Processa Envio e Retorno
Este processo destina-se a geração e retorno de arquivos de remessa e retorno bancário. Após o vínculo de parcelas, deve-se gerar um arquivo de remessa a ser enviado via Office Banking, do módulo Financeiro, para serem transmitidos os arquivos a um determinado banco. Assim são enviadas as parcelas com a devida cobrança via sistema bancário.
Neste processo determina-se ainda qual o processo será efetuado. Se os títulos serão enviados para remessa (cobrança) ou retorno (títulos pagos no banco).
Para acessar a Wizard de remessa bancária, clique no botão 'Integração Bancária do módulo Carteira de Recebíveis e escolha 'Processa Envio e Retorno.
Processa Retorno Bancário - Configurações
Abaixo estarão listados os parâmetros considerados pelo Sistema para definição do funcionamento do processo de Retorno Bancário.
Estes parâmetros são utilizados quando o valor da baixa não for igual ao valor devido da parcela calculado pelo sistema.
Valores de tolerância para baixa de parcelas
Pagamentos a Maior: quando o valor pago no boleto é maior que o valor calculado pelo sistema no dia de pagamento, esta diferença é gravada como multa, dependendo da "tolerância" cadastrada neste parâmetro. Exemplo: Se o valor pago a maior for igual ou inferior a R$ 5,00, o sistema grava esta diferença como multa e faz a baixa da parcela normalmente. Para diferenças acima deste valor, o sistema gera um aditivo na crédito do cliente, que poderá ser abatido na próxima parcela.
Pagamentos a Menor: quando o valor pago no boleto é maior que o valor calculado pelo sistema no dia de pagamento, esta diferença é gravada como desconto, caso não extrapole a "tolerância" definida neste parâmetro. Caso extrapole, o sistema gera uma baixa parcial. Exemplo: Se o valor pago a menor for igual ou inferior a R$ 5,00, o sistema grava esta diferença como desconto e faz a baixa da parcela normalmente. Para diferenças acima deste valor, o sistema faz uma baixa parcial, desdobrando a parcela em duas.
Baixa com diferenças acima da tolerância?: Este parâmetro define a forma que o Retorno Bancário irá tratar as baixas com valores que tiverem diferenças entre o valor retornado do banco e o valor calculado no sistema.
Caso o parâmetro esteja marcado, o sistema irá executar a baixa independente dos valores de tolerância, realizando baixa total, baixa parcial ou baixa total com aditivo de carta de crédito.
Com o parâmetro desmarcado, o sistema não fará as baixas caso o valor retornado pelo banco seja diferente do valor calculado pelo sistema.