Acompanhamento de Resultado


O principal objetivo do acompanhamento de resultado é exibir todas as movimentações de custo realizadas e a realizar em relação a uma determinada data confrontando com movimentos de encomendado (pedido de compras, contratos de empreiteiros e medições de contratos de empreiteiros) para geração de tendências, bem como a projeção do saldo orçado a realizar distribuída no tempo. As informações deste relatório possuem origem no cronograma de replanejamento.



Para emitir a análise gerencial de Acompanhamento de Resultado, é necessário primeiramente selecionar um orçamento e automaticamente sendo carregados os parâmetros de cronograma baseline e cronograma ativo, caso existam cronograma definidos com estas classificações. 


Visualizar em valor 

  • Valor nominal: Corresponde ao valor que está expresso no documento (nota fiscal, por exemplo), sem aplicação de atualizações;
  • Outra Moeda: Esta opção possibilita a visualização dos valores apresentados em uma segunda moeda;
  • Real Atualizado: Esta opção possibilita a visualização dos valores atualizados.

Data do Orçamento: Define qual a data base para atualização de valores orçados em real atualizado ou outra moeda, possuindo as opções:

  • Referência Orçamento;
  • Atualização insumo;
    • Atualização orçamento.

Data de visualização: Corresponde a data de visualização para atualização dos valores em real atualizado e outra moeda

Geral

 

  • Código Estruturado: Código estruturado da fase ou serviço na planilha de orçamento.
  • Descrição: Descrição da fase ou serviço listado de acordo com a planilha de orçamento.
  • Realizado Físico (%): Apresenta o percentual medido fisicamente para cada uma das fases e serviços. Esta coluna não sofre alterações caso seja visualizado em real atualizado ou outra moeda.

Orçamento

Orçado Baseline: Valor orçado por fase ou serviço no cronograma baseline. Valor atualizado em real atualizado ou outra moeda.

Orçado Ativo: Valor orçado por fase ou serviço no cronograma ativo. Valor atualizado em real atualizado ou outra moeda. Variação: Valor de variação entre os cronogramas ativo e baseline. Valor atualizado em real atualizado ou outra moeda.


Campo

Cálculo Real Atualizado

Cálculo Outra Moeda

Orçado Baseline

((valor orçado cotação do índice na data do orçamento) * cotação do índice na data de visualização)

(valor orçado cotação do índice na data do orçamento)

Orçado Ativo

((valor orçado / cotação do índice na data do orçamento) * cotação do índice na data de visualização)

(valor orçado cotação do índice na data do orçamento)


* Data do orçamento: data de atualização (Data Atualização Insumo, Data Atualização Orçamento e Data Referência do Orçamento).


Comprometido/Realizado


Pago: Valor do realizado pago apresentado no cronograma ativo, ou seja, valores com data anterior à data de início do replanejamento de caixa com origem 'C'. Valor atualizado em real atualizado ou outra moeda.

Pagar: Valor do realizado a pagar apresentado no cronograma ativo, ou seja, valores com data igual ou maior à data de início do replanejamento de caixa com origem 'C'. Valor atualizado em real atualizado ou outra moeda.


Campo

Cálculo Real Atualizado

Cálculo Outra Moeda

Pago

((valor parcela / cotação do índice na data de compra) cotação do índice na data de visualização) -> soma das parcelas

(valor parcela cotação do índice na data de compra) -> soma das parcelas

Pagar

((valor parcela / cotação do índice na data de compra) * cotação do índice na data de visualização) -> soma das parcelas

(valor parcela cotação do índice na data de compra) -> soma das parcelas


* Data de compra: Data de Entrada, Data de Emissão ou Data de Competência dependendo da parametrização de apropriação


Comprometido/Saldos

  • Saldo de Contrato: Saldo dos contratos e medições liberadas aguardando nota fiscal do módulo Empreiteiros. No cronograma de caixa, compreende os valores da origem 'P - Saldo de Contratos’ e da origem 'E – Empenhado’ considerando apenas os registros de medição, ou seja, não considera os valores de pedido. Valor atualizado outra moeda.
  • Saldo de Pedidos: Saldo de pedidos em aberto aguardando nota fiscal. No cronograma de caixa, compreende os valores obtidos da origem 'E – Empenhado’ considerando apenas os valores referentes a pedidos, ou seja, não considera valores de medições. Valor atualizado em outra moeda.

Campo

Cálculo Outra Moeda

Saldo de Contrato

soma dos resultados (soma das parcelas em determinada data cotação do índice na data de compra)

Saldo de Pedido

soma dos resultados (soma das parcelas em determinada data cotação do índice na data de compra)

* Data de compra: Data de Entrada, Data de Emissão ou Data de Competência dependendo da parametrização de apropriação


Comprometido/Totalizador

  • Total: Total Realizado calculado através da soma das colunas: realizado pago, realizado a pagar, saldo de contrato e saldo de pedido, ou seja, soma das origens: 'C', 'P' e 'E' do cronograma de caixa.



À Comprometer


Foi Realizada um melhor detalhamento da coluna à comprometer da planilha de Acompanhamento de Resultado, tanto a geração normal quanto a consolidada.

A alteração consiste na retirada das colunas:

  • À comprometer /  Material
  • À comprometer / Serviços   



As colunas citadas acima, foram substituídas pelas seguintes colunas:

  • À comprometer / Equipamentos: Será apresentada nesta coluna o saldo de equipamento à comprometer, sendo que equipamento é todo item que tem definição igual a 'EQ'. No cronograma de caixa, compreende os valores obtidos da origem 'S - Saldo’ que seja do tipo equipamento. Podendo ser gerado em real atualizado ou outra moeda.
  • À comprometer / Mão de Obra: Será apresentada nesta coluna o saldo de mão de obra à comprometer, sendo que a mão de obra é todo item que tem definição igual a 'MO'. No cronograma de caixa, compreende os valores obtidos da origem 'S - Saldo’ que seja do tipo mão de obra. Podendo ser gerado em real atualizado ou outra moeda.
  • À comprometer / Materiais: Será apresentada nesta coluna o saldo de material à comprometer, sendo que material é todo item que tem definição igual a 'MT', sendo que os demais tipos exceto “EQ, MO, e FR”, serão considerados como materiais. No cronograma de caixa, compreende os valores obtidos da origem 'S - Saldo’ que seja do tipo material. Podendo ser gerado em real atualizado ou outra moeda.
  • À comprometer / Transportes: Será apresentada nesta coluna o saldo de transporte à comprometer, sendo que transporte é todo item que tem definição igual a 'FR'. No cronograma de caixa, compreende os valores obtidos da origem 'S - Saldo’ que seja do tipo frete. Podendo ser gerado em real atualizado ou outra moeda.


Total: Total a comprometer, ou seja, esta coluna é obtida através da soma das colunas Equipamento, Mão de Obra, Materiais e Transporte. No cronograma de caixa, compreende os valores obtidos da origem 'S - Saldo’. Podendo ser gerado em real atualizado ou outra moeda.


O detalhamento das colunas a comprometer existe para que possa ser verificado exatamente o que tem à comprometer em cada tipo de insumo.

Cada insumo é ligado a uma definição de item e cada definição é vinculada a um tipo de insumo. Sendo que, este vinculo entre o insumo e a definição de item, é feito no módulo Administração de Materiais, em: Grupos e Itens > Edição de item.


No cadastro de agrupadores agrupadores, é possível verificar o tipo de insumo ligado a cada definição de item, como exemplo temos abaixo as seguintes configurações:

A definição 'Equipamentos' é do tipo de insumo 'Equipamentos'.

A definição 'Frete' é do tipo de insumo 'Transportes'.

A definição 'Mão de Obra' é do tipo 'Mão de Obra'.

Todas as outras definições estão configuradas como tipo de insumo 'Materiais'.

Esta configuração pode variar, sendo que uma definição de item pode estar vinculada a outro tipo de insumo, como por exemplo, EM (Embalagem) que será do tipo MT (Material).


Campo

[condição]

Cálculo Real Atualizado

Cálculo Outra Moeda

Material [Cronograma em Real Atualizado]

(valor de material / cotação do índice na data de início do replanejamento) * cotação do índice na data de visualização

valor de material / cotação do índice na data de início do replanejamento

Serviço [Cronograma em Real Atualizado]

(valor de material cotação do índice na data de início do replanejamento) * cotação do índice na data de visualização

valor de material / cotação do índice na data de início do replanejamento

Material [Cronograma Nominal]

(valor de material / cotação do índice na data do orçamento) cotação do índice na data de visualização

valor de material cotação do índice na data do orçamento

Serviço [Cronograma Nominal]

(valor de material / cotação do índice na data do orçamento) cotação do índice na data de visualização

valor de material cotação do índice na data do orçamento


* Data do orçamento: data de atualização (Data Atualização Insumo, Data Atualização Orçamento e Data Referência do Orçamento).


Tendência/Totaliza

  • Total: Será apresentado o total da tendência, composto pela soma do total comprometido com o total a comprometer.



Tendência/Variação Baseline

  • Valor: Será apresentada a variação da tendência em relação ao cronograma baseline, composto pelo valor orçado baseline menos o total da tendência.
  • %: Percentual do valor da variação do cronograma baseline.


Tendência/Variação Ativo

  • Valor: Será apresentada a variação da tendência em relação ao cronograma ativo, composto pelo valor orçado ativo menos o total da tendência.
  • %: Percentual do valor da variação do cronograma ativo.




Projeção Mensal/Saldo à Realizar

  • % Físico: Será apresentado nesta coluna o percentual físico a realizar, calculado conforme realizado físico e orçado ativo.
  • Valor: Será apresentado o saldo valor a realizar, calculado através do total da tendência menos realizado pago.
  • Desc. Adiantamento: Irá apresentar os descontos de adiantamentos vinculados ao cronograma ativo. No cronograma de caixa, representa a soma da origem 'A - Adiantamentos'. Valor atualizado em outra moeda.
  • Saldo Caixa: Irá apresentar nesta coluna o saldo do caixa, calculado através do saldo a realizar menos o desconto de adiantamento.

Campo

Cálculo Outra Moeda

Desc. Adiantamento

soma descontos de adiantamento cotação do índice na data do orçamento

* Data do orçamento: data de atualização (Data Atualização Insumo, Data Atualização Orçamento e Data Referência do Orçamento).


Projeção Mensal > Períodos

  • % (Físico): Percentual físico a realizar originado do cronograma físico conforme realizado físico e orçado ativo, de cada período.
  • Valor: Valor a realizar originado do cronograma de caixa referente a cada período. Valor atualizado em real atualizado ou outra moeda.
  • % (Caixa): Percentual do valor a realizar originado do cronograma de caixa referente a cada período. Valor atualizado conforme atualização do campo 'Valor'.


Campo

[condição]

Origem

Cálculo Real Atualizado

Cálculo Outra Moeda

Valor [Cronograma em Real Atualizado]

S

(valor da origem cotação do índice na data de início do replanejamento) * cotação do índice na data de visualização

valor da origem / cotação do índice na data de início do replanejamento

E e P

Não se aplica

valor da origem / cotação do índice na data de início do replanejamento

Valor [Cronograma em Real Nominal]

S

(valor da origem cotação do índice na data do orçamento) cotação do índice na data de visualização

valor da origem / cotação do índice na data do orçamento

E e P

Não se aplica

valor da origem / cotação do índice na data do orçamento

Valor

C

(valor da origem cotação do índice na data de compra cotação do índice na data de visualização

valor da origem / cotação do índice na data de compra

* Data do orçamento: data de atualização (Data Atualização Insumo, Data Atualização Orçamento e Data Referência do Orçamento).
* Data de compra: Data de Entrada, Data de Emissão ou Data de Competência dependendo da parametrização de apropriação.


Zoom: Permite visualizar um detalhamento de algumas colunas da análise gerencial, sendo que o zoom é dividido em três partes, são elas:

  • Realizado: Será apresentado um detalhamento dos valores realizado obtidos da conciliação financeira. Este zoom servirá para conferir a origem dos valores das colunas 'Realizado/Pago' e 'Realizado/À Pagar' na banda Comprometido.
  • Contratos e Medições: Será apresentado um detalhamento dos valores da movimentação do encomendado compras referentes às origens contrato e medição. Este zoom servirá para conferir a origem dos valores da coluna 'Saldos/Saldo de Contrato' da banda de Comprometido.
  • Pedidos: Será apresentado um detalhamento dos valores da movimentação do encomendado compras referentes à origem pedido. Este zoom servirá para conferir a origem dos valores da coluna 'Saldos/Saldo de Pedido' da banda de Comprometido.