As informações exibidas nesta aba somente poderão ser alteradas através da função “Alterar” na barra de ferramentas localizada ao lado direito da grid de parcelas. Maiores detalhes desta função são explicados mais adiante.
Pró-rata na baixa - Sim: define a correção da parcela em questão como pró-rata.
Pró-rata na baixa - Não: define a correção da parcela em questão como não pró-rata.
Pró-rata na baixa - Contrato: a parcela usará a definição de pró-rata checada no cadastro do contrato.
Corrige até Vencimento?: para este campo estar disponível para marcação deve-se marcar o parâmetro 'Calcula Juros até o Vencimento da Parcela?' na edição do contrato guia 'Parâmetros / Gerais' e a data de baixa deverá ser menor que a data de vencimento da parcela.
Vlr. Correção Adicional: Exibe os valores de correção cobrados a mais em relação a correção que seria cobrado até a data da baixa.
Vlr. Juros Adicional: Exibe os valores de juros de correção cobrados a mais em relação ao juros de correção que seriam cobrados até a data da baixa.
Motivo: Campo de preenchimento obrigatório, destinado à explicação do motivo do procedimento adotado como também dos valores adicionais gerados no procedimento de corrigir até a data de vencimento. Este campo somente estará habilitado caso o campo “Corrige até Vencimento” esteja checado.
Contabilidade - Altera na Origem? : Campo utilizado para ajustes contábeis da parcela. Como padrão, o check box sempre virá desmarcado. Este campo deve ser utilizado com cautela e por usuários experientes no processo de contabilização da carteira, pois há grandes implicações caso seja marcado incorretamente.Quando se realiza qualquer alteração em uma parcela, é gerado um histórico registrando esta alteração.
Exemplo:
Altera-se uma parcela, excluindo-se a correção desta em 30/03/2005. Até então, a contabilização desta parcela decorria normalmente considerando a correção. Quando da alteração, caso seja marcada a opção Contabilidade, Altera na Origem, na tela Dados Adicionais, ao gerar planilha novamente digamos de janeiro de 2005 em diante, o histórico não é gerado informando a alteração da parcela , ou seja é alterado na origem . O sistema entende que a parcela nunca teve a correção em se tratando da contabilização.
Realização da Baixa: Campo que indica a data de realização da baixa, para que se possa ter a informação exata sobre em que dia foi realizada a baixa da parcela. Essa informação também pode ser utilizada em relatórios que mostram a movimentação das parcelas.
Exemplo: uma parcela é baixada no dia 05/06/2004 com um cheque pré-datado para 25/06/2004, o sistema irá gravar na data de baixa da parcela o dia 25/06/2004 e data de realização da baixa irá conter o dia 05/06/2004.
Centro de Custo por Parcela: No módulo Comercial, ao criar uma proposta, é possível inserir investidores (centro de custos) para cada série criada. A inserção de centro de custos nas séries de parcelas irão ratear os valores entre estes investidores.
No momento da geração do contrato, será verificado se a proposta foi gerada pelo módulo Comercial e se existem centro de custos cadastrados nas séries. Se sim, será efetuado os cálculos de participação de cada investidor sobre o valor do contrato. Esses dados serão inseridos automaticamente no relatório DIMOB, podendo ser alterado posteriormente. Esses dados também serão disponibilizados na edição da parcela, guia Centro de Custo.
Caso não haja centro de custo na parcela e seja necessário inserir, basta alterar a parcela, habilitar o parâmetro "Possui C. Custo próprio", preencher os valores base e terreneiro, se necessário.
Será habilitada a guia Centro de Custo. Nesta guia, é possível selecionar os centros de custos e percentuais para que na movimentação haja rateio na parcela.
Observações
É possível, nessa aba, preencher informações adicionais durante a baixa da parcela. Estas informações poderão ser alteradas através da função “Alterar” na barra de ferramentas localizada ao lado direito da grid de parcelas.
Observações Automáticas
Essa aba exibe informações sobre os processos automáticos de baixa, repasse, resíduo de cobrança, geração e resíduo de reajuste anual.
Taxas Adicionais
Após as taxas serem calculadas e inclusas em parcelas existentes, as taxas podem ser visualizadas na tela de contratos/parcelas. Se desejado pode-se alterar as taxas das parcelas individualmente, para isso foi criada uma aba na tela de parcelas, basta selecionar a opção de alterar ou baixar a parcela. Isto pode facilitar por exemplo no momento de efetuar a baixa de uma parcela pode-se inserir ou excluir taxas que estão sendo cobradas.
Durante a movimentação da parcela o valor das taxas que estão sendo cobradas pode ser visualizado na tela principal da edição de parcelas, no campo taxas.
Caso seja necessário incluir ou excluir taxas na parcela, após as alterações deve-se clicar sobre o botão calcular, para que o sistema atualize os valores para serem cobrados. Caso seja feita uma baixa parcial da parcela as taxas serão rateadas de acordo com o total baixado, funcionando como o valor original ou os demais valores. Na aba das taxas também é possível visualizar o saldo do contrato ou valor da parcela na data em que foi feito o calculo das taxas.
Botão Bem Vinculado
Nesta tela é possível a visualização do bem caso a receita da baixa seja por bem.
Visualizar
Esta função é utilizada para consultar os dados da parcela como também para simular a baixa (nos casos em que a parcela estiver em aberto). Para isto, basta preencher a data de baixa. O sistema irá calcular o valor a ser pago, conforme a(s) correção(ões) da parcela. Lembre-se que isto é apenas uma simulação, os dados preenchidos não serão gravados.
Os campos disponíveis para preenchimentos são: “Data de Vencimento” e “Res.Cob.”
Esta função é utilizada para consultar os dados da parcela como também para simular a baixa (nos casos em que a parcela estiver em aberto). Para isto, basta preencher a data de baixa. O sistema irá calcular o valor a ser pago, conforme a(s) correção(ões) da parcela. Lembre-se que isto é apenas uma simulação, os dados preenchidos não serão gravados.
Os campos disponíveis para preenchimentos são: “Data de Vencimento” e “Res.Cob.”
Baixar
Esta função é utilizada para efetuar o pagamento da parcela selecionada. Durante a baixa, o sistema calcula o valor corrigido de acordo com a(s) correção(ões) definidas para a parcela. Os campos habilitados para o processo de baixa da parcela são: ”Baixa” (data em que a parcela será baixada), “Res.Cob.” (valor do resíduo cobrança a ser considerado na baixa), “Base” (Valor base nos casos de baixa parcial), “Atraso” (informado pelo sistema e modificável pelo usuário) , “Multa” (informado pelo sistema e modificável pelo usuário), “desconto” (valor de desconto informado pelo usuário) e “Total” (Valor total considerando-se multa/juros, nos casos de baixa parcial). Estes campos foram detalhados anteriormente, veja maiores detalhes na explicação da “tela de parcelas”.
Caso o processo esteja bloqueado ou com erro de data, deve-se verificar a data de fechamento da "Movimentação" da Carteira de Recebíveis (Módulo Carteira de Recebíveis / Cadastros / Parâmetros / Geral / Parâmetros 1).
Baixa de parcelas em massa:
Podemos realizar a baixa de várias parcelas ao mesmo tempo, através do processo de baixa em massa.
Ao selecionar as parcelas que farão parte deste processo, o sistema apresentará a tela abaixo, composta pelos campos:
Baixar na data do vencimento?: Ao ser marcado, permite que as parcelas sejam baixadas com a mesma data de seu vencimento, caso seja selecionado parcelas com vencimento futuro estas serão baixadas de acordo com a data informada no campo 'Data Baixa'.
Descongelar parcelas?: Irá descongelar as parcelas que possuem correção anual.
Descapitalizar parcelas?: Irá descapitalizar parcelas TP ou SAC que não estejam vencidas.
No processo de baixa em massa, quando a opção descongelar estiver marcada, ela corrigirá a parcela como mensal, e após a baixa desmarcará o gera resíduo e mudará o reajuste das correções anuais para mensais. Se alguma dessas parcelas forem reativadas essas alterações não serão desfeitas, o responsável terá que editar a parcela reativada e, manualmente, marcar o gera resíduo e alterar o reajuste de mensal para anual.
Data Baixa: Neste campo será informada a data de baixa das parcelas selecionadas. Datas posteriores à data atual não serão permitidas, neste caso, utilize o processo de antecipação.
Valor atual: Valor atual das parcelas selecionadas sem descapitalização (caso TP ou SAC), com encargos e taxas adicionais.
Valor Descapitalizado: Valor presente das parcelas selecionadas.
Total a pagar: Valor sugerido de baixa, sempre igual ao valor descapitalizado, podendo ser alterado pelo usuário.
Diferença: Diferença entre o “Valor Descapitalizado” X “Total a Pagar”, caso este valor seja diferente de zero, será devidamente rateado entre as parcelas selecionadas.
Gerar Movimentação Financeira?: Parâmetro que permite que o processo de baixa em massa crie um movimento financeiro automaticamente. Por padrão, virá selecionado.
Tipo de Documento: Tipo do documento que será usado para gerar a movimentação financeira.
Os parâmetros: conta financeira, código de ação, centro de custo e projeto (filial) deverão estar devidamente parametrizados.
O processo de baixa em massa NÃO faz integração dos movimentos automaticamente.
Alterar
Esta função é utilizada para alterar alguns dados da parcela. O sistema somente permitirá alterações em parcelas em aberto e que não estejam vinculadas para banco. A execução deste processo está vinculada a data de fechamento da carteira, informada no cadastro de parâmetros. Veja mais detalhes no item Parâmetros. Os campos que permitem alteração são os seguintes:
Geral: Somente estarão disponíveis os campos abaixo:
Vencimento: Este campo pode ser alterado, porém há certas restrições:
1- Para os casos onde a origem da parcela for do tipo “Tabela Price”, somente permite alterar o vencimento para uma data dentro do mesmo mês do vencimento original;
2- Para os casos onde a origem da parcela for do tipo “Contrato”, a alteração da data de vencimento é livre.
Receita: É possível alterar o tipo de receita previamente definida.
Seqüência: caso seja necessário, é possível alterar as informações deste campo. Aconselhamos manter as informações previamente inseridas pelo sistema.
Histórico: Pode-se acrescentar ou alterar informações existentes neste campo.
Gera Resíduo?: é possível alterar o status, marcando ou desmarcando este campo.
Recibo: O conteúdo deste campo será substituído pelo número do recibo, atribuído automaticamente pelo sistema no momento da baixa.
Correção: Todos os campos, incluindo a possibilidade de inserir, alterar e deletar correções.
Dados Adicionais: Todos os campos, de acordo com as condições específicas citadas anteriormente.
É possível inserir Centro de Custo por parcela com a participação zerada, mas isso somente no processo de alteração de parcelas, ou quando é inserido o centro de custo na série da Proposta do módulo Comercial.
Reativar
Esta função é utilizada para desfazer a baixa de determinada parcela. A execução deste processo está vinculada a data de fechamento da carteira, informada no cadastro de parâmetros. Veja mais detalhes no item parâmetros.
Considerações:
1- Caso a receita na baixa seja do tipo “Bens”, “Carta de Crédito”, “Cheque”, “Depósito” ou “Permuta”, as informações adicionais inseridas (Ex.: nº C/C, Agência, Código da Carta de Crédito, etc.) serão perdidas;
2- Caso a receita na baixa seja do tipo “Banco”, os dados da baixa serão perdidos, ou seja, o vínculo da parcela com o contrato bancário será excluído. Como a baixa por esse tipo de receita é automática, a baixa novamente da parcela só poderá ser realizada pelos outros tipos de receitas disponíveis. Portanto verifique a real necessidade de confirmar a reativação.
3- Caso a parcela participe da movimentação financeira, o sistema emitirá um aviso informando que a parcela pertence ao um movimento integrado ou não integrado de número específico e que será invalidado caso a reativação da parcela seja confirmada. É importante lembrar que caso a parcela seja baixada novamente ele não mais pertencerá a um movimento financeiro. Há duas situações a serem analisadas para integrar esta parcela novamente:
A) Se a parcela, no momento da reativação, pertencia a um movimento integrado:
- Desfazer a integração do movimento, apagando os respectivos lançamentos efetuados no financeiro. O movimento agora não integrado ficará invalidado, necessitando portanto refazer o movimento;
- Manter o movimento integrado, comunicando ao financeiro para que faça um estorno do lançamento equivalente aquela parcela. Após este procedimento, inserir um novo movimento somente da parcela reativada integrando-o em seguida.
B) Se a parcela, no momento da reativação, pertencia a um movimento NÃO integrado:
- O movimento pertencente à parcela reativada ficará invalidado, restando somente refazer o movimento.
4 - Caso a parcela tenha processo do tipo “Baixa Parcial”, o sistema solicitará uma confirmação para reativar a parcela original. Se optar por não reativar a parcela original, o sistema manterá as parcelas originadas da baixa parcial. Caso queira retornar à original após ter reativado todas as parcelas, será necessário baixar uma delas e logo em seguida reativá-las, para que a mensagem seja exibida novamente.
5 - Quando uma parcela gerou resíduo em sua baixa (caso o parâmetro "Resíduo até a data de baixa" esteja marcado no contrato, em caso de reajuste anual), e for necessário reativá-la, será apresentada uma mensagem de decisão. Nesse caso, existem duas situações. São elas:
A) Caso esse resíduo esteja gerado numa parcela ainda não baixada, o usuário tem a opção de desfazer o resíduo.
B) Porém, caso o resíduo esteja gerado numa parcela já baixada, será informado ao usuário que não será possível desfazer o resíduo e se mesmo assim ele deseja reativar a parcela.
Caso o processo esteja bloqueado ou com erro de data, deve-se verificar a data de fechamento da "Movimentação" da Carteira de Recebíveis (Módulo Carteira de Recebíveis / Cadastros / Parâmetros / Geral / Parâmetros 1).
Síntese
Esta função exibe um resumo dos valores pagos e a pagar do contrato selecionado, na data atual do sistema. Estas informações são as mesmas exibidas nas telas de resumo na inserção de termos e distratos, a diferença é que são calculadas na data atual.
Contrato: Exibe o número do contrato selecionado.
Bloco: Exibe o bloco do contrato selecionado.
Unidade: Exibe o número da unidade do contrato selecionado.
Cliente: Exibe o nome do cliente do contrato selecionado.
Pago/Parcelas: Exibe a quantidade total de parcelas pagas.
Pago/Valor: Exibe o valor total das parcelas pagas.
Pago/Corrigido: Exibe o valor total das parcelas pagas, corrigidas nas mesmas condições para o cálculo de rescisão, ou seja:
1º. A correção é realizada a partir da data de baixa da parcela e com o índice desta data;
2º. O valor pago utilizado para correção, considera-se ((multa+juros)-desconto)+resíduo de cobrança;
3º. A correção realizada considera os parâmetros de pró-rata checados no cadastro do contrato;
4º. Caso o tipo de reajuste na correção da parcela seja do tipo “Não reajusta”, esta parcela não sofrerá correção, mesmo que o índice de distrato seja definido no cadastro do contrato. Se o tipo de reajuste for “Mensal” ou “Anual”, a parcela sofrerá correção de acordo com o índice definido na correção desta parcela;
5º. Se a parcela não possuir índice o valor é corrigido pelo índice de distrato cadastrado no contrato.
Resíduo/Parcelas: Exibe a quantidade de parcelas que originaram o resíduo.
Resíduo/Valor: Exibe o valor total do resíduo a pagar.
Resíduo/Corrigido: Exibe o valor total do resíduo corrigido, a partir da data de baixa da parcela, conforme sua(s) definição(ões) de correção.
Em atraso/Parcelas: Exibe a quantidade total de parcelas com data de vencimento menor que a data atual.
Em atraso/Valor: Exibe o valor total corrigido até a data atual, das parcelas em atraso, sem considerar multa e juros previsto para as parcelas.
Em atraso/Multa: Exibe o valor total de multa e juros previstos das parcelas em atraso.
Saldo Poupança/Parcelas: Exibe a quantidade total de parcelas corrigidas não pagas e sem multa/juros, com receita de baixa que não estejam definidas como do tipo “Financiamento” e que as datas de vencimento estejam entre a data de atual e a data de entrega definida no cadastro do contrato. (Exemplo: DataAtual <= DataVctoParcela < DataEntregaContrato)
Saldo Poupança/Valor: Exibe o valor total das parcelas corrigidas não pagas e sem multa/juros, com receita de baixa que não estejam definidas como do tipo “Financiamento” e que as datas de vencimento estejam entre a data de atual e a data de entrega definida no cadastro do contrato. (Exemplo: DataAtual <= DataVctoParcela < DataEntregaContrato)
Financiamento Próprio/Parcelas: Exibe a quantidade total de parcelas corrigidas não pagas e sem multa/juros, com receita de baixa que estejam definidas como do tipo “Financiamento”, as datas de vencimento sejam maior ou igual à Data Atual e a Data de Entrega definida no cadastro do contrato. (Exemplo: DataVctoParcela >= DataAtual E DataVctoParcela >= DataEntregaContrato)
Financiamento Próprio/Valor: Exibe o valor total de parcelas corrigidas não pagas e sem multa/juros, com receita de baixa que estejam definidas como do tipo “Financiamento”, as datas de vencimento sejam maior ou igual à Data Atual e a Data de Entrega definida no cadastro do contrato. (Exemplo: DataVctoParcela >= DataAtual E DataVctoParcela >= DataEntregaContrato)
Financiamento Bancário/Parcelas: Exibe a quantidade total de parcelas corrigidas não pagas e sem multa/juros, com receita de baixa definida como do tipo “Financiamento”.
Financiamento Bancário/Valor: Exibe o valor total de parcelas corrigidas não pagas e sem multa/juros, com receita de baixa definida como do tipo “Financiamento”.
Res.Cobrança a Gerar/Parcelas: Exibe o total de parcelas que possuem resíduo de índice projetado a gerar até a data atual.
Res.Cobrança a Gerar/Valor: Exibe o valor total de resíduos de índice projetado a gerar até a data atual.
Res.Cobrança Gerado a Pagar/Parcelas: Exibe o total de parcelas que possuem Resíduo de índice projetado a gerado até a data atual.
Res.Cobrança Gerado a Pagar/Valor: Exibe o valor total de resíduos de índice projetado gerado até a data atual.
Saldo em Aberto Total/Parcelas: Exibe o total geral de parcelas do contrato em questão.
Saldo em Aberto Total/Valor: Exibe o total geral das parcelas do contrato em questão.
Considerar Encargos no Valor Pago: Check Box que dá a opção de o usuário considerar ou não os encargos por atraso no valor pago.
Cheque Pré: Check Box que dá a opção de o usuário considerar ou não as parcelas baixadas com cheques pré-datados.
Parcelas de Taxas: Check Box que dá a opção de o usuário considerar ou não as parcelas geradas a partir do processo Aplicação de Taxas Adicionais.
Valor Atualizado Com Juros: Check Box que dá a opção de o usuário considerar ou não considerar os juros por atraso no valor pago.
Promissória
Esta função é utilizada para imprimir uma nota promissória, de acordo com as parcelas selecionadas na grid (janela) de parcelas. O formato de impressão padrão deste relatório está definido no cadastro de parâmetros, no módulo global. No caso do relatório não estar informado nos parâmetros, o sistema utilizará o modelo padrão.
Recibo
Esta função é utilizada para imprimir recibo, de acordo com as parcelas selecionadas na grid de parcelas. O formato de impressão padrão deste relatório está definido no cadastro de parâmetros, no módulo global. No caso do relatório não estar informado nos parâmetros, o sistema utilizará o modelo padrão.