Parâmetros - Painel Gerencial

Para iniciar o uso do módulo Painel Gerencial é necessário parametrizar o sistema.
Esta parametrização é feita através de parâmetros na tela principal do módulo Painel Gerencial.


Geral 




Para o uso do processo de Estudo de Viabilidade e Planejamento Estratégico, é necessário cadastrar um Plano de Classes Gerenciais de acordo com a necessidade da Empresa. Este cadastro é feito através do Módulo  Financeiro, cadastros, item Classes Gerenciais.


Ao clicar em Parâmetros aparecerá a tela abaixo.

Em geral são cadastrados alguns parâmetros que serão utilizados como padrão pelo sistema além de algumas definições de datas como veremos a seguir.

Início do previsto em: Ano inicial do Fluxo Previsto. Este parâmetro indica para o sistema a partir de qual ano a Empresa irá considerar as movimentações do contas a pagar/receber e da carteira de recebíveis no Fluxo Previsto.

Dt. Mínima para atualização da Carteira: Semelhante ao campo descrito acima, este parâmetros indica qual a data mínima que o sistema deve utilizar para a atualização das parcelas da Carteira de Recebíveis, uma vez informada, o sistema irá deixar já calculado os valores das parcelas até esta data, necessitando calcular apenas quando solicitado seu valores a partir desta data, desta forma otimizando o processo de cálculo das parcelas.

Ano máximo: Determina qual o maior ano a ser considerado no Data WareHouse do Contas a Pagar.

É aconselhado informar o ano atual neste campo.


Data de vencimento das parcelas: Manter na data original estiver selecionada, a data das parcelas não será alterada.

Ajustar para o próximo dia útil estiver selecionada, o vencimento das parcelas será ajustado para o próximo dia útil, considerando finais de semana e feriados cadastrados em cada filial.

Usar float bancário estiver selecionada, será realizado o seguinte procedimento:

1. Se a data de vencimento da parcela não for dia útil, será ajustado a data de vencimento da parcela para o próximo dia útil;

2. Após ajustado para o dia útil, acrescentar o número de dias de float definido no cenário considerando somente os dias úteis;

3. Após acrescentado os dias de float, ajustar a data até o próximo dia útil, caso não seja dia útil.

Considerar somente lançamentos da filial do Empreendimento: Considerar ou não as movimentações da filial do empreendimento que estiverem envolvidos na simulação de Estudo ou Planejamento Estratégico. Como padrão esta opção estará desmarcada, ou seja, sempre considerando movimentações de todas as filiais.

Este conceito aplica-se para o fluxo realizado do empreendimento e para o contas a pagar que é preenchido nas telas de previsão do Estudo/Planejamento, onde tiver a opção para buscar o “Contas a Pagar” como previsão:




Código de Ação: Apresenta a tela para marcar quais os códigos de ação que a Empresa utilizará para identificar as movimentações gerenciais:




Categoria: Apresenta a tela para marcar quais as categorias que a Empresa utilizará para identificar as movimentações gerenciais.
Pode definir quais categorias são contas de Aplicação e quais são contas de Movimentação, acessível através do item “Contas Financeiras de Aplicação”, para utilizar no Fluxo de Disponibilidade: 




Termos não Contratuais:
 Apresenta a tela para informar as classes gerenciais para os Termos não Contratuais e  definir quais os tipos de termos não contratuais que serão considerados no momento de realizar o cálculo da previsão de tributos.


Estudo de Viabilidade




Nesta tela serão definidos alguns parâmetros Padrões que serão utilizados no Estudo de Viabilidade e Planejamento Estratégico.


Taxas para cálculo de VPL (Valor Presente)

É possível pré-definir até 03 (três) taxas de descontos para cálculo do Valor Presente (VP = Valor Nominal dividido por (1 + Taxa) elevado ao número de meses). Por padrão o sistema considera a 1ª taxa de desconto para cálculo dos indicadores, porém, poderá ser escolhida qualquer uma destas taxas ou ainda poderá ser informada uma taxa definida.

Na simulação estas taxas (1ª, 2ª e 3ª Taxa de Desconto) são informadas sempre ao ano (a.a.) e o sistema faz a conversão para ao mês (a.m.).

Tx. Gráfico VPL: Esta taxa será utilizada para criar o Gráfico do VPL (Curva do Lucro Nominal aplicando-se taxas crescentes com incremento determinado pela Taxa do Gráfico VPL).  A orientação é que se utilize 2%a.a. (ao ano).


Tx.p/ o cálculo de Receitas/Despesas Financeiras

Existe uma opção no processo que calcula o resultado do Empreendimento, que possibilita que o sistema calcule sobre o Fluxo de Caixa negativo (Saldo Acumulado) uma despesa financeira e sobre o Fluxo positivo uma receita financeira utilizando-se da Taxa de Captação e da Taxa de Aplicação respectivamente, semelhantemente ao que acontece com uma conta bancária.

Tx.de Captação: Taxa pela qual serão calculados os “empréstimos” necessários para saldar o Fluxo negativo.

Tx de Aplicação: Taxa pela qual serão calculadas as “receitas” financeiras oriundas do Saldo positivo de caixa.


Tx.estimada p/calc.da TIR (Taxa Interna de Retorno)

A TIR é a taxa de retorno do capital, e é calculada aplicando-se as taxas de retorno nos valores nominais até zerar o fluxo de caixa. É usada a mesma taxa para as receitas e despesas.

A MTIR é a taxa interna de retorno modificada e equivale a considerar um fluxo em que as despesas são atualizadas ao Custo de Oportunidade do Capital (taxa de financiamento), por exemplo, 12% a.a., ao passo que os recebimentos são aplicados a uma taxa de aplicação, por exemplo, de 10% a.a. É razoável que a taxa de Financiamento seja maior que a de aplicação.

1ª Tx.Financ: Usada pela TIR para calcular os valores de despesas e receitas do fluxo de caixa e pela MTIR para atualizar as despesas.

1ª Tx.Aplicação: Usada pela MTIR para calcular as receitas do Fluxo de Caixa.

Também é possível definir os percentuais padrões de Corretagem, Adicional de Vendas, Publicidade, Stand de Vendas, Gestão e outras Taxas e os impostos.


Despesas Comerciais

Corretagem:
 Percentual destinado às despesas com corretagem, calculado sobre o valor de cada venda.

Adicional Vendas: Percentual a ser aplicado a título de adicional sobre o valor de cada venda.

Publicidade: Percentual destinado aos gastos com publicidade e propaganda, aplicado sobre o VGV (Valor Geral de Vendas) e distribuído ao longo do tempo conforme definição informada através de Despesas de Vendas da simulação. Mais adiante veremos como atribuir verbas distintas para diferentes períodos de vendas (ex: Lançamento, período de obra, etc).

Stand de Vendas: Percentual destinado aos gastos com Stand de Venda. Estes gastos geralmente estão concentrados nos meses próximos ao lançamento do Empreendimento.

Gestão: Percentual destinado aos gastos com a Gestão da Venda, feita geralmente por uma Empresa terceirizada.

Outras: Outras despesas comerciais que podem ser atribuídas ao Empreendimento.


Base de Cálculo


Permuta financeira - Terreno:
 Nesta planilha informamos quais as classes gerenciais que irão compor a base de 
cálculo da Permuta Financeira. É importante ressaltar que o valor da Permuta Financeira passou a ser calculado utilizando os valores das classes gerenciais do Fluxo de Resultado. Portanto, ao atualizar o Fluxo de Resultado, automaticamente os valores de Permuta Financeira serão re-calculados.

Para  abater o valor de algum custo da base de cálculo da permuta, basta incluir a classe gerencial do custo na planilha de parametrização da base de cálculo da Permuta Financeira.


Taxa de Gestão: Nesta planilha podemos informar quais as classes gerenciais que irão compor a base de cálculo da Taxa de Gerenciamento. É importante ressaltar que o valor da Taxa de Gerenciamento passou a ser calculado utilizando os valores das classes gerenciais do Fluxo de Resultado. Portanto, ao atualizar o Fluxo de Resultado, automaticamente os valores de Taxa de  Gerenciamento serão re-calculados.

Para abater o valor de algum custo da base de cálculo da Taxa de Gerenciamento, deve-se incluir a classe gerencial do custo na planilha de parametrização da base de cálculo da Taxa de Gerenciamento.


Classes Gerenciais





Nessa tela será informado o Padrão de Classes Gerenciais a ser utilizado e seus respectivos parâmetros.

Lembrando que as classes gerenciais de Desembolso com Terreno, Despesas Tributárias, Despesas com Incorporação e Planejamento de Obras são cadastradas no momento do cadastro do desembolso/tributo.


Orçamento Gerencial





Referência para os Cenários 

Projeto / Centro de Custo: Opções para escolher a forma de controle do Orçamento por Projetos ou Centro de Custo.



Plano de Classes Gerencial Controladora

Padrão: Plano de Classe Gerencial exclusiva para controlar o Orçamento Gerencial. Esse plano que controla a verba em todas as filiais e caso esta classe gerencial controladora seja trocada, todos os orçamentos gerenciais deixaram de ser do tipo controlador e passaram a ser do tipo orçamentário.

Antes de parametrizar a filial deve-se inicializar o controle gerencial do fluxo contratado para depois prosseguir com as parametrizações e a criação do orçamento gerencial controlador.

Este processo de inicialização indicará a data inicial que poderá ser criado os orçamentos gerenciais controladores, sendo assim, este processo possibilitará inicializar o controle gerencial de duas maneiras:

1º Opção, permite inicializar o controle quando ativar a opção “Iniciar Controle Gerencial Orçamentário”, porém somente deverá ser utilizado esta opção caso tenha certeza de que somente será criado orçamentos gerenciais controladores com períodos futuros, ou seja, para controlar a verba a partir do próximo mês da data de implantação do controle gerencial;

2º Opção, o processo de inicialização irá importar o fluxo contratado das origens desde o inicio do ano corrente para o controle gerencial, este processo poderá levar alguns minutos devido à grande quantidade de informação durante o período, porém será possível criar orçamentos gerenciais controladores com o período desde o inicio do ano corrente.





Definições do Fluxo Contratado

Contas a Pagar  - Considerar como desconto: 
Ao selecionar os tipos de documento, os movimentos relacionados serão descontados nos lançamentos do Contas a Pagar.

Movimento Financeiro - Desconsiderar movimentos: Ao selecionar os códigos de ação os movimentos financeiros relacionados serão desconsiderados do Fluxo Contratado dos Orçamentos Gerenciais Controladores.

Centro de Custos – Desconsiderar centro de custos: Este parâmetro é indicado para não bloquear lançamentos de determinados centros de custos quando não existir nenhum orçamento controlando. 

Controle do fluxo contratado

Bloquear todos os gastos que não possuírem orçamentos gerenciais controladores: Este parâmetro deverá ser utilizado somente quando todas as áreas da empresa possuir os seus respectivos orçamentos gerenciais controladores em uso e com o seu responsável em sintonia com as áreas do seu planejamento. Pois ao marcá-lo, somente será possível comprometer a verba quando possuir um orçamento gerencial controlador com saldo para o documento.

O administrador do sistema marca a opção “Permitido criar Orçamento Gerencial Controlador” para os que terão a permissão concedida. Serão habilitadas as opções para criar um novo orçamento gerencial controlador e consolidado controlador. Porém, mesmo que não possua tal permissão, será possível visualizar os orçamentos controladores compartilhados e até mesmo editá-los, se o responsável pelo orçamento compartilhado conceder tal privilégio.


Classes Financeiras





As Classes Financeiras são cadastradas no Módulo Financeiro, pelo caminho: Cadastros / Classes Financeiras e deverão ser vinculadas aos seus respctivos parâmetros.

O princípio da Natureza é Financeiro e não Contábil. Ou seja, se a Classe estiver relacionada a Aplicação dos Recursos, a natureza será devedora e se for relacionada a Origem dos Recursos, a natureza será credora.A definição das classes financeiras para o Administração de Obras  é feita quando não houver classe definida no insumo ou serviço, considera o que foi definido no painel.


2ª Moeda / Real Atualizado





Opção que permite vincular a segunda moeda por Filial e definir o Índice do Real Atualizado por Conta Financeira , por exemplo, o Dólar. Para utilizar tal moeda, é necessário inserir suas cotações no cadastro de Índices Financeiros, no menu Cadastros/ Índices Financeiros, módulo Global do Construção. No Fluxo de Caixa poderá converter seus valores para tal moeda e tal índice.


Classes Simulação




Nessa tela serão informadas as classes que irão ser consideradas na Simulação Orçamento.


Alocação Gerencial




Tela que nos permite selecionar se existirá além do Valor Previsto normal, o valor Previsto Gerencial.


Taxa Administração




Refere-se a vinculação dos Empreendimentos com as Classes Gerenciais para distribuição da taxa de administração do co-investidor.

Taxa de Administração é a taxa cobrada sobre o valor do empreendimento quando a empresa somente administra o empreendimento

A taxa de administração somente será visualizada caso o parâmetro Calcular taxa para os Co-Investidores estiver marcado para o empreendimento. O parâmetro se encontra na tela de edição do empreendimento, também no cadastro de Estruturas e indica se deverá ou não ser cobrada a taxa de administração dos co-investidores. A taxa de administração dos co-investidores será calculada de acordo com a taxa de administração total calculada no fluxo do empreendimento, também levando em consideração os percentuais de aporte.


Relatórios




Serve para indicarmos os caminhos em que os relatórios do Excel® devem buscar seus formatos.