Skip to end of metadata
Go to start of metadata

You are viewing an old version of this page. View the current version.

Compare with Current View Page History

Version 1 Next »


Visando a necessidade das empresas incorporadoras em relacionamento com o Banco terem que mandar um relatório mensal com a previsão de recebimentos de determinado empreendimento.

Isto ocorre por ser exigência de determinados Bancos a fim de autorizarem um financiamento para o empreendimento através deste banco.

Este processo pode ser acionado através do botão “Processos” ou através do Menu “Processos” do módulo da Carteira de Recebíveis.


Agenda



Visando a necessidade das empresas incorporadoras em relacionamento com o Banco terem que mandar um relatório mensal com a previsão de recebimentos de determinado empreendimento, o sistema Mega disponibiliza de um processo que atenderá estas necessidades.

Isto ocorre por ser exigência de determinados Bancos a fim de autorizarem um financiamento para o empreendimento através deste banco.

Para a execução do relatório, deve estar pré-configurado do banco de dados, um JOB que irá ser rodado diariamente para a alimentação de tabelas do Dataware Housing de Parcelas, pois como os cálculos demandam um considerável tempo de execução, optou-se por utilizar este método para agilizar o processo de execução da tela e conseqüentemente do relatório a ser exportado para o EXCEL®.

Como o processo de geração da tela utiliza a criação de tabela dinâmica, pois suas colunas correspondem aos meses, aberto no tempo, desde o primeiro vencimento da parcela até a última para os contratos envolvidos no empreendimento e dependendo do tamanho do empreendimento e/ou dos parâmetros escolhidos, a tela demandará um tempo maior para a sua execução. Quanto maior o empreendimento e o período compreendido, maior o tempo alocado à sua execução.

Na guia “Dataware Housing de Parcelas” é possível realizar o agendamento do JOB que irá executar o dataware housing propriamente dito, este agendamento é possível realizar apenas um por dia, pois tem horário específico para ser executado.

Na grid de agendamentos de Dataware Housing de Parcelas podemos ter agendamentos executados, agendados, não executados e em execução, agendamentos já executados ou em execução, não são mais passíveis de alteração.

Na guia “Dem. Saldos para Banco” é possível inserir os parâmetros à serem utilizados na criação das visões. Nessa guia onde definimos os dados dos contratos e das parcelas, para que posteriormente possam ser utilizados nas emissões do Relatório. Podemos definir um agendamento através dessa guia.



Ao realizar um agendamento, este sempre será rodado no dia seguinte e após sua execução, o job original é recriado. Este agendamento permite que o dataware housing seja definido com uma determinada “data base” escolhida pelo usuário, pois se o mesmo utilizar-se do job original, as informações processadas neste dataware housing serão sempre com a data base atual. Conforme exibido na figura abaixo, temos como exemplo Job agendado, ou seja, este foi criado no dia 16/10, consequentemente será rodado no próximo dia, 17/10 com a data base 17/10.

Ao inserir ou editarmos um agendamento do dataware housing apenas o campo “Data base” poderá ser alterado.




Na guia “agenda” no menu “Processos/Saldos Contratuais para Banco”  podemos agendar além do dataware housing, agendar também o Relatório que consiste na definição de um dia e horário para ser executado, sendo definido nesta mesma agenda, de todos os parâmetros necessários para a execução do relatório. Para este processo, em muitas vezes ficavam parado esperando a execução do relatório, porém agora podendo  ser executado em segundo plano.

Podemos definir algumas informações importantes como "Nome" do agendamento, utilizado para facilitar sua localização na tela de demonstrativo de saldos para banco, a data do agendamento e a hora de sua execução. Os demais campos são automáticos e estão bloqueados.



Na guia contrato, temos a mesma visão da tela de demonstrativo de saldos onde o usuário definirá os parâmetros para a execução do agendamento de relatório.




Temos o parâmetro "Utilizar simulação de TP aplicada". Caso selecionado, irá simular o valor com juros TP para parcelas que não tiveram o processo aplicado até o momento.

Outro detalhe importante, ao criar um agendamento de relatório, a data base utilizada será a utilizada no último job de dataware housing de parcelas que rodou na base, ou seja, serão destas informações que o agendamento do relatório irá utilizar para criar as visões a serem utilizadas pela tela de demonstrativo de saldos para banco.


Saldos


Ao selecionar a opção “Saldos” no menu “Processo/Saldos Contratuais para Banco”, abre-se a tela “Geração do Demonstrativo de Saldos Contratuais para Banco onde temos as seguintes opções:



Definir parâmetros: Opção onde o usuário define na hora os parâmetros para a execução do relatório, esta opção irá criar as tabelas temporárias para após gerar o relatório. Esta opção dependendo dos parâmetros selecionados, poderá demorar várias horas para ser executado.

Escolher parâmetros já processados: Opção onde o usuário escolhe as visões já processadas no banco, ficando a encargo do sistema, lê-las e processar o relatório com estas informações. Esta opção tornou-se muito interessante, pois o trabalho “braçal” de gerar os dados já foram feitos pelo agendamento (executado em segundo plano) e resta para o processo, apenas pegar estas informações e gerar o relatório, tornando esta opção muito rápida e eficiente. Nesta opção é possível também gerar inúmeras vezes o mesmo relatório, pois as visões ficam salvas no banco. Para se excluir uma visão deste processo, deverá ser excluído o agendamento.

Ao escolher a opção “Definir parâmetros” surge a Tela, onde é possível definir os parâmetros que envolvem os contratos.


Nela é possível:

Emitir por: Selecionar o Empreendimento ou projeto, é possível apenas para o empreendimento, definir o código ZERO, com esta opção será listado de todos os empreendimentos da filial logada;

Holding: Esta opção emite o relatório para todos os empreendimentos de todas as filiais existentes no Mega. Com esta opção marcada, será atribuido o código zero no empreendimento;

Período: Selecionar o período que será compreendido as parcelas abertas no tempo, deixando em branco, será usada a menor e a maior data de vencimento das parcelas envolvidas dos contratos do empreendimento/projeto selecionado;

Data Base:
 Esta opção trará como default a data base do último job executado na base, caso o usuário marque a opção de gerar novamente, este campo será habilitado para a escolha da data base desejada;

Gerar novamente o Dataware Housing:
 Esta opção irá rodar novamente o dataware housing para o empreendimento selecionado, este processo tornará um pouco mais lenta a execução do processo, visto que terá que calcular novamente os dados com a data selecionada no campo “Data base”, caso esta opção não seja marcada, ela irá utilizar os dados gravados na última execução do JOB previamente cadastrado no banco de dados;

Parcelas a vencer, usar data de vencimento: Ao selecionar o parâmetro “Gerar novamente o Dataware Housing” será habilitado o parâmetro “Parcelas a vencer, usar data de vencimento”.

Este parâmetro quando marcado, realizará a correção de juros das parcelas com data a vencer conforme a data de vencimento das mesmas, observando que as parcelas com data de vencimento inferior a data base serão consideradas como vencidas. Com o parâmetro desmarcado, as parcelas serão corrigidos conforme a data base informada.

Status do Contrato: Opção na qual é possível selecionar o status dos contratos envolvidos no processo, “Ativos”, “Inadimplentes” e “Quitados”;

Tipo do Contrato: Opção de selecionar qual o tipo dos contratos envolvidos no processo, Contrato de “Venda”, “Aluguel” ou “Permuta”;

Contrato de: Opção de selecionar os contratos de “Bens”, “Unidades” ou “Garagens”;

Clientes no Jurídico: Opção de filtrar os contratos que tem clientes com ocorrência “no jurídico”;

Origem das Parcelas: Opção de filtrar as parcelas que tenham como origem, as opções “Pagas a Menor”, “Pagas a Maior” ou “Todas” (Este filtro é considerado apenas para parcelas vencidas);

Considerar Valor das Parcelas: Opção na qual irá considerar o valor das parcelas para a apresentação nos meses aberto no tempo, “Valor Original”,

“Corrigido com Encargos” e “Corrigido sem Encargos” (Este filtro é considerado apenas para parcelas em aberto);

Classificação do Contrato: Opção de filtrar os contratos pela classificação, o default é o número zero;

Considerar Termo:
 Opção de considerar um determinado termo para filtro dos contratos envolvidos no processo, o default é o número zero;

Desconsiderar Termo 1: Opção de desconsiderar os contratos que tenham a ocorrência do termo escolhido, default é o número zero;

Desconsiderar Termo 2:
 Opção de desconsiderar um segundo termo nos contratos que tenham a ocorrência do termo escolhido, default é o número zero;

Ao “Avançar”, surge a tela onde é possível definir os parâmetros que envolvem as parcelas, nela é possível:

Considerar Parcelas de:
 Opção na qual será considera parcelas de “termo”, “contrato”, “resíduo” ou “todas”;

Tipo Parcelas:
 Opção na qual será considerado o tipo das parcelas, “Conclusão”, “Mensal”, “Intermediária”, “Resíduo”, “Sinal” ou “Todas”;

Parcelas Caução: Opção de considerar “parcelas caucionadas”, “não caucionadas” ou “todas”;

Parcelas Banco: Opção de considerar parcelas vinculadas “ao banco”, “não vinculadas” ou “todas”;

Considerar Receitas de Baixa: Opção de considerar nas parcelas, a receita da baixa, podendo ser: “Bloqueto Bancário”, “Bem”, “Cheque”, “Carta de Crédito”, “Dinheiro”, “Depósito”, “Permuta” ou "Securitização";

Tipos de Receita:
 Opção de considerar os tipos de receitas das parcelas envolvidas, podendo ser: “Bens”, “Permuta”, “Carta de Crédito”, “Carteira”, “FGTS” ou “Financiamento”;

Selecionar Ocorrências de: Opção de filtrar contratos que tenham ocorrências de Hipoteca ou caução, o default é o número zero;


Diversos:


Considerar Baixas de Confissão de Dívida;

Considerar resíduo de cobrança cobrado na parcela (somente nas parcelas em aberto;

Considerar Saldo para Quitação zerado maior que <Valor a definir>. O valor a definir poderá ser definido pelo usuário no momento da geração, default o valor 15.000,00 (quinze mil reais);

Completar com colunas em branco, meses que não tenham parcelas;

Listar somente parcelas em aberto nas colunas dinâmicas;

Considerar o Valor Futuro da Parcela.

Considerar Contratos com mais de <número> parcelas em ATRASO: Opção de filtrar os contratos que tenham parcelas com tantas parcelas em atraso conforme o número desejado, o default é o número zero.

Após o processo de geração das informações, é apresentada a tela final da tela com o resultado obtido na composição dos parâmetros selecionados.



Nesta tela é possível realizar algumas operações que serão explicadas abaixo:

Agrupamento de informações

Exportação do dados para vários tipos de formato (exportação padrão da grid), podendo ser feita em XLS, TXT, HTML e XML;
Exportação dos dados para planilha do Excel® previamente formatado.

Ao escolher a opção “ Escolher parâmetros já processados” surge a tela, onde é possível selecionar qual a visão a ser utilizada na execução do relatório.


Nesta opção temos as visões já processadas, para escolher uma delas, basta selecioná-la na grid e clicar no botão “Gerar”.


Nesta tela temos a possibilidade de visualizar os parâmetros da visão já executada, para isto basta selecionar a visão na grid e pressionar o botão "Padrão". Este opção abrirá a tela de edição do agendamento para que o usuário possa apenas visualizar os parâmetros definidos neste agendamento.

Ao clicar no botão “Gerar”, o relatório será executado.


Portanto, estas visões são uma forma mais prática e rápida de executar o relatório, pois quase todos os dados necessários já foram processados, bastando para o processo, apenas processar as informações e efetuar sua visualização.


  • No labels