Histogramas

O Histograma é uma ferramenta baseada no cronograma físico para calcular a previsão de recursos Mão de Obra e Equipamentos. Além disso, para obras já iniciadas, é possível acompanhar os recursos utilizados (realizado).

Parâmetros para geração do relatório:

Histograma: Deve ser selecionado se deseja visualizar um histograma de utilização de Equipamento ou do efetivo de Mão-de-Obra.

Demanda: Define a forma de cálculo da demanda Real (Considera a data de início e fim do serviço no cronograma) ou Ideal (Considera o período inteiro ignorando a data de início e fim do serviço ao qual pertence o insumo). Exemplo: 

Serviço começando em 12/05/2017 e terminando em 30/05/2017 (Cronograma mensal). Com a opção Real a demanda é calculada do dia 12/05/2017 até o dia 30/05/2017. Com a opção ideal a demanda é calculada do dia 01/05/2017 até o dia 31/05/2017, ou seja, o período inteiro que neste caso é do tipo mensal. Esta opção influencia nas informações geradas pela opção Executar, a ser detalhada mais adiante. Quando a demanda for do tipo Real, a quantidade prevista será sempre a maior dentre as quantidades diárias listadas na opção Executar. Quando a demanda for do tipo Ideal, o valor previsto será a quantidade total do item disponível no período, pela quantidade total de horas adotadas na jornada do cronograma.

Realizado: Definir qual a origem do realizado entre Medido (processo de medição física), Produtividade (ficha PEM) ou Apropriado (processo de solicitação).

É importante salientar que será possível gerar um histograma apenas após gerar produtividade e jornada para o cronograma selecionado, visto que assim teremos todos os dados necessários para a geração de um histograma para a montagem do movimento previsto. Para a montagem da movimentação realizada, torna-se necessário realizar ou uma medição, ou uma apropriação.



A utilização do Histograma possibilita visualização do fluxo com as demandas previstas e realizadas para cada insumo.

Ao gerar o Histograma são apresentadas as seguintes informações:

Função: Serão apresentados os dados do item como: código, código alternativo, descrição e característica.

Executar: Nos casos em que a forma escolhida para calcular é a demanda real, o botão zoom será habilitado permitindo uma visão diária de utilização do recurso selecionado no período selecionado.

Gráficos: Permite visualizar alguns gráficos do histograma.

1ª Coluna Fixa: Permite fixar a primeira coluna da tela, sendo que os campos que ficarão fixos poderão ser alterados de acordo com a necessidade do usuário.


 Vale ressaltar que tanto no movimento Previsto, quanto no Realizado, existe uma diferença na hora do cálculo de horas conforme o tipo de unidade em questão. Na movimentação prevista, caso o tipo da unidade seja UN ou MES, a quantidade é obtida através da quantidade total do insumo disponível para o período. Senão, a quantidade é obtida através da soma de todos os valores existentes para o insumo no período. Na movimentação realizada, caso a unidade seja do tipo UN ou MES, o total é obtido diretamente da quantidade apropriada do insumo. Caso contrário, o valor será obtido através de 4 diferentes verificações, listadas abaixo:

 Se o início do período da data inicial do serviço, for igual ao início do período da data final do serviço, o valor será obtido através da divisão da quantidade de horas pela quantidade de dias úteis disponíveis (obtidos através das datas de início e fim do serviço) do período, multiplicado pela quantidade de dias.

 Se o início do período da data inicial do serviço, for igual à data de início do período de movimentação, o valor será obtido através da divisão da quantidade de horas pela quantidade de dias úteis disponíveis (obtidos através das datas de início do serviço e tomando como data final o fim do período da data de movimentação) do período, multiplicado pela quantidade de dias.

 Se o início do período da data final do serviço, for igual à data de início do período de movimentação o valor será obtido através da divisão da quantidade de horas pela quantidade de dias úteis disponíveis (obtidos através das datas de início da movimentação e da data final do serviço) do período, multiplicado pela quantidade de dias.


Caso a situação não se aplique a nenhuma das regras acima, existirá ainda uma quarta verificação, onde o valor será obtido através da divisão da quantidade de horas pela quantidade de dias úteis disponíveis (obtidos através das datas de início do período da movimentação e da data final do período da movimentação) do período, multiplicado pela quantidade de dias.


Histogramas – Gráficos

 

Ao selecionar o botão Outros > Gráficos, será possível analisar os gráficos para melhor visualização da evolução dos itens do orçamento, são eles:

Equipamento/Função selecionado(a): Ao selecionar esta opção será possível visualizar o histograma do serviço selecionado.

Total mão-de-obra: Ao selecionar esta opção será possível visualizar o histograma como um todo.