Gerador de Formatos

O Gerador de Formatos é acessado pelo menu Utilidades/Configuração/Gerador Formatos Office Banking do módulo Financeiro.


Pasta Propriedades


Nessa pasta são definidos o nome do arquivo e os níveis de linha que o formato possui. Ao selecionar um dos “Tipos de Linhas Disponíveis” (clicando no botão 1º nível, por exemplo), o sistema permitirá ao usuário informar o Identificador e a Posição Inicial, sendo:

  • Identificador: Utilizado apenas no retorno, é o caractere que fará a identificação da linha.


 Por exemplo, na Cobrança Registrada do Banco 399-HSBC temos os seguintes identificadores de tipo de linha:

Header: 02
Detalhe Principal: 1
Trailer: 9

  • Posição Inicial: Indica a partir de qual posição da linha será lido o Identificador.


 O Identificador e Posição Inicial poderão variar de um Banco para outro. Essas configurações são fundamentais para o processamento de retorno, pois é através delas que o sistema determina qual arquivo de formato deverá ser aplicado a cada linha do retorno.

  • Remessa / Retorno: Essa configuração indica se o nível de linha será usado somente para o envio de remessas ou também pelo retorno. Não é possível configurar um nível de linha para ser utilizado exclusivamente no retorno.


 Na configuração de formatos de pagamento de 240 posições, normalmente são utilizados os Tipos de Linha “Detalhe Principal” e “Detalhe Opcional” para o nível de detalhe do arquivo. Nos layouts de pagamento de 400 posições, normalmente é utilizado somente Tipo de Linha “Detalhe Principal” para o nível detalhe do arquivo.


 Na configuração de formatos de cobrança de 240 posições, normalmente são utilizados os Tipos de Linha “Detalhe Principal 1” e “Detalhe Principal 2”. Nos layouts de cobrança de 400 posições, normalmente é utilizado somente o Tipo de Linha “Detalhe Principal” para o nível detalhe do arquivo.

 Os Tipos de Linha “Detalhe Opcional” e “Mensagem” não são importados pelo sistema durante o processamento de retornos.


Pasta Remessa


Nessa pasta são configurados os campos que compõem o arquivo de remessa. Essas configurações devem ser feitas de acordo com o layout de cada Banco. O sistema exibirá uma sub-aba para cada nível de linha selecionado em Propriedades (Header, Header de Lote, Detalhe Principal, Detalhe Opcional, Mensagem, Trailler de Lote, Trailler, Detalhe Principal 1 e Detalhe Principal 2).

Na configuração dos campos, são requisitadas as seguintes informações:

  • Descrição: Informe a mesma descrição do campo contida no Manual do Banco, a fim de facilitar conferência posterior.
  • Tipo: De acordo com o Tipo selecionado (Num, Alfa, Data) o sistema exibe opções diferentes de máscaras, conforme a tabela a seguir:



TipoMáscaras disponíveis
Num0.0
0.00
0.000
0.0000
0.00000
0.000000
AlfaLETRASMA
Letrasmi
DataDDMMAA
DDMMAAAA
AAMMDD
AAAAMMDD


Início: Posição Inicial do Campo

Fim: Posição Final do Campo

Valor Default: Nesse campo deve-se vincular a informação que será usada para montar o arquivo de remessa. O usuário poderá utilizar um Campo do Mega Empresarial, Fórmula, Função ou fixar um valor default.


Informações disponíveis para serem vinculadas ao Formato


Em Campos, o usuário terá acesso ao conteúdo dos campos das seguintes tabelas:

Contrato: Dados relativos ao contrato, como a Data Inicio, Descrição, Dias Mínimos, Carteira etc;

Remessa: Dados relativos à remessa gerada, como o nº seqüencial da remessa e o nº da remessa no dia;

Lote: Dados relativos ao lote de envio, como a Data para Pagamento, Agência, Conta Corrente, Descrição do Lote etc;

Contas a Pagar: Dados relativos ao documento de Contas a Pagar, como o Nº do Documento, Parcela, Valor do Título etc;

Contas a Receber: Dados relativos ao documento de Contas a Receber, como a Data do Documento, Parcela, Valor do Título etc;

Organização: Dados relativos à organização corrente, como Nome, Fantasia, Endereço etc;

Agente: Dados relativos ao cliente ou ao fornecedor, como Nome, Fantasia, Endereço, CNPJ etc;

AgenteRH: Dados relativos ao agente colaborador. Essas informações são utilizadas no pagamento de salários.


Em Fórmulas, o usuário terá acesso a duas pastas:

Internas: São fórmulas criadas e mantidas pela Mega Sistemas, como exemplo, a Agência do Fornecedor sem o dígito verificador. Observe que à medida que o usuário seleciona uma determinada fórmula, é exibida uma breve descrição da utilização da fórmula no rodapé da janela. Caso o usuário deseje visualizar o conteúdo da fórmula, basta clicar no ícone da lupa. Como essas fórmulas são mantidas pela Mega, o botão Editar Fórmula fica inibido.

Especiais: São as fórmulas criadas pelo próprio usuário. Nessa pasta, é possível incluir, excluir e editar essas fórmulas. Normalmente é necessário desenvolver fórmulas especiais quando é requerida uma informação que não está disponível dentre os campos funções e fórmulas disponibilizadas pelo sistema.


 As fórmulas internas são armazenadas na estrutura TABFORMULA.HBK, gravada no banco de dados. 


 Todas as fórmulas especiais criadas pelo usuário ficam armazenadas na estrutura TABFORMULAUSU.HBK, gravada no banco de dados.

 No Gerador de Fórmulas estão disponíveis os campos de várias tabelas do sistema. Caso seja necessário acessar uma tabela adicional, dentro da fórmula pode-se criar um cursor com a query para obter os dados. Como parâmetros de entrada desse cursor, deve-se usar a primary key do documento.

 Os campos numéricos que recebem valor de fórmulas não podem ter máscaras de casas de decimais. O tratamento da formatação do resultado deve ser feito dentro da própria fórmula. Ao gravar um formato de Office Banking, o sistema irá verificar se algum campo desse tipo foi configurado com máscara de casas decimais e fará a remoção automática dessa máscara. Nesse caso, será exibida uma mensagem listando os campos que foram modificados.

 Em Funções Mega, o usuário terá acesso a funções para controle do número de linhas e somatória de valores, como exemplo: Nº da Linha no Lote, Somatória Multa, Somatória Valor no Lote, etc.

 A fim de facilitar a visualização do formato criado, observe que o campo Valor Default é apresentado com as seguintes cores: Verde para as Funções Mega, Vermelho para Fórmulas, Azul para Campos e Preto para os valores fixos.


Pasta Retorno


Se na pasta Propriedades estiver marcado o campo Retorno, será exibida uma interface permitindo configurar os campos a serem lidos do arquivo de retorno, de acordo com o layout bancário. Observe que para cada nível de linha selecionada em Propriedades (Header, Header de Lote, Detalhe Principal, Detalhe Principal 1,  Detalhe Principal 2, Trailler de Lote e Trailler) são exibidas as respectivas pastas para serem feitas as configurações.

Na Pasta Retorno, as configurações seguem o mesmo princípio da Pasta Remessa. Entretanto, pelo fato do processamento de retorno ser uma importação de dados, no campo Identificador podem ser vinculados somente campos do sistema, não sendo permitido o uso de fórmulas ou funções. 


Importando/Exportando as Fórmulas Especiais


O sistema permite a importação das Fórmulas Especiais de um arquivo TABFORMULAUSU.HBK. Para realizar essa operação, acesse o Gerador de Formatos, edite um formato qualquer e selecione a pasta Remessa. 

Na pasta Fórmulas, sub-pasta Especiais e clique no botão Importar Fórmulas Especiais. Observe que nesta janela é possível visualizar as fórmulas especiais atuais e as fórmulas especiais do arquivo a ser importado, sendo possível inclusive renomear a fórmula caso existam fórmulas com o mesmo nome no arquivo de origem.

Para exportar todo o conjunto de Fórmulas Especiais, acesse a pasta Fórmulas, e na sub-pasta Especiais clique no botão “Exportar Fórmulas Especiais”.


Importando/Exportando os Formatos de Office Banking


Os formatos de Office Banking podem ser importados dos arquivos de layout (identificados pela extensão “FMT”) utilizados nas versões anteriores do Mega Empresarial. O sistema também permite a gravação dos formatos em arquivos. Para executar a importação ou exportação, na tela de Formatos clique no botão Imp/Exp.

Informe a pasta de onde serão importados os formatos, ou exportados os arquivos. Na tabela “Formatos Disponíveis/Exportados” são exibidos os arquivos contidos na pasta que foi especificada. Na tabela “Formatos Cadastrados” são exibidos os formatos cadastrados no sistema.

Para realizar a exportação, selecione os formatos na tabela “Formatos Cadastrados”, e em seguida, clique no botão “Exportar formato” (seta para a esquerda).

Para realizar a importação, selecione os formatos na tabela “Formatos Disponíveis/Exportados”, e em seguida, clique no botão “Importar formato” (seta para a direita).



 Se no sistema já existirem formatos cadastrados com o mesmo nome dos arquivos contidos na pasta selecionada, esses registros aparecerão em vermelho na tabela “Formatos Disponíveis/Exportados”.

 Atenção ao importar formatos que estejam marcados em vermelho na tabela “Formatos Disponíveis/Exportados”, pois nesse caso, o formato já cadastrado no sistema será substituído pelo que está sendo importado.