Desbloquear Medição e exportar Medição e Documentos para excel
Nas telas de Listagem de Medição e Notas Fiscais, nas abas Medições e Documentos respectivamente, a partir desta versão passa a ser possível exportar as grades para excel e outros formatos, além de realizar o desbloqueio de medições, clicado com o botão direito na grade.
Criar atalho para edição de contratos na tela de liberação de itens
Em Processos > Contratos > Liberação de Itens, foi adicionado o botão Contrato, ao clicar neste será aberta a tela de edição de contratos, onde é possível consultar o contrato por completo e de acordo com o perfil de acesso do usuário, realizar alterações no contrato em questão.
Para mais informações, consulte o help em Contratos de Empreiteiros > Processos > Contratos > Liberação de Itens.
Criação do fluxo de desconto automático
Em Entradas > Documentos, agora, ao inserir um documento no contrato filho, automaticamente será criado um desconto no contrato pai.
Em Opções > Cadastros > Parâmetros, foi adicionado o parâmetro 'Tipo de desconto padrão para contratos de faturamento direto', onde o usuário seleciona o Tipo de desconto a ser aplicado no contrato pai. Ao selecionar um contrato filho e editar, na aba Parâmetros > Notas Fiscais, foi incluído o parâmetro 'Tipo de desconto para faturamento direto', caso este esteja sem informação, o sistema busca o valor do desconto padrão definido nos parâmetros da filial, se o tipo de desconto padrão não estiver preenchido, não será aplicado o desconto para o contrato.
Para mais informações, consulte o help em Contratos de Empreiteiros > Contratos com Fornecedores > Edição do Contrato > Parâmetro e Contratos de Empreiteiros > Cadastros > Parâmetros.
Bloquear edição, exclusão de documento quando lançamento é feito via portal
Quando o lançamento da nota é feito via portal de entrada de documentos, fica bloqueado no ERP a edição, exclusão, e a opção de fazer ou desfazer CPAG.
Ao tentar abrir um documento, cujo lançamento foi feito via portal, é possível somente consultar o documento no ERP, não é possível editar.
Automatizar configuração fiscal
Em Contrato c/ Fornecedores editando um contrato na aba Serviços, ao adicionar um item com definição serviço ou frete, por padrão o percentual de material será definido com 0%, para as demais definições de itens será definido automaticamente como 100%. Este mesmo comportamento também é aplicável para aditivos de contratos livres e na criação de contratos originados de cotação.
Além disso, a configuração fiscal foi automatizada. As retenções de ISS, INSS, IRRF, SEST/SENAT, são incluídas automaticamente no contrato, caso exista pelo menos um item com percentual de material diferente de 100%. Os impostos de ICMS e IPI serão incluídos automaticamente caso o contrato possua pelo menos um item diferente de 0% na definição de percentual de material.
Para mais informações, consulte o help em Contratos de Empreiteiros > Contratos com Fornecedores.
Entrada de Documentos: Erro ao gravar documento devido à descrição genérica.
Foram realizadas melhorias na entrada de documentos para carregar na aba Tributação a descrição do insumo conforme o cadastro no catálogo de produtos (ADM) e caso este insumo seja Genérico, permite alterar/complementar a sua descrição e grava para utilizar no momento da integração empxadm.
Na tela de entrada de documentos do materiais, ao editar o documento integrado, é exibido a descrição conforme informado na aba Tributação da NF no empreiteiros. Na sub-aba Observações (ADM) dentro da aba Itens é exibida a descrição do insumo conforme cadastro no contrato empreiteiros.
Possibilitar Reter INSS Patronal para Agentes juridicos do tipo MEI
A partir desta versão, ao gerar o CPAG de um documento, será possível reter INSS Patronal para Agentes Jurídicos que se enquadram na categoria MEI e possuem uma natureza jurídica configurada para reter INSS Patronal. Para isso, será necessário que atenda as seguintes configurações:
- O Agente(Jurídico) precisa estar caracterizado como MEI;
- O Agente(Jurídico) deve estar com uma Natureza Jurídica que tenha a opção "Gera INSS Patronal" marcada;
- O Cód. de serviço precisa estar configurado para reter INSS Patronal;
- O Tipo de Documento(Financeiro) deve estar configurado para reter impostos.
Campo de Especificação em processos em que envolvem itens de Contrato de Empreiteiros
Foi adicionada a aba de Especificação nos processos em que envolvem itens do empreiteiros. A partir desta versão será possível visualizar a especificação dos itens do contrato nos seguintes processos:
- Contratos de Empreiteiros > Processos > Aprovação de Pré-Contratos;
- Contrato com fornecedores, editando um contrato;
- Medição, editando uma medição;
- Follow-up > Follow-up Medições;
- Relatório Quadro Resumo.
Para contratos oriundos do processo de cotação, todos os itens recebem as especificações da cotação, podendo ser alterada na tela de edição de contrato item a item, caso não tenha sido liberado.
Subdividir itens automaticamente do pré-contrato de acordo com apropriação
Em Processo > Aprovação de Pré-Contratos, foi criado o botão Subdividir, ao clicar nesta opção, o item será fracionado automaticamente, de acordo com a quantidade de itens das apropriações, fazendo uma relação de um item do pré-contrato com um item de apropriação.
Para mais informações, consulte o help em Contratos de Empreiteiros > Processos > Aprovação de Pré-Contratos.
Separar retenções fiscais
Em Opções > Cadastros > Tipos de documentos foi adicionada a coluna Classificação (Contratual / Fiscal). Ao editar um cadastro, será possível selecionar a classificação do documento.
Em Opções > Cadastros > Parâmetros > Aba geral, sub aba Formatos, Pré-Contratos e Aliq. de Contratos foram adicionadas, no campo Contrato, as opções:
- Bloquear alteração de retenções fiscais: Se esta opção estiver marcada, caso haja um item liberado, não será possível alterar retenções fiscais.
- Bloquear alteração de retenções contratuais: Se a opção estiver marcada, caso haja um item liberado não será possível alterar retenções contratuais.
A opção Aprovação após a validação de retenções?, foi alterada para Utiliza aprovação de retenções fiscais. Quando este parâmetro estiver marcado, ele terá que ser validado pelo usuário Aprovador. Se aprovar, a edição das retenções da classificação fiscais será bloqueada.
Na opção Contrato C/ Fornecedores, ao editar um contrato, na aba Retenção, sub aba retenção, a listagem passa a ser separada pela classificação da retenção.
Em Perfil de usuário aba Cadastro/Processo, foram inseridas as opções Acesso Classificação Contratual e Acesso Classificação Fiscal, se uma dessas opções for desmarcada, o usuário não poderá fazer a edição das retenções nos contratos de acordo com estas classificações.
Para mais informações, consulte o help em Contratos de Empreiteiros > Cadastros > Tipos de Documento.
Restrição de itens em contratos respeitando definições dos suprimentos
Agora, a inclusão de itens em contratos passa a respeitar as configurações do usuário nos grupos de estoque, através da configuração no módulo Administração de Materiais, em Opções > Cadastros > Usuários do módulo, onde são vinculados os grupos de estoque que o usuário tem permissão. Para os grupos de estoque não vinculados ao usuário, existe a opção Permitir visualizar itens NÃO vinculados, onde é possível definir se devem ficar visíveis os itens que o usuário não tem acesso.
Na cópia de um contrato, na opção Contrato com Fornecedor, quando o usuário não tem acesso a todos os itens, será aberta uma tela informativa com os itens que não serão copiados.
Para mais informações, consulte o help em Mega Construção > Contratos de Empreiteiros > Contratos com Fornecedores.
Visualização e cópia de anexos da Cotação para o Contrato de Empreiteiros
Na tela de Edição de Contratos, na aba Documentos, botão Anexos, foi adicionada uma funcionalidade para realizar Cópia de Anexos da Cotação para os contratos originários de uma Cotação. Nesta opção é aberta a tela de Cópia dos Anexos existentes na Cotação de Origem para o Contrato de Empreiteiros correspondente. No menu Anexos do Contrato, são apresentados os anexos referentes ao Contrato de Empreiteiros. Para os contratos com o origem no módulo de Gestão de Empreiteiros, apenas o botão Anexos do Contrato é apresentado.
Para mais informações, consulte o help em Contratos de Empreiteiros > Contratos com Fornecedores > Edição do Contrato > Documentos.
Permissão de alteração da obra na inserção do contrato
No módulo Contratos de Empreiteiros na opção Contratos com Fornecedores, agora é possível editar o campo Obra/Projeto e Tipo de obra na inserção do contrato, estes campos ficarão editáveis se o contrato for de origem empreiteiros.
O Tipo Obra será habilitado para edição se a Obra/Projeto estiver sem valor no campo. A Obra/Projeto será editável quando o campo Bloco/Células não estiver preenchido.
Para mais informações, consulte o help em Contratos de Empreiteiros > Contratos com Fornecedores > Edição do Contrato
Reabertura de cotação de preços
No módulo Administração de Materiais, em Cotações > Reabertura de Cotação, foi realizada melhoria nas cotações que geram contratos de Empreiteiros. Agora é possível reabrir a cotação de um item específico e, também, reabrir cotações que geraram pedidos de compras e contratos de empreiteiros na mesma cotação.
Em todos os tipos de reaberturas onde exista item integrado com contrato de empreiteiros, caso um item esteja liberado, será apresentada uma mensagem para o usuário, informando que não é possível reabrir a cotação porque existem itens que já foram liberados, retornando uma listagem dos itens em questão.
Caso seja reaberta a cotação inteira ou todos os itens do contrato estejam na reabertura, o sistema excluirá o contrato e realizará a reabertura da cotação. Ao encerrar a cotação novamente, será gerado um novo Contrato.
Caso a reabertura seja apenas para itens específicos, o sistema apagará estes itens do contrato. Ao encerrar a cotação novamente, será gerado um novo contrato com os itens que foram reabertos.
Apresentar informações adicionais na aprovação de medições
Para facilitar a tomada de decisão foram adicionados, na tela de Liberação de Medição, os seguintes campos:
Na grid de medições (Superior):
-Obra/Projeto
Na grid de Itens de Medição:
-Descrição do Projeto;
-Descrição do Centro de Custo;
-Observação do Item;
-Descrição da Classe (Contrato e Financeiro).
Definição de valor para Faturamento Direto
Foi realizada uma implementação para que seja possível definir valores para faturamento em contratos filhos.
Na tela de Dados Adicionais foi alterado o parâmetro "Participa Faturamento Direto?" para "Exclusivo Faturamento Direto?", esse campo indicará quais itens do contrato terão seus valores destinados a serem faturados em contratos filhos.
- Os valores dos itens que serão exclusivos para Faturamento Direto, não poderão ser consumidos nas telas de Adiantamentos e Descontos, para contratos "pai".
- Na tela de Medição os itens que tiverem o parâmetro marcado, ao serem medidos terão obrigatoriamente que estar vinculados ao desconto de faturamento direto (originado no contrato filho) de mesmo valor.
- Nos contratos filhos, os valores estarão limitados aos valores dos itens que estiverem marcados no contrato pai.
Relatório Quadro Resumo
Foram realizadas melhorias no R_EMP_Quadro_Resumo.rpt que é emitido no menu Relatórios / Operacionais. Este relatório exibe dados cadastrais do contrato com fornecedor (serviços, retenções, descontos, outros).