/
Como exportar arquivo IFC no Archicad?

Como exportar arquivo IFC no Archicad?

Nesse artigo vamos demonstrar como configurar a exportação de IFC dentro do Software Archicad de modo que você possa realizar a extração de quantitativos através do Rubk. A orientação é realizada de acordo com o Archicad 24, porém desde a versão 20, as configurações se mantêm semelhantes:

1. No Archicad, acesse Arquivo > Interoperabilidade > IFC > Tradutores IFC;

2. Em Tradutores IFC, escolha a opção "Exportação Geral"; Caso prefira não alterar o tradutor padrão do Archicad, é possível criar um novo tradutor com os mesmos parâmetros;

3. Configure o Esquema IFC com "IFC2x3", Model View Definition com "Coordination VIew Version 2.0". Em Conversão de Geometria escolha a opção 

4. Em "Conversão de Geometria", siga as configurações abaixo, com atenção especial para o grupo "Dividir Elementos de Construção complexos em partes". Ao utilizar essa opção o modelo ficará com um volume maior de informações e consequentemente mais pesado. Escolha apenas os tipos de elementos que são necessários para realizar a divisão. Por exemplo: uma Janela pode ser exportada como um único elemento ou, caso faça a divisão, serão exportados os perfis, folhas de vidros e demais itens modelados da janela.

Atenção! No grupo Estruturas Compostas e Perfis Complexo, ao utilizar a opção para Dividir Elementos de Construção complexos em partes, as informações exportadas no arquivo IFC serão identificadas como elementos genéricos, dificultando o processo de verificação e extração de quantitativos. Verifique a possibilidade de não marcar esta opção caso não seja estritamente necessário.

4.1. Também é possível efetuar algumas modificações nas configurações de Conversão de Geometria da seguinte forma:

  • Selecionar a opção para Exportar geometria bruta de elementos;

  • Desmarcar a opção Use geometria bruta de elementos;

  • E nos Elementos hierárquivos do ARCHICAD selecione a opção para Manter hierarquia.

Observação: Compare os resultados dos modelos exportados com cada uma das configurações, comparando as informações disponíveis nos elementos exportados no arquivo IFC, de forma que sejam utilizadas as configurações que se adéquem para obter o melhor resultado.

5. Em Conversão de Dado, configure conforme a imagem abaixo:

Observação: ao marcar a opção "Parâmetros de elemento" os elementos são exportados com uma grande quantidade de propriedades devido ao potencial que o Archicad oferece em cálculos de informações geométricas. Avalie a necessidade dessas informações para seu orçamento, visto que com a opção "Quantidades base IFC" marcada, já são disponibilizadas informações básicas que atendem a quantificação.

5.1. Também é possível efetuar algumas modificações nas configurações de Conversão de Dados da seguinte forma:

Observação: Compare os resultados dos modelos exportados com cada uma das configurações, comparando as informações disponíveis nos elementos exportados no arquivo IFC, de forma que sejam utilizadas as configurações que se adequem para obter o melhor resultado.

6. Faça a exportação do arquivo acessando Menu Arquivo > Salvar Como, escolha o Tradutor Exportação Rubk que foi configurado nos passos anteriores;

7. Clique em salvar.


Para mais opções, consulta a documentação oficial do Archicad, através do link abaixo:

https://helpcenter.graphisoft.com/br/user-guide/128523/




Related content

Como exportar arquivo IFC no TQS?
Como exportar arquivo IFC no TQS?
More like this
Como importar um banco de composição
Como importar um banco de composição
Read with this
Como exportar arquivo IFC no Revit?
Como exportar arquivo IFC no Revit?
More like this
Como atualizar os custos de insumos no plano de custo
Como atualizar os custos de insumos no plano de custo
Read with this
Como importar um Modelo BIM 3D
Como importar um Modelo BIM 3D
More like this
Como estruturar planilha do Excel para importação de um Plano de Custo
Como estruturar planilha do Excel para importação de um Plano de Custo
Read with this