Integrações
Escrituração Fiscal de Frete
Este processo tem por objetivo realizar a integração dos Conhecimentos de Frete com o módulo Tributação Fiscal.
Pré-requisitos:
- Ter Código de Ação do tipo "CFRET - Conhecimento de Frete" configurado para integrar com o módulo Tributação Fiscal.
- Ter o o módulo Tributação Fiscal devidamente configurado.
- Cadastrar as informações de Produtos e Integração fiscal nos parâmetros da Filial no módulo de Fretes.
Somente serão integrados conhecimentos com as situações: Em trânsito, Finalizado ou Cancelado.
Escrituração Manual de Conhecimento de Frete
Essa funcionalidade tem o objetivo de integrar de maneira manual os Conhecimentos de Frete, basta o usuário executar o filtro desejado, selecioná-los e clicar no botão "Integrar", conforme imagem a seguir:
Escrituração Fiscal de Frete via Agenda
Esta funcionalidade tem o objetivo de integrar os Conhecimentos de Frete automaticamente através da Agenda de Processos.
Pré-requisitos:
- Na agenda de integração do módulo Fretes, acessar o menu Opções / Utilitários / Agendamento de Processos, aba Tipos de Ação e selecionar o serviço "TRAEF - Escrituração fiscal de frete".
Integração com a Repom
Realiza a emissão de contratos pelo sistema da Repom, providenciar o pagamento dos pedágios e do frete terceiro aos motoristas contratados.
Para habilitar a integração deve se entrar em contato com a Repom, dados no site: http://www.repom.com.br/.
Pré-Requisitos:
- Ter instalado na estação o Microsoft .NET Framework versão 3.5 ou superior;
- DLL necessária para comunicação com o sistema da Repom registrada no server SrvMegaCaFrete.
Parametrização
Acessar o módulo Fretes / Manifesto / Gerenciamento de Frete / Repom / Parâmetros
Definir Código de filial, Código de usuário e Assinatura Digital fornecidas pela Repom.
Cadastro de Rotas/Trajetos
Acessar o módulo Fretes / Cadastro / Trajetos.
Para a integração do Repom, a rota pode conter apenas um trajeto, já que a Repom necessita de uma cidade de origem e destino fixa para a emissão do contrato.
Ao clicar no botão “Buscar Roteiro” o sistema realiza uma busca no sistema da Repom com base nos códigos de IBGE das cidades de origem e destino do trajeto. Se localizado, as informações serão exibidas para seleção do roteiro Repom.
Caso não seja encontrado nenhum roteiro, será necessário solicitar um novo roteiro, para isso é necessário preencher os campos “Tipo Processo Transporte” e “Vias de Passagem”.
O Cadastro do Roteiro é de responsabilidade da Repom e a solicitação de novo roteiro pode levar até 20 minutos, após o cadastro será necessário realizar a busca novamente.
Movimentação
Acessar o módulo Fretes / Manifesto / Gerenciamento de Frete / Repom / Movimentação.
Permite realizar as ações de integração com o sistema da Repom e visualizar as transações de envio e seus logs.
Enviar Contrato
Esse processo está divido em 3 etapas, validação dos cadastrais, validação de abertura de contrato e emissão do contrato.
Validação dos cadastrais: Realiza uma conferência dos dados de do proprietário do veículo, motorista, veículo (tração) e carreta, antes da emissão do contrato e cria uma transação com o método "IntegraDadosCadastroNacional";
Obs.: Para o veículo o veículo e carreta devem ser informadas especificações no cadastro de equipamento no módulo de Frotas de 'COR' e 'CIDADE', pois não existem as informações diretamente na tela.
Validação de abertura de contrato: Realiza uma validação nos dados de emissão do contrato, para isso será uma tela para o preenchimento das seguintes informações:
- Nº Cartão – Cartão fornecido pela Repom;
- Operação – Lista de operações cadastradas no site da Repom, que define os documentos que são obrigatórios no final da viagem. Caso deseje atualizar a lista de operações selecione o botão ;
- Valor Frete motorista – Valor do Frete Terceiro a ser enviado ao motorista;
- Valor Pedágio - O valor do pedágio é obtido através de uma consulta no sistema da Repom;
- Repasse de Pedágio – Selecione este parâmetro para descontar o valor do pedágio do Valor do Frete Motorista;
- Vlr. Frete Mot. Final – Valor com o desconto de pedágio. O valor do adiantamento deve seguir a mesma regra do valor máximo do adiantamento do manifesto, configurado nos parâmetros da filial;
- Cond. Pagamento – Condição que define o valor da primeira parcela do Frete Terceiro (adiantamento), que será enviado a Repom.
Emissão de contrato: É enviado um XML com base nas informações do manifesto e dos documentos vinculados a ele, para isso é gerada uma transação de com o método "EmiteContrato", com os dados da validação de abertura e emissão de contrato.
Cancela Contrato
Solicita o cancelamento do contrato enviado incorretamente para a Repom.
Obs.:
Só podem ser cancelados os contratos que estejam com situação de envio "Enviado" e não tenha sido realizada nenhuma movimentação no cartão.
Quita Contrato
Envia a solicitação de finalização de um contrato no sistema Repom e gera uma transação de com o método "QuitaContrato"
Obs:
Dependendo da configuração do ambiente da Repom, ainda é necessário realizar a autorização de pagamento, para que o contrato conte como Quitado.
Autoriza Pagamento
Realiza a autorização de pagamento de um contrato caso o sistema da Repom esteja configurado para não aprovar automáticamente.
Integração Financeira
Acessar o módulo Fretes / Utilitários / Agenda de Processos.
Após a quitação dos contratos, as informações serão disponibilizadas para realizar a integração financeira.
Para que isso ocorra automaticamente, deve ser configurado o serviço "TRAFR - Integração CtPag de Frete Motorista Repom".
O serviço consultará os valores de abastecimentos e adiantamentos no sistema da Repom e adicionará no manifesto, para realizar a integração financeira.
Processamento Faturamento
Processo de criação de faturas agrupadas, em Utilitários / Integração / Processamento Faturamento.
Para geração de faturas do frete, o usuário pode informar os dados que deseja filtrar e baseado nesta seleção o sistema irá gerar a(s) fatura(s) dos CTRCs que estão pendentes para integração com o contas a receber.
Ao clicar no botão OK será executado o processo de geração de faturas respeitando o agrupamento pré-determinado, que são os campos pagador e condição de pagamento:
Após a geração das faturas será exibido uma tela de log, com as seguintes informações: número da fatura, valor, quantidade de faturas geradas e valor total:
Ajuste de Nota Fiscal Manual
Funcionalidade que permite alterar informações de notas fiscais que estejam na situação "Instruída" e que foram incluídas manualmente no sistema, para serem utilizadas no cálculo de CTRCs de reentrega e devolução.
Os ajustes devem ser cadastrados através do menu Opções / Operações / Notas Fiscais / Ajuste NF Manual, e somente serão utilizados no cálculo após confirmados.
Somente o último ajuste confirmado será utilizado no cálculo.
Será adicionado um item no log de cálculo do grupo de notas caso o ajuste seja utilizado.
Agentes padrão para download de CT-e e MDF-e
Nos parâmetros da filial, no menu Opções > Cadastros > Parâmetros > Frete, aba CT-e / MDF-e, existe a possibilidade de cadastrar os agentes que devem ser sempre autorizados a fazer o download de CT-e e MDF-e.
Além de selecionar o agente, deve-se informar também quais os documentos que ele será autorizado a realizar o download:
Caso o agente esteja autorizado a realizar o download de CT-e, ele será inserido automaticamente quando um novo conhecimento for calculado ou inserido manualmente nas filiais em que ele estiver configurado.
Caso o agente esteja autorizado a realizar o download de MDF-e, ele será inserido automaticamente quando um novo manifesto for gerado automaticamente ou inserido manualmente nas filiais em que ele estiver configurado.