Captura de títulos DDA

A captura de títulos DDA é executada no processamento de retorno de pagamento. Alguns Bancos enviam as informações dos títulos DDA junto com os arquivos de retorno de pagamento. Outros Bancos enviam essas informações em arquivos de retorno específicos. Para realizar o processamento de retornos de títulos DDA é preciso selecionar a operação “Processamento do Arquivo de Retorno” e a modalidade “Pagamento Eletrônico” no Wizard do Office Banking.

 Se a opção “Processar documentos automaticamente ao finalizar remessa de retorno” do contrato de pagamento eletrônico estiver desmarcada, o Wizard do Office Banking somente importará o arquivo de retorno. O processamento e captura dos títulos DDA será realizada na tela de Retornos Pendentes de Office Banking.


No processamento de cada DDA, o sistema verifica se já existe outro título DDA cadastrado com os mesmos dados para evitar a importação de informações repetidas. Essa verificação é realizada pois um mesmo título DDA pode existir em mais de um arquivo de retorno, e até mesmo em retornos de Bancos distintos.

Depois que o DDA é capturado, o sistema verifica se existem lançamentos de Contas a Pagar com os mesmos dados do título DDA. Essa busca é realizada com base nas seguintes informações: 

  • código de barras
  • número do documento
  • data de emissão
  • data de vencimento
  • valor
  • número de inscrição do favorecido (CNPJ ou CPF)


Se for encontrado somente um lançamento de Contas a Pagar com essas características, ele é automaticamente vinculado ao DDA analisado. Se for encontrado mais de um Contas a Pagar, ou se não for encontrado nenhum Contas a Pagar, o título DDA será marcado como “pendente”. Na tela de Manutenção de Títulos DDA é possível visualizar os vínculos entre os títulos DDA e os lançamentos de Contas a Pagar. Também é possível cancelar ou refazer esses vínculos, excluir títulos DDA que estejam pendentes e atualizar a lista de lançamentos de Contas a Pagar relacionados ao DDA.



 É permitido excluir somente os títulos DDA que estiverem pendentes.

 É permitido desfazer o vínculo entre o DDA e o Contas a Pagar somente dos lançamentos de Contas a Pagar que não possuem movimento de baixa ou documento de baixa, e que ainda não foram enviados para pagamento eletrônico


Se na busca dos lançamentos de Contas a Pagar forem encontrados documentos que conferem com algumas informações do DDA, esse documento será mantido como "candidato" ao DDA. Para ser classificado como "candidato", o Contas a Pagar deverá bater com as seguintes informações do DDA:

  • CNPJ/CPF do favorecido
  • valor
  • mês/ano do vencimento



 Para que um Contas a Pagar seja candidato a um DDA não é necessário que a data de emissão, o dia do vencimento e o número do documento batam com os dados do DDA.


Importação do código de barras de um título DDA


Nos casos em que o código de barras é retornado decomposto (por exemplo, layout do banco Bradesco), utilizar os seguintes campos no formato de importação:

CP.Banco
CP.CodigoBarras_Moeda
CP.CodigoBarras_DAC
CP.CodigoBarras_FatorVencto
CP.ValorLancamento
CP.CodigoBarras_CampoLivre
 
Nos casos em que o código de barras é retornado em um único campo, ou em posições contíguas (por exemplo, layout do banco Itaú), utilizar o campo CP.CodigoBarras.