filtro considere somente os documentos do contas a receber com a conta financeira prevista selecionada.
Controle de quitações parciais de baixas por referência
O controle de quitação de documentos baixados por referência permite informar no Contas a Receber ou na Baixa Cheques do Contas a Receber quais dos documentos baixados por referência estão sendo pagos e também qual o valor recebido de cada um deles.
Configuração
Para o funcionamento da quitação de documentos baixados por referência em Configurações/Parâmetros/Financeiro, aba Outros Parâmetros deverá ser marcado o parâmetro Controla quitação de Baixa Ref. do C. Receber.
Visualização
É possível acessar a tela de duas formas:
- Através da tela de Contas a Receber, aba Edição, sub-aba Movimentação, na edição ou inclusão de uma nova baixa, botão Bx.NF/Pedido localizado no rodapé, ou;
- Em Opções/Movimentação/Baixas/Cheques C.Receber, na tela de edição de uma baixa, botão Bx.NF/Pedido.
Quitação de baixa por referência
Na tela de quitação (botão Bx.NF/Pedido) é possível efetuar o controle de quitação dos documentos baixados por referência.
Nesta tela serão exibidos todos os documentos baixados por referência com os dados de identificação do documento, como:
- Os campos Agente, Parcela e Vencimento não contêm informações quando o documento é inserido para baixar por referência no momento da inclusão do contas a receber. Quando estes campos têm informações, significa que o documento foi vinculado ao contas a receber para baixar por referência;
- A coluna Valor é o valor da parcela do documento;
- A coluna Saldo Anterior é o saldo em aberto desconsiderando a quitação atual;
- No campo Valor Recebido deverá ser informado o valor recebido;
- A coluna Saldo Atual informa o saldo que ficará em aberto.
Clicando com o botão direito do mouse nesta tela, é possível exportar os dados conforme sua exibição atual. Sua grade permite ocultar, agrupar e redimensionar as colunas e, além disso quando maximizada, possuir a característica de auto redimensionamento.
Realizando um controle de quitação
Baseado no Saldo Anterior do documento, que é o valor do documento menos as quitações já realizadas, o usuário poderá realizar o controle da quitação utilizando o campo Valor Recebido, que é o valor recebido de cada documento baixado por referência.
Ao preencher o Valor Recebido o sistema calculará o campo Saldo Atual através da fórmula [Saldo Anterior - Valor Recebido]. O resultado será exibido da seguinte forma:
- Se o Valor Recebido for maior que Saldo Anterior, o Saldo Atual ficará zerado e o texto ficará em vermelho para indicar que o valor recebido é maior que o saldo do documento.
- Se o Valor Recebido for igual ao Saldo Anterior, o Saldo Atual ficará zerado.
- Se o Valor Recebido for negativo, será exibido um alerta informando que o valor não pode ser negativo e não será possível gravar a quitação enquanto existir valor recebido negativo.
Quando a tela de quitação é acessada a partir de uma baixa total da fatura, para todos os documentos baixados por referência, o sistema irá preencher o Valor Recebido zerando o saldo desses lançamentos. Se necessário, o campo Valor Recebido poderá ser alterado.
Replicar Fatura do Contas a Receber
A réplica de faturas permite replicar uma determinada fatura de forma configurada. Para acessar esta funcionalidade é necessário estar com a fatura do Contas a Receber aberta e clicar no botão Replicar Fat.
Configuração
A forma como será replicada a fatura original é definida na tela apresentada ao clicar no botão Replicar Fat. no Contas a Pagar, pelos seguintes parâmetros:
- Cond.Pagto: Permite selecionar uma condição de pagamento diferente da utilizada na fatura original. Só é possível selecionar condições que tenham a mesma quantidade de parcelas da fatura original.
É obrigatório informar este campo quando o número de parcelas da condição de pagamento utilizada na fatura original não tem mais a mesma quantidade, por exemplo, quando a fatura foi criada, a condição de pagamento tinha 3(três) parcelas e no momento da réplica tem 2(duas) parcelas.
- Nº de Faturas: O usuário deverá informar o número de replicações que será efetuada da fatura original.
- Gera Fatura como Previsão: Se marcado, as faturas serão replicadas como documentos de previsão.
- Mantém Movimentos Vinculados: Se marcado, mantém os movimentos vinculados da fatura original, por exemplo: descontos, juros e baixas.
- Mantém Mesma Data de Emissão da Fatura Original: Se marcado, mantém a mesma data de emissão da fatura original. Ao marcar este parâmetro os parâmetros Dia, Mês Inicial e Espaçamento entre Meses serão desativados.
- Dia: Dia da data de emissão da nova fatura.
- Mês Inicial: Mês da data de emissão da nova fatura.
- Mês Inicial: Mês da data de emissão da nova fatura.
- Espaçamento entre Meses: Número de meses entre uma fatura e outra.
- Numeração Parcelas:
- Reinicia numeração a cada fatura Nova: Se marcado, reinicia a contagem das parcelas a cada fatura.
- Mantém sequencialmente a numeração baseada na Fatura Original: Se marcado, mantém sequencialmente a numeração baseada na fatura original.
Configurado a forma de replicação da fatura, o usuário pode confirmar a replicação clicando no botão OK.
Edição
Após confirmado a parametrização da replicação da fatura, será aberta uma tela para edição das faturas que serão geradas. Nesta tela o usuário poderá editar em cada fatura que será gerada, informações como Número do Documento e Data de emissão.
Ao clicar no botão OK, o sistema gerará todas as faturas conforme configurado e editado pelo usuário.