Mudança de Estimativa


Para modificar a estimativa e atribuir um novo valor justo ao item depreciado, o usuário deverá acessar o menu Opções / Movimentações / Lei 11638 / Mudança de estimativa,selecionar o item que terá seu valor justo modificado e clicar em Modificar Estimativa.

Observe que Data Base estará destacada em vermelho, isso significa que o novo valor justo começará a ser depreciado a partir do primeiro dia do próximo mês em que o Mega está selecionado. Por exemplo: A data selecionada está em julho, a Data Base na Mudança de Estimativa estará marcada como 01 de agosto.

O usuário deverá informar o novo valor justo do item e a nova vida útil e clicar em Gerar Lançamentos. Ao realizar esse processo, se o usuário entrar em Itens e selecionar o item no qual o valor justo foi atualizado e editá-lo, na aba Depreciação estará incluso um outro item de depreciação.

O usuário deverá realizar os cálculos manuais novamente e verificar os lançamentos gerados. A partir deste momento, os lançamentos de depreciação da AAP serão gerados pelo sistema. A mudança de estimativa (valor justo) somente pode ser realizada uma única vez na vida do item.

Ao executar a rotina de cálculo, o sistema calculará o valor justo menos o valor residual do item (valor de aquisição menos o valor já depreciado) e utilizará este saldo como o Valor AAP. Exemplo:

  • Aquisição 1200,00 com vida útil de 1 ano;

  • Depreciado 800,00 (8 meses depreciado);

  • Residual 400,00 (1200,00 - 800,00);

  • Novo valor justo 500,00 (realizado na tela de Mudança de Estimativa);

  • Valor AAP 100,00 (500,00 - 400,00) valor que será depreciado como AAP, no restante da vida útil do item.

A soma do valor do AAP e o valor residual é o valor justo do item, que é o valor que será depreciado até o fim de sua vida útil.