Cadastros - Banco de Cláusulas
Banco de Cláusulas
Existe um conjunto de processos no Mega Construção que visa possibilitar ao usuário criar e manter de forma estruturada um banco de dados de cláusulas contratuais. Cláusulas estas que poderão ser utilizadas na criação de modelos de documentos ou ainda na criação de minutas para os contratos através do módulo da Carteira de Recebíveis do Mega Construção.
Cláusulas Contratuais
O banco de dados de cláusula trabalha com o conceito de estrutura de níveis ou hierarquia de níveis, ou seja, as cláusulas são organizadas em uma estrutura idêntica a árvore de diretórios do sistema operacional de forma a facilitar a manutenção e manipulação das informações existentes.
O usuário pode acessar o processo de cadastro de cláusulas e modelos de documentos através da opção Banco de Cláusulas existente no botão cadastros do módulo.
De forma a tornar o processo o mais funcional possível, evitando que se necessite alternar entre diversas telas, o acesso aos cadastros de cláusulas contratuais e de modelos de documentos foi concebido em uma mesma tela bastando que alterne entre as abas existentes para acessar os cadastros.
Na figura abaixo, podemos visualizar a tela de inserção de novas cláusulas onde irá informar os dados da cláusula que está sendo cadastrada. Com exceção do código reduzido que é gerado automaticamente pelo sistema os demais dados da tela, deverá preencher ou poderá alterar no caso dos dados que tem valor padrão. É importante salientar que o código extenso da cláusula é um código estruturado, ou seja, o código é composto pelo código extenso dos registros “pai” mais o código do registro atual, portanto caso exista uma cláusula sintética cujo código extenso seja “01” e deseje inserir uma cláusula sintética ou analítica como filha da existente o código extenso da filha deverá ser, por exemplo, “01001” sendo que o “01” se refere ao código do registro “pai” e o “001” ao registro que está sendo inserido.
A hierarquia de níveis utilizada permite que sejam inseridas cláusulas do tipo analítico em qualquer um dos níveis da estrutura, no entanto, cláusulas do tipo sintético somente poderão ser inseridas até o penúltimo nível da hierarquia. Sendo que o último nível sempre será analítico.
Quando estiver manipulando uma cláusula do tipo sintética, após informar os dados da cláusula e ao clicar no botão Avançar o sistema irá mostrar a tela de resumo do processo que será apresentada posteriormente. Em contrapartida, quando estiver manipulando uma cláusula do tipo analítica, após ter informado os dados da cláusula, o sistema irá mostrar a tela de edição de textos do cadastro de cláusulas para que possa informar o texto propriamente dito da cláusula. A tela de edição de texto da cláusula é apresentada na figura a seguir.
A tela de edição de texto do cadastro de cláusulas é composta por um editor de textos básico que permite a edição e manipulação de textos no formato RichText, formato este que pode ser aberto normalmente por editores como o Microsoft Word. O editor de textos dispõe dos seguintes recursos básicos:
- Manipulação de arquivos (Novo, Abrir, Salvar, Salvar Como, Imprimir);
- Edição de arquivos (Recortar, Copiar, Colar, Desfazer);
- Formatação do texto (Fonte, Tamanho, Fundo, Parágrafo, Numeração, Marcador, Cor, Aumentar e Diminuir recuo);
- Alinhamento (Esquerdo, Centralizado, Direito, Justificado);
- Salva no formato Microsoft Word;
- Preview de impressão;
- Tabelas;
- Edição de estilos;
- Configuração (Página, Cabeçalho, Rodapé, Parágrafo, Bordas, Marcadores e Numeração, Símbolo);
- Inserção de figuras.
As funcionalidades do editor de texto podem ser acessadas através dos botões existentes na barra de ferramentas.
A tela de edição de textos do cadastro de cláusulas ainda é composta por três abas localizadas na parte inferior da tela, poderá fazer uso das informações contidas nestas abas para compor o conteúdo de uma cláusula analítica que esteja sendo cadastrada, para tanto basta arrastar o conteúdo desejado da aba para a área de edição de textos.
As abas existentes na tela de edição de texto são as seguintes:
CLÁUSULAS, esta aba mostra as cláusulas já cadastradas no banco de dados e que podem ser utilizadas pelo usuário para compor o conteúdo de uma nova cláusula. Somente o conteúdo das cláusulas analíticas será “arrastado” para a área de edição de textos.
CAMPOS PADRÃO, esta aba mostra os campos padrão definidos no Global do Construção que podem ser inseridos no conteúdo de uma cláusula para posteriormente ser substituídos por informações provenientes da base de dados do Mega Construção. Para utilizar estes campos na criação do conteúdo de uma cláusula, basta arrastar o campo desejado para a posição desejada na área de edição de textos, é valido frisar que o conteúdo arrastado será inserido no texto na posição onde estiver o cursor de edição de texto.
CAMPOS DE PESQUISA, esta aba contém campos especiais de pesquisa criados com o intuito de retornar informações dinâmicas como os serviços de um contrato ou aditivo. Assim como ocorre com os itens anteriores, para utilizar os campos de pesquisa basta arrastar o campo desejado para área de edição de textos, lembrando que o conteúdo será inserido no editor na posição do cursor.
Após inserir o texto da cláusula, ao clicar no botão Avançar irá visualizar a tela de Resumo do Processo onde será apresentado um resumo das operações realizadas através da wizard, uma vez estando de acordo com as informações o usuário poderá salvar as informações bastando para tanto clicar no botão Finalizar, caso o usuário deseje alterar alguma informação poderá fazê-lo voltando às etapas anteriores da wizard clicando no botão Retornar.