Skip to end of metadata
Go to start of metadata

You are viewing an old version of this page. View the current version.

Compare with Current View Page History

Version 1 Next »




Nesse processo é possível inserir, editar e apagar cenários.

Os cenários podem ser visualizados em forma de Fluxo de Caixa ou Fluxo de Competência. E podem apresentar valores dos seguintes módulos: Contas a Pagar, Contas a Receber, Carteira de Recebíveis, Gestão de Empreiteiros e Administração de Obras.

Fluxo por competência mostra a opção para escolher qual data será considerada como competência, Data de Entrada ou Data do Orçamento. A opção de escolha do fluxo previsto será desabilitada, sendo que somente será possível gerar o fluxo previsto das simulações de Orçamento criadas pelo processo de "Simulações (Orçamento)".

O Fluxo por competência deve ser emitido somente pelo Fluxo Realizado. Após carregar o fluxo do cenário escolhido, no topo da tela será mostrado o tipo do fluxo ao qual a visão do cenário foi criado. A descrição será da seguinte forma:

Fluxo de Caixa: Fluxo de Caixa Realizado Analítico

Fluxo por Competência: Fluxo de Caixa Realizado Analítico – Competência

O zoom do fluxo Realizado apresenta os movimentos para cada registro corrente selecionado na tela. Os movimentos serão agrupados pela data da competência, onde para o contas a pagar é considerado a data de entrada da AP e para o contas a receber, a data da entrada do documento. Para cada registro corrente da tela, será mostrado o valor total da soma dos registros agrupados pela data de competência.


Parâmetros





Nessa tela é possível definir os parâmetros padrões do cenário, como índices, classes e datas de conversão.

Considerar os títulos baixados: Para que os títulos do contas a pagar que já estão baixados apareçam no fluxo.

Mostrar Descontos de Adiantamentos a Fornecedores:

Real Atualizado: Para o perfeito funcionamento deste parâmetro o cadastro de cotações deve estar atualizado. Para cálculo do Real Atualizado, deve selecionar um fator para recebimentos e um fator para pagamentos.

Para calcularmos o Real Atualizado, utilizamos a seguinte fórmula:

(Valor Nominal / Cotação da Data inicial) * Cotação da Data Final

Ou seja, transformamos o valor na moeda escolhida utilizando a cotação da data inicial e voltamos para Real utilizando a cotação da data final.

2° Moeda: O objetivo desse parâmetro é a visualização em moeda diferente da moeda corrente (R$), permite a visualização do fluxo na moeda em que se deseja. Além de definir nos parâmetros do Painel qual é o índice da 2ª Moeda, deve-se inserir no cadastro do cenário qual é a moeda que o fluxo do cenário poderá ser visualizado.

Classes: Definir se o Fluxo de Caixa do Cenário será visualizado pelo Plano de Contas Financeiro, ou por um Plano de Classes Gerencial, neste caso deverá ser indicado qual o padrão(os padrões são criados no módulo Financeiro).


Atualização





Na tela de atualização, é possível definir quais são os fluxos do cenário criado que serão atualizados automaticamente, ou seja, com o JOB diário.


Filtros





Utilizados para fazer filtros das Movimentações de valores por Classes Financeiras, Projetos, Centros de Custos, e Categoria de Agentes, para a composição do Fluxo de Caixa do Cenário.


Classe Financeira x Moeda





Nessa tela, podemos definir quais serão os índices financeiros utilizados para o Real Atualizado e 2ª Moeda.


Simulações





Possível vincular quais as simulações (orçamento) que farão parte do fluxo previsto.


Filiais






Possível vincular as filiais ao cenário, possibilitando a geração do fluxo previsto e fluxo realizado conforme a filial que está vinculada.


Contas Financeiras





Considerar somente a movimentação das contas selecionadas: Esta opção fará com que no fluxo de caixa realizado do cenário, apareçam somente as movimentações lançadas nas contas financeiras selecionadas para compor o saldo inicial do fluxo.

Considerar movimentos de transferências: Parâmetro para informar se os movimentos de transferências serão aceitos nesse cenário.

Critério para compor o saldo financeiro: Parâmetro para selecionar qual critério de saldo do módulo financeiro o cenário irá levar em consideração Emissão, Baixa e Entrada. Nos fluxos do Painel Gerencial (Previsto, Realizado e Personalizado) serão mostrados somente as contas financeiras cuja o critério de saldo seja o mesmo que foi definido aqui.

Seleção das contas financeiras: Indicar quais agentes financeiros (Contas Financeiras), farão parte da composição do saldo inicial do Fluxo de Caixa.


Contas a Pagar




Quais os tipos de títulos que deverão ser considerados: Se serão considerados para formação do Fluxo de Caixa, os títulos lançados no Contas a pagar como Provisões (Reais), Previsões ou Ambos.

Considerar títulos vencidos: Definir se serão considerados no Fluxo de Caixa Previsto os Valores dos Títulos Vencidos no Contas a pagar, se considerados, os valores serão apresentados no primeiro dia do período estabelecido para o Cenário.

Considerar títulos suspensos: Definir se serão considerados no Fluxo de Caixa Previsto os valores de títulos que tiveram o pagamento suspenso no Contas a Pagar.

Caso seja um documento com várias parcelas e apenas uma delas esteja suspensa, somente esta não aparecerá se o parâmetro estiver setado para não considerar esses títulos.

Tipos de Documentos: Selecionar quais os tipos de documentos utilizados em lançamentos do Contas a Pagar farão parte do Fluxo de Caixa, somente serão considerados os valores dos compromissos lançados através dos Tipos de Documentos selecionados.


Contas a Receber





Utilizada para definir as informações do Contas a Receber que farão parte do Fluxo de Caixa do Cenário.

Quais os títulos que deverão ser considerados: Se serão considerados para formação do Fluxo de Caixa, os títulos lançados no Contas a Receber como Provisões (Reais), Previsões, ou Ambos.

Considerar títulos vencidos: Definir se serão considerados no Fluxo de Caixa Previsto os valores dos títulos vencidos no Contas a Receber, se considerados, os valores serão apresentados no primeiro dia do período estabelecido para o Cenário.

Tipos de Documentos: Selecionar quais os tipos de documentos utilizados em Lançamentos do Contas a Receber farão parte do Fluxo de Caixa, somente serão considerados os valores dos compromissos lançados através dos Tipos de Documentos selecionados.


Carteira de Recebíveis





Opções para Composição do Fluxos de Recebíveis dos Empreendimentos controlados pela Carteira.

Considerar títulos vencidos: Indicar se serão ou não considerados os títulos já vencidos no fluxo de Caixa, se a opção for sim, os valores serão apresentados no primeiro dia do fluxo de caixa previsto para o cenário.

Incluir resíduos a gerar: A opção determina se os resíduos a gerar nos contratos dos clientes, deverão ser considerados como valor a receber no fluxo de caixa, sendo que se a opção for sim os valores serão considerados no mês de aniversário de cada contrato controlados pela Carteira de Recebíveis.

Incluir Distratos a pagar: Se considera no Fluxo de Caixa, valores a devolver por distrato, existente, que ainda não foi integrado com o Contas a Pagar.

Incluir contratos inadimplentes: Se deverão ser considerados no Fluxo de Caixa valores decorrentes de contratos de inadimplentes, devendo para isto o administrador da Carteira de Recebiveis estar com este processo atualizado.

Considerar os cheques pré-datados e devolvidos: Indica se deverão ser considerados no Fluxo de Caixa valores decorrentes de Cheques Pré-Datados e Devolvidos controlados por processo específico da Carteira de Recebíveis.

Considerar somente o percentual que a empresa participa: Se o fluxo de recebimento dos Contratos será considerado 100,00% ou se pelo % de participação da empresa definida no cadastro de Estrutura para cada Empreendimento.

Considerar parcelas caucionadas: Indica se deverão ser considerados no Fluxo de Caixa os valores decorrentes de parcelas que estão em contratos de caução.

Considerar contratos sincronizados: Indica se deverão ser considerados no Fluxo de Caixa valores decorrentes de contratos sincronizados.

Considerar termos não contratuais: Indica se deverão ser considerados no Fluxo de Caixa valores decorrentes de termos não contratuais.

Considerar parcelas securitizadas: Ao marcar este parâmetro o fluxo previsto irá apresentar todas as parcelas securitizadas que estão previstas.

Considerar valores do associativo: Ao marcar o parâmetro irá desconsiderar no fluxo previsto os valores da carteira de origens FGTS, financiamento e subsídio e apresentar valores do fluxo previsto do processo associativo. O padrão ao criar um novo cenário é marcado para não considerar.

Atualização de Valores: O Fluxo Previsto passa a considerar o valor corrigido conforme apresentado na tela de parcelas do contrato em questão.

Tipo de contrato: Definir quais os tipos de contratos deverão fazer partde do Fluxo de Caixa, podendo ser de: Venda, Aluguel ou Permuta.

Tipo de Receita: Definir quais os tipos de receitas dos Contratos deverão fazer parte do Fluxo de Caixa, podendo ser: Carteira, FGTS, Bens de Terceiros, Permuta, Carta de Crédito e Financiamento.

Atualizar até: Atualizar os contratos até a data atual ou até a data de vencimento dos mesmos.

Índice financeiro: Determinar se os fluxos de recebimento dos contratos serão considerados atualizados somente por índice Real ou também por índice projetado cadastro no sistema.


Filtros





Em filtros é possível selecionar que tipo de contratos e termos contratuais deverão ser aceitos no cenário.

Classificação dos Contratos: Indica que tipos de contratos serão aceitos no cenário.

Este cadastro é realizado no Global do Construção, onde pode-se cadastrar classificações diferenciadas das de venda direta.

Termos Contratuais: Indica quais os termos contratuais, Aditivo (que alteram o valor do contrato) farão parte do Fluxo.


Gestão de Empreiteiros





Considerar medições liberadas a pagar: Indica se o cenário deverá mostrar os valores das medições liberadas, aprovadas e que ainda não foram integradas com o Contas a Pagar.

Considerar projeção do saldo dos contratos: Indica se o cenário deverá mostrar os valores do fluxo do contrato (saldo a medir do contrato).

Caso o parâmetro “Considerar projeção do saldo dos contratos” esteja selecionado, as medições realizadas após a data base do fluxo do contrato (no módulo Empreiteiros) não serão mostradas, pois o valor medido já faz parte dos valores de saldo do contrato, ou seja, somente serão mostrados os valores das medições liberadas a pagar cuja data de medição seja inferior a data base do fluxo do contrato


Administração de Obras





Considerar planejamento Empenhado (Pedido/Medição): Indicar se serão ou não considerados no fluxo de Caixa, os valores de medições liberadas e pedidos em aberto.

Considerar planejamentos Previsto (Saldo Contrato): Indicar se serão ou não considerados no fluxo de Caixa, os valores de saldos de contrato.

Considerar planejamentos Saldo (Compras): Indicar se serão ou não considerados no fluxo de Caixa, os valores de saldos do planejamento.

Considerar planejamentos Adiantamento: Indicar se serão ou não considerados no fluxo de Caixa, os valores de adiantamento.

Considerar planejamentos Comprometidos: Indicar se serão ou não considerados no fluxo de Caixa, os valores comprometidos (realizados).

Selecione os planejamentos que serão considerados no fluxo: É possível selecionar os planejamentos e replanejamentos de cada orçamento.


Segurança





Utilizada para definição de quais usuários com acesso ao Painel Gerencial, poderão ter acesso a cada Cenário.

Os usuários considerados administradores do módulo não aparecem nesta tela pois têm acesso irrestrito.

Sendo possível restringir os acessos em 'Visualização', 'Alteração' ou 'Atualização'.


  • No labels