Como exportar arquivo IFC no TQS?
Nesse artigo vamos demonstrar como você deve configurar a exportação de IFC dentro do software TQS de modo que você possa realizar a extração de quantitativos através do Rubk, seguindo as melhores práticas recomendadas pelos nossos especialistas. Esse artigo contou com a colaboração do suporte técnico da TQS Informática e foi utilizado a versão 22.1.
Primeiramente, antes de falarmos da exportação para o formato IFC, é importante que os cálculos do projeto sejam realizados previamente, de modo que as informações de áreas de formas, volume de concreto e taxa de armadura sejam corretamente calculadas para todos elementos. Este cálculo é realizado no TQS > Menu Edifício > Processamento Global.
Para realizar a exportação, siga os passos a seguir no TQS:
1. Na aba Interfaces BIM, botão IFC, clique na opção Exportar Modelo IFC;
2. Clique em Salvar;
3. Na janela "Geração do modelo tridimensional do edifício", marque a Planta inicial: "Fundacao", Planta final: "Cobertura", a opção Fck e Taxas e clique em OK;
4. Nos "Critérios de exportação", no grupo "Representação de sólidos", escolha a opção Superfícies de contorno;
6. Clique em OK para gerar o IFC.
Este é um IFC modelo disponível no TQS exportado com os passos acima.
É importante observar que as taxas (Formas, Armaduras e Volume de Concreto) são apresentadas na primeira trama das vigas, como é possível visualizar na imagem a seguir:
Trama da viga com taxas.
Trama da viga sem taxas.
Durante a criação dessa documentação, identificamos que as sapatas são divididas em dois elementos no modelo, porém as duas partes contêm a informação do volume total de concreto. Esse ponto foi registrado como um problema junto ao suporte do TQS e será resolvido nas próximas versões. Na imagem abaixo o valor correto seria de 0,12 m³.
Com esses passos você conseguirá realizar a extração de quantitativos para orçamentação no Rubk.
Você também pode consultar a documentação oficial do TQS em http://docs.tqs.com.br/Docs/Details?id=3219&language=pt-BR.