Procedimentos para envio de Pagamento por Office Banking

Agendando pagamentos por Office Banking


O agendamento de pagamentos é feito através da tela de Gera Documentos de Baixa de Contas a Pagar do módulo Financeiro. 

O primeiro passo é gerar um documento de baixa para o título. No campo Agente, deve-se informar o código da conta financeira que possui Contrato de Office Banking e que será utilizada para o pagamento.

No campo Tp Docto, é necessário informar um Tipo de Documento que esteja configurado como “Pagamento Eletrônico”.

O próximo passo é informar os títulos para os quais serão gerados os documentos de baixa. Através do botão Inserir, o sistema irá exibir uma tela para a localização dos títulos. 

Depois de gerados os documentos de baixa, o agendamento poderá ser feito pelo botão Pgto Eletrônico. Quando esse botão é pressionado, o sistema exibe uma tela listando todos os documentos e seus respectivos tipos de pagamento. A sugestão do tipo de pagamento é feita com base nas informações existentes no título que será pago:

  • código de barras
  • código GPS
  • código DARF
  • código de colaborador (pagamento de salário)
  • conta financeira para depósito (crédito em conta ou DOC/TED)
  • código de recolhimento GARE (exclusivo para quem utiliza VAN)
  • código da receita do FGTS (exclusivo para quem utiliza VAN)


Os títulos que não possuírem nenhuma dessas informações só poderão ser enviados ao banco como "Ordem de Pagamento". Nesses casos será gerada uma mensagem de aviso na aba "Avisos" e o documento ficará em negrito para indicar que o tipo de pagamento precisa ser conferido pelo usuário. 

Se for necessário, o usuário poderá substituir o tipo de pagamento que foi sugerido pelo sistema por um outro que seja mais adequado para o título. Também é possível especificar o tipo de pagamento através da Forma de Pagamento, informada na tela de lançamento do Contas a Pagar. Se o tipo de pagamento especificado na provisão do título, estiver diferente do tipo sugerido pelo sistema, será gerada uma mensagem de aviso na aba "Avisos" e o documento ficará em negrito para indicar que o tipo de pagamento precisa ser conferido pelo usuário.

Por padrão, o sistema sugere a data de prorrogado do título como data de agendamento, e é  possível alterar essa informação. 

No caso de pagamentos por DOC/TED, o sistema irá habilitar um campo para que o usuário possa informar o tipo que deverá ser usado. O sistema irá sugerir um código padrão para esse campo de acordo com as configurações feitas no módulo Financeiro, menu Utilidades/Configuração OfficeBanking, pasta Padrões.

O botão Ok confirma o agendamento dos títulos, e nesse ponto, o sistema gera a remessa e os lotes de pagamento.

Se necessário, o agendamento de um documento pode ser cancelado através do botão Docs Gerados da pasta Doctos Agendados. Quando essa operação é realizada, o sistema remove o documento do lote e da remessa de pagamento e, caso o Contrato esteja com a opção “Gera Remessa de Exclusão no Cancelamento do Título” marcada, também será gerada uma remessa com ocorrência de baixa (cancelamento) para ser enviada ao Banco.


Gerando remessas de pagamento


O arquivo de remessa, com os documentos agendados para pagamento, é gerado no Wizard do Office Banking. Na tela inicial deve-se informar a conta financeira que possui o Contrato e, em seguida, selecionar a operação Envio de Arquivo e a modalidade Pagamento Eletrônico. Nas telas seguintes do Wizard são exibidos a remessa e os lotes existentes para o Contrato. O sistema permite a visualização dos documentos que compõem os lotes, porém, não é possível fazer a manutenção dos lotes através do Wizard, ou seja, a inclusão e remoção de documentos pode ser realizada somente através da tela de “Gera Documentos de Baixa de Contas a Pagar”.

No final do processo o sistema apresenta um resumo da remessa de cobrança e uma tela de pré-visualização do arquivo, permitindo ao usuário verificar a composição do arquivo antes que ele seja gerado. Com o mouse, pode-se selecionar o conteúdo do arquivo, e o sistema exibe a descrição do campo, posições de início e fim, tamanho do campo, e máscara de formatação, de acordo com as configurações do Formato (arquivo fmt) que está sendo usado pelo Contrato para montar o arquivo.

Na última tela do processo é solicitado que ao usuário que informe o caminho e nome para o arquivo de remessa que será gerado.
 


Quando o arquivo de remessa é gravado, o sistema considera a remessa como transmitida ao Banco, e o status dos documentos envolvidos é atualizado para indicar essa situação. Nesse caso, algumas informações do documento não poderão ser alteradas para garantir a integridade dos dados.