Preparações de Remessa
Prepara Remessa Bancária de Cobrança
Para as parcelas a serem enviadas ao banco, necessitam da geração de um lote de remessa, para então serem processadas em um arquivo de remessa a cobrança.
Para isto deve-se escolher a opção Prepara Remessa Bancária de Cobrança.
Nesta opção pode-se selecionar parcelas que possuem correção de determinados índices. Pois estes podem não possuir o último índice/fator corrigido na data de geração da remessa.
Ainda é possível determinar se contrato no jurídico ou inadimplentes participarão do lote de remessa.
Após a seleção dos determinados parâmetros, selecione Avançar para visualizar as parcelas que participarão do lote.
Serão exibidas as parcelas de acordo com o critério de pesquisa determinado na tela anterior.
Pressionando Finalizar, será criado o lote de remessa a ser gerado no Office Banking.
Parcelas onde o seu vencimento é anterior a data de geração do lote de remessa, não poderão ser processadas, assim retornando a mensagem abaixo.
Com estes títulos em atraso, o lote de remessa não será processado.
Em casos onde existam parcelas com vencimentos anteriores a geração do lote de remessa, deverão ser desvinculados, no processo de Vincula Parcelas.
Gerar Remessa por Holding
É possível gerar remessa por Holding, ou seja, uma remessa que contenha várias contas financeiras vinculadas à ela.
Para gerar a remessa por Holding, o parâmetro 'Utilizar contratos bancários por Holding na aba 'Parâmetros1', dos parâmetros do Carteira de Recebíveis, deve estar marcado. Esse parâmetro quando marcado desmarca automaticamente os parâmetros 'Filtrar contratos bancários por filiais logadas, 'Vinculação, Envio e estorno por filial e 'Retorno por Filial, pois todos esses parâmetros impactam no processo de Envio e Retorno.
Caso este parâmetro venha a ser utilizado, este deverá estar marcado tanto na Holding quanto nas filiais que terão suas parcelas vinculadas.
Segue a descrição do processo realizado para que seja possível gerar uma Remessa Única com um contrato bancário, com várias contas financeiras vinculadas a ele:
Logado na Holding, deverá ser criada uma conta financeira para a Holding.
Também deverá ser criada uma conta financeira para cada filial, cada conta desta deve possuir agências e contas distintas.
No Office Banking deverá ser selecionada a conta financeira que foi criada para a Holding.
Então, deverá ser cadastrado um Contrato Bancário.
Neste Contrato Bancário, deverá ser vinculada todas contas criadas e deixar a conta da Holding como principal.
A conta financeira da Holding, setada como principal não deverá ser vinculada a nenhuma organização, este campo deverá ficar vazio, assim no momento da vinculação das parcelas será possível encontrar o contrato bancário da Holding.
No Global/ Configurações/ Parâmetros/ Financeiro, editar, para cada filial e também para a Holding deverá ser inserida uma 'Forma de Cobrança' apontando para o contrato bancário e para a conta da Holding, conforme demonstrado na figura abaixo.
Para vincular as parcelas, deve-se logar na filial desejada, ir no processo de Vinculação de Parcelas, selecionar o contrato bancário que foi criado para a Holding (lembrando que o parâmetro 'Utilizar contratos bancários por Holding deverá estar marcado no Carteira de Recebíveis) , e selecionar a conta para qual as parcelas serão vinculadas.
Após isso, deverá selecionar as parcelas que serão vinculadas.
Este processo deverá ser repetido em cada filial, não é possível vincular parcelas de várias filiais diferentes logado em uma única filial ou na Holding.
Na tela de escolha dos Empreendimentos incluído os parâmetros de 'Listar somente clientes que possuam o mesmo banco do contrato de cobrança', 'Período', 'Filtro de Parcelas' e 'Filtro de ocorrências'. Será apresentado nesta tela os empreendimentos de todas as filiais selecionadas.
Após vincular as parcelas em todas as filiais desejadas, deverá logar na HOLDING e gerar a remessa.
Após gerar a Remessa, deverá ir no Office Banking e gerar o arquivo de envio.
Neste exemplo, como foram utilizadas 4 contas financeiras no mesmo contrato bancário, foram gerados 4 lotes, mas todos gerarão o mesmo arquivo.
Para processar o arquivo de retorno e baixar as parcelas no Carteira de Recebíveis, deverá estar logado na HOLDING, assim o Carteira localizará as parcelas a serem baixadas.
Para utilização do processo de gerar remessa por holding, é necessário ser compatibilizado com o banco a forma de envio e retorno, e a visita de um consultor, para que possa realizar as devidas alterações nas fórmulas de remessa e retorno.
Processa Retorno Bancário
Após ter sido gerado o arquivo de remessa bancária, o banco identificará os dados do boleto e enviará ao cliente.
Com o boleto pago, o banco se encarrega de encaminhar a empresa um arquivo contendo todos os títulos baixados.
Este arquivo deve ser processado inicialmente no Office Banking no módulo Financeiro. Após este procedimento, os títulos que foram identificados como pagamento de parcelas poderão ser baixados automaticamente pelo Carteira, na opção Processa Retorno bancário.
Escolhendo esta opção e avançando, o sistema verificará se existem parcelas do Carteira a serem processadas. Caso não existam, o sistema retornará com a seguinte mensagem:
Caso hajam parcelas do Carteira a serem processadas, o sistema avançará na Wizard, apresentando:
Nesta tela, o sistema mapeia a ocorrência vinculada no boleto, de acordo com as configurações do Office Banking, e separa as parcelas em "Baixas efetivadas" e "Parcelas não baixadas".
Apenas ocorrências do Office Banking vinculadas a Liquidação serão consideradas para baixas efetivas no Carteira. As demais ocorrências, tratarão a parcela como se não tivesse sido creditado o valor.
Ainda nesta tela não é possível escolher quais serão as parcelas participarão deste processo, ou seja, todas as parcelas identificadas pelo sistema serão processadas.
Importante: Esta operação é irreversível e, caso haja necessidade de reativar alguma parcela baixada por este processo, os vínculos da Integração Bancária com o Office Banking serão perdidos.
O processo de baixa por retorno bancário passa a não considerar valor de desconto cedido pelo banco. Quando ocorrer do cliente conseguir pagar um valor menor que o valor enviado no arquivo de remessa, a parcela sofrerá baixa parcial, ou a baixa será bloqueada, dependendo da configuração de tolerância de baixa.