Editar Planilhas - Grupo e Módulo
Através desta tela será possível cadastrar os agrupamentos e os serviços no orçamento, além de dar manutenção nas informações já existentes, sendo que para isso basta escolher o orçamento desejado e selecione os botões editar/planilhas.
Quanto o orçamento selecionado for do tipo "Construção Civil", orçamento será exibido com seus respectivos serviços conforme tela abaixo.
Quanto o padrão selecionado for do tipo "Construção Pesada", o orçamento será exibida com seus respectivos serviços conforme tela abaixo.
Os padrões civil e pesada possuem diferentes características entre si, porém, a operação da tela de maneira geral é bastante semelhante.
Na parte superior da tela serão apresentadas duas abas:
Planilha de Grupo: Por padrão os dados serão exibidos nesta aba, onde será possível criar, editar ou visualizar informações da planilha de grupo do orçamento
Planilha de Módulo: Através desta aba, será possível criar ou visualizar a planilha de módulos do projeto, que consiste em possibilitar a criação de uma planilha orçamentária mais detalhada ou modularizada de um orçamento existente, permitindo dessa forma que um serviço do orçamento seja rateado entre diversos módulos ou fases na visão de módulos do projeto. Esta planilha poderá ser usada posteriormente para acompanhamento físico.
A aba "Planilha de Módulo" será apresentada apenas para orçamentos que possuem máscara para planilha de módulo definida nos parâmetros do orçamento.
Nas telas da planilha de grupo e de módulo do orçamento, será possível visualizar todas as fases e serviços em cada nível separadamente, assim como a composição completa dos mesmos.
Geralmente a planilha de módulos possui um agrupamento mais detalhado, mas todos os serviços e composições serão iguais aos da planilha de grupo, não permitindo alterações.
Os seguintes dados serão apresentados no cabeçalho da planilha:
Orçamento: Será apresentado o código e a descrição do orçamento selecionado.
Máscara: Será apresentada a máscara vinculada a planilha.
Obra/Projeto: Será apresentado o código e a descrição do empreendimento vinculado ao orçamento selecionado.
Valor Orçamento: Será exibido neste campo o valor total do orçamento, que será gerado após a valorização dos insumos.
Valor Enc. Sociais: Será exibido neste campo o valor total dos encargos sociais que estão sendo calculados para o orçamento.
Valor BDI: Será exibido neste campo o valor total do BDI que está sendo calculado para o Orçamento.
Valor Tx. Adicional: Será exibido neste campo o valor total das taxas adicionais que está sendo calculada para o orçamento.
Total Orçamento: Será exibido neste campo o valor total do orçamento, calculado através da soma do Valor Orçamento com os valores de Encargos Sociais, BDI e Taxa Adicional.
Área Equiv.: Será apresentada a área equivalente vinculada ao empreendimento
Orçamento pendente de recálculo: Este campo ficará selecionado sempre que o orçamento estiver pendente de recálculo, caso este campo não esteja selecionado, indica que o orçamento não necessita de um novo recálculo.
No lado esquerdo da tela, serão apresentados todas as fases e sub-fases que fazem o agrupamento dos serviços (serviços sintéticos), sendo que o número de níveis da planilha irá depender da máscara selecionada.
No lado direito da tela, serão apresentados todos os serviços analíticos de acordo com o filtro selecionado, permitindo que sejam expandidas as composições ao selecionar o "+" ao lado do código estruturado.
Os registros apresentados no lado direito da tela serão de acordo com o parâmetro "Exibe todos os serviços ao abrir?" configurado nos parâmetros do orçamento, que quando estiver desmarcado irá exibir o lado direito da tela em branco e ficará aguardando que um filtro seja realizado para exibir os dados e caso esteja marcado, irá exibir todos os serviços do padrão, permitindo alteração nos filtros.
Ao selecionar uma fase ou sub-fase na árvore, do lado esquerdo da tela, os serviços serão filtrados do lado direito da tela de acordo com o agrupamento selecionado.
Além de selecionar os registros na parte esquerda da tela, existem outras opções de filtros quando o botão direito da tela for selecionado. Quando o botão direito for selecionado através da parte esquerda da tela serão apresentadas as seguintes opções:
Carregar de acordo com o registro selecionado: Ao selecionar esta opção, será possível selecionar fases ou sub-fases aleatórias para a visualização dos serviços analíticos no lado direito da tela, ou seja, serão exibidos os serviços analíticos dos serviços sintéticos selecionados mesmo que pertençam a agrupamentos diferentes.
Carregar todos os serviços: Ao selecionar esta opção, todos os serviços analíticos serão carregados do lado direito da tela.
Ocultar os serviços da planilha: Ao selecionar esta opção, todos os serviços analíticos que estão sendo apresentados do lado direito da tela serão ocultos e a tela passará a ser apresentada em branco. Expandir todos os
Serviços da treeview: Ao selecionar esta opção será possível expandir os agrupadores das fases para visualizar na árvore do lado esquerdo da tela todas as sub-fases. Esta opção poderá ser usada apenas em orçamentos que possuem máscaras com mais de dois níveis.
Reduzir todos os serviços da treeview: Ao selecionar esta opção será possível reduzir (ocultar) as sub-fases e visualizar apenas as fases na árvore do lado esquerdo da tela. Esta opção poderá ser usada apenas em orçamentos que possuem máscaras com mais de dois níveis.
Refresh dos dados: Ao selecionar esta opção, o sistema irá atualizar todas as informações da tela.
Quando o botão direito for selecionado através da parte direita da tela serão apresentadas as seguintes opções:
Editar serviço/composição: Ao selecionar esta opção, o sistema irá editar o serviço ou composição que está sendo selecionada.
Reduzir todos os serviços da planilha: Ao selecionar esta opção, o sistema irá reduzir (ocultar) todas as composições expandidas dos serviços do lado direito da tela.
Configurações da Grid: Ao selecionar esta opção, o sistema irá apresentar as seguintes opções:
- Edição: Abrirá uma tela que permitirá inserir, editar e excluir configurações personalizadas. Nesta tela, além de poder alterar a visibilidade dos campos também é possível alterar sua ordem, tamanho e agrupamento.
- Configuração original: Quando esta opção estiver selecionada, o sistema irá abrir a tela com as configurações originais do sistema.
- "Nomes das configurações”: Serão apresentadas todas as configurações criadas com os nomes personalizados para que possam ser selecionados.
Exportar: Permitirá que a tela seja exportada para Excel, Html ou TXT.
Imprimir: Disponibiliza uma tela de impressão da planilha.
Os serviços sintéticos poderão ser ocultos da planilha quando o centro da barra for selecionado com o mouse, o mesmo de aplica aos botões da parte superior da tela e cabeçalho.
Visualizar: Através desta opção será possível visualizar os dados da planilha através de cada um dos níveis da máscara da planilha orçamentária.
Para que seja possível selecionar um serviço sintético específico (lado esquerdo da tela), é necessário selecionar o mesmo com o mouse, posicionando o mesmo sobre a descrição do serviço sintético (área que está sublinhada).
Realizada melhoria na edição das telas nos seguintes processos: orçamentos, padrão de serviços e tipos de obra, permitindo a abertura da tela de forma rápida e completa.
Edição de dados via planilha
O sistema irá permitir que a estrutura do orçamento seja cadastrada diretamente na planilha, sem a necessidade de utilizar sub-telas de inserção, tornando o trabalho de manutenção mais dinâmico.
A inserção via planilha poderá ser realizada para fases e sub-fases da seguinte forma:
Ao selecionar o botão "Insert" do teclado, o sistema irá inserir uma nova linha e identificar o código estruturado do novo registro através do código estruturado do registro selecionado, sendo que:
- Quando todos os serviços estiverem ocultos e nenhum registro for selecionado, o sistema irá sugerir a criação de uma fase com código sequencial ao último registro da planilha.
- Ao selecionar uma fase que possui na máscara níveis de sub-fases, o sistema irá sugerir a criação de uma sub-fase com código sequencial ao selecionado.
- Ao selecionar uma fase que não possui na máscara níveis de sub-fases, o sistema irá sugerir a criação de uma nova fase com código sequencial ao selecionado.
- Ao selecionar uma sub-fase que possui na máscara níveis de sub-fases abaixo dela, o sistema irá sugerir a criação de uma nova sub-fase com código sequencial ao selecionado.
- Ao selecionar uma sub-fase que não possui na máscara níveis de sub-fases abaixo dela, o sistema irá sugerir a criação de uma fub-fase no mesmo nível com código sequencial ao selecionado.
- Ao selecionar um serviço, o sistema irá sugerir a criação de uma fub-fase no mesmo nível com código sequencial ao selecionado.
Em todos os casos acima é possível alterar o código extenso, desde que o mesmo seja válido, ou seja, esteja com a máscara correta e ainda não exista um registro com o mesmo código.
Considerando que o registro que está sendo inserido na planilha é sintético (fase ou sub-fase), os seguintes campos terão o preenchimento obrigatório: será necessário obrigatoriamente informar o código extenso e a descrição.
Ao selecionar o botão "delete" do teclado, o sistema irá permitir também que sejam excluídos da planilha as fases, sub-fases, serviços ou composições selecionadas, respeitando sempre a hierarquia dos registros, ou seja, para excluir uma fase, ela não pode possuir nenhum serviço vinculado a mesma, e assim sucessivamente com os demais registros.
Ao selecionar o delete, uma mensagem conforme exemplo abaixo será apresentada:
Sim: Ao selecionar esta opção, o registro apresentado na mensagem será apagado. Caso tenha sido selecionado mais de um registro, será excluído apenas um de cada vez.
Não: Ao selecionar esta opção, o registro apresentado na mensagem não será apagado.
Cancelar: Ao selecionar esta opção, o sistema irá cancelar a operação de exclusão.
Sim para todos: Ao selecionar esta opção, será possível confirmar a exclusão de todos os registros selecionados de forma simultânea.
É importante considerar que a exclusão será realizada apenas se os registros selecionados ainda não possuírem movimentações.
Ao selecionar fases, sub-fases e serviços, o sistema permite que eles sejam arrastados e copiados para dentro da própria planilha no local posicionado.
Ao selecionar uma composição, o sistema permite que elas sejam arrastadas para a composição de outros serviços, de acordo com o local posicionado na planilha.
A planilha irá exibir automaticamente as seguintes colunas referente a serviços:
Código Estruturado: Será apresentado o código estruturado do serviço, sendo gerado de acordo com a máscara vinculada ao orçamento. Esta informação poderá ser alterada diretamente na planilha, desde que não seja para um código já existente.
Alternativo: Será apresentado o código alternativo do serviço. Esta informação poderá ser alterada diretamente na planilha.
Descrição: Será apresentada a descrição do serviço. Esta informação poderá ser alterada diretamente na planilha.
Tipo Serviço: Será apresentado se o serviço foi classificado como básico (possui apenas insumos em sua composição) ou composto (pode possuir insumos e serviços básicos em sua composição). Esta informação poderá ser alterada diretamente na planilha.
Unid.: Será apresentada a unidade de medida do serviço. Esta informação poderá ser alterada diretamente na planilha.
Valor PEM: Esta coluna será apresentada apenas para orçamentos do tipo Construção Pesada e irá apresentar a produção da equipe mecânica do serviço.
Qtde. Serviço: Neste campo deve ser informada a quantidade do serviço.
Custo Serviço: Será apresentado neste campo o custo unitário do serviço, que será calculado automaticamente através da divisão do custo total do serviço pela quantidade do mesmo.
Total: Será apresentado neste campo o custo total do serviço, que será calculado automaticamente através da soma dos totais da composição.
Perc.(%): Indica a representatividade do item em percentual em relação ao total do orçamento.
Serviço Crítico?: Este campo deverá ser marcado caso este serviço seja considerado crítico, o que acarretará em um acompanhamento mais minucioso, sendo que no processo de medição de obra, poderá ter uma visualização diferenciada.
Marco?: Este campo poderá ser alterado apenas para fases e sub-fases. Este campo pode ser marcado quando se pretende que a fase seja considerada como um marco para o processo de integração com o Ms-Project.
O.M.: Este campo poderá ser alterado apenas para fases e sub-fases. Este campo pode ser marcado quando ocorre a necessidade de gerar uma nova fase na obra em decorrência de alguma alteração em seu projeto inicial. Ao selecionar este campo o sistema entende de forma informativa que houve uma "Ordem de Modificação" no orçamento. Este campo poderá ser utilizado para integração com o Qlik View.
Repetições da Fase: Nesta coluna será apresentado o número de repetições aplicado a cada fase. Este parâmetro será de acordo com os parâmetros “Planilha de Repetição de Fase” e “Nível de Repetição da Fase”. Sendo que:
- Esta coluna poderá ser alterada apenas para orçamentos em estudo.
- Esta coluna poderá ser alterada apenas na planilha de grupo ou na planilha de módulo, de acordo com o parametrizado no orçamento.
- Ao alterar o repetidor da fase, todos os serviços abaixo desta fase são multiplicados por este repetidor de acordo com a seguinte fórmula: Quantidade atual do Serviço dividida pelo repetidor antigo e multiplicada pelo novo repetidor.
- Após a alteração do repetidor para visualizar os valores reais na planilha, é necessário recalcular o orçamento e ajustar diferenças entre as planilhas.
- Na cópia de orçamento, os repetidores das fases são copiados para as fases do novo orçamento, salvo quando for selecionada a opção de Zerar Quantidade, desta forma os valores dos repetidores das fases recebem valor um.
- Ao copiar fases através da opção de arrastar serviços de outras origens, os repetidores das fases receberão valor um, ou seja, não é copiado o repetidor do orçamento original.
Ao expandir um serviço na planilha o sistema irá exibir automaticamente as seguintes colunas referente a composições:
Tipo: A informação apresentada nesta coluna irá depender do tipo do padrão:
- Tipo Civil: Neste tipo de orçamento, o sistema irá exibir se o item da composição é do tipo "insumo" ou "serviço", sendo que poderão existir serviços apenas quando o serviço for do tipo "composto".
- Tipo Pesada: Neste tipo de orçamento, o sistema irá classificar os insumos por agrupamento, sendo "A - Equipamento", "B - Mão de Obra", "C - Material" e "D - Transportes", quando o serviço for composto, poderão ser apresentados também os serviços básicos de segundo nível como "E - Serviços Auxiliares".
F.E.: Esta coluna será apresentada apenas para orçamentos do tipo "construção pesada" e permite que através desta opção seja aberta a ficha de equipamento para insumos do tipo "A - Equipamento".
Cód. Item/Reduzido: Será apresentado o código reduzido do insumo pertencente a composição do serviço.
Descrição: Será apresentada a descrição do insumo pertencente a composição do serviço. Para insumos genéricos, o sistema irá permitir que a descrição seja alterada.
Unid.: Será apresentada a unidade do insumo pertencente a composição do serviço.
Coef. Insumo: Será apresentado o coeficiente do insumo para a execução de uma unidade do serviço. Esta informação poderá ser alterada diretamente na planilha.
DMT (KM): Informar em quilômetros a distância média de transporte entre a origem do material e o local da obra, esta informação será utilizada para a composição do custo do item no orçamento.
Quantidada: Será calculada a quantidade do insumo de acordo com o coeficiente informado.Esta coluna permite alteração, sendo que quando alterada o coeficiente será recalculado.
Custo: Será apresentado o custo unitário informado pera o insumo no orçamento ou na planilha de valorização, permitindo alteração.
Custo Total: Será apresentado o custo total do insumo.
% BDI: Será apresentado nesta coluna o percentual de BDI vinculado ao item.
Vlr BDI: Será apresentado nesta coluna o valor unitário de BDI para o item.
% Enc. Sociais: Será apresentado nesta coluna o percentual de encargos sociais vinculados ao item quando mão-de-obra.
Vlr Enc. Sociais: Será apresentado nesta coluna o valor unitário de encargos sociais para o item.
% Tx Adicional: Será apresentado nesta coluna o percentual de taxas adicionais vinculado ao serviço do item.
Vlr Tx Adicional: Será apresentado nesta coluna o valor unitário de taxa adicional para o item.
Ao inserir um registro ou editar qualquer informação, todas as demais informações da planilha serão bloqueadas, para que a informação seja retirada de edição é necessário selecionar com o mouse outro registro ou utilizar as setas para cima ou para baixo no teclado.
Sempre que uma coluna for selecionada com o mouse, em um primeiro momento ela ficará disponível para edição, mas ao trocar o registro pelas setas do teclado, o sistema passa a manter o campo apenas como consulta, permitindo que buscas sejam realizadas. Para voltar um campo para edição basta selecionar o mesmo com o mouse ou selecionar o "F2" do teclado.
Todas as colunas de serviços e composições poderão ser ocultas ou as colunas que não são visualizadas no padrão poderão ser apresentadas através da opção "clique aqui para selecionar as colunas visíveis" do lado esquerdo da tela.
Inserções, alterações e exclusões que forem realizadas diretamente na planilha, serão gravadas automaticamente no banco de dados e não será possível reverter a operação.
Existe um tratamento na planilha orçamentária que deverá impedir a edição da quantidade de serviços e insumos na planilha orçamentária, quando a quantidade orçada ficar menor que a quantidade medida. Este tratamento poderá ser acionado nas seguintes situações:
- Edição da quantidade do serviço: Ao editar a quantidade de um serviço no orçamento para uma quantidade inferior a medida, o sistema exibirá uma mensagem. Caso o controle da medição seja por insumos, o sistema irá verificar ao replicar para todos os insumos a nova quantidade, multiplicando pelo coeficiente, se a nova quantidade de qualquer insumo for menor do que a quantidade medida, o sistema também exibirá a mensagem.
- Edição do coeficiente do insumo: Ao alterar o coeficiente de um insumo, o sistema calcula a nova quantidade orçada, caso essa quantidade seja menor que a quantidade medida para o item o sistema vai exibir uma mensagem.
- Edição da quantidade do Insumo: Ao alterar a quantidade orçada do insumo para uma quantidade menor que a medida, o sistema exibirá uma mensagem.
- Quando o orçamento estiver configurado para realizar a medição por serviços, nenhuma validação será realizada a nível de insumos, as validações a nível de insumos serão realizadas apenas em orçamentos que o controle de medições for configurado como “insumo”.
- Ao alterar a quantidade diretamente na planilha orçamentária, caso a mensagem seja apresentada, o sistema não conseguirá gravar a informação no banco de dados, porém o valor em tela poderá ficar desatualizado, para retornar o valor correto, é necessário dar um refresh na planilha ou recalcular o orçamento, isso fará com que os valores sejam atualizados conforme gravado em banco de dados.
Informações sobre a Planilha de Módulo
O conceito de módulos do projeto consiste em possibilitar a criação de uma planilha orçamentária detalhada ou modularizada de um orçamento existente, permitindo dessa forma que um serviço do orçamento seja rateado entre diversos módulos ou fases na visão de módulos do projeto.
A utilização de uma planilha orçamentária por módulos possibilita a realização de um acompanhamento detalhado das fases de execução da obra, uma vez que com este recurso é possível realizar tanto o planejamento da obra (Cronograma), como o acompanhamento do realizado físico da obra (Medições) com base no orçamento detalhado.
O acompanhamento do realizado custo/caixa da obra (Apropriações) continuará sendo montado e apresentado de forma sintética, ou seja, com base na planilha orçamentária de grupos de serviço, possibilitando rápida análise das informações financeiras a cerca do andamento da obra.
Qualquer orçamento novo ou pré-existente, poderá conter uma planilha orçamentária detalhada por módulos do projeto, sendo que para os orçamentos já existentes somente será possível montar cronogramas e realizar medições com base na planilha de grupo caso não existam movimentações na planilha de módulo.
A opção de se elaborar uma Planilha de Módulos somente estará ativa para os orçamentos que tiverem uma máscara definida para a planilha orçamentária detalhada.
Quando o orçamento contiver planilha orçamentária por módulos do projeto ao se executar a rotina de recálculo do orçamento será realizado o recálculo das duas planilhas (grupo e módulo).
Para os orçamentos que tiverem dados na planilha orçamentária de módulo quando for executado o processo de recálculo do orçamento caso sejam apuradas diferenças entre as duas planilhas o sistema emitirá a mensagem informando ao usuário da existência das diferenças e se o usuário desejar visualizar estas diferenças, será possível através da tela de Diferenças entre Serviços.
É valido destacar que as fases cadastradas na planilha de grupos de serviço não serão replicadas automaticamente para a planilha de módulos do projeto bem como o inverso.
O cronograma físico e as medições físicas poderão ser realizadas também por módulo, visto que se trata de uma visão física da obra, já o cronograma de compras e financeiro sempre serão realizados com base na planilha de grupo.
Independente da visão que tiver sido utilizada para a geração do cronograma físico, as solicitações de compra do orçamento sempre serão elaboradas com base no orçamento resumido ou planilha de grupo de serviço. A integração existente entre os módulos de Administração de Obras e de Materiais também será realizada sempre com base nas informações do orçamento de grupo.
É importante destacar que todos os processos que envolvam realizado financeiro (Entrada de Documentos, Itens Realizados, Itens Realizados Folha, Apropriação de Insumos e Controle de Apropriação) bem como os processos de Análises Gerenciais serão gerados sempre com base na planilha de grupo, mesmo quando o cronograma e as medições forem realizados por módulo.
As informações apresentada na planilha de módulo serão as mesmas apresentadas na planilha de grupo, mudando apenas os agrupamentos que serão mais detalhados.
Na planilha de módulo não será possível editar os serviços e suas composições, desta forma, algumas das opções da planilha ficarão bloqueadas.
Edição
Na parte superior da planilha orçamentária, existe alguns agrupamentos que possibilitam várias funcionalidades na tela, através da aba de edição será possível realizar diversas configurações na planilha.
Inclusão da Nova Fase
Na parte superior da planilha orçamentária, agrupamento de "edição", existe um botão chamado "Inclusão da Nova Fase", que quando selecionada
possibilita que seja cadastrada uma nova fase ou sub-fase nas planilhas de grupo ou módulo do orçamento.
As fases e sub-fases (níveis sintéticos da planilha) deverão ser criadas de acordo com a máscara definida anteriormente, sendo que o sistema irá se comportar da seguinte forma:
- Quando todos os serviços estiverem ocultos e nenhum registro for selecionado, o sistema irá sugerir a criação de uma fase com código sequencial ao último registro da planilha.
- Ao selecionar uma fase que possui na máscara níveis de sub-fases, o sistema irá sugerir a criação de uma sub-fase com código sequencial ao selecionado.
- Ao selecionar uma fase que não possui na máscara níveis de sub-fases, o sistema irá sugerir a criação de uma nova fase com código sequencial ao selecionado.
- Ao selecionar uma sub-fase que possui na máscara níveis de sub-fases abaixo dela, o sistema irá sugerir a criação de uma nova sub-fase com código sequencial ao selecionado.
- Ao selecionar uma sub-fase que não possui na máscara níveis de sub-fases abaixo dela, o sistema irá sugerir a criação de uma sub-fase no mesmo nível com código sequencial ao selecionado.
- Ao selecionar um serviço, o sistema irá sugerir a criação de uma fub-fase no mesmo nível com código sequencial ao selecionado.
Em todos os casos acima é possível alterar o código extenso, desde que o mesmo seja válido, ou seja, esteja com a máscara correta e ainda não exista um registro com o mesmo código.
Para a inserção do registro será necessário informar:
Cód. Estruturado: Informar código estruturado para a fase.
Descrição: Informar a descrição para a nova fase ou sub-fase.
Marco?: Este campo pode ser marcado quando se pretende que a fase seja considerada como um marco para o processo de integração com o Ms-Project.
O.M.: Este campo pode ser marcado quando ocorre a necessidade de gerar uma nova fase na obra em decorrência de alguma alteração em seu projeto inicial. Ao selecionar este campo o sistema entende de forma informativa que houve uma "Ordem de Modificação" no orçamento. Este campo poderá ser utilizado para integração com o Qlik View.
Ao selecionar o botão "Gravar Alterações" as informações serão gravadas na planilha.
Ao selecionar o botão "Cancela Alterações" as informações desta tela serão ignoradas e não serão gravadas na planilha.
Lembrando que a inserção de fases também poderá ser realizada diretamente na planilha.
Edição da Fase
Na parte superior da planilha orçamentária, agrupamento de "edição", existe um botão chamado "Edição da Fase", que quando selecionada possibilita que seja editada uma fase ou sub-fase nas planilhas de grupo ou módulo do orçamento.
Cód. Estruturado: Será apresentado o código estruturado, esta informação poderá ser alterada desde que o mesmo seja válido, ou seja, esteja com a máscara correta e ainda não exista um registro com o mesmo código.
Descrição: Será apresentada a descrição para da fase ou sub-fase, permitindo alteração.
Marco?: Este campo pode ser marcado quando se pretende que a fase seja considerada como um marco para o processo de integração com o Ms-Project.
O.M.: Este campo pode ser marcado quando ocorre a necessidade de gerar uma nova fase na obra em decorrência de alguma alteração em seu projeto inicial. Ao selecionar este campo o sistema entende de forma informativa que houve uma "Ordem de Modificação" no orçamento. Este campo poderá ser utilizado para integração com o Qlik View
Ao selecionar o botão "Gravar Alterações" as informações serão gravadas na planilha.
Ao selecionar o botão "Cancela Alterações" as informações desta tela serão ignoradas e não serão gravadas na planilha.
Lembrando que a inserção de fases também poderá ser realizada diretamente na planilha.
Inclusão do Novo Serviço
Na parte superior da planilha orçamentária, agrupamento de "edição", existe um botão chamado "Inclusão do Novo Serviço", que quando selecionada possibilita que seja cadastrado um novo serviço na planilha de grupo ou um serviço existente no grupo na planilha de módulo do orçamento.
Após cadastrar os níveis mais sintéticos da planilha orçamentária, será possível cadastrar os serviços que serão realizados a cada fase da obra.
Esta tela irá atender a seguinte condição:
- Quando todos os serviços estiverem ocultos e nenhum registro for selecionado, o sistema não permitirá que esta opção seja selecionada.
- Ao selecionar uma fase que possui na máscara níveis de sub-fases, o sistema não permitirá que esta opção seja selecionada.
- Ao selecionar uma fase que não possui na máscara níveis de sub-fases, o sistema irá sugerir a criação de um serviço com código sequencial ao selecionado.
- Ao selecionar uma sub-fase que possui na máscara níveis de sub-fases abaixo dela, o sistema não permitirá que esta opção seja selecionada.
- Ao selecionar uma sub-fase que não possui na máscara níveis de sub-fases abaixo dela, o sistema irá sugerir a criação de um serviço com código sequencial ao selecionado.
- Ao selecionar um serviço, o sistema irá sugerir a criação de um serviço com código sequencial ao selecionado.
Serviço Origem
Novo Serviço: Esta opção será apresentada marcada por padrão e indica que o novo serviço deverá ser originado do padrão de serviços.
Já existente: Ao selecionar esta opção, o sistema irá permitir que seja inserido um novo serviço através de um serviço já existe no orçamento.
Código Reduzido: Selecionar o serviço que deve ser adicionado a fase selecionada.
Código: Será apresentado o código único do serviço.
Descrição: Será apresentada a descrição do serviço.
Cód. Extenso: Será exibido automaticamente pelo sistema o código extenso vinculado a origem do serviço.
Cód. Alternativo: Será exibido automaticamente pelo sistema o código alternativo vinculado a origem do serviço.
Unidade: Será apresentada automaticamente a unidade vinculada a origem do serviço.
Nenhuma das informações acima poderão receber alterações.
Serviço
Fase: Neste campo será apresentada a fase e sub-fase em que o serviço está sendo cadastrado, não permitindo alteração.
Código: Será apresentado o código único do serviço.
Código Reduzido: Será apresentado o código reduzido gerado pelo sistema para o serviço no orçamento , permitindo alteração.
Cód. Extenso: Será apresentado o último nível do código extenso gerado sequencialmente pelo sistema, esta informação poderá ser alterada desde que o mesmo seja válido, ou seja, esteja com a máscara correta e ainda não
exista um registro com o mesmo código. O código extenso final do serviço será composto pela "fase+código extenso".
Cód. Alternativo: Será apresentado o código alternativo gerado pelo sistema para o serviço, permitindo alteração.
Unidade: Será apresentada a unidade de medida do serviço, permitindo alteração.
Tipo: Será apresentado se o serviço foi definido como básico (possui apenas insumos em sua composição) ou composto (pode possuir insumos e serviços básicos em sua composição).
Cód. Índice: Através deste campo será possível vincular um índice ao serviço.
Data Base: Através deste campo será possível vincular uma data base para o serviço.
Indica se o cronograma físico será gerado considerando o período de chuva: Este parâmetro indicará para o cronograma físico, quando este for gerado baseado no prazo de execução dos serviços, se o número de dias úteis necessários para a execução do serviço será calculado descontando os percentuais de período de chuva. Sendo que quando um novo serviço for cadastrado o valor padrão é não selecionado.
Sincroniza?: Indica se o serviço deverá realizar a sincronização com outros serviços iguais e com mesmo código reduzido.
Ao selecionar o botão "Gravar Alterações" as informações serão gravadas na planilha.
Ao selecionar o botão "Cancela Alterações" as informações desta tela serão ignoradas e não serão gravadas na planilha.
Maiores informações quanto aos demais campos da tela e demais abas estão descritos nos tópicos referentes a edição dos serviços.
A tela de cadastro de serviços para a planilha de módulo do projeto é a mesma utilizada para cadastro dos serviços da planilha de grupos de serviço, sendo que quando o usuário estiver cadastrando serviços na planilha orçamentária detalhada somente estarão disponíveis para inserção os serviços já existentes na planilha orçamentária resumida, podendo o usuário alterar apenas o campo de quantidade do serviço que estiver sendo inserido, os demais valores permanecerão idênticos ao serviço “pai” lançado na planilha orçamentária de grupos de serviço.
Lembrando que a inserção de serviços também poderá ser realizada através do processo de arrastar serviços.
Exclusão do Serviço
Na parte superior da planilha orçamentária, agrupamento de "edição", existe um botão chamado "Exclusão do Serviço", que quando selecionado possibilita que uma ou mais fase, sub-fase ou serviço seja excluído da planilha de grupo ou módulo.
Sim:Ao selecionar esta opção, será excluido todos os serviços e fases selecionados, este processo não poderá ser desfeito.
Cancelar: Ao selecionar esta opção, o sistema irá cancelar a operação de exclusão.
Apenas é realizado a exclusão de todos os serviços e fases selecionadas com as seguintes exceções:
- Se um serviço possuir movimentação em medição, cronograma, realizado ou solicitação, o mesmo não será excluído.
- Se uma fase possuir serviços que não podem ser excluídos, a mesma também não será excluída.
- Se uma fase for selecionada para exclusão, porém algum serviço vinculado à mesma não for selecionado, a mesma não será excluída.
É importante considerar que a exclusão será realizada apenas se os registros selecionados ainda não possuírem movimentações, respeitando sempre a hierarquia dos registros, ou seja, para excluir uma fase, ela não pode possuir nenhum serviço vinculado a mesma, e assim sucessivamente com os demais registros.
Lembrando que a exclusão de serviços também poderá ser realizada diretamente na planilha.
Edição do Serviço
Na parte superior da planilha orçamentária, agrupamento de "edição", existe um botão chamado "Edição do Serviço", que quando selecionado possibilita a visualização e edição os dados dos serviços na planilha de grupo ou apenas consulta de dedos na planilha de módulo do orçamento.
É bastante importante salientar que esta tela poderá ser acessada apenas por serviços com nível analítico, ou seja, fases e sub-fases não possuem estas informações.
Serviço Origem
Novo Serviço: Esta opção estará marcada quando o serviço foi originado do padrão de serviços.
Já existente: Esta opção estará marcada quando o serviço foi originado através de um serviço já existe no orçamento.
Código Reduzido: Será apresentado o código reduzido do serviço na origem.
Código: Será apresentado o código único do serviço na origem.
Descrição: Será apresentada a descrição do serviço na origem.
Cód. Extenso: Será exibido o código extenso vinculado a origem do serviço.
Cód. Alternativo: Será exibido o código alternativo vinculado a origem do serviço.
Unidade: Será apresentada a unidade vinculada a origem do serviço.
Nenhuma das informações acima poderão receber alterações.
Serviço
Fase: Neste campo será apresentada a fase e sub-fase em que o serviço foi cadastrado, não permitindo alteração.
Código: Será apresentado o código único do serviço.
Código Reduzido: Será apresentado o código reduzido do serviço no orçamento , permitindo alteração.
Cód. Extenso: Será apresentado o último nível do código extenso do serviço no orçamento, esta informação poderá ser alterada desde que o mesmo seja válido, ou seja, esteja com a máscara correta e ainda não exista um
registro com o mesmo código. O código extenso final do serviço será composto pela "fase+código extenso".
Cód. Alternativo: Será apresentado o código alternativo do serviço no orçamento, permitindo alteração.
Unidade: Será apresentada a unidade de medida do serviço, permitindo alteração.
Tipo: Será apresentado se o serviço foi definido como básico (possui apenas insumos em sua composição) ou composto (pode possuir insumos e serviços básicos em sua composição), permitindo alteração.
Cód. Índice: Será apresentado o índice vinculado ao serviço do orçamento, permitindo alteração.
Data Base: Através deste campo será possível vincular uma data base para o serviço.
Indica se o cronograma físico será gerado considerando o período de chuva: Este parâmetro indicará para o cronograma físico, quando este for gerado baseado no prazo de execução dos serviços, se o número de dias úteis necessários para a execução do serviço será calculado descontando os percentuais de período de chuva. Sendo que quando um novo serviço for cadastrado o valor padrão é não selecionado.
Sincroniza?: Indica se o serviço deverá realizar a sincronização com outros serviços iguais e com mesmo código reduzido.
Ao selecionar o botão "Gravar Alterações" as informações serão gravadas na planilha.
Ao selecionar o botão "Cancela Alterações" as informações desta tela serão ignoradas e não serão gravadas na planilha.
Através do botão "composição do serviço", disponibilizado na parte inferior da tela, será possível acessar a tela de composições deste serviço, maiores informações quanto a esta tela será possível obter no tópico referente a mesma.
Mais informações quanto as demais abas que podem ser acessadas através desta tela estão descritos nos tópicos referentes as mesmas.
Quadro informativo do Insumo
Na planilha de orçamento temos a possibilidade de visualizar informações detalhadas dos insumos diretamente pela planilha de orçamento de grupo ou módulo.
Na planilha de orçamento ao clicar com o botão direito do mouse, em um insumo da planilha de orçamento será apresentada a opção para exibir o quadro informativo do insumo selecionado, semelhante ao existente nas solicitações do Administração de Obras.
Ao clicar na opção para exibição será apresentada uma tela com 4 abas.
Na aba geral, será apresentada informações dos valores de saldos, valores previstos, valores em solicitação, valor em pedido , valor em saldos de contrato, estoque reservado e valor realizado para o insumo.
Na aba estoque poderá ser visualizada informações relativa ao controle de estoque do insumo.
Na aba últimas cotações encerradas, serão apresentadas as 10 últimas cotações encerradas para o insumo.
Na aba de medição será apresentadas informações sobre a quantidade orçada e o percentual já medido para o item no orçamento.
Info. Adicionais do Serviço
Na parte superior da planilha orçamentária, agrupamento de "edição", existe um botão chamado "Info. Adicionais do Serviço", que quando selecionado possibilita que seja realizada algumas configurações importantes para serviços na planilha de grupo ou apenas consulta de dedos na planilha de módulo do orçamento.
É bastante importante salientar que esta tela poderá ser acessada apenas por serviços com nível analítico, ou seja, fases e sub-fases não possuem estas informações adicionais.
% Enc. Sociais: Informar caso necessário o percentual de encargos sociais do serviço.
% BDI: Informar caso necessário o percentual de BDI do serviço.
% Tx. Adicional: Informar se necessário o percentual de taxas adicionais do serviço.
Tempo Exec. (h/und): Informar o tempo de execução do serviço em horas/unidades, devendo sempre ser informado em quantidade de horas para executar uma unidade do serviço.
Total (horas): Será gerado automaticamente pelo sistema, caso tenha sido preenchido o tempo de execução e tenha sido gerada a produtividade.
Total (dias): Será gerado automaticamente pelo Sistema, caso tenha sido preenchido o tempo de execução e tenha sido gerada a produtividade.
Quantidade: Informar a quantidade do serviço. Este é o único campo desta tela que poderá ser alterado através da planilha de módulo.
Custo Unit.: Será apresentado neste campo o custo unitário do serviço, que será calculado automaticamente através da divisão do custo total do serviço pela quantidade do mesmo.
Total: Será apresentado neste campo o custo total do serviço, que será calculado automaticamente através da soma dos totais da composição.
Serviço Crítico?: Este campo deverá ser marcado caso este serviço seja considerado crítico, o que acarretará em um acompanhamento mais minucioso, sendo que no processo de medição de obra, poderá ter uma visualização diferenciada.
Soma Oficial?: Deverá ser marcado caso existam dois itens de insumo tipo mão-de-obra ou de serviço que estão definidos como “oficial” e os mesmos devendo ser somados para fins de cálculo da produtividade. Caso esta opção não esteja marcada, o sistema irá assumir o item de insumo com a maior unidade de tempo.
Classe
Classe Financ.: Selecionar uma classe financeira (cód. reduzido) que será utilizada para o Serviço. As Classes Financeiras deverão estar cadastradas pelo Tipo de Classe e Aplicação do Item vinculados aos Grupos e Itens do Módulo de Materiais.
Classe Financ. Sint.: Será apresentado neste campo a classe financeira sintética vinculada ao serviço.
Usuário
Inclusão: Será apresentada a data e o nome do usuário responsável pela inclusão do serviço no sistema.
Alteração: Será apresentada a data e o nome do usuário responsável pela ultima alteração do serviço.
Quando o orçamento selecionado for do tipo "Construção Pesada", além de todos os campos acima, será exibido também um novo campo:
Prod. Equipe (PEM): Neste campo será exibida a quantidade da produção da equipe mecânica caso a mesma já tenha sido calculada no serviço, caso contrário, poderá ser informada pelo usuário.
Ao selecionar o botão "Gravar Alterações" as informações serão gravadas na planilha.
Ao selecionar o botão "Cancela Alterações" as informações desta tela serão ignoradas e não serão gravadas na planilha.
Através do botão "composição do serviço", disponibilizado na parte inferior da tela, será possível acessar a tela de composições deste serviço, maiores informações quanto a esta tela será possível obter no tópico referente a mesma.
Maiores informações quanto as demais abas que podem ser acessadas através desta tela estão descritos nos tópicos referentes as mesmas.
Existe um tratamento na planilha orçamentária que deverá impedir a edição da quantidade de serviços e insumos na planilha orçamentária, quando a quantidade orçada ficar menor que a quantidade medida. Este tratamento poderá ser acionado na seguinte situação:
- Edição da quantidade do serviço: Ao editar a quantidade de um serviço no orçamento para uma quantidade inferior a medida, o sistema exibirá uma mensagem. Caso o controle da medição seja por insumos, o sistema irá verificar ao replica para todos os insumos a nova quantidade, multiplicando pelo coeficiente, se a nova quantidade de qualquer insumo for menor do que a quantidade medida, o sistema também exibirá a mensagem.
Narrativa do Serviço
Na parte superior da planilha orçamentária, agrupamento de "edição", existe um botão chamado "Narrativa do Serviço", que quando selecionado possibilita que seja cadastrado um descritivo sobre o serviço nas planilhas de grupo ou módulo do orçamento. Estas informações serão apenas informativas e poderão ser utilizadas em determinados relatórios do sistema.
É bastante importante salientar que esta tela poderá ser acessada apenas por serviços com nível analítico, ou seja, fases e sub-fases não possuem estas informações.
Ao selecionar o botão "Gravar Alterações" as informações serão gravadas na planilha.
Ao selecionar o botão "Cancela Alterações" as informações desta tela serão ignoradas e não serão gravadas na planilha.
Através do botão "composição do serviço", disponibilizado na parte inferior da tela, será possível acessar a tela de composições deste serviço, maiores informações quanto a esta tela será possível obter no tópico referente a mesma.
Maiores informações quanto as demais abas que podem ser acessadas através desta tela estão descritos nos tópicos referentes as mesmas.
Insumos Genéricos do Serviço
Na parte superior da planilha orçamentária, agrupamento de "edição", existe um botão chamado "Insumos Genéricos do Serviço", que quando selecionado possibilita que sejam vinculados insumos genéricos a um serviço nas planilhas de grupo ou módulo do orçamento.
É bastante importante salientar que esta tela poderá ser acessada apenas por serviços com nível analítico, ou seja, fases e sub-fases não possuem estas informações.
Inserir insumo genérico: Ao selecionar esta opção será possível inserir um novo insumo genérico.
Apagar insumo genérico: Ao selecionar esta opção será possível apagar o insumo genérico selecionado.
Cód. Item: Lista os insumos do tipo material e mão-de-obra disponíveis para serem vinculados no serviço, sendo que poderão ser vinculados apenas um insumo de cada tipo.
Descrição: Irá apresentar a descrição do insumo selecionado.
Definição: Irá apresentar a definição do insumo selecionado.
Ao selecionar o botão "Gravar Alterações" as informações serão gravadas na planilha.
Ao selecionar o botão "Cancela Alterações" as informações desta tela serão ignoradas e não serão gravadas na planilha.
Esta tela será habilitada apenas para orçamentos ativos e que possuam o tipo igual a venda ou ambos.
Através do botão "composição do serviço", disponibilizado na parte inferior da tela, será possível acessar a tela de composições deste serviço, maiores informações quanto a esta tela será possível obter no tópico referente a mesma.
Maiores informações quanto as demais abas que podem ser acessadas através desta tela estão descritos nos tópicos referentes as mesmas.
Produtividade do Serviço
Na parte superior da planilha orçamentária, agrupamento de "edição", existe um botão chamado "Produtividade do Serviço", que quando selecionado permitirá a geração da tabela da produtividade através dos insumos do tipo mão-de-obra , duração do serviço e dos dados para o cálculo para a planilha de grupo do orçamento.
Com a nova implementação é possível editar as informações de produtividade de vários serviços sem a necessidade de entrar e fechar a tela de edição de Produtividade. Quando selecionar um registro de fase na planilha e clicar no botão que abre a tela de produtividade, a tela retornará todos os serviços da fase selecionada, se o registro posicionado ser um serviço a tela retornará as informações apenas para o mesmo.
O sistema disponibilizará todos os serviços para edição de produtividade, também será habilitado um novo conjunto de botões chamado “Todos os serviços”, nestes botões, a ação será realizada para todos os serviços. Também é possível editar os serviços individualmente, utilizando a grid de serviços para a navegação.
Calendário
Cód. Calendário: Será apresentado calendário vinculado aos parâmetros do orçamento, permitindo alteração.
Horas/Dia: Será apresentado o volume de horas trabalhadas por dia de acordo com o calendário selecionado.
Produtividade
Quantidade do serviço: O sistema exibe a quantidade do serviço selecionado.
Unidade: Será exibida a unidade do serviço selecionado.
Duração em horas/unid.: Caso a base de cálculo esteja selecionada em “Duração em horas/unid.”, informar a duração em horas por unidade do serviço, caso contrário, esta coluna será calculada pelo sistema.
Duração em dias: Caso a base de cálculo esteja selecionada em “Duração em dias.”, informar a duração em dias do serviço, caso contrário, esta coluna será calculada pelo sistema.
Duração em horas: Caso a base de cálculo esteja selecionada em “Duração em horas”, informar a duração em horas do serviço, caso contrário, esta coluna será calculada pelo sistema.
Produtividade da Equipe por dia: Após ter sido informado a duração em horas ou dias, o sistema realiza um cálculo para exibir o coeficiente em horas por dias trabalhados, caso contrário, esta coluna será calculada pelo sistema.
Produtividade da Equipe por hora: Após ter sido informado a duração em horas ou dias, o sistema realiza um cálculo para exibir o coeficiente da unidade por horas trabalhadas, caso contrário, esta coluna será calculada pelo sistema.
Base de Cálculo
Duração em horas/unid.: Selecionar esta opção caso desejar usar a duração em horas/unidade como base de cálculo.
Duração em dias: Selecionar esta opção caso desejar usar a duração em dias como base de cálculo.
Duração em horas: Selecionar esta opção caso desejar usar a duração em horas como base de cálculo.
Produtividade oficial: Caso seja marcada esta opção, o Sistema realizará um cálculo considerando o insumo que foi marcado como o insumo oficial, não sendo possível alterá-lo, sendo que os demais insumos serão calculados de acordo com os tempos de duração do insumo oficial.
Produtividade não oficial: Marcada esta opção o Sistema faz o cálculo de produtividade somando todas as horas dos insumos.
Equipe mecânica (PEM): Selecionar esta opção caso desejar utilizar a produção da equipe mecânica como base de cálculo da produtividade.
Gerar Tabela: Clicando sobre este botão, é gerada a tabela de produtividade baseando-se nas base de cálculo informada para os serviços.
Calcular: Através deste botão é possível calcular todas as informações da tabela de produtividade, caso tenha alguma alteração.
Caso seja necessário realizar ajustes no serviço, nas quantidades de duração ou nos insumos, é necessário que, posteriormente seja recalculada a tabela de produtividade.
Não são apresentados os insumos de atividades auxiliares na tabela de produtividade, pois a produtividade do serviço, quando oficial e não oficial, deve ser definida apenas pela composição do serviço principal. As atividades auxiliares são compostas por equipes separadas que não interferem a execução da principal, além de obrigatoriamente precisarem atender a produção para que a principal seja executada.
Base de Cálculo por Duração
Produtividade Individual
Coef. (h/und): É exibido o coeficiente em horas/unidade do insumo, isto se o parâmetro 'Unidade de cálculo da produtividade' estiver definido em Horas.
Coef. (d/und): É exibido o coeficiente em horas/unidade do insumo, isto se o parâmetro 'Unidade de cálculo da produtividade' estiver definido em Dias.
Inv. (und/h): É exibido o resultado inverso do coeficiente do insumo.
Inv. (und/d): É exibido o resultado inverso do coeficiente do insumo.
Nº op. Ideal: De acordo com os dados informados (levando-se em consideração uma das bases de cálculo por duração), será exibido neste campo o número de operários ideal para a execução do serviço, sendo que trata-se do resultado da multiplicação entre o valor do coeficiente individual com o valor da produtividade da equipe por hora, sendo que este valor pode também resultar valores fracionados, ficando a critério do usuário a utilização do operário ideal ou do operário adotado.
O que melhor representa a realidade na área de construção civil é o Nº de Operários Adotados, no entanto, para fins de cálculo de produtividade, o melhor resultado será obtido utilizando-se do nº de operários ideal.
Demanda ideal (hrs.): Exibido o resultado da multiplicação do coeficiente do insumo pela quantidade do serviço.
Volume de Trabalho Real da Equipe
Nº op. Adotado: Exibido o número de operários adotados para a execução do serviço em tempo hábil, lembrando que caso tenha sido parametrizado para utilizar nº de Operário Adotado, o Sistema sempre que necessário, arredondará este valor para um número inteiro a maior.
Demanda adotada (hrs.): É exibido o resultado da operação entre o nº de operário adotado multiplicado pela quantidade de duração em horas informada.
Coef. (h/und): Exibido neste campo o resultado da divisão da quantidade de serviço pela demanda adotada.
Coef. (d/und): Exibido neste campo o resultado da divisão da quantidade de serviço pela demanda adotada.
Inv. (und/h): Neste campo é exibido o valor inverso ao coeficiente do volume de Trabalho Real da Equipe.
Inv. (und/d): Neste campo é exibido o valor inverso ao coeficiente do volume de Trabalho Real da Equipe.
Os cálculos dos campos informados acima, é o seguinte:
- "Coef. (h./und.)" - Coef. (h./und.) individual * Nº Op. Adotado.
- "Inverso (und./h.)" - Inv. (und./h.) individual * Nº Op. Adotado.
Base de Cálculo - Produtividade Oficial
Produtividade Individual
Coef. (h/und): É exibido o coeficiente em horas/unidade do insumo, isto se o parâmetro 'Unidade de cálculo da produtividade' estiver definido em Horas.
Coef. (d/und): É exibido o coeficiente em horas/unidade do insumo, isto se o parâmetro 'Unidade de cálculo da produtividade' estiver definido em Dias.
Inv. (und/h): É exibido o resultado inverso do coeficiente do insumo.
Inv. (und/d): É exibido o resultado inverso do coeficiente do insumo.
Nº op. Ideal: De acordo com os dados informados (levando-se em consideração uma das bases de cálculo por duração), será exibido neste campo o número de operários ideal para a execução do serviço, sendo que trata-se do resultado da multiplicação entre o valor do coeficiente individual com o valor da produtividade da equipe por hora.
Demanda ideal (hrs.): Exibido o resultado da operação do coeficiente do insumo pela quantidade do serviço.
Volume de Trabalho Real da Equipe
Nº op. Adotado: Exibido o número de operários adotados para a execução do serviço em tempo hábil, lembrando que caso tenha sido parametrizado para utilizar nº de Operário Adotado, o Sistema sempre que necessário, arredondará este valor para um número inteiro a maior.
Demanda adotada (hrs.): É exibido o resultado da operação entre o nº de operário adotado x a quantidade de Duração em horas informada.
Nº op. Informado: Neste campo é exibido o número adotado de operários, no entanto, pode ser alterado para adequar a Equipe ao tempo de execução do Serviço.
Coef. (h/und): Exibido neste campo o resultado da divisão da demanda adotada pela quantidade de serviço.
Coef. (d/und): Exibido neste campo o resultado da divisão da demanda adotada pela quantidade de serviço.
Inv. (und/h): É exibido o resultado inverso do coeficiente do volume de trabalho real da equipe.
Inv. (und/d): É exibido o resultado inverso do coeficiente do volume de trabalho real da equipe.
Os cálculos dos campos informados acima, é o seguinte:
- "Coef. (h./und.)" - Coef. (h./und.) individual * Nº Op. Adotado.
- "Inverso (und./h.)" - Inv. (und./h.) individual * Nº Op. Adotado.
Oficial?: Esta opção poderá ser selecionada caso queira considerar o insumo como Oficial para fins do cálculo de produtividade.
Duração (hrs): Neste campo é exibida a duração em horas da equipe, obtida pelo resultado da divisão entre a Demanda por hora com o número de operários informado.
Base de Cálculo - Produtividade Não Oficial
Produtividade Individual
Coef. (h/und): É exibido o coeficiente em horas/unidade do insumo, isto se o parâmetro 'Unidade de cálculo da produtividade' estiver definido em Horas.
Coef. (d/und): É exibido o coeficiente em horas/unidade do insumo, isto se o parâmetro 'Unidade de cálculo da produtividade' estiver definido em Dias.
Inv. (und/h): É exibido o resultado inverso do coeficiente do insumo.
Inv. (und/d): É exibido o resultado inverso do coeficiente do insumo.
Nº op. Ideal: De acordo com os dados informados (levando-se em consideração uma das bases de cálculo por duração), será exibido neste campo o número de operários ideal para a execução do serviço, sendo que trata-se do resultado da multiplicação entre o valor do coeficiente individual com o valor da produtividade da equipe por hora.
Demanda ideal (hrs.): Exibido o resultado da operação do coeficiente do insumo pela quantidade do serviço.
Volume de Trabalho Real da Equipe
Nº op. Adotado: Exibido o número de operário adotado para a execução do serviço em tempo hábil, lembrando que caso tenha sido parametrizado para utilizar nº de Operário Adotado, o Sistema sempre que necessário, arredondará este valor para um número inteiro a maior.
Demanda adotada (hrs.): É exibido o resultado da operação entre o nº de operário adotado x a quantidade de Duração em horas informada.
Nº op. Informado: Neste campo é exibido o número adotado de operários, no entanto, pode ser alterado para adequar a Equipe ao tempo de execução do Serviço.
Coef. (h/und): Exibido neste campo o resultado da divisão da demanda adotada pela quantidade de serviço.
Coef. (d/und): Exibido neste campo o resultado da divisão da demanda adotada pela quantidade de serviço.
Inv. (und/h): É exibido o resultado inverso do coeficiente do volume de trabalho real da equipe.
Inv. (und/d): É exibido o resultado inverso do coeficiente do volume de trabalho real da equipe.
Os cálculos dos campos informados acima, é o seguinte:
- "Coef. (h./und.)" - Coef. (h./und.) individual * Nº Op. Adotado.
- "Inverso (und./h.)" - Inv. (und./h.) individual * Nº Op. Adotado.
Oficial?: Esta opção poderá ser selecionada caso queira considerar o insumo como Oficial para fins do cálculo de produtividade.
Duração (hrs): Neste campo é exibida a duração em horas da equipe, obtida pelo resultado da divisão entre a Demanda por hora com o número de operário informado.
Base de Cálculo - Equipe Mecânica (PEM)
Na parte superior da planilha orçamentária, agrupamento de "edição", existe um botão chamado "Narrativa do Serviço", que quando selecionado possibilita que seja cadastrado um descritivo sobre o serviço nas planilhas de grupo ou módulo do orçamento. Estas informações serão apenas informativas e poderão ser utilizadas em determinados relatórios do sistema.
O parâmetro de base de cálculo da produtividade é por serviço, ou seja, cada serviço pode ter sua produtividade calculada com parâmetro diferente, por exemplo, um serviço de escavação depende da produção de equipamentos, então, a produtividade será calculada baseada na produção da equipe mecânica, já um serviço de alvenaria é determinado de acordo com a produtividade da mão-de-obra, portanto, o tempo de execução é determinado pela produtividade em duração de horas por unidade, duração em dias ou duração em horas.
Quando for selecionado a base de cálculo igual a equipe mecânica(PEM), os campos Duração em horas/unidade, Duração em dias, Duração em horas, Produtividade da Equipe por dia e Produtividade da Equipe por hora ficarão bloqueados para edição, sendo que estes valores serão calculados de acordo com exemplo abaixo:
- Horas por dia do Calendário = 8,8 horas
- Produção da Equipe Mecânica = 40,00 (significa que a equipe executa quarenta unidades do serviço por hora)
- Quantidade do Serviço = 40.000,00 M
- Duração em horas/unidade = 1 / 40,00 = 0,025 (se a produção da equipe mecânica é em un/h para encontrar o número de horas por unidade basta fazer o cálculo inverso, ou seja, regra de três)
- Duração em dias = Duração em horas/unidade * Quantidade do Serviço / Horas por dia do Calendário = 113,64
- Duração em horas = Duração em horas/unidade * Quantidade do Serviço = 1.000,00
Produtividade da equipe por dia = Quantidade do Serviço / Duração em dias = 352,00
Produtividade da equipe por hora = Produção da Equipe Mecânica = 40,00
A quantidade de dias para execução do serviço é a informação mais importante para possibilitar o cálculo do cronograma, pois significa o número de dias úteis necessários para execução do serviço. Além disto, é importante frisar que o parâmetro referente ao período de chuva não é utilizado para calcular a duração em dias na produtividade do serviço no orçamento, apenas no cronograma esta informação será utilizada.
Ocorrências do Serviço
Na parte superior da planilha orçamentária, agrupamento de "edição", existe um botão chamado "Ocorrências do Serviço", que quando selecionado possibilita que sejam vincular ocorrências (como por exemplo: atrasos, aumento de custos da composição e etc) aos serviços nas planilhas de grupo e módulo do orçamento.
É bastante importante salientar que esta tela poderá ser acessada apenas por serviços com nível analítico, ou seja, fases e sub-fases não possuem estas informações.
Inserir ocorrência: Ao selecionar esta opção será possível inserir um novo registro na tela de ocorrências.
Apagar ocorrência: Ao selecionar esta opção será possível apagar a ocorrência selecionada.
Cód. Ocorrência: Será apresentado o código da ocorrência selecionada.
Dt. Cadastro: O sistema exibe a data que está sendo inserida a ocorrência. (data atual).
Dt. Ocorrência: Informar a data que a ocorrência foi realizada (o sistema irá sempre sugerir a data atual).
Tipo Ocorrência: Selecionar o tipo de ocorrência.
Observação: Neste campo deverão ser descritas as observação referente a ocorrência.
Foi realizada uma alteração a fim de aumentar a quantidade de caracteres do campo observação na tela de ocorrência do orçamento. Anteriormente este campo possuía a capacidade de armazenar 1999 caracteres e com a alteração ele passa a armazenar 3999, ou seja, segue imagem do campo que recebeu a alteração.
Detalhe do Custo do Serviço
Na parte superior da planilha orçamentária, agrupamento de "edição", existe um botão chamado "Detalhe do Custo do Serviço", que quando selecionado possibilita que seja apresentado um descritivo do cálculo do custo unitário do serviço nas planilhas de grupo ou módulo do orçamento.
É bastante importante salientar que esta tela poderá ser acessada apenas por orçamentos do tipo "Construção Pesada" e para serviços com nível analítico, ou seja, fases e sub-fases não possuem estas informações.
(A) Horário Equipamento: Será apresentada a soma do custo horário de todos os equipamentos da composição, calculado através da multiplicação do coeficiente do Insumo pelo custo unitário raso do insumo;
(B) Horário Mão-de-Obra: : Será apresentada a soma do custo da mão-de-obra da composição, calculado através da multiplicação do custo unitário raso com encargos multiplicado pelo coeficiente do insumo.
(C) Total Material: Será apresentada a soma do custo de material da composição, calculado através da multiplicação coeficiente do insumo pelo custo unitário raso.
(D) Total Transporte: Será apresentada a soma do custo de transporte da composição, calculado através da multiplicação coeficiente do insumo pelo custo unitário raso pelo DMT(KM).
(E) Total Atividade Aux: Será apresentada a soma das atividades auxiliares disponíveis na composição, calculado através da multiplicação coeficiente da atividade auxiliar pelo seu custo total.
(F) Horário Total (A+B): Será apresentado o custo horário do serviço, calculado através da soma do horário equipamento e mão-de-obra.
(G) Unitário (A+B)/PEM: Será apresentado o custo horário unitário do serviço, calculado através da divisão do horário total (f) pela produção da equipe mecânica (pem).
(H) Unit. Direto (C + D + E + G): Será apresentado o custo direto do serviço, calculado através da soma do total de material, transporte, atividades auxiliares e do unitário.
(I) Perc.: Será apresentado o percentual de BDI do serviço.
(J) Valor BDI: Será apresentado o valor unitário de BDI do serviço, calculado através da seguinte fórmula: H+(H*(I/100));
(K) Perc.: Será apresentado o percentual de taxa adicional do serviço.
(L) Valor Tx. Adicional: Será apresentado o valor unitário de taxa adicional do serviço, calculado através da seguinte fórmula: ((H+Vlr BDI)*(Perc.Tx Adicional/100));
(M) Unitário Total (H+J+L): Será apresentado o valor unitário do serviço, cálculo através da soma do custo unitário direto, valor do bdi e valor da taxa adicional.
Para as planilhas do tipo Civil foi implementado o botão de detalhes de custos de serviços semelhante ao já existente na construção pesada. O objetivo deste botão é mostrar as informações de modo mais detalhado.
(A) Total Equipamento: Será apresentado o somátório dos custos unitários dos insumos do tipo equipamento que compõem o serviço.
(B) Total Mão-de-obra: Será apresentado o somatório dos custos dos insumos do tipo mão-de-obra que compõem o serviço, desconsiderando o valor de taxas adicionais, o custo de mão-de-bra para cada insumo é calculado da seguinte forma: ( Custo unitário do insumo * Coeficiente do insumo) .
(C) Total Material : Será apresentado o somatório dos custos unitários dos insumos do tipo material que compõem o serviço.
(D) Total Transporte: Será apresentado o somatório dos custos unitários dos insumos do tipo do transporte que compõem o serviço.
(E) Total Atividade Aux: Será apresentado o somatório do custos totais das atividades auxiliares que compõem o serviço principal.
(F) Perc : Percentual de BDI calculado pelo sistema com base no valor de custo direto do serviço, que é feito de acordo com a seguinte fórmula : ( Percentual BDI = G / (A + B + C + D + E) ) .
(G) Vlr B.D.I : Apresentrará o valor de BDI calculado no serviço.
(H) Perc: Será apresentado o valor em percentual de taxa adicionais do serviço.
(I) Vlr Tx. Adicional: Será calculado pela fórmula (((A+ B + C + D + E)+Vlr BDI)*(Perc.Tx Adicional/100));
(J) Totalizador: Será apresentado o somatório dos campos ( J = (A + B + C + D + E + G + I) ) .
Para poder utilizar esse novo processo, é necessário parametrizar o perfil de acesso do usuário, na configuração de segurança do sistema.
Deve-se habilitar a visualização do componente Detalhe de Custo de Serviço, dentro do Processo F- Planilha Orçamento Construção Civil , no módulo Construção Civil - Administração de Projetos.
Ficha de Produção de Equipe Mecânica
Na parte superior da planilha orçamentária, agrupamento de "edição", existe um botão chamado "Ficha de Produção de Equipe Mecânica", que quando selecionado irá permitir calcular a produção da equipe mecânica para cada equipamento da composição do serviço da planilha de grupo juntamente com os percentuais produtivos e improdutivos dos mesmos.
Esta opção estará disponível apenas para padrões do tipo "Construção Pesada". É bastante importante salientar que esta tela poderá ser acessada apenas por serviços com nível analítico que possuam equipamentos na sua composição.
A informação gerada nesta tela, será utilizada posteriormente para cálculo do custo dos equipamentos no orçamento, uma vez que os equipamentos possuem a particularidade de possuir diferentes custos de acordo com o tempo produtivo e improdutivo. Assim, permite-se calcular o custo total de cada equipamento pela seguinte fórmula: [(custo produtivo X tempo produtivo) + (custo improdutivo X tempo improdutivo)] em uso no serviço, que somados aos demais custos de insumos, geram o custo total do serviço no orçamento.
No processo de cálculo da produção da equipe mecânica (pem) de cada serviço, são utilizados os seguintes cadastros auxiliares:
Agrupadores (composição): É o cadastro utilizado para realizar a vinculação de definição de itens do cadastro do módulo de Materiais com tipos de insumo, com o objetivo de permitir o agrupamento de insumos com tipos pré-definidos, de acordo com características comuns.
Fórmulas (de produção): São as fórmulas específicas para cálculo da produção de equipamentos. Com base nas variáveis e valores de cada variável, o sistema calcula qual a produção dos equipamentos para então calcular a produção (da equipe mecânica) dos serviços.
Variáveis Intervenientes: São as variáveis utilizadas para definir as características (atributo + valor) de cada equipamento, como: consumo, produção horária, capacidade, etc.. São utilizadas nas fórmulas de cálculo da produção dos equipamentos. Serão chamadas comumente apenas por variáveis.
Para o serviço selecionado, a tela exibe as variáveis e os equipamentos da composição do serviço. É possível definir valores para cada variável de cada insumo, que servirá para definir, através da fórmula vinculada ao equipamento: a produção, o número de unidades necessário, a utilização operativa (ou produtiva) e improdutiva, além da produção da equipe (ou produção do serviço).
Cód. Extenso: Será apresentado o código extenso do serviço selecionado.
Cód. Alternativo: Será apresentado o código alternativo do serviço selecionado.
Unidade: Será apresentada a unidade de medida do serviço selecionado.
Descrição: Será apresentada a descrição do serviço selecionado.
Prod. Equipe (PEM): Será apresentada a produção de equipe mecânica do serviço, permitindo alteração.
Na parte central da tela poderão ser cadastradas as variáveis intervenientes e seus dados por equipamento.
Inserir: Através desta opção será possível inserir uma nova variável interveniente para o serviço.
Apagar: Através desta opção será possível apagar a variável interveniente selecionada do serviço.
Padrão: Através desta opção será possível atribuir ao serviço todas as variáveis intervenientes definidas como padrão.
Após definidas as variáveis desejadas, com a composição do serviço corretamente definida, podem ser informados os valores das variáveis, bastando para isso digitar os valores na linha e coluna correspondente à variável e equipamento desejados.
Produção Horária: Divisão da produção da equipe pela produção do equipamento, sendo que quando o parâmetro 'Unidade de cálculo da produtividade' estiver definido como Dias, o campo passa a se chamar Produção Diária.
Número de Unidades: Primeiro inteiro maior ou igual à divisão da produção da equipe pela produção do equipamento;
Utilização Operativa: Divisão da produção do equipamento pela Necessidade de Equipamento, arredondado para 2 casas;
Utilização Improdutiva: Diferença entre 1 (um) e Utilização Operativa.
Observação: Através desta opção, será possível cadastrar uma observação para a ficha pem.
Fórmula: Para definir uma fórmula vinculada a um equipamento, deve-se clicar no botão “Fórmula”, que exibirá um painel na parte inferior da tela. Pode-se selecionar uma fórmula de produção para cada equipamento.
Base/Chefe: Quando houver mais de um equipamento deve ser definido o equipamento Base/Chefe, pois é a partir dos dados deste equipamento que serão realizados os cálculos e definida a produção da equipe.
Os seguintes valores devem ser informados manualmente na parte inferior da tela: Produção Horária e Número de Unidades (além da produção da equipe já definida anteriormente). Ao informar um novo valor, deve ser feito o recálculo, de forma a garantir que os demais valores estejam corretos e atualizados.
Recalcular
O sistema trabalha com quatro formas de recálculo:
1 - Recalcular a partir da produção (Fórmula): Recalcula a produção de todos os equipamentos baseado nas fórmulas, define como produção da equipe (serviço) o valor da produção do equipamento base/chefe e calcula o número de unidades de cada equipamento necessário.
2 - Recalcular a partir da produção (informada): Recalcula a produção de todos os equipamentos baseado nas produções informadas, define como produção da equipe (serviço) o valor da produção do equipamento base/chefe e calcula o número de unidades de cada equipamento necessário.
Nesta forma de cálculo, a produção horária digitada para o equipamento base/chefe será replicada para a produção da equipe. As unidades serão calculadas através da seguinte fórmula: "Produção da Equipe/Produção Horária", onde o resultado será sempre 1.
3 - Recalcular a partir do número de unidades: Recalcula a produção de todos os equipamentos baseado nos números de unidades.
Nesta forma de cálculo, a produção horária, a produção da equipe e o número de unidades devem ser digitados.
4 - Recalcular a partir da produção da equipe: Recalcula a produção de todos os equipamentos baseado nas produções da equipe.
Nesta forma de cálculo, a produção horária e a produção da equipe devem ser digitados. As unidades serão calculadas através da seguinte fórmula: "Produção da Equipe/Produção Horária".
O coeficiente produtivo será calculado através da seguinte fórmula para todas as foras de recálculo: "(Produção da Equipe/Produção Horária)/Unidades" e o coedifiente improdutivo será "(1 - coeficiente produtivo).
Observações importantes para os recálculos:
- Caso não tenha equipamento base/chefe definido, será assumido o primeiro que tenha a menor produção, e esta será a produção adotada para a equipe;
- Calcula utilizações operativa e improdutiva;
- A unidade sempre terá valores inteiros, não podendo receber casas decimais. Desta forma, quando em algum cálculo forem gerados valores quebrados, estes serão arredondados para cima para que os coeficientes sejam calculados.
Composição do Serviço
Na parte superior da planilha orçamentária, agrupamento de "edição", existe um botão chamado "Composição do Serviço", que quando selecionado possibilita que sejam visualizadas e/ou alteradas as informações da composição do serviço na planilha de grupos.
É bastante importante salientar que esta tela poderá ser acessada apenas por composições ou serviços com nível analítico, ou seja, fases e sub-fases não possuem estas informações.
Ao parametrização do tipo do orçamento, "Construção Civil" ou "Construção Pesada", se diferenciam no momento do cadastro das composições.
Composição de Serviços - Padrão Construção Civil
Quando o tipo do orçamento for Construção Civil, será definida a composição de cada serviço através de inclusão dos insumos que serão utilizados para a execução do mesmo.
Os dados desta tela poderão variar de acordo com o tipo de serviço, sendo que:
- Serviços básicos: são aqueles que possuem apenas insumos em sua composição.
- Serviços compostos: são aqueles que além de possuir insumos podem possuir outros serviços básicos em sua composição, no qual possui uma composição de segundo nível.
Tipo: Será apresentado se o item da composição é um insumo ou um serviço. Quando serviço, será possível expandir o mesmo para obter as informações da composição de segundo nível.
Cód. Item/Reduzido: Será apresentado o código reduzido do item ou serviço.
Descrição: Será apresentada a descrição do item ou serviço.
Unid.: Será apresentada a unidade de medida do item ou serviço.
Coeficiente: Será apresentado o coeficiente do insumo ou serviço, ou seja, quanto é necessário de cada item da composição para realizar uma unidade do serviço. Este campo poderá ser alterado nesta tela.
Quantidade: Será calculada a quantidade do insumo de acordo com o coeficiente informado. Será possível alterar a informação desta coluna, neste caso o coeficiente será alterado no recálculo do orçamento.
Custo: Informar um custo unitário para o insumo. Caso os insumos sejam valorizados pela planilha de valorização de insumos, o sistema irá calcular o seu custo unitário.
Apropriação?: Será apresentado se o insumo é padrão de apropriação. É importante considerar que apenas um insumo do tipo verba da composição poderá ser considerado como padrão de apropriação.Esta informação poderá ser alterada nesta tela.
Classe Financeira: Selecionar uma classe para o item, sendo que a mesma deve estar entre as classes pertencentes à classe sintética definida no serviço e vinculadas ao insumo no módulo de Materiais. Caso não seja definida nenhuma classe sintética no serviço serão apresentadas todas as classes vinculadas ao insumo no módulo de Materiais.
Descr. Genérica: Este campo irá exibir a descrição do item e ficará habilitado apenas quando o insumo for do tipo genérico.
Característica de Estoque: Clicando sobre este botão, o sistema possibilita informar característica de estoque para o item selecionado. Este campo ficará desabilitado quando o item for genérico ou genérico somente na descrição.
Inserir Vários Insumos: Ao selecionar esta opção será exibida a tela que contempla todo o catálogo de insumos para que seja possível inserir os registros na composição de forma mais dinâmica. Maiores informações com relação a este processo poderão ser visualizados no tópico referente ao mesmo.
Inserir Vários Serviços: Esta opção será apresentada apenas para serviços compostos. Ao selecionar esta opção será exibida a tela que contempla todos os serviços do padrão de serviços vinculado ao orçamento para que seja possível inserir os registros nas composição de forma mais dinâmica. Maiores informações com relação a este processo poderão ser visualizados no tópico referente ao mesmo.
Inserir Vários Serviços Existentes no Orçamento: Esta opção será apresentada apenas para serviços compostos. Ao selecionar esta opção será exibida a tela que contempla todos os serviços do orçamento para que seja possível inserir os registros nas composição de forma mais dinâmica. Maiores informações com relação a este processo poderão ser visualizados no tópico referente ao mesmo.
Os botões da parte inferior e lateral da tela poderão ser ocultos da planilha quando o centro da barra for selecionado com o mouse.
Ao selecionar o botão "Gravar Alterações" as informações serão gravadas na planilha.
Ao selecionar o botão "Cancela Alterações" as informações desta tela serão ignoradas e não serão gravadas na planilha.
Poderão ser vinculados apenas insumos pertencentes ao identificador vinculado ao padrão de serviços.
O processo de vinculação de classes financeiras será o mesmo para os serviços do orçamento, podendo ser informada uma classe financeira sintética nos serviços e classe financeira analítica nos insumos do serviço, sendo que quando for inserido um serviço padrão no orçamento, as classes serão preenchidas conforme as classes definidas no cadastro padrão, podendo ser alteradas se necessário.
Existe um tratamento na planilha orçamentária que deverá impedir a edição da quantidade de serviços e insumos na planilha orçamentária, quando a quantidade orçada ficar menor que a quantidade medida. Este tratamento poderá ser acionado nas seguintes situações:
- Edição do coeficiente do insumo: Ao alterar o coeficiente de um insumo, o sistema calcula a nova quantidade orçada, caso essa quantidade seja menor que a quantidade medida para o item o sistema vai exibir uma mensagem.
- Edição da quantidade do Insumo: Ao alterar a quantidade orçada do insumo para uma quantidade menor que a medida, o sistema exibirá uma mensagem.
- Quando o orçamento estiver configurado para realizar a medição por serviços, nenhuma validação será realizada a nível de insumos, as validações a nível de insumos serão realizadas apenas em orçamentos que o controle de medições for configurado como “insumo”.
Quando este parâmetro da filial "Permite repetir serviços auxiliares em composições de serviços" estiver desmarcado, não será possível cadastrar um serviço mais de uma vez para a mesma composição de um serviço auxiliar. Este controle será realizado na planilha de grupo, apresentando uma mensagem quando houver a tentativa da repetição nas composições auxiliares
Composição de Serviços - Padrão Construção Pesada
Quando o tipo do orçamento for Construção Pesada, será definida a composição de cada serviço através de inclusão dos insumos que serão utilizados para a execução do mesmo, utilizado para atender ao conceito de orçamentos para levantamento de custos de infra-estrutura, que será nos moldes definidos pelo Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes – DNIT.
Os dados desta tela poderão variar de acordo com o tipo de serviço, sendo que:
- Serviços básicos são aqueles que possuem apenas insumos em sua composição.
- Serviços compostos: são aqueles que além de possuir insumos podem possuir outros serviços básicos em sua composição, no qual possui uma composição auxiliar (de segundo nível).
Tipo: Será apresentado o tipo do item da composição, podendo ser:
A - Equipamento: Nesta linha serão apresentados insumos do tipo equipamento.
B - Mão de Obra: Nesta linha serão apresentados insumos do tipo mão de obra.
C - Material: Nesta linha serão apresentados insumos do tipo material.
D - Transportes: Nesta linha serão apresentados insumos do tipo transportes.
E - Atividade Auxiliar: Nesta linha serão apresentados insumos do tipo atividade auxiliar, que se refere aos serviços de segundo nível. Esta opção permitirá expandir os dados para obter as informações da composição de segundo nível.
F.E.: Nesta coluna será possível acessar a ficha de equipamento para insumos do tipo "A - Equipamento".
Cód. Item/Reduzido: Será apresentado o código reduzido do item ou serviço.
Descrição: Será apresentada a descrição do item ou serviço.
Unid.: Será apresentada a unidade de medida do item ou serviço.
Coef. Insumo: Será apresentado o coeficiente do insumo ou serviço, ou seja, quanto é necessário de cada item da composição para realizar uma unidade do serviço. Este campo poderá ser alterado nesta tela.
Quantidade: Será calculada a quantidade do insumo de acordo com o coeficiente informado. Será possível alterar a informação desta coluna, neste caso o coeficiente será alterado no recálculo do orçamento.
Custo: Informar um custo unitário para o insumo. Caso os insumos sejam valorizados pela planilha de valorização de insumos, o sistema irá calcular o seu custo unitário. Para insumos do tipo equipamento, o custo unitário será calculado através da ficha de equipamento.
Apropriação?: Será apresentado se o insumo é padrão de apropriação. É importante considerar que apenas um insumo do tipo verba da composição poderá ser considerado como padrão de apropriação.Esta informação
poderá ser alterada nesta tela.
Mostrar Campos de Equipamento
Ao selecionar esta opção serão apresentados os seguintes campos na tela:
Coef. Prod.: Será exibido o coeficiente produtivo calculado para o serviço considerando a produção da equipe mecânica.
Coef. Improd.: Será exibido o coeficiente improdutivo calculado para o serviço considerando a produção da equipe mecânica.
Custo Prod.: Este campo irá apresentar o resultado do cálculo do custo horário produtivo do equipamento, calculado através da ficha de equipamento ou da planilha de valorização de equipamentos.
Custo Improd.: Este campo irá apresentar o resultado do cálculo do custo horário improdutivo do equipamento, calculado através da ficha de equipamento ou da planilha de valorização de equipamentos.
Custo Unit. Eqp. (sem encargos): Este campo irá apresentar o resultado do cálculo do coeficiente produtivo e improdutivo aplicado respectivamente sobre o custo horário produtivo e improdutivo para uma quantidade do equipamento.
Custo M.O.: Esta opção deverá ser selecionada no caso de cálculo do custo de “ferramentas” (inseridas como equipamento), que será calculado por percentual indicado no campo “quantidade” sobre o valor do custo unitário total de mão-de-obra.
Mostrar Campos Transporte
Ao selecionar esta opção será apresentado o seguinte campo na tela:
DMT (KM): Informar em quilômetros a distância média de transporte entre a origem do material e o local da obra, esta informação será utilizada para a composição do custo do item no orçamento.
Mostrar Campos Material
Ao selecionar esta opção serão apresentados os seguintes campos na tela:
Custo Unitário Material: Será apresentado o custo unitário raso do insumo.
% Enc. Sociais: Será apresentado o percentual de encargos do insumo.
Classe Financeira: Selecionar uma classe para o item, sendo que a mesma deve estar entre as classes pertencentes à classe sintética definida no serviço e vinculadas ao insumo no módulo de Materiais. Caso não seja definida nenhuma classe sintética no serviço serão apresentadas todas as classes vinculadas ao insumo no módulo de Materiais.
Descr. Genérica: Este campo irá exibir a descrição do item e ficará habilitado apenas quando o insumo for do tipo genérico.
Característica de Estoque: Clicando sobre este botão, o sistema possibilita informar característica de estoque para o item selecionado. Este campo ficará desabilitado quando o item for genérico ou genérico somente na descrição.
Inserir Vários Insumos: Ao selecionar esta opção será exibida a tela que contempla todo o catálogo de insumos para que seja possível inserir os registros na composição de forma mais dinâmica. Maiores informações com relação a este processo poderão ser visualizados no tópico referente ao mesmo.
Inserir Vários Serviços: Esta opção será apresentada apenas para serviços compostos. Ao selecionar esta opção será exibida a tela que contempla todos os serviços do padrão para que seja possível inserir os registros nas composição de forma mais dinâmica. Maiores informações com relação a este processo poderão ser visualizados no tópico referente ao mesmo.
Inserir Vários Serviços Existentes no Orçamento: Esta opção será apresentada apenas para serviços compostos. Ao selecionar esta opção será exibida a tela que contempla todos os serviços do orçamento para que seja possível inserir os registros nas composição de forma mais dinâmica. Maiores informações com relação a este processo poderão ser visualizados no tópico referente ao mesmo.
Os botões da parte inferior e lateral da tela poderão ser ocultos da planilha quando o centro da barra for selecionado com o mouse.
Ao selecionar o botão "Gravar Alterações" as informações serão gravadas na planilha.
Ao selecionar o botão "Cancela Alterações" as informações desta tela serão ignoradas e não serão gravadas na planilha.
Ao selecionar o botão "Ficha Equipamento" será aberta a tela de ficha de equipamentos. Maiores informações com relação a este processo poderão ser visualizados no tópico referente ao mesmo.
Poderão ser vinculados apenas insumos pertencentes ao identificador vinculado ao padrão de serviços.
O processo de vinculação de classes financeiras será o mesmo para os serviços do orçamento, podendo ser informada uma classe financeira sintética nos serviços e classe financeira analítica nos insumos do serviço, sendo que quando for inserido um serviço padrão no orçamento, as classes serão preenchidas conforme as classes definidas no cadastro padrão, podendo ser alteradas se necessário.
Existe um tratamento na planilha orçamentária que deverá impedir a edição da quantidade de serviços e insumos na planilha orçamentária, quando a quantidade orçada ficar menor que a quantidade medida. Este tratamento poderá ser acionado nas seguintes situações:
- Edição do coeficiente do insumo: Ao alterar o coeficiente de um insumo, o sistema calcula a nova quantidade orçada, caso essa quantidade seja menor que a quantidade medida para o item o sistema vai exibir uma mensagem.
- Edição da quantidade do Insumo: Ao alterar a quantidade orçada do insumo para uma quantidade menor que a medida, o sistema exibirá uma mensagem.
- Quando o orçamento estiver configurado para realizar a medição por serviços, nenhuma validação será realizada a nível de insumos, as validações a nível de insumos serão realizadas apenas em orçamentos que o controle de medições for configurado como “insumo”.
Quando este parâmetro da filial "Permite repetir serviços auxiliares em composições de serviços" estiver desmarcado, não será possível cadastrar um serviço mais de uma vez para a mesma composição de um serviço auxiliar. Este controle será realizado na planilha de grupo, apresentando uma mensagem quando houver a tentativa da repetição nas composições auxiliares
Ficha de Equipamento
Para atender ao processo de cálculo de orçamento para obras de infra-estrutura, que possuem uma forma bem particular de cálculo, cada insumo do tipo equipamento deverá possuir uma ficha técnica contendo todas as suas informações que serão utilizadas posteriormente para composição do seu custo.
A ficha de equipamento poderá ser acessada diretamente da planilha ou através da tela de composições para insumos do tipo "A - Equipamento".
Para contemplar todas as informações necessárias para a ficha de equipamento, foram criados vários cadastros, como: o de tipo de fórmulas, característica de equipamento, despesas com propriedade e etc.
Para cada item do tipo equipamento, uma ficha poderá ser criada para conter as informações sobre dados de aquisição, despesas de manutenção, mão de obra, etc. Esta ficha conterá também os custos horários do equipamento que serão utilizados no processo de Orçamento.
Dados do Equipamento
Na pasta de dados do equipamento, será possível definir um valor de despesa de locação ou cadastrar uma fórmula para cálculo do custo da equipe mecânica, além da data de cadastro e todos os dados referentes ao equipamento, os dados cadastrados serão trazidos do cadastro de características do equipamento e o sistema irá trazer automaticamente todas as características cadastradas como padrão.
Os dados do tipo valor e percentual poderão ser utilizados nas fórmulas de despesas e custos horários.
Dados do Item
Cód. Item: Será apresentado o código do Item selecionado.
Alternativo: Será apresentado o código alternativo do Item selecionado.
Unidade: Será apresentada a unidade do Item selecionado.
Definição: Será apresentada a definição do Item selecionado.
Ficha do Equipamento
Código: Será exibido automaticamente o código da ficha de equipamento.
Fórmula: Selecionar a fórmula para o cálculo de custo da equipe mecânica.
Data: Será exibida a data da geração da ficha de equipamento.
Despesas de Locação (DL)
Valor: Neste campo poderá ser informado o valor em reais da locação do equipamento. Este campo tem o objetivo de facilitar o custo horário do equipamento nos casos do equipamento não ser próprio.
Dados do Equipamento
Cód.: Selecionar o código que identifica o item da composição do equipamento.
Descrição: Exibe a descrição do item da composição do equipamento.
Unidade: selecionar a unidade de referência para o item da composição o equipamento.
Tipo: Selecionar o tipo que determina o valor a ser utilizado para o item da composição do equipamento.
Tamanho: Informar o tamanho do campo que será utilizado para a formação do valor a ser utilizado no item da composição do equipamento.
Valor: Informar o valor que será utilizado no item da composição do equipamento com base no tipo selecionado.
Inserir dados do Equipamento: Ao selecionar esta opção será possível inserir um novo registro na tela de dados do equipamento.
Apagar dados do Equipamento: Ao selecionar esta opção será possível excluir o registro selecionado na tela de dados do equipamento.
Despesas com Propriedade
Na pasta de despesas com propriedade serão incluídas todas as despesas referentes a propriedade do equipamento.
Nesta tela deve ser preenchido o coeficiente e também o custo unitário referentes a despesa. O custo parcial da despesa será a multiplicação do custo unitário do coeficiente e do valor fixo ou do resultado da fórmula.
O custo unitário pode ser colocado utilizando-se de variáveis, ou seja, pode-se utilizar letras que representam as características do equipamento, exemplo: A * P, onde A é o custo de aquisição e P é um percentual de depreciação.
Dados do Item
Cód. Item: Será apresentado o código do Item selecionado.
Alternativo: Será apresentado o código alternativo do Item selecionado.
Unidade: Será apresentada a unidade do Item selecionado.
Definição: Será apresentada a definição do Item selecionado.
Despesas com Propriedade (DP)
Código: Selecionar o código de despesas com propriedade para compor a ficha do equipamento.
Descrição: Será exibida a descrição do código de despesas com propriedade.
Usa Fórmula: Será apresentado o item utiliza fórmula para o cálculo de despesas com propriedade.
Fórmula: Quando usar fórmula, será exibida a fórmula para o cálculo de despesas com propriedade.
Valor Fixo: Informar o valor fixo para a despesa, quando não estiver sendo utilizada fórmula para este cálculo.
Unid.: Selecionar a unidade de referência para a despesa com propriedade da composição do equipamento.
Coeficiente: Indicar qual o coeficiente para cada item da despesa com propriedade.
Custo Unitário: Informar o custo unitário da despesa com propriedade.
Custo Parcial: O custo parcial será calculado pelo sistema ao calcular a ficha de equipamento.
Inserir Despesas com Propriedade: Ao selecionar esta opção será possível inserir um novo registro na tela de despesas com propriedade.
Apagar Despesas com Propriedade: Ao selecionar esta opção será possível excluir o registro selecionado na tela de despesas com propriedade.
Manutenção/Mão-de-Obra
Na pasta de manutenção/mão de obra serão incluídas todas as despesas referentes a manutenção e mão de obra do equipamento.
Nesta tela deve ser preenchido o coeficiente e também o custo unitário (apenas no orçamento) assim como a unidade referente a despesa de manutenção e o coeficiente das despesas de mão de obra, pois o custo unitário das despesas de mão de obra será trazido da planilha do orçamento. O custo parcial da despesa de manutenção será a multiplicação do custo unitário, do coeficiente e do resultado da fórmula, o custo parcial das despesas de mão de obra será a multiplicação do coeficiente e do custo unitário. O custo unitário da despesa de manutenção pode ser colocado utilizando-se de variáveis, ou seja, pode-se utilizar letras que representam as características do equipamento, exemplo: A * P, onde A é o custo de aquisição e P é um percentual de depreciação.
Dados do Item
Cód. Item: Será apresentado o código do Item selecionado.
Alternativo: Será apresentado o código alternativo do Item selecionado.
Unidade: Será apresentada a unidade do Item selecionado.
Definição: Será apresentada a definição do Item selecionado.
Manutenção (M)
Cód. Fórmula: Selecionar a fórmula para o cálculo da manutenção do equipamento.
Fórmula: Será exibida a fórmula selecionada.
Unidade: Selecionar a unidade a ser considerada no cálculo da fórmula.
Coeficiente: Informar o coeficiente para o cálculo da manutenção do equipamento.
Custo Unitário: Informar o custo unitário de manutenção.
Custo Parcial: O custo parcial será calculado pelo sistema ao calcular a ficha de equipamento.
Inserir Despesas Manutenção: Ao selecionar esta opção será possível inserir um novo registro na tela de despesas com manutenção.
Apagar Despesas Manutenção: Ao selecionar esta opção será possível excluir o registro selecionado na tela de despesas com manutenção.
Despesas de Mão de Obra (MO)
Mão de Obra (MO): Selecionar quais os insumos do tipo mão-de-obra que farão parte da formação do custo do equipamento.
Unidade: Exibe as unidades dos insumos selecionados.
Coeficiente: Informar o coeficiente para cada insumo para o cálculo de despesas de mão-de-obra.
Custo Unitário: O custo unitário da mão-de-obra será obtido da tabela de preços ou da planilha de valorização de insumos.
Custo Parcial: O custo parcial será calculado pelo sistema ao calcular a ficha de equipamento.
Tipo MO: Indicar se o tipo de mão-de-obra é operacional ou de manutenção.
Inserir Despesas Mão de Obra: Ao selecionar esta opção será possível inserir um novo registro na tela de despesas com mão-de-obra.
Apagar Despesas Mão de Obra: Ao selecionar esta opção será possível excluir o registro selecionado na tela de despesas com mão-de-obra.
Separa encargo social?: Este parâmetro será apresentado conforme parâmetros da filial, e quando marcado permite separar o valor de encargos sociais do custo da mão-de-obra.
Despesas com Material de Consumo
Nesta pasta serão incluídas todas as despesas referentes a materiais de consumo do equipamento.
Dados do Item
Cód. Item: Será apresentado o código do Item selecionado.
Alternativo: Será apresentado o código alternativo do Item selecionado.
Unidade: Será apresentada a unidade do Item selecionado.
Definição: Será apresentada a definição do Item selecionado.
Despesas com Material de Consumo (MC)
Código: Selecionar o insumo que fará parte do custo de material para consumo no equipamento.
Descrição: Será apresentada a descrição do insumo selecionado.
Unidade: Será exibida a unidade do insumo selecionado.
Coeficiente: Informar o coeficiente para o cálculo de despesas com material de consumo.
Custo Unitário: O custo unitário do material de consumo será obtido da tabela de preços ou da planilha de valorização de insumos.
Custo Parcial: O custo parcial será calculado pelo sistema ao calcular a ficha de equipamento.
Combustível?: Caso o material de consumo selecionado seja um combustível, esta informação deverá ser selecionada.
Inserir Despesas com Material de Consumo: Ao selecionar esta opção será possível inserir um novo registro na tela de despesas com material de consumo.
Apagar Despesas com Material de Consumo: Ao selecionar esta opção será possível excluir o registro selecionado na tela de despesas com material de consumo.
Custos Horários
Na pasta de custos horários será informado ao sistema, como deve ser realizada a fórmula para composição do custo produtivo e improdutivo do equipamento no orçamento, usando como base as demais informações já cadastradas na ficha de equipamento.
Dados do Item
Cód. Item: Será apresentado o código do Item selecionado.
Alternativo: Será apresentado o código alternativo do Item selecionado.
Unidade: Será apresentada a unidade do Item selecionado.
Definição: Será apresentada a definição do Item selecionado.
Custos Horários
Código: Selecionar os tipos de custos horários que farão parte da ficha do equipamento.
Custos Horários: Será exibida a descrição do custo horário selecionado.
Fórmula: Será exibida a fórmula cadastrada para o tipo de custo selecionado.
Unidade: Será exibida a unidade do tipo de custo selecionado.
Custo Parcial: O custo parcial será calculado pelo sistema ao calcular a ficha de equipamento.
Prod?: Esta opção deverá ser selecionada caso o tipo de custo considerado na ficha do equipamento seja “Produtivo”.
Improd?: Esta opção deverá ser selecionada caso o tipo de custo considerado na ficha do equipamento seja “Improdutivo”.
Inserir Custo Horário: Ao selecionar esta opção será possível inserir um novo registro na tela de custo horário.
Apagar Custo Horário: Ao selecionar esta opção será possível excluir o registro selecionado na tela de custo horário.
Recalcula Fórmula: Através desta opção será possível calcular o custo do equipamento e validar as fórmulas.
Caso haja alguma informação inválida na fórmula, o sistema não irá permitir que a ficha de equipamento seja gravada.
Inserir Vários Insumos
Na parte superior da planilha orçamentária, agrupamento de "edição", existe um botão chamado "Inserir Vários Insumos", que quando selecionado irá apresentar os insumos cadastrados no módulo de Materiais, possibilitando que o cadastro das composições seja realizado de forma mais dinâmica na planilha de grupos.
Esta opção poderá ser acessada apenas através da planilha de grupo, visto que a planilha de módulo utiliza as composições cadastradas na planilha de grupo.
Esta tela irá exibir todos os insumos vinculados ao identificador permitido ao padrão de serviços vinculado ao orçamento e que foram cadastrados no processo de Grupos/Itens do módulo de Materiais.
Para que seja possível inserir insumos nas composições através deste processo, basta selecionar um ou mais insumos desta tela e arrastar para a composição do serviço desejado.
É importante considerar que:
- Será possível arrastar os insumos apenas para serviços analíticos.
- O insumo poderá ser arrastado tanto para a tela de edição de composições quanto diretamente para a composição apresentada na planilha.
- O mesmo insumo não poderá ser cadastrado mais de uma vez para o mesmo serviço.
- Após arrastar o insumo, será necessário preencher os coeficientes para o mesmo.
- Quando o padrão for do tipo Construção Pesada, o sistema irá copiar também a ficha de equipamentos cadastrada na tela de especificação de grupos e itens (obedecendo as regras de sincronização).
Para facilitar a operação da tela, é possível fixar dos dados, apresentado as informações conforme imagem abaixo:
Procurar: Através destas opções será possível procurar determinados insumos.
Grupos/Itens: Através destas opções será possível acessar um atalho da tela de "Grupos/Itens" do módulo de Materiais, permitindo uma consulta mais dinâmica das informações.
Atualizar as informações da grid: Através destas opções será possível atualizar as informações apresentadas nesta tela, visto que caso sejam realizadas alterações nos insumos após sua abertura, estas alterações não serão replicadas automaticamente.
Fixar ou não as informações ao lado da planilha: Através destas opções será possível fixar a tela de insumos ao lado da planilha (conforme imagem acima).
Na cópia das fases, serviços e insumos, o cursor permanecerá no ponto em que estava, ou seja, no ponto em que o cursor for deixado, evitando assim que a barra de rolagem vá para o primeiro item do orçamento.
Quando um filtro adicional for realizado na tela de arrastar e soltar do ADO, caso não retorne nenhum resultado, e for selecionado novamente o botão procurar, os filtros serão automaticamente limpos, apresentando somente a última busca feita.
Inserir Vários Serviços
Na parte superior da planilha orçamentária, agrupamento de "edição", existe um botão chamado "Inserir Vários Serviços", que quando selecionado irá apresentar todos os serviços cadastrados no padrão de serviços vinculados ao orçamento que está sendo editado, possibilitando que o cadastro das composições de segundo nível e de novos serviços através do padrão sejam realizados de forma mais dinâmica na planilha de grupo.
Esta opção poderá ser acessada apenas através da planilha de grupo, visto que a planilha de módulo utiliza os serviços e as composições cadastradas na planilha de grupo.
Para que seja possível inserir serviços através deste processo, basta selecionar um ou mais serviços desta tela e arrastar para o local desejado.
É importante considerar que:
- Será possível arrastar apenas os serviços analíticos.
- Para composições de segundo nível, será permitido arrastar apenas serviços básicos.
- O serviço poderá ser arrastado tanto para uma composição auxiliar quanto para um novo nível na planilha
- Ao arrastar um serviço, toda a sua composição e configuração será copiada.
- Após arrastar o serviço, será necessário preencher os coeficientes para o mesmo (quando segundo nível).
- Quando o padrão for do tipo Construção Pesada, o sistema irá copiar também a ficha de equipamentos cadastrada (obedecendo as regras de sincronização).
- Não será possível arrastar um serviço sem selecionar qual serviço sintético ele deverá ser vinculado.
- Ao arrastar um serviço, o sistema irá atribuir um código estruturado sequencial para o mesmo.
Para facilitar a operação da tela, é possível fixar dos dados, apresentado as informações conforme imagem abaixo:
Procurar: Através destas opções será possível procurar determinados serviços da listagem.
Abre a tela de edição do serviço selecionado: Através destas opções será possível acessar um atalho da tela de "Padrão de Serviços", permitindo uma consulta mais dinâmica das informações.
Atualizar as informações da grid: Através destas opções será possível atualizar as informações apresentadas nesta tela, visto que caso sejam realizadas alterações nos serviços após sua abertura, estas alterações não serão replicadas automaticamente.
Fixar ou não as informações ao lado da planilha: Através destas opções será possível fixar a tela de serviços ao lado da planilha (conforme imagem acima).
Composição do serviço: Foi disponibilizado a consulta da composição do serviço nas telas de inserção de vários serviços.
Quando este parâmetro da filial "Permite repetir serviços auxiliares em composições de serviços" estiver desmarcado, não será possível cadastrar um serviço mais de uma vez para a mesma composição de um serviço auxiliar. Este controle será realizado na planilha de grupo, apresentando uma mensagem quando houver a tentativa da repetição nas composições auxiliares.
Não será possível copiar os níveis sintéticos da planilha de origem.
Na cópia das fases, serviços e insumos, o cursor permanecerá no ponto em que estava, ou seja, no ponto em que o cursor for deixado, evitando assim que a barra de rolagem vá para o primeiro item do orçamento.
Quando um filtro adicional for realizado na tela de arrastar e soltar do ADO, caso não retorne nenhum resultado, e for selecionado novamente o botão procurar, os filtros serão automaticamente limpos, apresentando somente a última busca feita.
Inserir Vários Serviços Existentes no Orçamento
Na parte superior da planilha orçamentária, agrupamento de "edição", existe um botão chamado "Inserir Vários Serviços Existentes no Orçamento", que quando selecionado irá apresentar todos os serviços existentes no orçamento que está sendo editado, possibilitando que o cadastro das composições de segundo nível e de novos serviços através do existente sejam realizados de forma mais dinâmica na planilha de grupo ou vínculo dos serviços de grupo na planilha de módulo.
Para que seja possível inserir serviços através deste processo, basta selecionar um ou mais serviços desta tela e arrastar para o local desejado.
É importante considerar que:
- Será possível arrastar apenas os serviços analíticos.
- Para composições de segundo nível, será permitido arrastar apenas serviços básicos.
- O serviço poderá ser arrastado tanto para uma composição auxiliar quanto para um novo nível na planilha
- Ao arrastar um serviço, toda a sua composição e configuração será copiada.
- Após arrastar o serviço, será necessário preencher os coeficientes para o mesmo (quando segundo nível).
- Quando o padrão for do tipo Construção Pesada, o sistema irá copiar também a ficha de equipamentos cadastrada (obedecendo as regras de sincronização).
- Não será possível arrastar um serviço sem selecionar qual serviço sintético ele deverá ser vinculado.
- Ao arrastar um serviço, o sistema irá atribuir um código estruturado sequencial para o mesmo.
Para facilitar a operação da tela, é possível fixar dos dados, apresentado as informações conforme imagem abaixo:
Procurar: Através destas opções será possível procurar determinados serviços da listagem.
Atualizar as informações da grid: Através destas opções será possível atualizar as informações apresentadas nesta tela, visto que caso sejam realizadas alterações nos serviços após sua abertura, estas alterações não serão replicadas automaticamente.
Fixar ou não as informações ao lado da planilha: Através destas opções será possível fixar a tela de serviços ao lado da planilha (conforme imagem acima).
Composição do serviço: Foi disponibilizado a consulta da composição do serviço nas telas de inserção de vários serviços.
Quando este parâmetro da filial "Permite repetir serviços auxiliares em composições de serviços" estiver desmarcado, não será possível cadastrar um serviço mais de uma vez para a mesma composição de um serviço auxiliar. Este controle será realizado na planilha de grupo, apresentando uma mensagem quando houver a tentativa da repetição nas composições auxiliares.
Não será possível copiar os níveis sintéticos da planilha de origem.
Na cópia das fases, serviços e insumos, o cursor permanecerá no ponto em que estava, ou seja, no ponto em que o cursor for deixado, evitando assim que a barra de rolagem vá para o primeiro item do orçamento.
Quando um filtro adicional for realizado na tela de arrastar e soltar do ADO, caso não retorne nenhum resultado, e for selecionado novamente o botão procurar, os filtros serão automaticamente limpos, apresentando somente a última busca feita.
Inserir Vários Serviços Existentes no Orçamento na Planilha de Módulo
Com objetivo de facilitar a operação de cópia de serviços entre a planilha de grupo e planilha de módulo, existe a funcionalidade que permite copiar um serviço do grupo para várias fases do módulo.
Quando o processo de “Inserir Vários Serviços Existentes no Orçamento” estiver aberto na planilha de módulo, será apresentada uma nova coluna chamada “Selecionado”, esta coluna permite selecionar uma ou várias fases do módulo, que irá indicar que o serviço deverá ser arrastado para todas as fases com colunas selecionadas. Quando arrastar os serviços para a planilha, o processo abrirá uma tela para realizar o rateio de quantidades entre as fases selecionadas, assim copiando os serviços para todas as fases selecionadas já com as quantidades especificadas.
Abaixo, segue um exemplo de utilização do processo:
Na coluna se seleção, marcamos 3 fases onde os serviços devem ser copiados e em seguida arrastamos os serviços para a planilha.
Assim que os serviços forem “soltos” na planilha, será apresentada a tela de rateio de quantidades dos serviços, nesta tela existem duas grids, uma de serviço e outra com as fases de destino. Na grid de fases, será possível editar a coluna “quantidade serviço” para realizar a correta distribuição das quantidades.
Distribuir quantidades
Distribuir Igualmente para todas as fases: Ao selecionar esta opção será possível distribuir o saldo igualmente em todas as fases, realizando a operação para todos os serviços ou somente no selecionado.
Zerar quantidades para todas as fases: Ao selecionar esta opção será possível zerar todas as quantidades, realizando a operação para todos os serviços ou somente no selecionado. Após confirmar, o sistema irá efetivar a cópia e exibir a planilha com o resultado obtido.
Replicar percentual distribuído para todos serviços: Para utilizar a função, será necessário preencher a coluna ‘percentual’ da listagem de fases até que o total de percentual seja 100%.
O processo de replicar percentual vai aplicar a todos os serviços listados o mesmo percentual em cada fase, conforme o que foi preenchido no serviço exibido.
Ao replicar o percentual, todas as fases terão suas quantidades recalculadas conforme percentual informado.
Caso o parâmetro “Exibir uma mensagem quando a quantidade digitada na planilha de módulo for superior à da planilha de grupo” estiver marcado nos parâmetros do orçamento e a soma das quantidades digitada for maior que o saldo, será apresentando uma mensagem informativa.
O processo de cópia convencional (de um para um ou de vários para um), ainda está disponível e poderá ser utilizado conforme sua funcionalidade da planilha de grupo, ou seja, ao utilizar o processo de “Inserir Vários Serviços Existentes no Orçamento” de sua maneira original, selecionando serviços e arrastando para a fase desejada, o sistema realizará a cópia comum e não apresentará a tela de rateio, trazendo as quantidades zeradas como de costume.
Quando um filtro adicional for realizado na tela de arrastar e soltar do ADO, caso não retorne nenhum resultado, e for selecionado novamente o botão procurar, os filtros serão automaticamente limpos, apresentando somente a última busca feita.
Habilita / Desabilita - Cópia
Foi criado nas telas das Planilhas Orçamentárias Construção Civil e Construção Pesada, sendo elas de grupo e módulo a opção para Habilitar/Desabilitar a cópia de itens (Função arrastar e soltar). Por padrão a função vem habilitada quando a planilha é aberta.
Porém, quando for clicado na opção Habilitar/Desabilitar a cópia, o mesmo troca a imagem e apresenta um "x" para indicar que a cópia (função arrastar e soltar) foi desabilitada. Com isso, não será possível arrastar os serviços para que a cópia seja concluída.
Para habilitar novamente a cópia (função arrastar e soltar) é só clicar novamente na opção, a qual deixará de apresentar um "x".
O mesmo tratamento foi realizado para o Banco de Composição Construção Civil e Construção Construção Pesada, onde o Tipo de Obra também recebeu a implementação da opção Habilitar/Desabilitar a cópia. Esta função vai facilitar a obervação dos itens diretamente na planilha, uma vez que estando desabilitado a cópia (função arrastar e soltar) evita cópias acidentais dos itens.
Processos
Na parte superior da planilha orçamentária, existe alguns agrupamentos que possibilitam várias funcionalidades na tela, através da aba de processos será possível realizar diversas configurações na planilha.
Recalcula o Valor do Orçamento
Na parte superior da planilha orçamentária, agrupamento de "processos", existe um botão chamado "Recalcula o Valor do Orçamento", que quando selecionado possibilita que sejam recalculados todos os valores das fase, sub-fase, serviços e composições nas planilhas de grupo ou módulo do orçamento.
Este processo é essencial para que o custo orçado seja gerado.
Sempre que o parâmetro "Orçamento Pendente de Recálculo" estiver marcado, este processo deverá ser realizado.
Existem duas opções de recálculo, são elas:
Somente Serviços Alterados: Ao selecionar esta opção apenas os registros que sofreram alteração após o último recálculo terão os seus custos recalculados e atualizados.
Foi retirado do sistema a mensagem "Deseja recalcular o valor do orçamento?", a qual era apresentada no momento em que a opção “recalcular somente serviços alterados” era selecionada no orçamento, evitando assim que haja a necessidade de clicar na mensagem para confirmar o recálculo.
Todo o Orçamento: Ao selecionar esta opção todos os registros do orçamento terão os seus custos recalculados e atualizados.
Em orçamentos com um grande volume de registros, o ideal é utilizar sempre a opção de recalcular somente os serviços alterados, pois o recálculo será mais rápido.
Após realizar o recálculo da planilha orçamentária o sistema irá sugerir sempre a geração da Curva ABC, para que esta fique coerente com os valores atualizados no orçamento.
Quando o orçamento possuir planilha de módulo e houver diferenças entre as planilhas, o sistema irá sugerir a correção destes dados após o recálculo do orçamento.
Curva ABC
Na parte superior da planilha orçamentária, agrupamento de "processos", existe um botão chamado "Curva ABC", que quando selecionado possibilita os dados do orçamento sejam classificados conforme peso pré-definido nas planilhas de grupo ou módulo do orçamento.
Para que seja possível acessar a Curva ABC, é necessário primeiramente gerar a mesma. O sistema irá possibilitar a geração e classificação da Curva ABC toda vez que o botão "Curvas ABC" for selecionado ou quando for realizado o processo de recálculo do orçamento, através do botão "Recalcular".
Para que os dados apresentados pela planilha de visualização da Curva ABC representem a real situação de um orçamento, é necessário realizar o recálculo do mesmo toda vez que forem alterados os dados que influenciem no valor do orçamento.
Existem várias opções para visualização da Curva ABC, são elas:
Curva ABC por Serviços: Nesta pasta será gerada a curva ABC para os serviços do orçamento.
Curva ABC por Insumos: Nesta pasta será gerada a curva ABC para os insumos do orçamento.
Curva ABC por Grupos de Insumos: Nesta pasta será gerada a curva ABC por grupo dos insumos vinculados ao orçamento.
Curva ABC por Tipos de Insumo: Nesta pasta será gerada a curva ABC por tipo dos insumos do orçamento.
Curva ABC para Insumos de Equip.: Nesta pasta será gerada a curva ABC para os insumos de equipamento do orçamento.Esta opção será apresentada apenas para orçamentos do tipo "Construção Pesada".
Orçamento: Será exibido o código do orçamento selecionado.
Seqüência: Será apresentada a sequência do orçamento selecionado.
Descrição: Exibe o nome/descrição do orçamento selecionado.
Obra/Projeto: Será apresentado o empreendimento vinculado ao orçamento selecionado.
Separar Encargos Sociais: Caso esta opção seja marcada, o sistema irá exibir os valores dos encargos sociais do orçamento em uma linha separada dos itens na curva ABC.
Separar BDI: Caso esta opção seja marcada, o sistema irá exibir os valores de BDI do orçamento em uma linha separada dos itens na curva ABC.
Separar Taxa Adicional: Caso esta opção seja marcada, o sistema irá exibir os valores das taxas adicionais do orçamento em uma linha separada dos itens na curva ABC.
Atualizar: Após qualquer alteração nesta tela, é necessário clicar sobre este botão para atualizar as informações da curva ABC.
Centavos: Através deste botão é possível visualizar ou não os centavos dos valores do Orçamento.
Exportação: Através deste botão é possível realizar a exportação dos dados exibidos nesta tela para os formatos: Html, Sml, Text e Xls.
Os parâmetros para a geração da Curva ABC são definidos em Cadastro/Faixa ABC e nos parâmetros do módulo.
Nos casos em que o orçamento estiver utilizando um padrão de serviço do tipo "Construção Pesada", os tipos de insumo virão agrupados conforme o cadastro de agrupadores de composição do módulo de Administração de Obras, onde é possível agrupar todos os tipos de insumo em quatro tipos sintéticos, que são: Equipamentos, Mão-de-Obra, Materiais e Transportes ou visualizar separadamente cada um deles.
Independente do tipo de visualização que estiver sendo utilizada (planilha de grupo ou módulo), ao acessar esta tela serão apresentadas as informações com base nos dados da planilha orçamentária de grupos de serviço ou orçamento resumido.
Gerar Tabela de Produtividade
Na parte superior da planilha orçamentária, agrupamento de "processos", existe um botão chamado "Gerar Tabela de Produtividade", que quando selecionado possibilita que seja gerada a tabela de produtividade de todos os serviços das planilhas de grupo ou módulo do orçamento de forma simultânea.
Para que seja possível utilizar este processo é necessário que os serviços possuam o parâmetro de "Tempo Exec./un" preenchido.
Disponibiliza Serviço
Na parte superior da planilha orçamentária, agrupamento de "processos", existe um botão chamado "Disponibiliza Serviço", que quando selecionado possibilita que através do serviço selecionado na planilha de orçamento seja criado um novo serviço no cadastro padrão.
Este botão poderá ser acessado atraves das planilhas de grupo ou módulo, quando um serviço for selecionado na planilha.
Através desta opção será possível criar as informações do serviço selecionado na planilha de orçamento para o cadastro padrão de serviços, na forma de um novo serviço, com novo código. É importante observar que o novo insumo será criado dentro do mesmo grupo do insumo de origem.
Sempre que esta opção for selecionada a seguinte tela será apresentada:
Cód. Alternativo: Deve ser informado o código alternativo do novo serviço, o sistema irá sugerir o mesmo do serviço de origem.
Descrição: Deve ser informada a descrição do novo serviço, o sistema irá sugerir o mesmo do serviço de origem.
Atualiza descrição genérico e característica: Indica se a descrição genérica do insumo da composição deve ser atualizada.
Após selecionar o botão "Ok", o sistema irá apresentar a mensagem abaixo, indicando o código do novo insumo.
Todas as informações do serviço, sua composição e ficha de equipamento (quando houver) serão levados para o novo serviço cadastro padrão.
Não será possível disponibilizar um serviço com origem em um cadastro padrão diferente do orçamento.
Caso existam serviços de segundo nível na composição do serviço selecionado, os serviços origem de segundo nível (existentes no cadastro padrão) não terão seus dados atualizados, neste caso o sistema irá criar um novo serviço básico no cadastro padrão com as informações do serviço de segundo nível existente na planilha de orçamento e irá vincular/inserir o serviço recém criado a composição do serviço de primeiro nível que está sendo atualizado.
Substitui o Serviço Existente no Cadastro Padrão
Na parte superior da planilha orçamentária, agrupamento de "processos", existe um botão chamado "Substitui o Serviço Existente no Cadastro Padrão", que quando selecionado possibilita que o serviço selecionado na planilha de orçamento substitua o serviço de origem no cadastro padrão.
Este botão poderá ser acessado atraves das planilhas de grupo ou módulo, quando um serviço for selecionado na planilha.
Através desta opção é permitido atualizar as informações do serviço pai/origem existente no cadastro padrão e que foi utilizado quando da inserção do serviço no orçamento, tendo como base para atualização os dados atuais do serviço selecionado na planilha de orçamento. Neste caso não será criado um novo serviço no cadastro padrão de serviços, o sistema irá apenas atualizar os dados do serviço origem com as informações do serviço selecionado, as composições que já existirem no serviço origem terão seus coeficientes atualizados e as que não existirem serão inseridas.
Sempre que esta opção for selecionada a seguinte tela será apresentada:
Cód. Alternativo: Deve ser informado o código alternativo do novo serviço, o sistema irá sugerir o mesmo do serviço de origem.
Descrição: Deve ser informada a descrição do novo serviço, o sistema irá sugerir o mesmo do serviço de origem.
Atualiza descrição genérico e característica: Indica se a descrição genérica do insumo da composição deve ser atualizada.Após selecionar o botão "Ok", o sistema irá apresentar a mensagem abaixo.
Todas as informações do serviço, sua composição e ficha de equipamento (quando houver) serão substituídas no cadastro padrão.
Caso o tipo do serviço tenha sido alterado, não será possível substituir o mesmo.
Caso existam serviços de segundo nível na composição do serviço selecionado, os serviços origem de segundo nível (existentes no cadastro padrão) não terão seus dados atualizados, neste caso o sistema irá criar um novo serviço básico no cadastro padrão com as informações do serviço de segundo nível existente na planilha de orçamento e irá vincular/inserir o serviço recém criado a composição do serviço de primeiro nível que está sendo atualizado. No entanto, se o serviço selecionado pelo usuário para atualização for um serviço de segundo nível na planilha de orçamento, o sistema irá atualizar as informações do serviço pai/origem existente no cadastro padrão de serviços.
Divergências
Na parte superior da planilha orçamentária, agrupamento de "processos", existe um botão chamado "Divergências", que quando selecionado , serão apresentadas todas as informações da planilha de grupo ou módulo que estão incompletas como as composições que possuem o coeficiente ou valor unitários igual a zero e serviços sem quantidade ou composição.
Exportação: Através deste botão será possível exportar esta tela para os formatos: html, xml, text ou xls.
Mostrar os serviços conforme a opção desejada: Ao selecionar esta opção será possível marcar todos os registros de determinado tipo.
Os tipos disponíveis são:
- Quantidade serviço zerada: Irá marcar todos os registros que possuem a quantidade de serviços zerada.
- Custo insumo zerado: Irá marcar todos os registros que possuem o custo do insumo zerado.
- Quantidade insumo zerada: Irá marcar todos os registros que possuem a quantidade de insumos zerada.
- Serviço sem composição: Irá marcar todos os serviços que não possuem composição.
- Coef. serviço aux. zerado: Irá marcar todos os registros que possuem coeficiente no serviço auxiliar zerado.
Desmarcar a seleção dos serviços: Ao selecionar esta opção o sistema irá desmarcar todos os registros selecionados.
Inverter seleção dos serviços: Ao selecionar esta opção o sistema irá desmarcar todos os registros selecionados e marcar os registros não selecionados.
Exclui Serviços: Ao selecionar esta opção, o sistema irá excluir da planilha todos os registros selecionados.
Mostrar/Esconder Insumos Curinga: Este botão tem como finalidade esconder os serviços padrões de apropriação da listagem, uma vez que este tipo de insumo geralmente não possuem valores em sua composição.
Localizar na Planilha: Selecionando esta opção será possível localizar na planilha o serviço selecionado.
Dados da Planilha
Exclui?: Selecionar o serviço que deve ser excluído da planilha orçamentária através desta tela.
Estruturado: Serão apresentados os códigos estruturados dos serviços com divergências.
Cód. Serviço: Serão apresentados os códigos internos dos serviços com divergências.
Alternativo: Serão apresentados os códigos alternativos dos serviços com divergências.
Descrição: Serão apresentadas as descrições dos serviços com divergências.
Unid.: Serão apresentadas as unidades dos serviços com divergências.
Quantidade: Serão apresentadas as quantidades dos serviços com divergências.
Custo Unitário: Serão apresentados os custos unitários dos serviços com divergências.
Custo Total: Serão apresentados os custos totais dos serviços com divergências.
Cód. Serviço Pai: Quando o item apresentado for de segundo nível (classificado como serviço composto), será apresentado o código do serviço de primeiro nível que está vinculado.
Alternativo Svc. Pai: Quando o item apresentado for de segundo nível (classificado como serviço composto), será apresentado o código alternativo do serviço de primeiro nível que está vinculado.
Descrição Svc. Pai: Quando o item apresentado for de segundo nível (classificado como serviço composto), será apresentada a descrição do serviço de primeiro nível que está vinculado.
Unid. Svc. Pai: Quando o item apresentado for de segundo nível (classificado como serviço composto), será apresentada a unidade do serviço de primeiro nível que está vinculado.
Custo Unit. de Ins. Zero: Esta coluna será apresentda marcada nos casos em que o serviço possui na sua composição insumos com custo unitário zerado.
Coef. Insumo Zero: Esta coluna será apresentda marcada nos casos em que o serviço possui na sua composição insumos com coeficiente zerado.
Serviço Sem Composição: Esta coluna será apresentda marcada nos casos em que o serviço não possuir registros na sua composição.
Coef. do Svc. Aux. Zero: Esta coluna será apresentda marcada nos casos em que o serviço possui na sua composição serviços de segundo nível com coeficiente zerado.
Qtde. Serviço Zero: Esta coluna será apresentda marcada nos casos em que o serviço possuir a quantidade zerada.
Ordenador: Nesta coluna será apresentado um ordenador no nível dos registros na planilha
Item de Apropriação?: Caro esta coluna esteja marcada, indica que existem insumos padrão de apropriação na composição do serviço.
Diferenças
Na parte superior da planilha orçamentária, agrupamento de "processos", existe um botão chamado "Diferenças", que quando selecionado, para os orçamentos que tiverem planilhas orçamentárias por grupo de serviços e por módulos do projeto, será possível verificar e ajustar as diferenças entre as duas planilhas através desta tela.
Esta tela ficará disponível apenas para orçamentos que possuem máscara para planilha de módulo configurada.
Sel.: Através desta coluna será possível selecionar os registros que devem ser ajustados.
Cód. Estruturado: Será apresentado o código estruturado na planilha de grupo dos serviços que possuem diferenças.
Descrição: Será apresentada a descrição dos serviços que possuem diferenças.
Qtde. Grupo: Será apresentada a quantidade do serviço que possui diferença na planilha de grupo.
Qtde. Módulo: Será apresentada a quantidade existente do serviço que possui diferença na planilha de módulo.
Diferença: Será apresentada nesta coluna a diferença entre as quantidades das planilhas de grupo e módulo.
Existe Módulo?: Este parâmetro irá indicar se o serviço do grupo existe ou não na planilha de módulo.
Não é permitido selecionar serviços que não estão na planilha de módulo (caixa de seleção 'Existe Módulo' desmarcado).
Exportação: Através deste botão será possível exportar esta tela para os formatos: html, xml, text ou xls.
Inverter Seleção: Ao selecionar esta opção o sistema irá desmarcar os registros selecionados e marcar os registros não selecionados.
Marcar Todos: Ao selecionar esta opção o sistema irá marcar todos os registros.
Desmarcar Todos: Ao selecionar esta opção o sistema irá desmarcar todos os registros.
Após selecionar os registros, será possível realizar o ajuste das diferenças apuradas entre as duas planilhas através do botão “Ajustar Diferenças”.
Ajustar Diferenças
Planilha de Grupos => Planilha de Módulos: Através desta opção o sistema realiza o rateio da quantidade do serviço especificada na planilha de grupos entre os serviços “filhos” existentes na planilha de módulos, eventuais resíduos provenientes do rateio da quantidade serão atribuídos ao último serviço filho.
Planilha de Módulos => Planilha de Grupos: Através desta opção o sistema realiza a soma das quantidades dos serviços “filhos“ existentes na planilha de módulos do projeto e em seguida atribui o valor da somatória para o serviço “pai” na planilha de grupos de serviço.
Para que o sistema permita que um serviço seja selecionado, é necessário que o mesmo esteja cadastrado em ambas as planilhas.
É importante destacar que caso o usuário opte por realizar o planejamento e as medições do orçamento com base na visão de módulos, não poderá haver diferenças entre as duas visões.
Quando selecionada a opção "Planilha de Grupos => Planilha de Módulos", o sistema irá realizar a distribuição proporcional da quantidade do serviço na planilha de grupo entre os serviços da planilha de módulo. Por exemplo: Na planilha de grupo o serviço 01.01.001 possui 10.000 e na planilha de módulo este serviço está divido em dois serviços, o 01.01.0001 com 1000 e 01.02.0001 com 500, nesta situação existe diferença entre as planilhas. Ao ajustar as diferenças, o peso da quantidade de cada serviço na planilha de módulo será considerado, ou seja, o serviço 01.01.0001 representa 66,666% do total do serviço e o 01.02.0001 33,333%, desta forma, será levado 66% para o primeiro serviço ( 6666,66) e 33% para o segundo serviço (3333,33).
Ao tentar ajustar diferenças entre as quantidades das planilhas de grupo e módulo, o sistema irá verificar a nova quantidade orçada para que não seja menor que a quantidade medida.
Planilha de Valorização de Insumos
Na parte superior da planilha orçamentária, agrupamento de "processos", existe um botão chamado "Planilha de Valorização de Insumos", que quando selecionado possibilita que seja acessado um atalho da tela de valorização de insumos disponível no menu principal do módulo.
Maiores informações quanto as informações desta tela estão descritos no tópico referente a mesma no menu principal do módulo.
Planilha de Valorização de Equipamentos
Na parte superior da planilha orçamentária, agrupamento de "processos", existe um botão chamado "Planilha de Valorização de Equipamentos", que quando selecionado possibilita que seja acessado um atalho da tela de valorização de equipamentos disponível no menu principal do módulo.
Esta opção estará disponível apenas para orçamentos do tipo "Construção Pesada".
Maiores informações quanto as informações desta tela estão descritos no tópico referente a mesma no menu principal do módulo.
Gerar Histórico do Orçamento
Na parte superior da planilha orçamentária, agrupamento de "processos", existe um botão chamado "Gerar Histórico do Orçamento", que quando selecionado possibilita que seja gerado um histórico do orçamento.
A tela abaixo será exibida para que seja preenchida uma justificativa da geração de histórico e em seguida o histórico haverá sido gerado.
Após selecionar o botão "Ok" o histórico do orçamento será gerado, conforme imagem abaixo.
Não será possível gerar histórico para um orçamento pendente de recálculo.
Ao gerar histórico, não será mais possível excluir o orçamento os os registros existentes na planilha.
Copiar Serviços de Outras Origens
Na parte superior da planilha orçamentária, agrupamento de "processos", existe um botão chamado "Copiar Serviços de Outras Origens", que quando selecionado irá apresentar todos os serviços cadastrados em um orçamento, padrão de serviços ou tipo de obra específico, possibilitando que os serviços sintéticos ou analíticos sejam copiados de forma mais dinâmica na planilha de grupo.
Esta opção poderá ser acessada apenas através da planilha de grupo, visto que a planilha de módulo utiliza os serviços e as composições cadastradas na planilha de grupo.
Ao selecionar esta opção, inicialmente será apresentada a tela abaixo para que seja selecionada a origem da cópia:
Orçamento de outras filiais?: Esta opção deve ser selecionada caso a cópia de serviços seja feita a partir de orçamentos de filiais diferentes da filial ativa.
Orçamento: Esta opção deverá ser selecionada caso a origem da cópia seja feita a partir de o orçamento já existente. Ao lado do parâmetro, seve ser selecionado o código do orçamento de origem.
Seqüência: Este campo será preenchido automaticamente com a sequência do orçamento selecionado.
Máscara: Este campo será preenchido automaticamente com a máscara do orçamento selecionado.
Descrição: Este campo será preenchido automaticamente com a descrição do orçamento selecionado.
Tipo de Obra: Esta opção deverá ser selecionada caso a origem da cópia seja feita a partir de um tipo de obra já existente. Ao lado do parâmetro, seve ser selecionado o código do tipo de obra de origem
Máscara: Este campo será preenchido automaticamente com a máscara do tipo de obra selecionado.
Descrição: Este campo será preenchido automaticamente com a descrição do tipo de obra selecionado.
Padrão: Esta opção deverá ser selecionada caso a origem da cópia seja feita a partir de um padrão de serviços. Após selecionar esta opção, será preciso selecionar o padrão de serviços de origem.
Descrição: Este campo será preenchido automaticamente com a descrição do padrão de serviços selecionado.
Não copiar os quantitativos do serviço de origem para o serviço de destino: Esta opção define se a cópia dos serviços herdará ou não os quantitativos do serviço de origem. Quando a opção "Padrão" é selecionada como origem da cópia, este parâmetro será ignorado, visto que o padrão de serviços não possui quantidade.
Origem do Custo do Insumo
Orçamento de Destino: No orçamento, cada insumo possui um preço unitário único para todos os serviços do orçamento que possuem o mesmo na composição, ao utilizar esta opção, o sistema irá manter o custo unitário dos insumos do orçamento de destino, que será assumido no novo serviço copiado.
Orçamento de Origem: No orçamento, cada insumo possui um preço unitário único para todos os serviços do orçamento que possuem o mesmo na composição, ao utilizar esta opção, o sistema irá copiar o custo unitário dos insumos de origem para o orçamento de destino, replicando os valores para os demais insumos existentes no orçamento.
Segue exemplo de utilização do parâmetro "Origem do Custo do Insumo":
Temos o orçamento A, que possui um serviço “X”, e este serviço possui dois insumos em sua composição: “Mestre de Obras”, ”Ajudante”, sendo que o insumo “Mestre de Obras” possui custo R$7,00 e o insumo “Ajudante” possui custo de R$ 4,00. Temos também o orçamento B, que possui um serviço “Y”, e que também possui os insumos: “Mestre de Obras”, ”Ajudante”, com a diferença de que o primeiro insumo custa R$12,00 e o segundo insumo custa R$10,00. Ao realizar a cópia entre os serviços, o sistema se comportaria da seguinte forma:
- Ao disparar o processo de cópia a partir do orçamento B (destino), escolhemos o orçamento A (origem), e definimos o parâmetro como sendo a origem o “Orçamento de Destino”, após copiar o serviço “X” o novo serviço que seria incluído no orçamento B receberia para seus insumos “Mestre de Obras”, ”Ajudante” o custo R$12,00 e R$10,00 respectivamente.
- Ao disparar o processo a partir do orçamento B (destino), escolhemos o orçamento A (origem), e definimos o parâmetro como “Orçamento de Origem”, após copiar o serviço “X” o novo serviço que seria incluso no orçamento B receberia para seus insumos “Mestre de Obras”, ”Ajudante” o custo R$7,00 e R$4,00 respectivamente, e após recalcular o orçamento todos os insumos igual da planilha receberiam o mesmo custo.Além das definições básicas citadas acima, o processo atende a seguinte regra:
- Para casos onde o orçamento de origem, no exemplo acima, o orçamento A, estiver com o custo de seus insumos zerados e o orçamento de destino, no exemplo acima o orçamento B, os insumos possuírem custo, será mantido o custo dos insumos do destino, independente do que foi selecionado no parâmetro.
- O processo "copiar serviços de outras origens" permite que sejam visualizados os serviços cadastrados em um orçamento, padrão de serviços ou tipo de obra específico, porém a opção para o padrão para origem do custo será sempre Orçamento de Destino, e não será possível alterar quando a opção selecionada for diferente de orçamento.
- Quando o parâmetro de inverter verba estiver habilitado no orçamento de destino, ao copiar o serviço de outras origens, o sistema vai multiplicar a quantidade pelo custo para obter a quantidade e no custo será atribuído por R$1,00.
- Quando um serviço, que possui ficha de equipamento é copiado de outras origens, o parâmetro também será respeitado para os insumos presentes na ficha de equipamento, como material de consumo.
Para todas as origens, será possível selecionar apenas registros com o mesmo tipo, ou seja, se o destino é Construção Civil, apenas origens do tipo Construção Civil poderão ser selecionadas, o mesmo ocorre com o tipo Construção Pesada.
Ao selecionar o "Ok" serão apresentados todos os registros disponíveis na origem selecionada, conforme tela abaixo:
Para que seja possível inserir registros através deste processo, basta selecionar um ou mais fases, sub-fases ou serviços desta tela e arrastar para o local desejado.
É importante considerar que:
- Para composições de segundo nível, será permitido arrastar apenas serviços básicos.
- O serviço poderá ser arrastado tanto para uma composição auxiliar quanto para um novo nível na planilha
- Ao arrastar um serviço, toda a sua composição e configuração será copiada.
- Após arrastar o serviço, será necessário preencher as quantidades ou os coeficientes para o mesmo (quando segundo nível).
- Quando o padrão for do tipo Construção Pesada, o sistema irá copiar também a ficha de equipamentos cadastrada (obedecendo as regras de sincronização).
- Não será possível arrastar apenas serviços sem selecionar qual serviço sintético ele deverá ser vinculado.
- Quando uma fase ou sub-fase for selecionada, esta também será copiada para o destino, sendo gerado um código estruturado sequencial para o mesmo.
- Ao arrastar um serviço, o sistema irá atribuir um código estruturado sequencial para o mesmo.
- Caso a máscara de destino possua um número maior de níveis em relação a máscara de origem, será necessário que seja criada uma fase manualmente para que os registros sejam copiados.
- Caso a máscara de destino possua um número menor de níveis em relação a máscara de origem, será ignorada a fase mais sintética selecionada.
Para facilitar a operação da tela, é possível fixar dos dados, apresentado as informações conforme imagem abaixo:
Procurar: Através destas opções será possível procurar determinados serviços da listagem.
Atualizar as informações da grid: Através destas opções será possível atualizar as informações apresentadas nesta tela, visto que caso sejam realizadas alterações nos serviços após sua abertura, estas alterações não serão replicadas automaticamente.
Fixar ou não as informações ao lado da planilha: Através destas opções será possível fixar a tela de serviços ao lado da planilha (conforme imagem acima).
Quando este parâmetro da filial "Permite repetir serviços auxiliares em composições de serviços" estiver desmarcado, não será possível cadastrar um serviço mais de uma vez para a mesma composição de um serviço auxiliar. Este controle será realizado na planilha de grupo, apresentando uma mensagem quando houver a tentativa da repetição nas composições auxiliares.
Sincroniza Serviços
Na parte superior da planilha orçamentária, agrupamento de "processos", existe um botão chamado "Sincroniza Serviços", que quando selecionado irá exibir a listagem de todos os serviços vinculados ao orçamento e permitirá que os mesmos sejam sincronizados planilha de grupo.
Esta opção poderá ser acessada apenas através da planilha de grupo, visto que a planilha de módulo utiliza os serviços e as composições cadastradas na planilha de grupo.
Esta opção será utilizada nos casos em que o parâmetro de sincronização foi marcado após o cadastro do orçamento e existam serviços iguais com composições diferentes que devem ser sincronizadas.
Cód. Reduzido: Será apresentado o código reduzido do serviço.
Descrição: Será apresentada a descrição do serviço.
Sincronizado?: Será apresentado se o serviço se encontra sincronizado em todos os serviços no qual foi disponibilizado.
Ao selecionar o "+" ao lado do equipamento, será possível expandir o mesmo e obter as seguintes informações:
Cód. Estruturado: Será apresentado o código estruturado do serviço.
Alternativo: Será apresentado o código alternativo do serviço.
Descrição: Será apresentada a descrição do serviço.
Unid.: Será apresentada a unidade do serviço.
Tipo: Será apresentado se o serviço é básico ou composto.
Serviço: Será apresentado se o serviço é de primeiro ou segundo nível.
Sincroniza?: Será indicado se o serviço possui ou não sincronização.
Padrão de Sincronização?: Esta opção poderá ser utilizada nos casos em que o campo "Sincronizado?" na linha principal do serviço e o "Sincroniza" na linha inferior do serviço estiverem desmarcados. Através desta opção deverá ser selecionado o serviço deve ser usado como base para a sincronização com os demais.
Exportação: Ao selecionar esta tela, será possível exportar os registros desta tela para HTML, XML, TXT e XLS.
Sincronizar: Esta opção deverá ser selecionada para que os serviços que foram marcados como padrão sejam sincronizados aos demais.
Restaurar Padrão: Desfaz a ordenação aplicada diretamente na planilha, através do cabeçalho das colunas.
Expandir/Reduzir: Através desta opção será possível expandir ou reduzir todos os serviços da tela de forma simultânea.
Sincronização da Ficha do Equipamento
Na parte superior da planilha orçamentária, agrupamento de "processos", existe um botão chamado "Sincronização da Ficha do Equipamento", que quando selecionado irá exibir a listagem de todos os equipamentos vinculados ao orçamento e permitirá que os mesmos sejam sincronizados.
Esta opção estará disponível apenas para a planilha de grupo de orçamentos do tipo "Construção Pesada", sendo que poderá ser acessada se a filial for configurada para realizar a sincronização da ficha de equipamentos.
Quando um orçamento não realiza a sincronização da ficha de equipamentos, caso o mesmo equipamento seja utilizado em diferentes composições, a mesma poderá ser diferente entre elas, neste caso, quando o parâmetro de sincronização for marcado, esta tela deverá ser acessada para que seja definido um padrão e os equipamentos sejam sincronizados.
Equipamento: Será apresentado o código do equipamento.
Descrição: Será apresentada a descrição do equipamento.
Sincronizado?: Será apresentado se o equipamento se encontra sincronizado em todos os serviços no qual foi disponibilizado.
Ao selecionar o "+" ao lado do equipamento, será possível expandir o mesmo e obter as seguintes informações:
Cód. Estruturado: Será apresentado o código estruturado do serviço que o equipamento foi alocado.
Alternativo: Será apresentado o código alternativo do serviço que o equipamento foi alocado.
Cód. Reduzido: Será apresentado o código reduzido do serviço que o equipamento foi alocado.
Descrição: Será apresentada a descrição do serviço que o equipamento foi alocado.
Padrão?: Esta opção poderá ser utilizada nos casos em que o campo "Sincronizado?" na linha do equipamento está desmarcado. Através desta opção deverá ser selecionado o equipamento de qual serviço deve ser usado como base para a sincronização com os demais.
F.E.: Esta opção possibilita que seja aberta a ficha de equipamento para o item em cada serviço.
Exportação: Ao selecionar esta tela, será possível exportar os registros desta tela para HTML, XML, TXT e XLS.
Sincronizar: Esta opção deverá ser selecionada para que os equipamentos que foram marcados como padrão sejam sincromizados aos demais.
Restaurar Padrão: Desfaz a ordenação aplicada diretamente na planilha, através do cabeçalho das colunas.
Visualização
Na parte superior da planilha orçamentária, existe alguns agrupamentos que possibilitam várias funcionalidades na tela, através da aba de visualização será possível realizar diversas configurações na planilha.
Itens/Serviço
Na parte superior da planilha orçamentária, agrupamento de "visualização", existe um botão chamado "Itens/Serviço", que quando selecionado pod erá ser utilizado para facilitar a visualização das composições cadastradas. Nesta tela são disponibilizadas as seguintes informações:
Itens/Serviços: Ao selecionar esta pasta, na parte superior da tela serão apresentados todos os insumos vinculados nas composições dos serviços e na parte inferior da tela serão apresentados os serviços no qual estes itens estão vinculados.
Serviços/Itens: Ao selecionar esta pasta, na parte superior da tela serão apresentados todos os serviços cadastrados para este padrão e na parte inferior da tela, serão apresentados os itens vinculados aos mesmos.
Auxiliar/Serviços: Ao selecionar esta pasta, na parte de superior da tela serão apresentados os serviços auxiliares (de segundo nível) disponíveis nas composições dos serviços e na parte inferior da tela, serão apresentados os serviços no qual estes itens estão vinculados.
Serviços/Auxiliar: Ao selecionar esta pasta, na parte superior da tela serão apresentados os serviços cadastrados para este padrão e na parte inferior da tela, serão apresentados os serviços auxiliares vinculados aos mesmos.
Além das opções citadas acima foi criado as duas visões abaixo:
Insumo/Ficha de Equipamento: Ao selecionar esta pasta, na parte superior da tela serão apresentados os insumos presentes em todas as fichas de equipamentos do orçamento e na parte inferior da tela, serão apresentados as fichas de equipamentos ao qual o insumo pertence.
Ficha de Equipamento/Insumo: Ao selecionar esta pasta, na parte superior da tela serão apresentados as fichas de equipamentos existentes no orçamento e na parte inferior da tela, serão apresentados os insumos que compõe aquela ficha de equipamento.
Independente do tipo de visualização que estiver sendo utilizada (planilha de grupo ou módulo) ao acessar esta tela serão apresentadas as informações com base nos dados da planilha orçamentária de grupos de serviço ou orçamento resumido.
Classe Serviço
Na parte superior da planilha orçamentária, agrupamento de "visualização", existe um botão chamado "Classe Serviço", que quando selecionado possibilita a vinculação de uma classe sintética no serviço, que servirá para filtrar as classes analíticas que poderão ser utilizadas aos insumos que fazem parte da sua composição.
Para vincular uma classe aos serviços, basta selecionar o mesmo na parte esquerda da tela e preencher a coluna "Nova Classe" com a classe sintética desejada.
Inverter Seleção: Ao selecionar esta opção o sistema irá desmarcar todos os itens selecionados e marcar os itens não selecionados.
Marcar Todos: Ao selecionar esta opção o sistema irá marcar todos os itens.
Desmarcar Todos: Ao selecionar esta opção o sistema irá desmarcar todos os itens selecionados.
Esta tela está disponível também no cadastro padrão de serviços como nos tipos de obra.
Classe Insumo
Na parte superior da planilha orçamentária, agrupamento de "visualização", existe um botão chamado "Classe Insumo", que quando selecionado possibilita a vinculação de uma classe analítica aos insumos do padrão, sendo que serão apresentadas somente as classes pertencentes à classe sintética definida no serviço e vinculadas ao insumo no módulo de Materiais. Caso não seja definida nenhuma classe sintética no serviço serão apresentadas todas as classes vinculadas ao insumo no módulo de Materiais.
Para vincular uma classe aos serviços, basta selecionar o mesmo na parte esquerda da tela e preencher a coluna "Nova Classe" com a classe analítica desejada.
Inverter Seleção: Ao selecionar esta opção o sistema irá desmarcar todos os itens selecionados e marcar os itens não selecionados.
Marcar Todos: Ao selecionar esta opção o sistema irá marcar todos os itens.
Desmarcar Todos: Ao selecionar esta opção o sistema irá desmarcar todos os itens selecionados.
Grupos/Itens: Ao selecionar esta opção, o sistema apresentará a tela de cadastro de grupos e itens do módulo de Materiais, facilitando assim a consulta de informações.
Legenda: Através desta opção será possível consultar o status das classes de cada insumo, que são separadas por cores.
Esta tela está disponível tanto no cadastro padrão de serviços como no orçamento e nos tipos de obra.
As classes financeiras vinculadas aos insumos serão utilizadas no processo de solicitação da seguinte forma: Quando o parâmetro "Origem Classe Financeira" do orçamento for definido como "Insumo", o sistema irá considerar a classe financeira vinculada aos insumos através da planilha de valorização de insumos, quando for definido como "Serviço", o sistema irá verificar se há classe financeira definida para o insumo (através deste processo/composição do serviço), caso haja, será considerada a classe do insumo, senão será considerada a classe financeira definida no serviço.
Config. de Estilo da Planilha
Na parte superior da planilha orçamentária, agrupamento de "visualização", existe um botão chamado "Config. do Estilo da Planilha", que quando selecionado irá apresentar uma tela na lateral da planilha que permite customizar o layout da tela.
Por padrão, o sistema irá sugerir sempre as cores definidas na tela de "cadastro/cores por nível" e as letras e tamanhos automático de todas as telas do sistema, e nesta tela será possível alterar esta visualização.
Linhas e colunas: Nesta parte da tela serão exibidos todos os níveis sintéticos e analíticos dos serviços e das composições. Selecionar qual das linhas ou colunas terá o seu estilo alterado para que as alterações sejam realizadas na área de "cores e contes".
Estilo Padrão: Ao selecionar esta opção o sistema irá substituir o layout customizado pelo padrão do sistema.
Cores e Fontes
Fonte: Selecionar qual a fonte (letra) deve ser utilizada para a visualização dos dados na planilha.
Tamanho: Selecionar qual o tamanho da fonte (letra) deve ser utilizada para a visualização dos dados na planilha.
Cor de Fonte: Selecionar qual a cor da fonte (letra) que deve ser utilizada para a visualização dos dados na planilha.
Cor de Fundo: Selecionar qual do fundo (do registro) deve ser utilizada para a visualização dos dados na planilha.
Ao selecionar o botão "Aplicar" as informações serão gravadas e aplicadas a planilha.
Ao selecionar o botão "Fechar" as informações desta tela serão ignoradas e não serão aplicadas na planilha.
Zoom de Serviços
Na parte superior da planilha orçamentária, agrupamento de "visualização", existe um botão chamado "Zoom de Serviços", que quando selecionado possibilita que sejam visualizadas as informações dos serviços de grupo na planilha de módulo ou vice-versa .
É bastante importante salientar que esta tela poderá ser acessada apenas por serviços com nível analítico, ou seja, fases e sub-fases não possuem estas informações.
Ao acessar esta tela através da planilha de grupo, será possível visualizar o serviço selecionado na planilha de módulo, ao selecionar esta tela através de um serviço na planilha de módulo, será possível visualizar o serviço de origem na planilha de grupo.
Esta tela poderá ser acessada apenas em orçamentos que possuem máscara da planilha de módulo vinculada.
Informações
Código Estruturado: Neste campo será apresentado o código estruturado do serviço selecionado.
Código Alternativo: Neste campo será apresentado o código alternativo do serviço selecionado.
Código Reduzido: Neste campo será apresentado o código reduzido do serviço selecionado.
Descrição: Neste campo será apresentada a descrição do serviço selecionado.
Origem: Neste campo será apresentado se o serviço selecionado se encontra na planilha de grupo ou módulo.
Serviços de Módulo/Grupo
Nesta área da tela serão apresentados os serviços da planilha diferente a origem, ou seja, se a origem é grupo, nesta área da tela serão apresentadas as informações de módulo, se a origem é módulo, nesta área da tela serão apresentadas as informações de grupo.
Código Estruturado: Neste campo será apresentado o código estruturado do serviço na outra planilha.
Código Alternativo: Neste campo será apresentado o código alternativo do serviço na outra planilha.
Descrição: Neste campo será apresentada a descrição do serviço na outra planilha.
Unid.: Neste campo será apresentada a unidade do serviço na outra planilha.
Qtde. Serviço: Neste campo será apresentada a quantidade do serviço na outra planilha.
Localizar na Planilha: Ao selecionar esta opção será possível localizar o registro selecionado na planilha que está sendo consultada.
Restaurar Padrão
Na parte superior da planilha orçamentária, agrupamento de "visualização", existe um botão chamado "Restaurar Padrão", que quando selecionado desfaz a ordenação aplicada diretamente na planilha, através do cabeçalho das colunas.
Esta opção poderá ser utilizada nas planilhas de grupo e módulo.
Localiza Registros na Planilha
Na parte superior da planilha orçamentária, agrupamento de "visualização", existe um botão chamado "Localiza Registros na Planilha", que quando selecionado permite realizar uma busca por determinadas informações nas planilhas de grupo e módulo.
Localizar: Digitar neste campo a informação que deve ser pesquisada na planilha de acordo com o filtro de opções e campos selecionados.
Opções
Fases: Selecionar esta opção caso seja necessário localizar informações referentes as fases na planilha.
Serviços: Selecionar esta opção caso seja necessário localizar informações referentes aos serviços na planilha.
Insumos: Selecionar esta opção caso seja necessário localizar informações referentes aos insumos na planilha.
Campos
Os campos serão apresentados de acordo com a opção selecionada, sendo que:
Cód. Estruturado: Este campo será apresentado quando a opção selecionada for por fase ou serviço e indica que a busca deve ser realizada por código estruturado.
Cód. Alternativo: Este campo será apresentado quando a opção selecionada for por serviço e indica que a busca deve ser realizada por código alternativo.
Cód. Insumo: Este campo será apresentado quando a opção selecionada for por insumo e indica que a busca deve ser realizada pelo código reduzido do insumo.
Descrição: Este campo indica que a busca deverá ser realizada por descrição, de acordo com a opção selecionada, sendo descrição da fase, serviço ou insumo.
Procurar: Ao definir a opção, os campos e preencher a informação a ser consultada, o botão procurar deve ser selecionado para que o sistema realize a busca da informação da planilha.
As informações encontradas na busca serão apresentadas conforme exemplo abaixo:
Os dados apresentados na tela também serão de acordo com a opção selecionada, sendo que:
Fases
Cód. Estruturado: Será apresentado o código estruturado da fase obtida através da pesquisa.
Descrição: Será apresentada a descrição da fase obtida através da pesquisa.
Serviços
Cód. Estruturado: Será apresentado o código estruturado do serviço obtido através da pesquisa.
Reduzido: Será apresentado o código reduzido do serviço obtido através da pesquisa.
Alternativo: Será apresentado o código alternativo do serviço obtido através da pesquisa.
Descrição: Será apresentada a descrição do serviço obtido através da pesquisa.
Unid.: Será apresentada a unidade do serviço obtido através da pesquisa.
Tipo: Será apresentado o tipo do serviço obtido através da pesquisa.
Nível: Será apresentado o nível do serviço obtido através da pesquisa.
Insumos
Cód. Insumo: Será apresentado o código reduzido do insumo obtido através da pesquisa.
Descrição: Será apresentada a descrição do insumo obtido através da pesquisa.
Unid.: Será apresentada a unidade do insumo obtido através da pesquisa.
Cód. Estruturado: Será apresentado o código estruturado do serviço vinculado ao insumo obtido através da pesquisa.
Reduzido: Será apresentado o código reduzido do serviço vinculado ao insumo obtido através da pesquisa.
Alternativo: Será apresentado o código alternativo do serviço vinculado ao insumo obtido através da pesquisa.
Descrição Serviço: Será apresentada a descrição do serviço vinculado ao insumo obtido através da pesquisa.
Unid.: Será apresentada a unidade do serviço vinculado ao insumo obtido através da pesquisa.
Tipo: Será apresentado o tipo do serviço vinculado ao insumo obtido através da pesquisa.
Nível: Será apresentado o nível do serviço vinculado ao insumo obtido através da pesquisa.
Localizar na Planilha: Selecionando esta opção será possível localizar na planilha o registro selecionado.
É possível localizar serviços/insumos, escrevendo as palavras tanto maiúsculas quanto minúsculas, as quais trarão as mesmas informações.
Relatórios
Na parte superior da planilha orçamentária, existe alguns agrupamentos que possibilitam algumas funcionalidades na tela, através da aba de relatórios será possível acessar as seguintes opções:
Listagem: Ao selecionar este botão, será possível executar os mesmos relatórios disponíveis no botão "Listagem" da tela de Orçamentos.
Relatório de Planilha de Orçamento: Ao selecionar este botão, o sistema irá emitir para o orçamento em edição o relatório "Planilha de Orçamento" (formato R_ADO_Orcamento.rpt).
Exportação: Este botão realiza a exportação dos dados que estão sendo mostrados na tela planilha de grupos ou planilha de módulos.
Ao clicar no botão, é aberta uma lista onde é possível selecionar o formato da exportação (HTML, XML, Texto ou XLS):
Listagem completa dos dados: Para visualização do orçamento mostrando fase, serviço e insumo do orçamento e para a exportação desta forma, foi criado o botão Listagem completa dos dados.
Nesta tela será exibido o orçamento completo, para exportar os dados basta clicar no botão Exportação. Abrirá uma lista com as opções para os formatos para exportação (HTML, XML, Texto ou XLS).
Os serviços compostos serão apresentados em itálico e nesta tela não serão apresentadas suas composições.