Distribuição de Verbas (Cronograma)






O processo de distribuição de verbas compreende-se em distribuir valores entre os grupos de itens do orçamento, com o objetivo de compensar gastos, ou seja, retirando valores de um grupo e adicionando valor em outro grupo sem precisar realizar manutenção no orçamento inicial, ou até mesmo para garantir o valor máximo do orçamento (Contratos PMG – Preço Máximo Garantido). Esta situação pode ser utilizada quando algum grupo de insumo extrapolou o orçamento e mesmo assim é necessário gastar ainda mais com este grupo, porém, o valor total do orçamento ainda deve ser controlado, por exemplo, pode-se transferir um valor de um grupo de acabamento para um grupo aço, neste caso deverá ter uma economia em acabamento para compensar o gasto adicional em aço. Não é um processo obrigatório para o andamento da solicitação, desde que não tenha sido realizada distribuição alguma vez, portanto, sem a distribuição de verbas a solicitação não irá realizar validação de saldo do grupo.

O processo de solicitação permite que a validação dos valores comprometidos em relação aos valores orçados sejam realizados a nível de grupos. Exemplo: Ao invés de realizar o bloqueio dos insumos do grupo Aço dentro de suas respectivas composições, quando o valor total orçado para o grupo for ultrapassado, o sistema irá solicitar a aprovação de “estouro” dessa forma, o item desse grupo poderá ultrapassar o valor orçado para o serviço desde que não ultrapasse o valor total orçado para o grupo. A combinação das duas validações também pode ser realizada.

O processo de distribuição de verba será realizado através da tela “Planejamento/Distribuição de Verbas”, sendo que antes de acessar essa opção, o orçamento deve ser selecionado no mesmo caminho na pasta “Orçamento”.

O sequencial “1” é o registro que será utilizado para realizar as validações, as demais seqüências (2, 3, 4...) são revisões que podem ser salvas para consulta quando as informações forem alteradas através do botão “inserir” opção “gerar histórico”.

É importante lembrar que apenas a sequência “1” poderá ser alterada e ao editar uma distribuição de verbas que teve o orçamento recalculado, o sistema exigirá a geração de um histórico, isto se faz necessário para garantir a integridade das informações mesmo com a manipulação das informações na planilha orçamentária.

Para visualizar e editar as informações contidas basta selecionar a sequência e clicar em editar.