Autorização de Pagamento

Na aplicação de “Autorização de Pagamento” são apresentadas as seguintes informações no rodapé da listagem:



AP: Código da AP;

Filial: Nome da filial;

C.Custo: Lista os centros de custos informados no rateio da AP;

Número do documento: Número do documento que gerou a AP;

Condição de pagamento: Condição de pagamento utilizado na AP;

Valor: Valor da AP;

Projeto: Lista os projetos informados no rateio da AP;

Tipo de documento: tipo de documento utilizado na AP;

Data de emissão: Data de emissão da AP;

Data de entrada: Data de entrada da AP.

Ocorrência: Após a Autorização de Pagamento ser reprovada através Portal de Aprovações, o motivo da reprovação será apresentada no módulo Financeiro. Para visualizar o motivo da reprovação, acesse: Módulo Financeiro > Contas a Pagar > Edição / Assinaturas e visualize o campo Motivo Desaprovação.



Ao clicar no botão Visualizar, será apresentado os detalhes do movimento.


Cabeçalho: Cada tipo de AP tem um cabeçalho diferente, podendo ser AP lançada direto no financeiro, recebimento de materiais, documento de empreiteiros e conhecimento de frete.

  •  AP Financeiro: Apresenta informações da AP como Agente, CPF/CNPJ do agente, data de entrada, tipo de documento, número de documento, AP, data de emissão, valor total e condição de pagamento:



  • AP Recebimento de Materiais: Apresenta informações da AP como Fornecedor, CPF/CNPJ fornecedor, data de emissão, filial, CPNJ filial, data de entrada, centro de custo, projeto, tipo de documento, número do documento, chave Nfe/NFSe, código de ação, tipo de preço, condição de pagamento, pedidos, total do documento, valor das mercadorias, valor IPI, valor de frete, valor de seguro, valor de desconto, despesas acessórias, despesas de importação, despesas não tributadas, despesas financeiras, observações fiscais e do contribuinte: 



  • AP Documento de Empreiteiros: Apresenta informações da AP como Fornecedor, CPF/CNPJ do fornecedor, data de emissão, filial, CNPJ da filial, data de entrada, fornecedor do contrato, CPF/CNPJ do fornecedor, código de ação, tipo de documento fiscal, número de documento, chave Nfe/NFSe, contrato, medição, obra/projeto, tipo documento financeiro, condição de pagamento, total do documento, data da medição, valor da medição, saldo da medição, valor de serviço, valor de material, observações fiscais e do contribuinte:



  • AP Conhecimento de Frete: Apresenta informações da AP como filial, CNPJ da filial, data de entrada, tipo de documento, número de documento, código de ação, data de emissão, transportador, chave CT-e, condição de pagamento, total conhecimento, item de frete, valor de frete, valor IPI, valor de pedágio:



Itens: Exibe os itens do documento vinculado a AP (Para recebimento de materiais e documento de empreiteiros):



Itens Conhecimento de Frete: Informações do conhecimento de frete:



Parcelas: Exibe as parcelas da AP:



Rateios: Rateios de classe, centro de custo e projeto da AP:



O rateio da autorização de pagamento, considera as exceções do aprovador na classe financeira, projeto e centro de custo, apresentando para o aprovador somente os rateios no qual ele possui permissão.


A autorização de pagamento, ficará como aprovada após a aprovação de todos os aprovadores de todas as exceções que foi enquadrada.



Na opção Observações é possível visualizar o histórico padrão da AP. Em Anexos da autorização de pagamento são apresentados os anexos vinculados na AP.


Na tela Aprovações, o usuário pode consultar as aprovações já realizadas para o movimento visualizando o usuário aprovador e a data das aprovações. Também é possível visualizar as aprovações pendentes referente aos aprovadores que acionamos após a aprovação do usuário logado. Além disso, no cabeçalho da tela, o usuário consegue identificar detalhes do perfil de alçada aprovador do movimento, verificando em qual vigência/faixa de valor/exceção o movimento se encaixou:


Sempre será filtrado apenas as aprovações vigentes. Se for necessário apresentar aprovações que já foram realizadas devido alguma reprovação e/ou rearmação de alçada, basta limpar o filtro na coluna de “Processo”: