Perfil de Acesso


Esta opção pode ser acessada no menu Administração > Perfil de Acesso.

Diferentemente do cadastro de usuários, o perfil de acesso é específico de cada portal. Desta forma, para um usuário ter acesso ao Portal de Aprovações, ele deve possuir um perfil vinculado a este portal.

Na tela a seguir é realizada a manutenção do perfis de acesso, definindo as permissões e usuários que compõe estes perfis. Para acessar o Portal é obrigatório que o usuário esteja associado a um perfil de acesso.



Combo de Seleção de Módulos


No combo de seleção estão disponíveis todos os portais de engenharia instalados na base do cliente, onde será possível selecionar um ou todos os portais instalados e realizar a configuração dos perfis de acesso de cada um deles.


Novo / Edição


Por meio do botão Novo ou pelo ícone Editar , será carregado o formulário de cadastro e edição dos perfis de acesso:



Nesta área são cadastradas as informações gerais de cada perfil:

1. Descrição: Informe o nome do perfil de acesso;

2. Observações: Inclua Informações adicionais sobre o perfil de acesso;

3. Tipo: Defina qual o tipo do perfil que está sendo configurado, podendo ser as opções citadas a seguir. Este campo não poderá ser alterado se existir usuários vinculados ao perfil:

  • Administrador: Perfil de acesso para configurações de sistema;
  • Usuário: Perfil de acesso para os usuários aprovadores;

4. Página Inicial: Defina o processo principal do perfil de acesso que será carregado automaticamente ao acessar o sistema;

5. Processos: São apresentados os processos de acordo com o tipo do perfil de acesso, para que sejam indicadas as rotinas do sistema que o perfil poderá operar.

  • Os usuários vinculados a este perfil terão acesso apenas aos processos marcados nesta área:



Após selecionar os perfis de acesso na listagem principal, o botão Excluir ficará habilitado, possibilitando a exclusão do perfil de acesso se não tiver usuários vinculados.


Usuários


Na coluna Configurações está disponível o botão Usuários, onde são definidos os usuários que fazem parte do perfil de acesso selecionado:



Ao abrir esta tela, serão exibidos os usuários que já estão vinculados ao perfil e também os usuários que não estão vinculados a nenhum perfil - estes serão apresentados desmarcados.

Ao selecionar um usuário desmarcado e salvar a seleção, este usuário passará a utilizar este perfil de acesso para utilização do Portal de Aprovações.

O usuário não pode alterar seu próprio perfil de acesso, portanto, sua caixa de seleção não é exibida.

Se um usuário já possuir um vínculo com um perfil de acesso, é necessário removê-lo antes de associá-lo a um novo perfil ou realizar a alteração do seu perfil diretamente na tela de Gestão de Usuários;

O campo Informe o nome do usuário é utilizado para realizar o filtro de um determinado usuário da listagem, facilitando a seleção de um usuário específico.


Copiar


Na coluna Configurações está disponível o botão Copiar, no qual é possível criar um perfil de acesso copiando a configuração do perfil selecionado.


Alteração no perfil do usuário


O portal permitirá realizar alterações no perfil com o usuário estando logado ao sistema, a efetivação destas alterações serão realizadas logo após o próximo login do usuário no portal.